Acessibilidade Digital: como criar conteúdos inclusivos e por que são importantes na sua estratégia – Confira 4 vantagens!

acessibilidade digital

É comum que as pessoas compreendam a internet como um meio mais democrático e acessível que outros, isso em parte é verdade. Porém, é preciso de mais esforços para ampliar o acesso às informações e o nome para isso é acessibilidade digital.

Pode-se entender a acessibilidade digital como os processos que permitem o alcance, o entendimento e a participação em qualquer ação física ou virtual que acontece no ambiente digital independente da compreensão física ou psicológica, intelectual ou social. 

A internet permitiu a difusão de uma série de ferramentas que permitem a ampliação do acesso ao universo digital, mas mesmo assim o estado e a sociedade civil se organizaram para exigir a implementação dessas tecnologias. 

No Brasil existe a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n° 13.146 de 2015. Nos artigos em que a lei fala sobre os ambientes digitais a legislação determina que todos os sites de órgãos públicos e empresas com sede no Brasil devem estar adaptados às medidas de acessibilidade. 

A questão é que as questões de acessibilidade digital estão descritas de forma genérica na lei e a fiscalização é incipiente para o gigantesco mercado online. 

Por isso, quem consome conteúdo ou navega online precisa cobrar para que a internet seja mais inclusiva. 


Conteúdos com acessibilidade digital: o que são e importância 

Investir na acessibilidade digital é essencial para pessoas que contam com essas ferramentas, um exemplo de empresa que pode ajudar o mercado da acessibilidade é uma empresa especializada em adesivo com corte especial. 

O desenvolvimento do ESG, garantiu que os índices sejam avaliados conforme o impacto das operações nas empresas nos três eixos da sustentabilidade: o Meio Ambiente, o Social e a Governança.

O principal benefício é bem evidente, mais pessoas em contato com a marca, mas existem outras questões:

  • Reforço da responsabilidade social;
  • Melhora da visibilidade positiva da marca;
  • Demonstração de empatia; 
  • Apresentação na prática de um modelo de acordo com ESG.

Quando se adapta um site ou página para ele acolher todos os visitantes, independente de déficits físicos, intelectuais ou cognitivos está colaborando para uma visibilidade positiva da marca.

Mas, além de discurso, a acessibilidade deve estar presente na prática cotidiana. 

Uma empresa de campanha offline que migra para o meio online precisa se adaptar às ferramentas de acessibilidade digital para estar de acordo com a responsabilidade social. Assim como uma série de atitudes que visam um modelo de desenvolvimento inclusivo. 

Se atentar aos novos modelos de sites mais acessíveis para todos além de ser produtivo também mantém a sua empresa sempre a frente de boa parte da concorrência, garantindo atenção de um público que se sentirá representado e acolhido no seu ambiente digital.  

Em geral, as práticas de acessibilidade digital ganharam mais espaço no debate público e empresarial a partir do desenvolvimento do conceito de ESG.

Esse conceito explora o equilíbrio da empresa nos âmbitos econômicos, ambientais e sociais, onde a acessibilidade está inclusa. 

Como criar conteúdos com acessibilidade digital

Existem alguns processos essenciais para que a acessibilidade digital de uma empresa de etiqueta adesiva personalizada seja levada a sério e gere a inclusão necessária no meio online.

Elas passam por compreender as necessidades e implementar as soluções. 

O ponto da acessibilidade digital deve ser levado em conta durante todo o processo de formulação.

Tanto o conteúdo quanto  o formato deve ser considerados em conjunto com as necessidades dos públicos que se deseja inserir. 

Uma das questões mais importantes é facilitar a leitura de aplicativos destinados para deficientes visuais. 

Por isso, é interessante incluir descrições em texto dos elementos visuais para alcançar essas pessoas. Cores, formas e imagens podem ser descritas na legenda. 

Em geral, a dica a seguir é destinada para pessoas que possuem complexidades intelectuais ou cognitivas, mas pode ser seguida sempre, independente do público.

A questão é que a clareza do texto não vai só prender mais a atenção, mas garantir a compreensão de todos. 

Quando o conteúdo contar com vídeos é muito importante que ele tenha audiodescrição, legendas e libras. Muitas dessas ferramentas são ignoradas  por muitas empresas, o que faz com que a demanda de vídeos acessíveis seja muito grande. 

A chave do marketing digital gira muito em torno dos gatilhos de ação, por isso essa parte da comunicação deve receber atenção redobrada para alcançar o maior número de pessoas possíveis. 

Esses gatilhos são todas as mensagens que geram atitudes como “Quer Vender Melhor”, por exemplo. 

Considerações finais

Em resumo, a acessibilidade digital é um conjunto de processos que propõem um acesso mais inclusivo de sites, redes sociais e outras plataformas online.

Seja na adaptação da linguagem ou na disponibilização de ferramentas assistivas. 

Apesar de ser exigido por lei, o site ou perfil em redes que contribua para a acessibilidade digital está se destacando e apoiando uma causa que é ignorada por boa parte do mercado digital. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: