Marketing multinível: saiba quais são as vantagens

marketing multinível

Diante da atual conjuntura que o ambiente digital propiciou, algumas novas ferramentas surgem a fim de auxiliar a alcançar alguns objetivos. Nesse sentido, o marketing multinível tem sido cada vez mais utilizado.

É muito comum que esse mecanismo ganhe desconfiança à primeira audição. Muito tem se falado sobre alguns problemas que podem surgir diante disso, mas o fato é que há muito desconhecimento desse mercado.

Muitos vendedores que trazem o marketing multinível na retórica podem fazer uma propaganda superlativa de seus benefícios, causando mais afastamento do que aproximação.

No entanto, há vantagens indiscutíveis na adoção dessa estratégia, uma vez que, com ela, uma equipe de vendas passa a ser muito mais engajada.

Se em uma cadeia de vendas de empacotadora de açúcar há um incentivo àqueles que conseguem obter um maior número de vendas, isso, logicamente, vai causar bons impactos na receita da empresa.

Alguns benefícios podem ser sentidos logo de cara para uma empresa que adota esse tipo de modelo. São eles:

  • Maior conversão de vendas;
  • Identificação da equipe;
  • Equipe arejada;
  • Motivação.

O primeiro ponto diz respeito ao aspecto de entusiasmo que a equipe vai ter, uma vez que é na venda que vai residir o seu rendimento também.

Neste sentido, se a marca ganha, ganha a equipe da mesma forma. Por isso, há aí um fator de identificação entre os objetivos do vendedor e da marca.

Existe, inclusive, uma perspectiva de equipe arejada, uma vez que sempre haverá novos vendedores ávidos por obter bons resultados.

Isso tudo vai ter impacto na motivação daquela equipe, uma vez que todos vão comungar dos mesmos interesses de venda.

Supondo que uma empresa que está buscando lançar máquina de café expresso com moedor profissional no mercado adote essa técnica de venda.

Os vendedores vão passar a convergir no interesse de que essa empresa cresça, agindo como propagadores da marca.

Por isso, há uma vantagem muito significativa em adotar esse método, uma vez que ele coloca o funcionário como parte atuante dos interesses finais da empresa.

Definição de marketing multinível

Antes de se assumir qualquer estratégia, é importante entender quais são suas especificidades para que não se caia em generalistas que podem levar ao naufrágio de uma série de objetivos.

É, também, imprescindível que haja uma desmistificação dessa categoria de vendas para que, assim, se possa seguir rumo à elucidação de suas vantagens.

Fundamentalmente, marketing multinível é a modalidade de vendas onde os vendedores participam dos lucros daqueles produtos junto de sua equipe.

Ou seja, a partir de uma rede criada por vendedores é possível que a empresa obtenha um bom fluxo de caixa e que isso incida, de grande maneira, naqueles funcionários.

Se uma companhia está se inserindo em um mercado de gel para textura para paredes, é importante que se crie um mecanismo de vendas bem crível.

Isso significa dizer que, a partir de uma perspectiva de integração de valores da empresa com o de seus vendedores, será possível fazê-los propagarem o que se quer vender.

Essa equipe de vendedores pode detectar quais os depósitos mais propícios para esse tipo de produto e ir até eles.

É possível, também, ir de porta em porta perguntando e propagandeando os benefícios daquele produto inovador no mercado.

Ainda sob a perspectiva de uma segmentação, é possível que uma fábrica que faça mecanismo aquecimento para répteis busque efetuar a sua venda sob essa perspectiva.

Nesse sentido, a equipe terá que entender onde estão essas pessoas que criam répteis e entrar em contato. Isso é possível de se fazer observando os hábitos das redes sociais de pessoas que tratam do assunto, por exemplo.

Como funciona a modalidade?

Sob a perspectiva de um vendedor que quer começar neste negócio, é importante ter em mente alguns pontos base.

Convidar as pessoas

Esse é o ponto mais importante para aqueles que querem começar dentro desse negócio. Contudo, é importante tomar um certo cuidado.

É na criação de uma rede de vendedores que os lucros residuais das comissões começam a aparecer. Ou seja, o esforço de venda gera lucros, mas o objetivo de trazer novos vendedores também.

Por isso, é importante deixar muito clara a natureza do negócio. Afinal de contas, o que se pretende é criar uma rede de novos vendedores e não inimigos.

Se a ideia for vender moinho industrial é importante, por exemplo, deixar claro para esse novo vendedor quais são as suas funcionalidades e o público a ser impactado. Com isso, já é possível avançar pro próximo aspecto.

 

Apresentação

O mais importante, nesse momento, é trazer segurança para esse novo vendedor. É muito possível que ele vá encarar essa questão com insegurança.

Diante disso, uma dica importante é que se marque uma reunião com ele para que seja possível o contato de olho no olho. A partir daí, é crucial que a marca se materialize para esse vendedor, ou seja, ele precisa confiar que aquele negócio é seguro.

Levá-lo na fábrica da empresa pode ser um fator determinante para a sua decisão de seguir ou não como colaborador.

Suponha-se, por exemplo, que o produto que se pretende comercializar aqui sejam câmeras que fazem o monitoramento 24 horas residencial. É importante, por isso, que haja a possibilidade de fazer demonstrações do produto.

Acompanhar a equipe

Esse aspecto já se resume por si só, pois acompanhar a equipe é o que faz o marketing multinível ser uma ferramenta que consegue obter bons resultados.

Se houver a possibilidade de montar uma equipe com diversos vendedores, é imprescindível que ela seja entendida.

Dar suporte para as vendas é importante também. Além disso, a tendência de que essa equipe tenha derivação é muito grande. Ou seja, uma equipe pode gerar novas equipes e assim sucessivamente até que os lucros residuais sejam bastante grandes.

Maiores vantagens do marketing multinível

Por fim, é importante pormenorizar um pouco mais as vantagens de se obter esse mecanismo de vendas.

O marketing multinível traz alguns pontos muito importantes para as empresas e funcionários que buscam adotá-lo.

Flexibilidade

Esse ponto é essencial para um funcionário que pretende fazer os seus horários. Uma vez que a intenção está apenas na venda, não importa para a empresa a hora e o dia que elas serão feitas.

Compreendendo o seu mercado, o vendedor pode entender que os seus compradores estão mais propícios para a compra depois do almoço.

Com isso, se a intenção é vender fita pet reciclada para lojas de uma rua comercial, é possível que ele comece a fazer isso depois do meio-dia.

Suporte

Esse ponto é mais do que uma vantagem para o vendedor, mas, sim, uma necessidade da empresa.

Pelo caráter mais pessoal desse tipo de venda, é importante que a empresa crie vínculos com aquele vendedor a fim de lhe garantir alguma estrutura de contato.

Uma empresa que oferece, por exemplo, buffet casamento para 200 pessoas precisa criar um suporte com seus vendedores.

Isso se dá, sobretudo, porque os clientes que querem contratar esse tipo de serviço, às vezes, surgem com algumas demandas novas.

Ganhos escaláveis

Esse aspecto é o que coroa as vantagens de um bom marketing multinível, uma vez que a perspectiva é de crescimento. Ou seja, um vendedor que começa baseando seus lucros apenas em suas vendas, passa a ter uma equipe que vai lhe garantir uma quantia residual.

Isso se estende de forma a perder de vista as equipes formadas, levando aquele sujeito que estava apenas vendendo a obter alguns ganhos extras a partir de outros pontos da cadeia.

Ou seja, há a possibilidade de escalar cada vez mais nos lucros obtidos. Isso é possível a partir da integração da equipe com os objetivos da empresa.

Considerações finais

Em virtude de tudo que foi dito até aqui, o marketing multinível tem se tornado uma possibilidade cada vez mais importante para aqueles que buscam efetuar suas vendas de forma mais apaixonada.

Desmistificando um pouco o seu caráter negativo no mercado, é possível traçar panoramas muito realistas de ganho. Seguindo as etapas adequadas para uma boa manutenção de uma cadeia de vendas, é possível obter todas as suas vantagens.

Além disso, a sua flexibilidade pode ser um fator de atração para todos aqueles que buscam uma maior liberdade para gerar suas rendas.

Para isso, as empresas que praticam esse tipo de estratégia possuem canais de suporte muito acurados e de boa qualidade para que nenhuma venda se perca.

Outro aspecto importante que serve de ponto de atração para grande parte dos seus vendedores é a possibilidade de ganhos escaláveis.

Por essas razões, é fundamental compreender quais são os pormenores do marketing multinível e, portanto, considerá-lo ou não para um modelo de negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: