Página ou Perfil: saiba qual se encaixa em sua empresa

Página ou Perfil

Estar presente nas redes sociais não é mais uma opção ou um diferencial competitivo para as empresas, já faz algum tempo que as empresas têm a demanda de gerir o ambiente digital e nesse processo surgem dúvidas como escolher entre página ou perfil.

As redes sociais surgiram apenas como um ambiente de socialização para além do cara a cara, o Instagram por exemplo surgiu como uma espécie de álbum de fotos enquanto o Twitter nasceu como um espaço pessoal e coletivo de mensagens curtas. 

Era óbvio que esses espaços de convivência viriam a ser ocupados também por empresas, no início os empreendedores e até grandes marcas tentaram utilizar os recursos dos perfis pessoais para se colocar como um amigo do público, com humanização e presença. 

Mas com o tempo os recursos passaram a ficar ineficientes e o próprio algoritmo de distribuição de conteúdo foi dificultado pela presença de empresas em perfis sociais. Assim as redes desenvolveram páginas e perfis destinados para pessoas jurídicas. 

Quem ainda não está ambientado ao universo digital pode achar que isso é apenas um detalhe, mas as empresas de peças para carros Ford que utilizam a configuração correta tem um melhor desempenho do seu conteúdo e podem aproveitar mais ferramentas. 

Boa parte das plataformas, em especial as redes sociais que estão dentro do guarda-chuva do grupo Meta (Instagram, Facebook e LinkedIn) geram renda para a plataforma a partir do recurso de promoção de conteúdo patrocinado, possível a partir de um perfil comercial.

Para entender por que é importante que uma empresa de instalação de drywall teto saiba configurar o seu perfil de redes sociais é preciso conhecer as diferenças entre um perfil pessoal e uma página destinada para empresas ou organizações como ONGs. 

O que é um perfil ou uma página nas redes sociais?

Página ou Perfil: saiba qual se encaixa em sua empresa 1

Além de entender qual é a melhor configuração de perfil para as empresas dentro das redes sociais, cabe aqui um destaque para a rede que ainda se coloca como a mais influente dentro das estratégias de marketing digital, o Facebook. 

A rede social, que foi uma das primeiras a se consolidar de forma mais ampla e presente no dia a dia das pessoas, perdeu muito mercado para outras redes mais populares em certas faixas de idade, mas ainda é a mais utilizada e a mais receptiva para empresas. 

Isso se dá por uma série de motivos, além da conexão com o Instagram o Facebook tem um espaço destinado a um marketplace que tem uma base de usuários mais receptivos a compra de produtos diversos, desde roupas até peruca full lace loira.

Entre um perfil pessoal e uma página voltada para as empresas existem muitas diferenças, o melhor proveito dessa plataforma se dá a partir do ponto onde as configurações são feitas das melhores formas.

No entanto, por ser o mais utilizado por empresas e por possuir maiores ferramentas desenvolvidas para elas, se torna importante citar os benefícios das páginas nas redes sociais: 

  • As páginas permitem a promoção de postagens; 
  • A página permite uma gestão de múltiplos usuários; 
  • A página habilita o uso de botões e chamadas para ação; 
  • A página permite localização geográfica da empresa; 
  • A página permite o envio de mensagens em massa;
  • A página cria uma aba de análise de métricas. 

Adotar uma configuração apropriada é essencial para que a empresa tenha acesso a todos os recursos e para que o próprio algoritmo das redes sociais saiba ler o conteúdo publicado da melhor forma e consiga posicionar a mensagem da empresa de forma mais eficiente. 

Diferenças entre página e perfil nas redes sociais

Atualmente, é muito simples considerar qual é a melhor escolha entre as páginas, também chamada pelo termo em inglês Fanpage ou seja páginas de fãs, e um perfil pessoal. Porém nem sempre foi assim e compreender isso pode ajudar algumas empresas. 

Não é apenas uma configuração qualquer, uma empresa especializada em crachá de identificação funcional que fez a configuração correta do seu perfil pode gerar muito valor dentro do seu perfil, chegando até seus consumidores em potencial com mais facilidade. 

Entender as necessidades da empresa na sua atuação do ambiente digital é o primeiro passo para se colocar da forma mais proveitosa nesse espaço, muitas vezes esse posicionamento precisa considerar o porte da empresa e o seu modelo de atuação. 

Muitas vezes os empreendimentos nascem de iniciativas pessoais, junto a democratização do marketing que as redes sociais proporcionam esse fator fez com que muitos empreendedores em algum momento tivessem divulgado seus produtos em perfis pessoais. 

Um exemplo é um empresário que começou vendendo coxinhas congeladas para revenda feitas em casa e aos poucos foi entendendo melhor o seu ambiente digital e refinando a sua atuação do marketing a partir das redes sociais. 

É por essa lógica muito comum que as redes sociais possibilitam a conversão de um perfil pessoal em perfil profissional, de empresa ou de uma página associada ao perfil do seu administrador. 

Em linhas gerais o perfil pessoal é destinado para as pessoas compartilharem fotos e textos pessoais e consumir a partir do feed suas páginas favoritas, familiares e amigos. Enquanto isso, a página comercial oferece ferramentas de gestão de marketing nas redes sociais. 

Como aumentar o engajamento nas redes sociais

Por muito tempo as empresas focaram no ambiente digital apenas como um reflexo da sua atuação analógica, repassando promoções e destacando o seu produto, sejam eles equipamentos e suprimentos de informática ou qualquer outro produto. 

Com o tempo esses empreendimentos passaram a ter a compreensão mais direta de que, mais importante do que tentar vender no digital, é preciso construir uma base de seguidores de páginas com um interesse genuíno na atuação da marca e no seu conteúdo. 

Em linhas gerais é preciso fazer com que uma marca no ambiente digital seja reconhecida, é esse fator que vai influenciar de forma direta na dinâmica de crescimento a na conexão entre a empresa e os seus seguidores que viram consumidores em potencial. 

As redes sociais também são uma forma de criar mais conexões com pessoas que já consumiram, seja por meio de postagens interativas ou fornecendo material com a marca para ser compartilhado com os seguidores desses usuários mais engajados. 

Por mais que uma empresa como um escritório compartilhado advogado tenha o seu perfil destinado para empreendimentos, a rede social é um espaço para aprofundamento da experiência do consumidor e também de humanização de marca. 

Nessa questão as empresas precisam produzir um conteúdo direcionado para o dia a dia dos usuários, estar presentes nas conversas e nos assuntos mais relevantes do seu nicho e participar criando conteúdo para grupos que podem aumentar a visibilidade da página. 

O engajamento é a parte mais importante para quem investe nas redes sociais, mas existem várias condicionais que interferem na conquista de curtidas, mensagens e comentários direcionados à empresa, bem como na falta dessas métricas. 

Para isso é preciso ir além da produção de conteúdo, ter respostas rápidas e valorizar o público mais engajado é fundamental para estimular uma base de usuários mais ativa e interessada com as publicações realizadas. 

 

Considerações finais 

Por muito tempo a maior parte da interação entre as pessoas no dia a dia acontecia de forma presencial, por consequência as empresas precisavam se fazer presentes na realidade apresentando seu produto e serviço para o público interessado em potencial. 

A questão é que essa verdade foi se perdendo aos poucos e por mais que seja verdade, em menor grau, boa parte do contato das pessoas com informação e com publicidade hoje acontece por meio das redes sociais, criando assim uma nova demanda das empresas. 

Uma empresa de manutenção preventiva e corretiva de grupo gerador que quer ter mais eficiência na sua presença digital precisa estar presente nas redes sociais, em especial na maior delas nos dias de hoje, o Facebook. 

Por mais que o Instagram e outras plataformas parecem tomar a dianteira, a maior parte do público está presente nessa rede social que deu início a essa nova estrutura de relação humana e de empresas que visam vender a partir dessas plataformas. 

Para gerar resultados a partir das redes sociais é preciso conhecer o perfil do consumidor, os assuntos de seu interesse, como criar a sua presença e não mais importante, basear uma presença em configurações bem feitas. 

Criar uma página com as informações necessárias é muito importante para que o empreendedor tenha acesso a todas as vantagens e ferramentas que as páginas para empresas oferecem e com isso atrair mais consumidores a cada postagem realizada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: