6 métricas que podem ajudar o crescimento de um negócio no ambiente web

métricas

As métricas são muito importantes para saber se as estratégias de marketing adotadas por um negócio estão trazendo bons resultados.

Tendo em vista a transformação digital, que leva as empresas a utilizarem ferramentas tecnológicas para melhorar seu desempenho, ampliar o alcance e otimizar os resultados, elas precisam saber como está a performance de suas ações.

Principalmente, quando nos damos conta de que toda essa transformação acaba por mudar a maneira como as organizações pensam, tanto internamente quanto externamente.

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, saber usufruir do poder do ambiente online é essencial para crescer e aumentar os lucros.

Isso envolve uma reestruturação dos processos das empresas, que passam a absorver uma cultura digital. 

Objetivo disso é melhorar a sua produtividade, e se reinventar para aproveitar cada vez mais as oportunidades do ambiente digital.

Mas, tudo o que é feito na internet, precisa ser medido e acompanhado por meio das métricas. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar como uma empresa pode se desenvolver na internet, por que a presença digital importa e quais são as métricas essenciais.

Como uma empresa pode se desenvolver no mundo digital?

Para se desenvolver bem no mundo digital e acompanhar essa transformação, as empresas podem focar nas seguintes métricas.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Fazer um planejamento estratégico

Antes de investir em qualquer estratégia ou ferramenta, é necessário estabelecer um planejamento e investir em treinamentos e programas.

Mais do que se atualizar, uma empresa de administracao de restaurante corporativo estabelece um objetivo mais específico, como melhorar a sua produtividade e garantir o sucesso de seus clientes.

Mudar o mindset da gestão

A mudança deve começar de dentro para fora, ou seja, não é porque o mercado impõe algumas práticas, que você deve começar com elas. 

Dentre as ações mais comuns, temos:

  • Estar nas redes sociais;
  • Ter um blog;
  • Investir em automação de marketing;
  • Criar anúncios digitais.

Elas são importantes, mas primeiro, a gestão deve saber qual é o momento de se capacitar. 

Quando é criada uma consciência de mudança, conseguimos identificar os pontos que precisam evoluir.

É depois que os processos internos de produção mudam que a relação entre o cliente e o negócio passa a ser digital.

Investir na infraestrutura

Para se desenvolver no mundo digital, é necessário ter uma infraestrutura adequada. 

Em outras palavras, a corporação precisa adquirir softwares, equipamentos, sistemas de armazenamento em nuvem, dentre outros.

Portanto, se não tem experiência com tecnologia, pode contar com a ajuda de uma consultoria.

São profissionais que fazem uma análise de como melhorar o desempenho do negócio, e mostrar os melhores caminhos para essa mudança.

Transformamos os processos offline em online quando adquirimos computador completo e outras ferramentas e sistemas, o que ajuda a ter uma comunicação mais rápida e a integrar as diferentes áreas da companhia.

Agora que você já sabe como começar a desenvolver o seu negócio no mundo digital, no próximo tópico, vamos mostrar a importância de estar presente na internet. Continue a leitura.

Por que é necessário estar na internet?

O mundo está conectado e as pessoas buscam soluções, resolvem seus problemas, obtêm informações, dentre outras práticas, pela internet.

Se o seu negócio não está online, pode simplesmente ser esquecido, mesmo que ele esteja há anos no mercado. 

Mas, mais do que garantir a sobrevivência da companhia, estar na internet traz benefícios, como os expostos abaixo.

Aumento das vendas

As organizações conectadas podem ser encontradas por pessoas do mundo todo. 

Assim sendo, uma pequena loja de roupas pode vender suas peças pela internet para qualquer lugar do mundo, desde que use as ferramentas certas para isso.

Ela precisa ter o seu próprio site, investir em boas estratégias de marketing digital, publicar conteúdos de valor e trabalhar em práticas que a tornem mais conhecida.

Estratégias mais acessíveis

Não importa se você é um pet shop ou uma empresa de entrega de documento, quando comparamos as estratégias de marketing digital, em termos de valores, com os canais offline, como TV e rádio, percebemos o quanto ele é mais barato.

Tanto postagens no blog como os anúncios veiculados pelas redes sociais são mais baratos e vão impactar um público mais selecionado, ou seja, você vai falar com as pessoas certas e na hora certa.

Atrair mais clientes

O marketing de conteúdo valoriza mais a marca, e por isso ajuda a atrair um número ainda maior de clientes para a companhia.

Isso acontece porque uma assistencia tecnica de gerador a diesel começa a trabalhar tendo como base a jornada de compra de seus clientes.

Em outras palavras, ela vai produzir conteúdos para atrair as pessoas e materiais para aquelas que já têm contato com o negócio na internet.

Valoriza a marca

Por fim, estar presente na internet por meio de boas estratégias é hoje o melhor jeito de valorizar a sua marca no mercado.

Quando você cria um site, mostra para o público todo o profissionalismo do seu negócio e o quanto ele é confiável.

Ademais, as estratégias digitais constroem a identidade e o valor da marca por meio de ações como marketing de conteúdo.

Com ele, uma empresa de conserto de celular cria materiais em diversos formatos que mostram sua autoridade de marca e que a tornam uma referência naquilo que faz.

Importância das métricas para o crescimento na internet

Embora as estratégias que mostramos acima sejam fundamentais, elas só vão funcionar se você analisar as métricas de resultados.

Elas são importantes para que a empresa saiba se as estratégias que está colocando em prática estão levando ao objetivo proposto. 

Com isso, ela pode manter alguma ação e alterar aquelas que saíram do planejado. E as métricas mais importantes são:

1.    Origem do tráfego

Essa métrica vai te mostrar qual é a origem do tráfego no seu blog, ou seja, de onde vêm as visitas. Você vai descobrir se elas são provenientes de outros sites, redes sociais, motores de busca ou outras fontes.

Se um fabricante de camisa gola polo personalizada sabe de onde vem o seu tráfego, saberá qual tipo de ação dá mais resultado com seu público e quais são as plataformas mais favoráveis para a veiculação de anúncios.

2.    Taxa de rejeição

Aqui podemos ver quantas pessoas acessaram o site e saíram dele logo em seguida, sem realizar nenhum tipo de ação. 

Quando isso acontece, provavelmente, o usuário não encontrou o que ele estava procurando ou não teve uma experiência positiva.

Toda empresa precisa estar atenta à taxa de rejeição e fazer o possível para reduzi-la, uma vez que cada visitante perdido pode levar consigo uma oportunidade de venda.

Usando essa métrica, uma empresa vai saber por que as pessoas estão abandonando suas páginas, e com isso terá condições de criar conteúdos mais interessantes.

3.    Conversão

Esta é uma das métricas mais importantes para qualquer negócio, e ela mostra para uma empresa de entrega motoboy o quão bem-sucedido é o site dela e o sucesso das ações dentro dele.

Em outras palavras, essa métrica mostra qualquer tipo de conversão, que pode ser desde uma venda até o preenchimento de um cadastro.

4.    Visitas

Essa métrica é importante para os gestores dos sites, e uma das mais importantes é conhecida como “visita única”. 

Trata-se de um número importante porque mostra o tamanho do público que a companhia está atraindo.

Por exemplo, se um usuário acessou sua página uma vez, mas o outro acessou 5, você terá um total de 6 visitas, mas apenas dois visitantes.

Se você quer que suas estratégias de marketing digital tenham um bom efeito, elas devem ser vistas, assim sendo, saber a quantidade de pessoas que visita o site do seu negócio é essencial.

5.    Páginas visitadas por sessão

Aqui, um fabricante de controle de acesso biometrico consegue saber a quantidade média de páginas visualizadas a cada visita.

Trata-se de um indicador importante que mostra para você se os seus conteúdos e seu site como um todo é capaz de prender a atenção do visitante.

6.    Duração média da sessão

Por fim, temos a duração média da sessão, que mostra o tempo médio de uma visita. Assim, a marca consegue saber se os seus conteúdos estão sendo lidos.

Quando o material não é útil para o usuário, ele sai antes do tempo médio de leitura e fecha a página. Se isso acontecer, é hora de melhorar os materiais publicados.

Conclusão

Construir a presença online da sua marca depende de boas estratégias, mas depende mais ainda da análise delas para que atinjam os objetivos.

Quando isso acontece, além de o seu negócio conseguir chegar onde queria, ele também faz os seus investimentos valerem a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.