Qual a diferença entre jornalista e blogueiro? Os 2 profissionais da informação atualizada

qual a diferença entre blogueiro e jornalista

Muitas pessoas ainda têm confusão com relação a diferença entre o trabalho do jornalista e do blogueiro. A informação move ambos mas a diferença você conhece neste artigo.

Com os avanços da tecnologia, esse tipo de diferença ficou ainda mais subjetivo, mas existem algumas características que são fundamentais para identificar.

A internet tem sido uma ferramenta essencial para a divulgação de informação. 

O livre acesso a milhares de notícias, matérias e sites especializados colocou o mundo em um patamar de dados que nunca antes foi visto.

Ao longo do tempo, as pessoas começaram a se adaptar melhor aos modelos de internet que estavam surgindo.

Se antes apenas grandes jornais e revistas eram considerados fontes fiáveis para informações, hoje os blogs têm tomado um forte espaço na mídia de qualquer assunto, até mesmo relogio de ponto digital.

No início, o perfil do blogueiro era mais amador, uma forma de ter um espaço opinativo na internet e apresentar algumas informações relevantes, mas nada comparado ao trabalho jornalístico.

Entretanto, a liberdade da internet fez com que cada vez mais especialistas e os próprios jornalistas decidiram iniciar uma jornada em blogs e sites. 

Dessa forma, você acaba tendo muito mais recursos para se informar usando a internet.

Isso também trouxe mais credibilidade para a chamada blogosfera, comunidade de blogueiros dos mais variados setores e nichos de publicação.

Por conta disso, muitos blogs começaram a se profissionalizar, criando regras muito similares à do jornalismo tradicional para lidar com assuntos diversos, como a entrega de encomendas com motoboy.

Embora ainda existam diferenças entre as duas profissões, ambos têm seu espaço na internet. 

Por isso, é importante entender como cada um funciona e quais são as principais diferenças entre os dois.

O trabalho jornalístico

A profissão do jornalista é uma das mais importantes da sociedade atual. 

Ela é responsável pela informação que chega aos espectadores, por meio da análise séria, ética e imparcial de fatos.

O profissional do jornalismo acompanha a sociedade diariamente, apresentando cada passo novo ou elemento de importância em todas as áreas da vida, como estampagem e outras profissões.

A origem da profissão remonta a época do Império Romano, onde a figura do Correspondente Imperial era enviado para diversas regiões com informações e notícias relevantes para a sociedade da época.

Como o papel era um processo caro e limitado, normalmente estes correspondentes levavam tábuas de madeira contendo as informações. 

Com a invenção da imprensa, entretanto, o papel do jornalista se tornou cada vez mais crucial.

Logo, outras mídias começaram a despontar, como o rádio, a tv e atualmente a internet. 

Entretanto, independente de qual meio de comunicação o jornalista utiliza para exercer sua função, sua responsabilidade e importância segue a mesma.

O papel principal do jornalista é investigar uma informação. Quando ele recebe alguma notícia ou dado relevante, é importante avaliar a veracidade destes fatos e distribuir a notícia de uma forma que todos consigam entender.

O jornalista tem um compromisso ético com a sociedade, pelo menos em teoria, e todos os grandes jornalistas da atualidade seguem firmes com esse tipo de processo. 

O compartilhamento de notícias falsas ou sem checar os dados deve ser condenável.

Além disso, é papel do jornalista passar as informações de maneira neutra, sem que se tomem lados.

Dessa forma, você consegue deixar para o leitor a função opinativa, simplesmente noticiando o fato e garantindo a veracidade do mesmo quando falar de avaliacao predial para formulario.

A responsabilidade da profissão de jornalista é muito grande, uma vez que uma informação falsa ou errada pode causar grandes prejuízos e danos irreparáveis. 

Por isso, a investigação deve ser o foco principal de qualquer jornalista.

O futuro por meio dos blogs

A profissão de blogueiro é muito recente, mais ainda do que a própria criação do modelo de publicação. Os blogs tem um grande potencial de engajamento na atualidade.

Conforme a internet se popularizou e começou a tomar espaço nas casas das pessoas, o conceito de criar um site começou a ser mais difundido. 

Saber mais sobre armario aco escritorio tornou-se muito mais simples. Entretanto, nem todas as pessoas tinham o conhecimento técnico para conseguir criar uma página exclusiva.

Algumas plataformas então surgiram com a ideia do blog, uma espécie de diário digital onde você poderia criar textos de maneira muito mais simples e conseguir um engajamento maior com as pessoas interessadas em ler aquilo que você tem a dizer.

Não demorou muito tempo para algumas pessoas identificarem a possibilidade de monetizar esse tipo de processo, criando assim a profissionalização dos blogs, que começaram a agir com padrões de responsabilidade e ética similares aos do jornalismo.

Por não ser uma profissão regulamentada e com registros corretos, entretanto, esse padrão de responsabilidade é mais um contrato social do que uma regra para a publicação, o que ainda coloca os blogs em um patamar mais opinativo do que informativo.

O blogueiro é responsável por acompanhar as novidades do mercado e conseguir pesquisar assuntos em seu nicho de atuação, como um flyer festa.

Embora existam blogueiros de notícias, é importante destacar que muitos optam por trabalhar com um nicho específico.

Dessa forma, o blogueiro acaba se tornando  um especialista no assunto em que se propõe, conseguindo conquistar um espaço de qualidade na internet e conquistar resultados muito mais produtivos.

Além disso, o conteúdo do blogueiro é muito mais opinativo do que informativo. As pessoas que acompanham o conteúdo do blogueiro o fazem para ouvir o que ele tem a dizer sobre uma determinada ação.

O trabalho com blogs, diferente do jornalismo, é autônomo, e os rendimentos dependem normalmente da qualidade oferecida para o trabalho.

Por isso, é importante pensar em como utilizar com qualidade esse tipo de ação ao lidar com uma cadeira para call center.

Os ganhos mensais podem ser muito grandes dependendo do tamanho do blog e da quantidade de seguidores, e normalmente esse tipo de valor é conquistado através de parcerias e patrocínios para conseguir manter o trabalho com qualidade.

Você pode, por exemplo, usar da influência de um blog e patrocinar banners com um link do seu site e de quebra, ter suas informações compartilhadas na lista de assinantes do blog.

O blog jornalístico

No meio de toda essa diversidade aplicada pela internet, entre jornalistas e blogueiros, surgiu um conceito que mescla ambos os profissionais e cria um conceito interessante na internet, o blog jornalístico.

Normalmente, esse tipo de ação é realizada por jornalistas que desejam um espaço para conseguir se comunicar mais livremente, sem as travas impostas por empresas de mídia.

Em um blog, o jornalista pode expor suas opiniões e aproveitar esse tipo de mecanismo com mais facilidade para falar sobre qualquer assunto, como um conserto de celular.

Dessa forma, o jornalista consegue ter um material opinativo, ainda que pautado pelas regras éticas e morais da profissão.

Os blogs também permitem uma interação maior com o público, gerando importantes diálogos e debates em cada publicação. 

Assim, você acaba conseguindo um espaço maior de comunicação com o público, fazendo-o refletir e pensar sobre os assuntos organizados nesse processo.

A própria linguagem utilizada na internet deve levar em conta uma série de detalhes importantes que têm relação com o conteúdo apresentado. 

Você não precisa usar uma linguagem formal e pomposa ao escrever uma publicação em seu blog.

Isso acaba aproximando o leitor, que consegue compreender melhor seu potencial de comunicação. 

Mesmo grandes veículos de informação têm aproveitado o conceito de blogs e criado sua própria linha, com seus profissionais criando material de maneira mais livre.

Estes veículos criam uma parceria com blogueiros e jornalistas para ter um conteúdo mais diversificado, que pode ser focado em vários temas como:

  • Notícias;
  • Esportes;
  • Cultura;
  • Cadernos regionais.

Todos os meios de informação acabam aproveitando estes recursos para criar um ambiente mais satisfatório para o veículo de imprensa, modernizando-o sem perder a qualidade de conteúdo e a responsabilidade com o público, que são propostas básicas da empresa.

Um veículo como estes pode até mesmo criar blogs temporários, especializados em falar sobre um determinado assunto que está acontecendo no momento, como campeonatos esportivos ou eventos de grande porte em uma cidade.

Dessa forma, você consegue unir dois métodos que até pouco tempo eram antagônicos. 

Os blogs sempre defenderam a liberdade para se expressar e opinar em cima da informação e do conteúdo, enquanto o jornalismo preza pelo profissionalismo na divulgação de notícias.

É importante entender que com a profissionalização do blog, ambos os conceitos acabam se juntando, e você tem um conteúdo que ao mesmo tempo é opinativo e livre, mas pautado na responsabilidade ética de divulgação.

Considerações finais

Os trabalhos relacionados ao jornalismo sempre foram de extrema relevância para a sociedade, e era de se imaginar que com os avanços da tecnologia novas formas de comunicação começassem a surgir.

Embora possuam claras diferenças entre si, o trabalho dos blogueiros e dos jornalistas muitas vezes acaba se misturando, possibilitando novas formas de noticiar e de trabalhar com o público.

Ambos os profissionais podem aprender muito um com o outro, criando uma frente ética, responsável e de qualidade para a transmissão de notícias de qualquer nicho na atualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!