Social Media: saiba como ter sucesso nessa área

social media

O avanço tecnológico possibilitou o surgimento de diversas profissões que estão direcionadas para o gerenciamento das ferramentas digitais, como é o caso do social media, profissional que cuida das redes sociais de uma empresa.

Importante para o gerenciamento do perfil virtual da marca, o responsável por lidar com as redes sociais desenvolve uma série de ações para criar conteúdo e trazer o público-alvo do empreendimento para interagir com ele no universo digital.

Assim, com a criação de materiais relevantes, o social media, que pode trabalhar em empresas de todos os segmentos, como aquelas que fabricam tomada reboque 7 pinos, por exemplo, ajuda a melhor posicionar a marca no mercado.

O que é um Social Media?

Social Media: saiba como ter sucesso nessa área 1

As redes sociais são plataformas essenciais para o desenvolvimento de um negócio. Servindo como vitrine, só que no espaço virtual, há muito tempo elas passaram de apenas um espaço de entretenimento para um ambiente que gera negócios.

Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e presentes nesse meio, seja para conversar com amigos, guardar fotos ou para conhecer mais de perto os produtos e serviços que desejam adquirir, como conserto video game, por exemplo.

A partir disso, as marcas e os próprios desenvolvedores das redes sociais criaram um espaço para que o mercado também se fizesse presente nesse outro universo, que integra o mundo offline ao online.

E é justamente por isso que o papel do social media é fundamental nesse cenário, afinal, essas plataformas de interação precisam de estratégias específicas para que a comunicação seja assertiva e para que os seguidores sejam impactados.

Criando conteúdos, analisando métricas e resultados, e promovendo engajamento, esse profissional desenvolve um perfil para a marca dentro da internet, um perfil que possui elementos já presentes do negócio, de forma que ele tenha visibilidade.

Com isso, o empreendimento, que pode ser de suporte para calha de zinco, consegue se tornar ainda mais presente na vida dos consumidores, que terão um acesso facilitado a ele e a todas as informações que surgem com apenas um clique.

Por isso, é essencial que quando uma empresa for contratar um social media busque por uma pessoa que esteja atenta às tendências digitais, que são as suas principais ferramentas de trabalho, e tenha conhecimento nas seguintes áreas:

  • Marketing digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound marketing;
  • Google Ads;
  • Google Analytics.

Afinal, esses são os principais campos de atuação do social media, em que ele irá utilizar para desenvolver as suas ações de comunicação.

  1. Marketing digital

Essa grande área tem como foco posicionar digitalmente a marca dentro da internet, criando uma conexão entre ela e o seu cliente, que nesse caso será os seus seguidores.

Puxando todos os próximos tópicos seguintes, o marketing digital é aplicado intensamente por grandes empreendimentos e também por aqueles menores, como loja que aplica fachada de farmácia em acm.

  1. Marketing de conteúdo

Sendo um dos braços do marketing digital, o marketing de conteúdo é a produção de materiais para abastecer as redes sociais, sites, blogs, plataformas de vídeos e diversos outros canais que o empreendimento está presente.

E quando se fala sobre produção para as redes sociais, se fala sobre o papel do social media, que é desenvolver esses conteúdos de maneira atrativa e assertiva.

  1. Inbound Marketing

O Inbound Marketing também é uma área mais extensa, que tem como objetivo fazer o consumidor procurar pela marca, e não o contrário, a partir dos gatilhos que ela produz.

Esses gatilhos que são criados, boa parte das vezes pelos próprios social media, levam os consumidores a conhecerem o negócio e consumir os seus produtos ou serviços.

Por exemplo, um buffet cria uma postagem nas suas redes sociais sobre salgados para revenda em lanchonete, dando dicas sobre o tema.

Assim, a pessoa que ler aquele conteúdo e que já estiver pensando em abrir uma lanchonete, irá procurar primeiro o buffet para comprar os seus produtos.

  1. Google Ads

Mas para que as pessoas tenham maior acesso aos conteúdos que são criados, o social media, juntamente com o empreendimento, pode investir em publicidade virtual, que impulsiona os materiais por meio de anúncios em diversos sites.

  1. Google Analytics

Por fim, é importante que o profissional também tenha conhecimento sobre ferramentas que possibilitam monitorar e analisar os resultados das páginas do negócio, que podem vender motor de portão com corrente ou qualquer outro produto.

Como ser um social media de sucesso

Há diversas formas de um profissional social media se qualificar. Fazer cursos que estão ligados com a sua área de atuação ou que podem incrementar o seu conhecimento é a primeira delas.

Isso porque em sala de aula, mesmo que seja virtual, ele terá acesso a conteúdos didáticos que foram planejados pensando justamente em potencializar a sua atuação dentro das empresas.

Além disso, ele ainda terá contato com teorias e estudos que expandem a sua visão de mundo e desenvolvem as suas aptidões cognitivas.

Com isso, estando sempre por dentro das tendências de mercado e digitais, o social media consegue se posicionar melhor e ter um maior controle sobre as estratégias que desenvolve para as empresas que atende.

Mas suas habilidades não podem parar por aí. É importante que esse profissional também desenvolva as suas competências sociais, como:

  • Atenção ao seu público;
  • Conhecimento de plataformas diferentes;
  • Olhar analítico;
  • Engajamento com os consumidores.

Colocando em prática essas competências que são muito importantes, o profissional não apenas fará um melhor trabalho, como também irá se destacar da concorrência.

  1. Atenção ao público

Ouvir o público-alvo da marca, o que eles desejam e quais são as suas necessidades é um elemento primordial para entregar conteúdos assertivos.

Essa atenção ajuda na construção das ações, seja para uma loja de roupas ou para uma fábrica de raspagem de piso de madeira sem pó.

  1. Conhecimento de plataformas diferentes

Saber manusear as mais diferentes plataformas de criação, agendamento de posts e de análise faz com que o social media agilize o seu trabalho, garantindo maior produtividade e também captar informações a partir de diferentes visões.

Afinal, em cada rede social há um tipo de comportamento específico, dado que expande as possibilidades e produção de conteúdo.

  1. Olhar análitico

Com a utilização de plataformas que fornecem métricas sobre as postagens e páginas que estão sendo gerenciadas, o social media terá em mãos informações importantes, que impactam no desenvolvimento do seu trabalho.

Por isso, é crucial que ele tenha um olhar analítico sobre esses dados, de forma que saiba utilizá-los da melhor forma possível para contornar falhas e melhorar as aplicações.

  1. Engajamento com os consumidores

Não basta apenas atrair os clientes para as redes sociais que estão sendo gerenciadas, é essencial também se engajar com essas pessoas que possuem participação nos conteúdos.

Responder comentários, por exemplo, é uma forma de mostrar que o empreendimento está vendo aquela pessoa e se importa com a sua opinião.

Responsabilidades de um Social Media

Se um social media está a procura de formas de ter sucesso na sua área de atuação, além de desenvolver suas competências, como já foi sinalizado acima, ele precisa saber executar estratégias de comunicação de maneira assertiva.

Essa execução exige um conhecimento sobre os objetivos do empreendimento, ferramentas que serão utilizadas e entendimento também das suas atividades.

A partir disso ele criará coisas novas, que fogem dos padrões e conseguirá o destaque que tanto almeja. Assim, esse social media precisa:

  1. Planejar o conteúdo

O planejamento de conteúdo é onde tudo começa. Durante os estudos sobre o perfil da marca e do público, é possível já identificar quais são as suas necessidades e como criar uma comunicação limpa e direcionada.

Durante o planejamento, ele irá definir posicionamentos, redes sociais que serão utilizadas, termos que geram engajamento e abordagens precisas.

  1. Criação de conteúdo

Depois de todo o planejamento, é hora de tirar do papel as ideias. A criação de conteúdo exige a participação de uma boa equipe, como os responsáveis pelas artes, caso o empreendimento tenha o seu próprio designer.

Além disso, é durante a criação que o social media pode realizar as adaptações necessárias e de fato deixar a imaginação tomar conta do projeto.

  1. Agendamento e análise

Por fim, com o material pronto, basta programar o disparo nas plataformas que são direcionadas para isso e ficar de olho para saber como está ocorrendo o consumo. E, claro, analisar também os números que são fornecidos.

Considerações finais

Trabalhar com as mídias digitais exige, assim como toda profissão, um estudo contínuo e desenvolvimento de habilidades que são importantes para melhores resultados.

O profissional de social media, seja para qual segmento ele esteja trabalhando, como para locação de sala comercial por hora, por exemplo, precisa sempre ficar de olho nas tendências que surgem para o universo virtual, de forma que tenha maior criatividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: