Por que trabalhar com mentorias de vendas? Confira 4 vantagens!

mentorias de vendas

A mentoria de vendas é fundamental para qualquer negócio que queira melhorar seus resultados na área comercial. Por meio dela, os profissionais são estimulados para que alcancem seu potencial e compartilhem incertezas e desafios da rotina profissional.

É necessário levar em consideração que as organizações não são mais avaliadas por seu desempenho financeiro ou pela qualidade das soluções que oferecem, mas sim, pela maneira como tratam e engajam os clientes.

Ou seja, se oferecem algum suporte para a sociedade em que atuam e quais os impactos positivos gerados. 

Estes são fatores cada vez mais importantes no que diz respeito à atração e manutenção de talentos, para construir uma reputação positiva e clientes mais fiéis.

Mesmo a mentoria de vendas sendo tão essencial, ela ainda divide a opinião de líderes de equipes de vendas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de mentoria, por qual razão buscar esse auxílio antes de comprar e a sua utilidade tanto para empresas, quanto para pessoas. Se você tem dúvidas, acompanhe a leitura!

Afinal, o que é mentoria de vendas?

A mentoria de vendas é uma atividade que exerce uma influência positiva no crescimento e no desenvolvimento profissional, principalmente para a pessoa que está sendo orientada.

Temos no mentor uma figura que nos guia, portanto, ele precisa ser confiável. Geralmente, são pessoas de sucesso que compartilham suas experiências, de modo a fornecer insights e orientações.

Ao passo que o mentorado, como o colaborador de uma empresa de avaliacao para seguro de bens intangíveis que encontra desafios em sua jornada, observa na mentoria um trabalho de capacidade reativa, como resposta aos problemas que surgem.

São pessoas mais experientes ou habilidosas, que compartilham suas experiências para alguém que não possui o mesmo nível de conhecimento.

Esse trabalho é muito importante quando alguém está procurando orientação e aconselhamento, ou mesmo para que saiba como desenvolver uma habilidade em determinada área.

Em linhas gerais, um mentor de vendas auxilia seu mentorado a:

  • Estabelecer e atingir suas metas profissionais;
  • Criar redes de contato;
  • Construir caminhos que levem a uma carreira bem-sucedida;
  • Auxiliar a resolver problemas relacionados ao trabalho.

Também é na mentoria que encontra-se uma forma de fornecer orientação construtiva e feedback prático, e todo esse trabalho é realizado em um período razoável.

O objetivo, em outras palavras, é fazer com que o mentorado alcance todo o seu potencial, e agora que você já sabe o que é mentoria de vendas, no próximo tópico, vamos mostrar as razões pelas quais ele deve ser buscado antes de uma compra.

Por que optar por uma mentoria de vendas?

Tenha em mente que mentoria é diferente de consultoria, e o que mais as diferencia é justamente o conhecimento. 

No caso da consultoria, uma empresa de entrega de documentos com moto recebe o consultor, que avalia e entrega um relatório com o que deve ser feito.

Mas, no caso da mentoria, o mentor transmite seus conhecimentos para a equipe para que ela possa se responsabilizar pelas mudanças.

O mentor também ajuda a aumentar a rede de contatos, ampliando seu networking. Assim, a companhia consegue encurtar caminhos e conquistar investidores de forma mais rápida e direta.

Para as empresas que estão começando agora, a mentoria também ajuda a reduzir custos com treinamentos para seus vendedores. Isso porque o próprio mentor transmite todo o seu conhecimento para eles, ajudando-os a enfrentar diversas situações.

Ademais, a companhia ganha em produtividade, algo muito importante para sua vantagem competitiva. É uma forma de reter conhecimento, ampliar a rede de contatos e reduzir custos.

Às vezes, novos negócios ou negócios pequenos se veem diante de diferentes possibilidades, mas que em muitos casos não são acessíveis ou viáveis.

A mentoria é uma ajuda fundamental uma vez que torna as ideias mais organizadas e produtivas, o que facilita a identificação de possibilidades palpáveis.

Com isso, uma gráfica de banner com foto pode concretizar suas ideias e viabilizar o seu negócio. Assim, diversas empresas, ansiando por obterem novos negócios para conquistarem resultados rápidos e positivos, focam-se apenas nos processos internos.

Elas acabam se esquecendo do mercado externo, que também deve ser considerado uma das forças da organização. A mentoria de vendas amplia a visão do negócio e expande os horizontes dos investimentos.

Por fim, o mentor melhora todo o ambiente corporativo, potencializando até mesmo a capacidade do empreendedor. Mas seus benefícios não se restringem apenas aos negócios.

A mentoria de vendas também é muito útil na aquisição de produtos ou serviços, visto que ela passa a ser guiada por um especialista no assunto. Em outras palavras, ela norteia a melhor escolha para um projeto.

Logo, mais do que aprimorar os processos de trabalho dentro das organizações em relação às vendas, o mentor também auxilia nos processos de aquisição. Algo útil tanto para as empresas B2B (Business to Business) quanto para as pessoas, como veremos a seguir.

Utilidade da mentoria de negócios para pessoas e empresas

Para engajar e desenvolver os colaboradores, bem como trabalhar os desafios em conjunto são comuns à mentoria de vendas online, que pode transformar os resultados de qualquer negócio, como uma loja de anel folheado a ouro feminino.

Se a equipe está preparada, então fica mais fácil alavancar as vendas e mudar a forma como as pessoas enxergam o negócio.

É preciso ter em mente que as organizações não são avaliadas apenas pela qualidade de seus produtos ou serviços, mas também pela experiência e pelo atendimento que oferecem ao cliente.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa na área, realizada em 2018 com 124 países, as organizações também são reconhecidas pela forma como tratam seus funcionários e pelo impacto que trazem para a sociedade.

Trata-se da oportunidade de aumentar o nível de satisfação dos profissionais que trabalham na companhia e fazer com que se sintam mais engajados com seu próprio desenvolvimento.

Se uma empresa de aluguel de andaime com niveladora tem colaboradores mais qualificados, consequentemente fica mais fácil para ela obter mais lucros.

Por outro lado, seus clientes receberão um atendimento de qualidade e mais assertivo, que vai influenciar diretamente na visão deles acerca da marca.

No entanto, para trabalhar com a mentoria, o gestor precisa definir alguns objetivos, por exemplo, determinando onde quer chegar com a equipe e analisar se já existem metas estabelecidas.

É necessário ter uma conversa aberta com o mentor para expor as objeções, desafios, angústias e gargalos que, atualmente, parecem invisíveis ou não existem. Nesse contexto, é essencial agir de maneira clara para que tudo fique alinhado.

Pelo fato de os mentores terem uma ampla experiência, toda empresa, como uma clínica especializada em acupuntura, deve ouvir o que eles têm a dizer.

É a oportunidade de evitar anos de erros para aprender algumas coisas, ou seja, é uma maneira de alavancar seu aprendizado e conhecimento, de modo a evitar problemas que outros empresários já tiveram.

Sendo assim, aproveite as dicas e desenvolva um verdadeiro plano de carreiras para a sua equipe. Desse modo, os colaboradores vão se tornar mais engajados e as relações internas vão melhorar consideravelmente.

Ademais, com esse serviço, é possível sanar as falhas dos processos e melhorar os ganhos, o que só mostra que a mentoria traz muitas possibilidades.

No entanto, para chegar a todos esses resultados, é vital saber como escolher o gestor, e este precisa ser um profissional confiável, com boa experiência no mercado e com a qualificação necessária.

O sucesso também depende da disposição de um fabricante de caderno brochura personalizado ou quaisquer outro tipo de negócio em otimizar seus processos e alinhar as falhas, mas ele depende muito mais da qualidade do mentor.

Isso significa que se você realmente quer que sua equipe seja orientada de verdade, precisa escolher com cuidado quem vai prestar os serviços de mentoria em vendas.

Hoje em dia, é possível encontrar diversos profissionais que fazem esse trabalho, mas nem todos têm as garantias necessárias para o seu trabalho.

O ideal é fazer como um fabricante de sensor indutivo 2 fios e pesquisar com calma na internet, ou até mesmo por meio de indicações, um mentor que possa orientar a sua equipe para o sucesso das vendas.

Conclusão

Neste artigo, você pôde aprender um pouco mais sobre a mentoria de vendas e como ela pode ajudar empresas e pessoas. É importante saber que mentoria é diferente de coaching ou consultoria.

Ter esse entendimento te ajuda a definir melhor qual serviço corresponde às suas necessidades e na escolha do profissional ideal.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse assunto, saberá escolher o mentor ideal para o seu negócio e alavancar os resultados de sua organização.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!