Automação de e-mails: 7 motivos para aderir a essa ferramenta

Automação de e-mail marketing
  • Save

Automação de e-mail marketing é uma tática que diz respeito ao uso de regras predefinidas que acionam as mensagens e personalizam conteúdos tendo como base ações específicas realizadas ou não pelos clientes. Veja como funciona!

O processo é feito por meio de softwares, e é possível automatizar diversos tipos de mensagens, como e-mail de boas-vindas, confirmação de cadastro, recomendação de produtos, lembretes, entre outras possibilidades.

A automação evita a repetição na lista de tarefas e libera espaço para que outras coisas mais importantes, como responder perguntas de clientes, possam ser trabalhadas com cuidado.

A estratégia permite que os clientes conheçam um pouco mais sobre a marca e os incentiva a voltarem, principalmente se deixarem alguma coisa no carrinho.

Uma das coisas mais importantes para as organizações hoje em dia é o tempo, pois para fazer o negócio crescer, é essencial que a empresa possa ter tempo para se comunicar adequadamente com seus clientes.

A comunicação por e-mail é essencial e essa estratégia já pode contar com ferramentas que facilitam muito o processo.

Para esclarecer o assunto, este artigo vai explicar o que é automação de e-mail, por que investir nessa prática e dar algumas dicas para implementá-la do jeito certo.

O que é automação de e-mail?

Automação de e-mail é uma estratégia que cria mensagens para alcançar as pessoas certas e no momento mais oportuno, sem que esse trabalho precise ser feito manualmente.

Os clientes recebem mensagens automatizadas e tudo isso acontece por meio de uma ferramenta específica. A companhia só precisa vincular a análise do site ao software de e-mail marketing para segmentar as pessoas, tendo como base informações diversas.

Um fabricante de cilindro pneumático compacto, por exemplo, vai fazer essa segmentação com base no comportamento, preferências e vendas anteriores.

Ao fazer isso, a única necessidade é personalizar a experiência de cada contato para aumentar a relevância das campanhas automatizadas.

Por que investir em automação?

Automação de e-mail é uma estratégia que traz mais agilidade nos processos de comunicação, e todo o tempo que sobra pode ser dedicado para tarefas mais importantes, como a elaboração da mensagem.

É um investimento que melhora muito as estratégias de marketing digital, além de trazer diversos outros benefícios, como:

  1. Personalização da mensagem;
  2. Segmentação de listas;
  3. Comunicação facilitada;
  4. Mais controle sobre os resultados;
  5. Identificação de oportunidades;
  6. Estratégias melhoradas;
  7. Mais aproximação com o cliente.

Ao usar as ferramentas de automação corretas, fica muito mais fácil implementar técnicas que vão personalizar a mensagem, considerando as características do público-alvo.

As plataformas permitem segmentar o envio do material, tendo como base os interesses dos clientes e geram relatórios de audiência para criar mensagens mais especializadas.

Os recursos de automação permitem criar uma segmentação de listas que agiliza o processo de envio de mensagens para contatos diferentes.

Como filtro, um fabricante de tela laminada pode usar os interesses do consumidor, os conhecimentos que possui sobre a empresa e se comunicar com quem está mais perto de fechar uma compra.

Um software de automação torna a comunicação muito mais rápida e eficiente, e diversas estratégias podem ser integradas, estabelecendo uma conversa entre todos os canais usados pela marca.

É dessa forma que a companhia sempre estará em contato com o cliente sem fazer muito esforço ou apelar para altos investimentos. Tudo que ela precisa é de uma boa ferramenta e uma estratégia bem elaborada.

É importante lembrar que cada cliente se encontra em uma etapa da jornada de compra, por isso é fundamental que os e-mails sejam pensados de acordo com a fase.

Outra possibilidade trazida pela automação é extrair, organizar e compreender as informações do cliente, como o tipo de mensagem que essas pessoas preferem abrir, quais apagam sem ler, os links mais relevantes, entre outras.

Se não houver uma estratégia de e-mail automatizada, os dados não serão tão completos e detalhados e isso dificulta muito as tomadas de decisão para novas estratégias.

Depois que uma empresa especializada em laudo de ppra tem acesso a todos esses dados, também terá mais facilidade para identificar oportunidades de vendas porque as informações vão basear novas estratégias e entender o comportamento dos clientes.

A partir de uma leitura de dados, fica mais fácil saber quais produtos e serviços despertam o interesse das pessoas e desenvolver soluções melhoradas.

A automação de e-mail também é uma forma de estabelecer uma comunicação focada em esforços realmente importantes, melhorando totalmente a estratégia.

Uma vez que a companhia não precisa se preocupar com o envio de e-mail, sua ordem e a frequência da comunicação, terá mais tempo para investir em outras estratégias.

Sem falar no fato de que contar com a automação de e-mail e outros processos torna o trabalho mais eficaz, além de ser possível elaborar produtos e serviços mais complexos e completos.

Por fim, quando investe em comunicação, uma empresa de resfriador de ar industrial tem o propósito de se aproximar dos clientes. Hoje em dia, as marcas precisam estar presentes no dia a dia das pessoas para que elas queiram consumir.

Essa atração passa pela comunicação e automatizar o e-mail facilita muito esse processo, permitindo que a organização esteja presente na vida dos consumidores.

Como implementar a automação de e-mail?

Para investir em automação de e-mail, a empresa precisa trabalhar alguns passos importantes. São eles:

Conhecer o público

Primeiro a marca precisa saber quem ela pretende atingir com essa estratégia de comunicação, e para isso deve definir sua persona, ou seja, reunir todas as características de seu cliente ideal.

Para criar a persona, é necessário saber o que existe em comum entre todos os compradores, sendo um processo que considera as particularidades desses indivíduos, como:

  • Profissão;
  • Localização;
  • Preferências;
  • Necessidades.

Existem muitas outras características que uma empresa de grua de obra precisa definir para se comunicar com o público, depois disso, saberá o tipo de linguagem que deve usar, conteúdos de interesse, entre outros elementos.

Organizar os contatos

A segunda etapa é separar a lista de contatos de acordo com o tipo de lead com quem a empresa se comunica. É interessante criar uma base de e-mail considerando as respectivas comunicações e a etapa no funil em que o cliente se encontra.

Se uma pessoa demonstra interesse no formulário de cadastro para receber mais conteúdos do blog, é interessante enviar um e-mail de agradecimento.

A companhia também precisa da autorização do leitor para incluí-lo na lista de atualizações de publicações, assim, toda vez que houver um post novo, ele vai receber um e-mail informando.

Outra opção é criar uma lista de potenciais clientes que se interessam por determinado produto, por exemplo, arqueação de tanques.

Supondo-se que a organização criou uma promoção nas redes sociais para divulgar um lançamento, pode-se enviar um e-mail com sugestões de produtos complementares para quem está participando da campanha.

Preparar os envios

Durante a preparação, a marca vai criar o e-mail para cada lista presente na segmentação, lembrando que o objetivo é preparar o potencial cliente para a próxima etapa do funil.

Para que ele avance na jornada, é interessante criar títulos relevantes e CTAs (chamada à ação) que mostrem a vantagem que o contato terá.

Criar as automações

Essa etapa é muito importante para definir o fluxo de automação de e-mail, e com as ferramentas certas, fica mais fácil configurar quanto tempo depois de baixar um material, o potencial cliente vai receber uma comunicação.

Uma gráfica especializada em flyer festa junina pode definir os objetivos das chamadas, como clicar para realizar uma ação, direcionar o cliente para outra plataforma e assim por diante.

Ter essas questões em mente é fundamental para montar uma estratégia de automação eficiente e alcançar bons resultados.

Analisar o desempenho das campanhas

Depois de ativar o fluxo de automação, é imprescindível analisar os resultados dos disparos, acompanhando informações como taxas de abertura, rejeição de e-mail, taxas de clique e taxas de conversão.

A marca não pode se esquecer de observar o quanto os potenciais clientes estão evoluindo no funil de vendas, a cada disparo.

Com essas informações em mãos, um fabricante de suporte de fixação para tubulação pode fazer pequenos ajustes de rota, caso perceba que a estratégia não está trazendo os resultados esperados.

Considerações finais

O e-mail marketing continua sendo uma excelente opção de comunicação entre marcas e consumidores porque os aproxima e permite conversas mais profundas sobre produtos e serviços.

Mas é inviável trabalhar o envio de e-mail manualmente, principalmente quando a base de contatos é muito grande, por isso o ideal é usar uma ferramenta de automação que facilita todo o processo.

Como visto ao longo deste conteúdo, não faltam motivos para trabalhar o e-mail marketing dessa forma e o negócio pode até mesmo contar com plataformas gratuitas que vão melhorar muito as estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Automação de e-mails: 7 motivos para aderir a essa ferramenta via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link