Quais as diferentes áreas na Gestão Empresarial

gestão empresarial

Gestão empresarial é um conjunto de estratégias aplicadas em um negócio, cujo objetivo é alcançar o crescimento e retorno financeiro, além de engajar os colaboradores a conquistarem uma alta performance em suas funções.

Com o auxílio de gestores, o monitoramento de uma empresa, independentemente de seu tamanho ou nicho de atuação, tal como uma especializada em instalação de gás para restaurante deve ser feito em todas as suas áreas, das mais simples às mais complexas.

A função de um responsável pela gestão empresarial consiste em delegar tarefas, criar formas de otimizar o tempo de trabalho, administrar e coordenar projetos, além de observar o desempenho de cada colaborador de sua equipe.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 29% das empresas vão à falência nos primeiros dois anos de vida. Grande parte desse fato se deve à má administração empresarial.

Além disso, uma parcela das companhias não possuem planos a longo prazo. Um estudo da área mostra que de 100 empresas entrevistadas, apenas 10% possui metas de crescimento desenvolvidas.

Esses dados apresentam uma realidade em que saber contornar os problemas organizacionais cotidianos e estar presente em cada processo é primordial para o sucesso de uma empresa. Com isso, é possível alcançar os seguintes benefícios:

  • Gerência centralizada;
  • Criação e desenvolvimento de metas;
  • Redução de gastos;
  • Maior produtividade dos colaboradores;
  • Controle mais exato dos departamentos.

Com esse cuidado diário, os pontos fracos da organização poderão ser trabalhados e os pontos fortes aprimorados. Afinal, criar processos bem definidos é essencial para a fluidez do trabalho.


Leia também:


Quais as melhores formas de aplicar a gestão empresarial?

Só é possível alcançar o sucesso de uma empresa com boas estratégias, portanto, estar atento à gestão dela é primordial. Para conseguir resultados satisfatórios, é preciso aplicar as formas certas nesse processo.

A primeira forma é realizar um planejamento estratégico do negócio. Nessa fase, deve-se considerar fatores como objetivos a curto e longo prazo, valores e cultura organizacional de sua empresa especializada em bateria tracionárias para veículo elétrico.

Dessa forma, será possível adquirir uma ampla visão e, consequentemente, uma vasta opção de soluções para quaisquer conflitos e ameaças que surgirem para o negócio.

A segunda maneira consiste no ato de definir processos para a gestão. Essa técnica auxiliará no alcance de um bom desempenho, na redução de falhas e na otimização do tempo.

A terceira opção é manter o foco em uma melhora constante, e com isso, os pontos fracos sempre poderão se tornar fortes. Nessa etapa, é primordial que o gestor também considere as pontuações dos colaboradores a respeito dos processos.

Isso o ajudará a ter um panorama completo do que precisa ser melhorado, não só na gestão, mas em todas as áreas da empresa, inclusive nas externas, que envolvem os clientes, como o atendimento.

Para obter as melhores métricas de desempenho, é essencial contar com o auxílio de dados sobre a satisfação do público com a empresa, sobre as conquistas da equipe e sobre o mercado de trabalho.

Outra excelente forma de aplicar uma gestão empresarial é priorizar os relacionamentos entre pessoas. Sem colaboradores, uma organização não funciona, portanto, mantê-los motivados e engajados é essencial.

Isso pode ser feito de diversas formas, como por meio de feedbacks, bate-papos, troca de experiências, além do investimento em capacitações e treinamentos que despertem o foco pela busca de uma alta performance.

Por último, mas não menos importante, é recomendável que um gestor conte com o auxílio de recursos digitais para exercer sua administração. Para isso, pode contar com softwares de gestão empresarial.

Uma boa opção de ferramenta tecnológica é o sistema de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial), que permite a integração de processos em uma única plataforma.

Conheça os tipos de gestão empresarial

Além das diversas possibilidades de inserir a gestão empresarial em uma corporação, existem seis tipos de gestão mais utilizados pelas organizações, que são essenciais para traçar um caminho de sucesso.

A gestão democrática foca na integração de todos os colaboradores nas tomadas de decisões. Nela, o principal objetivo é a troca de informações que nortearão estratégias eficientes para cada problema.

Essa técnica pode ser aplicada em empresas e qualquer tipo de negócio. Para uma melhor compreensão, pode-se usar como exemplo um restaurante especializado em comida low carb delivery.

Há alguns anos, o negócio tem trazido lucro aos seus donos e satisfação aos clientes. Além da capacidade de criar pratos saborosos e saudáveis, os membros da equipe são um dos principais geradores dos bons resultados.

As decisões de todas as equipes são tomadas em conjunto. Desde a escolha dos materiais aos ingredientes naturais e orgânicos que ela possui, bem como a entrega na casa do cliente. A gestão de cada processo é participativa.

Além das decisões tomadas no cotidiano da equipe, existe também a gestão democrática nas áreas financeira e administrativa, que são responsáveis pelo investimento em materiais necessários.

Em contraponto, existe o tipo de gestão centralizadora, que concentra as decisões mais importantes nas mãos dos diretores, desde o financeiro até às mudanças e manutenção no ambiente de trabalho.

Pode-se usar como exemplo uma empresa de grande porte que exerce uma gestão desse tipo. Para isso acontecer, é necessário que haja autorização da diretoria e chefia.

Outro tipo de gestão é o que tem foco nos processos. Nesse caso, haverá sempre um bom desempenho da organização, uma vez que o gestor do departamento foca em todos os processos e desempenho diário dos funcionários.

Para uma melhor ilustração, pense em uma lavanderia por quilo. Nela, todos os dias, os colaboradores são monitorados para exercer um trabalho de limpeza nas roupas que supere as expectativas dos clientes.

Consequentemente, a gestão, que acompanha cada etapa do serviço, sempre está atenta ao controle de qualidade e ao nível de satisfação do público, evitando possíveis falhas.

Outro tipo de gestão é a que tem foco em resultados. Essa, diferente da mencionada anteriormente, que se preocupa com a qualidade dos serviços, foca no alcance de metas.

Uma boa ilustração para esse gerenciamento são as equipes de venda, principalmente as de produtos específicos, como fita de polipropileno, por exemplo.

Neste caso, o gestor responsável pelo time de vendas da loja está focado no alto número de vendas dos produtos, e não na qualidade do atendimento aos clientes.

O penúltimo tipo de gestão é o que tem foco em valor. Isso valoriza a imagem que o cliente tem da empresa, portanto, preza pela qualidade dos produtos e dos serviços prestados ao público.

Para compreender melhor, pode-se usar como exemplo as lojas especializadas em móveis planejados, cujo foco é a venda de uma mobília específica. Nesse caso, não somente um móvel é vendido, mas uma experiência.

O gestor responsável por essa venda certamente proporcionará ao comprador um quarto mais harmônico, bonito e organizado, o que consequentemente gera um bem-estar aos clientes.

Além disso, a qualidade do produto é superior ao da concorrência, pois os fabricantes se preocupam com os mínimos detalhes de acabamento, como a aplicação de chapa de madeirite para reforço do móvel.

O último tipo de gestão é o PDCA (PlanDo Check Act), focado em planejamento e execução. A gestão que o utiliza tem controle total de todos os processos executados, inclusive nos resultados obtidos por cada um.

Quais são as diferentes áreas na gestão empresarial?

Após compreender o que é gestão empresarial, quais as melhores formas de aplicá-la e quais são os seus tipos, é fundamental saber quais são as suas diferentes áreas.

A primeira área é a de pessoas, mais conhecida como Recursos Humanos, ou RH. Essa é responsável pela seleção e contratação de novos colaboradores e de administração dos integrantes da empresa.

O financeiro é a segunda área de gestão empresarial. Como o próprio nome diz, esse setor cuida das finanças da organização. Seus responsáveis têm influência na lucratividade e economia.

Outras duas áreas são a de operações e estratégias. Essas são responsáveis pela análise e melhoria de resultados de uma empresa e tem foco no pleno desenvolvimento.

A gestão de marketing também faz parte das áreas de gestão empresarial. Sua atuação está no controle do nível de satisfação dos clientes de caixa de pizza e do atendimento de suas necessidades por meio de boas propostas.

Mais duas áreas são essenciais e caminham lado a lado, a tecnologia e a inovação. Nelas, os gestores são responsáveis por trazer melhorias e evolução aos métodos e execução dos serviços e ao desenvolvimento de produtos.  

Existe ainda a área de capacitação, que é essencial para acompanhar os cenários mercadológicos e conquistar destaque diante da concorrência. Seus gestores são responsáveis pela capacitação dos colaboradores e sua atuação no todo.

 

Considerações finais  

Independentemente do tipo da empresa ou ramo de atuação, um bom desempenho de gestão empresarial em todas as áreas é essencial para o alcance do sucesso e destaque no mercado.

Para isso acontecer, os gestores podem contar com técnicas e ferramentas que os auxiliem na missão de levar a organização a novos e altos patamares de sua trajetória. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: