SaaS: O que é e por que utilizar? Conheça 6 benefícios para os negócios

SaaS: O que é e por que utilizar?

SaaS pode ser definido como software que é disponibilizado como serviço, assim como as organizações que disponibilizam essas aplicações pela internet.

Sendo que com isso, elas possibilitam a realização de diferentes tarefas, de maneira remota, e portanto, são conhecidas por essa sigla.

Hoje em dia, é muito mais fácil contratar e cancelar serviços a qualquer momento.

Tal fato não era possível até pouco tempo atrás.

Oras, essa possibilidade foi justamente trazida pelo SaaS, que em português podemos chamar de Software como Serviço.

Ele revolucionou o modelo de consumo dos usuários e a maneira como as empresas disponibilizam suas soluções. 

Muitas marcas das quais somos clientes são SaaS, e conseguem elevar suas receitas e reduzir os custos.

Alguns exemplos que podemos citar são o Dropbox, Netflix e Google Drive, além dos conversores online. 

Nos últimos anos, essa solução ganhou força no Brasil, pois por meio dela não precisamos atualizar esses softwares.

Como um bom exemplo de uso, na prática, nós guardamos as imagens que utilizamos para fazer propaganda na internet dos parceiros e anunciantes dos Classificados do Convidar numa solução do Dropbox para empresas

São soluções de acesso fácil e simples, exigindo apenas uma conexão com a internet, portanto, ele surgiu para facilitar a vida das pessoas e das empresas.

Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de SaaS, como ele funciona e quais são as suas vantagens.

Entendendo o conceito de SaaS

Os prestadores de serviços possuem inúmeras especialidades, e muitas vezes, eles não precisam de um espaço físico para se estruturarem.

É exatamente nesse setor que se encaixa o SaaS (Software as a Service), que se caracteriza como um tipo de serviço, prestado por meios virtuais e eletrônicos, que pode ou não ser em rede.

Um fabricante de disco abrasivo de corte pode utilizar um serviço na nuvem, ou seja, que não precisa ser instalado em um dispositivo.

Portanto, as empresas SaaS, são as que possibilitam aos clientes utilizarem aplicativos pela internet, como uma espécie de serviço prestado.

Trazendo como seu principal benefício é o fato de que esses serviços não precisam ser instalados ou atualizados. 

Trata-se, portanto, de um recurso online que pode ser usado remotamente, precisando apenas de uma conexão com a internet.

Esse tipo de serviço surgiu por conta da necessidade de respostas imediatas para o nosso dia a dia. É uma verdadeira evolução dos programas que precisavam ser instalados por meio de CD.

O SaaS transforma produtos em serviços e facilita a utilização de softwares, tendo em vista que são acessados remotamente.

Por isso, agora que você já entende o significado de Saas, no próximo tópico, vamos explicar um pouco mais sobre o seu funcionamento.

De que maneira funciona o sistema SaaS

Antigamente, os usuários, de modo geral, necessitavam comprar licenças para instalar e atualizar softwares

Com o surgimento do SaaS, tudo passou a ser online, tanto em instalações locais quanto àquelas feitas via browser.

Quando uma empresa de locação de aparelhos de estética utiliza esse tipo de sistema, precisa apenas pagar por ele como serviço e não como licença, sendo o próprio fornecedor quem o disponibiliza.

A partir disso, o usuário não precisa mais se afligir com instalações, licenças ou atualizar seus programas, pois tudo isso fica a cargo dos fornecedores.

Um exemplo disso é a Netflix, que oferece uma plataforma de streaming confiável e segura e que vem sendo usada por pessoas no mundo todo.

As contas dos usuários são protegidas, evitando que indivíduos tenham acesso às informações indevidas, mesmo que todos eles façam parte da mesma plataforma.

Em outras palavras, o Software as a Service presta serviços para vários clientes ao mesmo tempo, garantindo a segurança individual de todos eles.

A principal diferença entre o SaaS e os sistemas convencionais é o local onde os dados são hospedados. Os softwares convencionais precisam ser instalados no computador do contratante.

Por outro lado, o SaaS é acessado por meio de um navegador e todas as suas informações são armazenadas em nuvem. 

Esse formato é muito vantajoso para uma empresa de Concreto usinado laje e para a indústria.

Sendo assim, agora que você já sabe como funciona o SaaS e qual é a diferença entre ele e um sistema tradicional, no próximo tópico, vamos mostrar todas as vantagens que essa solução tem para as empresas.

Vantagens do SaaS para os negócios

Toda empresa que adotar essa ferramenta tem acesso a uma série de vantagens que beneficiam seus processos internos, sendo eles explicados abaixo.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Melhor custo-benefício

Uma das principais vantagens de fazer uso um sistema SaaS é seu valor, visto que o cliente pode dispensar apenas por aquilo que ele utiliza.

Além de poder acessá-lo por meio de um notebook semi novo, entre outros dispositivos, não será necessário pagar pela licença do pacote, visando que usará apenas aquilo que realmente precisa.

Isso traz mais liberdade para utilizar o serviço pelo tempo que for necessário, podendo, inclusive, cancelar a assinatura quando quiser.

Baixo custo inicial

Para que sejam competitivas e sustentáveis, as empresas precisam contar com ferramentas tecnológicas, que muitas vezes são caras.

Os altos investimentos com licença, manutenção e infraestrutura de TI são situações que estão ficando ultrapassadas.

Por meio de um software SaaS, todas as aplicações são acessadas de qualquer dispositivo, tanto os móveis quanto os desktops, e de qualquer lugar, necessitando apenas de uma conexão com a internet.

No caso de uma empresa de laudo de vistoria predial, por exemplo, os usuários só precisam baixar o aplicativo e garantir sua conexão com a internet.

Software integrado a outros sistemas

A maioria desses softwares possibilita a integração com outros sistemas. 

Por meio do acesso aos APIs (Interfaces de Programação de Aplicativo), podemos complementar a experiência do SaaS com outros recursos utilizados pela empresa.

Isso permite que as organizações façam um gerenciamento contínuo de todos os requisitos necessários para atender às suas próprias demandas.

Acesso remoto

O trabalho remoto cresceu muito nos últimos anos, por conta disso, as empresas precisaram encontrar soluções que possibilitassem a manutenção da produtividade de seus colaboradores, independentemente da localização deles.

O sistema SaaS é totalmente armazenado em nuvem, portanto, tudo o que um colaborador de uma confecção de camisa para empresa personalizada precisa para acessar as suas informações é uma conexão com a internet.

Os funcionários podem acessar o sistema por meio de computadores e dispositivos móveis, seja dentro da empresa, no home office ou em qualquer lugar do mundo.

Além disso, os riscos de perdas de informações são inexistentes, ao contrário do que acontece com os sistemas tradicionais que são instalados nos computadores. 

Se a máquina apresentar algum problema, a empresa pode perder seus dados.

No caso do software SaaS, tudo fica armazenado na nuvem, assim sendo, se algum dispositivo falhar, basta substituí-lo para ter acesso ao sistema.

Manutenções e atualizações mais ágeis

Com esse sistema, as atualizações e manutenções são automáticas, portanto, são mais ágeis. E isso acontece porque os programas são alocados na rede.

Essa tecnologia aumenta a satisfação de empresas como fabricantes de catraca academia, pelo fato de eliminar trabalhos manuais.

Você não precisa esperar uma visita técnica para fazer manutenções em seu software, o que evita desperdício de tempo e outros prejuízos.

Problemas de execução no sistema podem surgir, afinal, nenhuma ferramenta é 100% perfeita, entretanto, a assistência nesses casos é totalmente remota.

Em outras palavras, a organização economiza tempo e consegue acessar soluções de maneira muito mais eficiente do que acontecia anos atrás.

Sistemas customizáveis

Como falamos anteriormente, os sistemas Software as a Service são cobrados apenas por aquilo que o cliente precisa utilizar.

Entretanto, os desenvolvedores sabem que a realidade dos negócios pode mudar, por isso, esses sistemas são altamente customizáveis.

Isso significa que você pode comprar pacotes adicionais e mudar o software da maneira que quiser, para que ele possa atender às necessidades do seu negócio a qualquer momento.

No caso dos sistemas tradicionais isso não era possível, e o cliente precisava fazer uma nova instalação e comprar uma nova licença para utilizar os recursos necessários à realidade da companhia.

Isso traria mais custos e tomaria tempo, algo que hoje em dia é prejudicial para o desenvolvimento e a competitividade das corporações.

Uma pequena empresa de conserto de ar condicionado residencial pode comprar um sistema pertinente ao seu tamanho, e evoluí-lo conforme as oportunidades de negócio aumentam.

Conclusão

Como você pode perceber, o SaaS é um sistema inteligente, projetado para facilitar o dia a dia de pessoas e empresas, de maneira segura e confiável.

Além disso, é financeiramente mais acessível e possui funcionalidades que atendem a diferentes necessidades, de empresas de qualquer tamanho e mercado.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre essa ferramenta tecnológica e todos os benefícios que ela pode trazer para o seu dia a dia corporativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!