Texto publicitário: saiba como desenvolver esse recurso em 7 dicas!

texto publicitário

Antes de realizar a compra de um determinado produto, você precisa se sentir atraído por ele, é exatamente essa a função do texto publicitário, gerar interesse no público, destacando as qualidades e atributos de um item.  

A mesma estratégia textual pode ser aplicada em propagandas de prestação de serviços, restaurantes, entretenimento e cursos universitários. Além disso, pode ser voltada a:

  • Internet;
  • Televisão;
  • Rádio;
  • Mídia impressa.   

Esse tipo de comunicação, que costuma ser feita por publicitários ou profissionais do marketing, requer muita criatividade, inspiração e persuasão para atrair o mercado.

Sua principal diferença entre outras produções textuais, como a informativa ou dissertativa, é usar recursos que despertem gatilhos mentais capazes de gerar o impulso de compra em seus leitores.

Outra diferença das produções de publicidade é a mistura entre a linguagem verbal (oral ou escrita), não verbal (ilustrativa por meio de imagens e fotos) e mista (uma mistura de verbal e não verbal).

Toda essa estrutura é pensada e voltada à massa populacional e tem como objetivo atingir o maior número de pessoas possível, tornando a marca, produto ou serviço cada vez mais visível.

Para atingir essa meta, é necessário que o texto publicitário seja de fácil compreensão, simples e acessível a qualquer pessoa que visualizá-lo, independentemente do canal midiático utilizado para isso.

Além de estar atento à linguagem utilizada, o publicitário responsável pela propaganda deve conhecer a fundo quem está vendendo o produto (loja ou empresa), e saber qual vertente textual seguir, apolínea e dionisíaca.

A vertente apolínea tem como premissa a razão e o raciocínio lógico. Os textos que seguem essa base são semelhantes a notícias, de caráter informativo. 

Geralmente, utilizam a seguinte estrutura:

  • Introdução do enunciado;
  • Apresentação dos fatos;
  • Demonstrações e comprovações do que foi narrado;
  • Recapitulação do discurso;
  • Estímulo à ação.

Já a vertente dionisíaca tem como foco a persuasão das emoções e sentimentos dos leitores.

Com isso, será possível criar uma atmosfera empática e conquistar o carinho e ligação com o público, por meio da:

  • Introdução do enunciado;
  • Narração de uma história demonstrativa;
  • Persuasão pela emoção;
  • Estímulo à ação.

Em cada público deve ser aplicado uma das vertentes mencionadas. 

Porém, além dessas recomendações, ainda existem muitos detalhes sobre a produção de um texto publicitário, relacionados à característica e estrutura, por exemplo.


Leia também:


Como as pessoas são influenciadas por um texto publicitário?

Após compreender o que é, o objeto, por quem é feito, para quem é feito e quais suas vertentes, você deve estar se perguntando como produzir um texto publicitário de efeito. Para um melhor entendimento, imagine esta primeira situação.

Um casal, que está comemorando dez anos de casamento, está em busca de uma viagem, e entre os destinos desejados e tipos de hospedagem, escolheram algumas pousadas em Campos do Jordão.

Para encontrá-las, eles começaram uma busca profunda pela internet, agências de viagem e mídias sociais. Foram muitos anúncios, muitas propostas, mas nada que despertasse um interesse.

Todas as propagandas tinham algo em comum, poucos detalhes sobre as pousadas, sobre a localização, sobre os serviços oferecidos (limpeza, café da manhã e outras refeições), e sobre os ambientes internos e externos, o que não os atraiu.

Uma das exigências do canal é encontrar nas pousadas piscinas com revestimento de vinil para piscinas

O detalhe é essencial para que seja possível realizar boas fotos, com uma paisagem incrível, e que registrem esse momento de comemoração.

Até que, por fim, encontraram um texto publicitário em uma página de viagens de um canal da mídia social, que apresentava de forma mista as informações, utilizando um texto objetivo e, ao mesmo tempo, detalhado, fotos e filmagens de algumas pousadas.

Rapidamente, gatilhos foram despertados e os pacotes tão sonhados de viagem e hospedagem foram comprados e transformados em ótimos momentos de celebração e recordação.

Agora, imagine esta segunda situação, um advogado, em começo de carreira, deseja conquistar o seu próprio espaço de trabalho. 

Porém, como ainda não podia comprá-lo, resolveu iniciar a busca por um aluguel de salas.

A opção é perfeita para que seja possível iniciar seus atendimentos e conquistar um local que passe credibilidade aos seus clientes. 

Para isso, ele começa o processo de pesquisas na internet, até que encontra uma sala que será o escritório perfeito para ele.

O texto publicitário do anúncio continha informações objetivas, mais detalhadas a respeito do ambiente, inclusive uma que chamou a sua atenção, ao fechar o contrato de aluguel da sala, ele ganharia armários para escritório para mobília.

As informações atraentes despertaram o gatilho do desejo, e logo em seguida, da necessidade, o que o levou a fechar o contrato. 

Percebe a importância de informações bem elaboradas e atrativas? Elas podem satisfazer desejos e transformar situações.

Como tornar um texto publicitário atraente para o público?

Após compreender a influência da propaganda sobre a tomada de decisões de um grupo de pessoas, é hora de compreender como produzir textos cada vez mais atraentes, para diferentes produtos. Para isso, visualize a seguinte situação.

Você é um publicitário que tem como cliente uma empresa especializada nas vendas de uniforme industrial

Há doze anos, esse é o único produto vendido e, mesmo com uma oferta pequena, a demanda tem aumentado cada vez mais.

Comunicar ao público-alvo da empresa as vantagens em adquirir esse tipo de produto já virou sua especialidade. 

Por meio de informações e comprovações de fatos, seguindo uma vertente apolínea, o alcance tem atingido números consideráveis.

Porém, com esse aumento das vendas, a empresa resolveu expandir os negócios e investir também na venda de uniforme social para empresa.

A grande novidade, após mais de uma década, precisa ser comunicada de forma atraente. 

Pensando nisso, você resolve seguir o seguinte script (roteiro) e utilizar as seguintes técnicas textuais:

  • Clareza;
  • Concisão;
  •  Foco;
  • Relevância;
  •  Atratividade;
  •  Proximidade;
  • Persuasão.

Utilizando essas técnicas, será possível comunicar ao público fiel da empresa, que assim como os uniformes fabricados atendiam a necessidade das indústrias, agora atenderá também o universo corporativo, com a mesma qualidade.

O mesmo poderia acontecer na produção de textos para uma empresa especialista em produtos para jardinagem, que deseja lançar o seu mais novo produto, um cortador de grama gasolina.

A intenção é fidelizar e atrair os clientes já existentes, mas também abrir o leque para possíveis novos leads

O novo produto poderá ser usado de forma profissional, por jardineiros ou amadores, por amantes de jardinagem.  

Para isso, o script mencionado anteriormente será ideal para provocar, neste caso, a sensação de curiosidade, interesse, credibilidade e necessidade perante o público que já era fiel e o público potencial.

Afinal, qual a estrutura textual correta que devo seguir?

Primeiramente, é necessário saber com quem você está falando. Independentemente de quem seja o público-alvo a ser atingido, é ideal que seja aplicada uma linguagem de fácil compreensão e adequação.

Em seguida, antes de iniciar o processo de escrita do corpo do texto, pense em um título atrativo, isso será a porta de entrada da sua ideia. É preciso que o headline se destaque e comunique a sua ideia central com poucas palavras.  

Tanto no título, quanto no texto, é importante destacar os benefícios e vantagens de adquirir o produto ou serviço em questão. 

Ser persuasivo é a chave para ser atrativo, por isso, destaque os principais diferenciais competitivos.

Após apresentar as informações principais de forma atrativa e assertiva, é hora de ativar o gatilho da necessidade do leitor. Para isso, pode-se usar recursos como um slogan ou uma frase de efeito.

Esses estímulos que aproximam o público da proposta da publicidade podem ser aplicados tanto no início, quanto no final do texto, isso depende do contexto e da intenção do redator publicitário ao passar a mensagem principal.

 

Considerações finais

Portanto, seja na venda de um carro, um cosmético, uma viagem, ou até mesmo um vidro laminado 10mm, é essencial uma boa propaganda que reforce os atributos e qualidades do produto ofertado.

Não basta que o item seja extremamente eficiente e tenha milhares de funcionalidades, se elas não forem comunicadas às pessoas. Já pensou como tudo isso seria repassado sem o auxílio da publicidade?

Além de divulgar novidades e gerar necessidade nas pessoas, o texto publicitário é essencial para a missão de repassar os valores e ideais de uma marca, além de construir um posicionamento.

Geralmente, o que a marca diz não é tão importante quanto a percepção do público a seu respeito. 

Para isso, é importante a união entre a união entre a qualidade da oferta e a qualidade de uma boa comunicação.

Em mundo rodeado de constantes informações, online e offline, é primordial que um texto publicitário se destaque, seja atrativo e que atinja de forma assertiva o seu alvo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: