O que é vídeo marketing: Conheça tudo sobre essa estratégia

video marketing

Vídeo marketing é uma importante estratégia para divulgar conteúdo, mas para aproveitar todos os seus benefícios, é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto. É o nosso tema hoje, acompanhe!

Todos nós sentimos os efeitos da transformação digital no dia a dia, principalmente pelo fato de lidarmos com uma quantidade de informação muito maior do que o que podemos absorver.

As pessoas precisam selecionar o tipo de conteúdo que querem consumir, mas os estímulos diários são muitos e fazem com que as pessoas sempre queiram interagir.

E é exatamente por isso que os vídeos se destacam mais do que os materiais estáticos.

Mas, os vídeos não são uma ameaça ao conteúdo escrito, pelo contrário, ambos podem ser usados como complementares em uma boa estratégia de marketing digital.

A marca precisa encontrar um ponto de equilíbrio, de modo a incluir o vídeo marketing em suas estratégias e usá-lo para melhorar os resultados.

Só que para obter esse retorno, é necessário saber trabalhar com esse tipo de conteúdo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é vídeo marketing, como funciona essa estratégia e quais são os benefícios trazidos por ela. 


Talvez você também se interesse por:


Entenda o conceito de vídeo marketing

Chamamos de vídeo marketing uma estratégia que serve para atrair e reter clientes por meio de vídeos. E dentre as ações mais comuns estão as campanhas publicitárias, vídeos institucionais, vídeos educacionais, entre outros.

Os materiais podem ser veiculados em qualquer canal e abordar diferentes temas, portanto, a corporação tem total flexibilidade para escolher de que maneira ele vai fazer parte de seu planejamento de marketing.

Mas, para uma empresa de serviço de lavagem de carpete colocar essa estratégia em prática, primeiro ela precisa saber como essa estratégia funciona.

Como o vídeo marketing funciona?

O funcionamento do video marketing depende de um passo a passo para colocá-lo em prática. A empresa precisa incluir as seguintes etapas em seu planejamento:

Estabelecer os objetivos do negócio

A primeira coisa a ser feita é saber quais são os objetivos da empresa ao colocar em prática uma estratégia de vídeo marketing. 

Essa definição precisa ser bem específica, com metas realistas e prazos que ajudem a alcançá-las.

Se o negócio quer, por exemplo, gerar leads, precisa determinar a quantidade que quer gerar, ou então se o objetivo é aumentar as vendas, também precisa determinar um percentual.

Isso ajuda a manter o foco e a acompanhar o progresso da estratégia do jeito certo, fazendo com que a companhia alcance o objetivo proposto.

 

Escolher boas ferramentas

O mercado disponibiliza várias ferramentas, inclusive gratuitas, e que atendem aos mais diferentes níveis de habilidade.

A corporação pode fazer tudo internamente, mas antes de se decidir por esse trabalho, é necessário considerar algumas opções e definir qual delas ou quais delas serão usadas.

Uma empresa de manutenção para PC também pode contratar uma empresa especializada em produção de conteúdo em formato de vídeo, de modo que ela assuma a parte operacional.

Ter uma boa estratégia de conteúdo

Muitos empreendedores e gestores já sabem a importância de estabelecer uma boa estratégia de conteúdo escrito, e a mesma situação se aplica aos vídeos. 

Para isso, é necessário trabalhar as seguintes atividades:

  • Pesquisar palavras-chave;
  • Produzir pautas;
  • Criar roteiros;
  • Definir um calendário.

Também é muito importante pensar nas chamadas para ação (CTA) de cada vídeo e aquelas que serão inseridas no link de referência. 

Elas podem ser usadas em materiais já produzidos e que se relacionam com o tema do novo conteúdo.

Prezar pela qualidade

A empresa não pode se contentar com vídeos de baixa qualidade só porque está começando sua produção. 

Lembrando que existe uma certa dificuldade nas primeiras gravações, mesmo assim, a qualidade deve ser impecável.

Pense nos usuários, pois eles precisam assistir o vídeo e entender que é algo sólido, feito por uma empresa profissional e não um conteúdo amador.

Acompanhar os primeiros resultados

Uma empresa de aluguel de impressoras deve acompanhar os objetivos que determinou antes de começar a produzir os vídeos, pois isso permite acompanhar métricas e indicadores de desempenho.

Esse acompanhamento também serve de base para as interações necessárias, e deixar todos os elementos do vídeo mais atraentes e relevantes para o público.

Tipos de vídeos que podem ser produzidos

Outro ponto importante da produção de vídeo marketing é compreender os tipos de vídeos que podem ser produzidos.

Um deles são as dicas rápidas, conteúdos curtos que oferecem dicas valiosas sobre assuntos relacionados à empresa.

Uma de suas vantagens é que a companhia consegue criar um grande volume de materiais desse tipo, de maneira ágil.

Outro exemplo usado por organizações dos mais variados tipos, como um negócio de iluminação de salas, são os tutoriais.

Eles podem ser em formato de vídeo-aula, webinar, dentre outras possibilidades e costumam ser muito valorizados pelas pessoas.

Os tutoriais costumam tratar assuntos técnicos, que por vezes podem ser complexos e por isso precisam ser produzidos de maneira clara e direta.

Muitas empresas também criam cursos online, pois eles costumam ser mais completos e profissionais. O foco é investir em um material de qualidade e que fale sobre o tema em questão de maneira aprofundada.

Os vídeos também podem mostrar os bastidores do negócio, de modo a mostrar para o público como uma novidade está sendo preparada e assim atrair a atenção das pessoas.

O consumidor moderno gosta de exclusividade e criar vídeos sobre os bastidores da corporação traz essa sensação.

Outra opção muito relevante, principalmente, para o site da empresa, é criar vídeos institucionais, que falem sobre os valores da marca, seus padrões de qualidade, história da companhia, dentre outros assuntos do tipo.

Fazer estudos de caso também podem ser muito atraentes porque servem como prova social, além de convencer o público a escolher a sua marca em detrimento do concorrente.

Para trabalhar com essa opção, um fabricante de adesivo para vidro personalizado precisa de um pouco mais de investimento em relação às filmagens, visto que a companhia precisa coletar depoimentos de clientes e mostrar como o problema foi resolvido.

Benefícios do vídeo marketing

Investir nesse tipo de produção de conteúdo traz muitos benefícios para a empresa, e dentre os que mais se destacam estão:

Aumenta o tráfego orgânico

O tráfego orgânico são visitas que acontecem de maneira natural, sem ser por meio dos anúncios pagos, algo fundamental para o sucesso do marketing digital.

Se a empresa não consegue atrair visitantes, dificilmente consegue converter os acessos em leads e a partir disso trabalhar as vendas. Mas, os vídeos aumentam as chances de atrair mais pessoas.

Tanto é que de acordo com um estudo, 76% das marcas que trabalham com vídeo marketing afirmam que essa estratégia aumentou seu tráfego orgânico.

Melhora o retorno sobre investimentos

Com essa ação, uma loja que vende pasta L personalizada consegue aumentar seu retorno sobre investimentos porque ela melhora a capacidade de gerar resultados concretos.

Essa afirmação é confirmada por uma pesquisa do Aberdeen Group, que mostrou que as empresas que investem em vídeos geram cerca de 66% mais leads ao ano, além de aumentarem seu Brand Awareness em 54%.

Engana-se quem acredita que esse material serve apenas para as grandes corporações, pois na verdade, ele é acessível para qualquer tamanho de negócio e traz excelentes resultados para todos.

Mais chances de viralização

Um vídeo produzido por uma empresa de venda de gerador tem muito mais potencial de viralizar do que os conteúdos escritos.

A Simply Measured mostrou por meio de uma pesquisa que os vídeos sociais são 1200% mais compartilhados do que qualquer imagem ou texto.

Isso significa que se a marca quiser produzir um conteúdo viral, terá muito mais sucesso se o material for em formato de vídeo.

Materiais de qualidade

Os vídeos são produções de fácil consumo e o público não precisa fazer um grande esforço para aproveitá-los.

Os materiais têm alto poder de engajamento e persuasão, uma vez que permitem abordar assuntos complexos, de modo que os usuários possam compreender.

Se uma farmácia de medicamento manipulado para ganhar peso produz um vídeo comum de 30 imagens por segundo, terá muito mais palavras do que qualquer conteúdo escrito. Isso mostra bem o impacto que seu tipo de produção pode trazer para as estratégias de marketing.

Considerações finais

Resumindo, investir em vídeo marketing é trabalhar com uma estratégia simples e inteligente, e como vimos ao longo deste artigo, mais simples do que se imagina.

Hoje em dia, os produtores de conteúdos contam com tecnologia avançada e que permitem produzir materiais de excelente qualidade sobre os mais variados assuntos.

Isso facilita a produção e divulgação das campanhas e o quanto antes seu negócio começar, mais cedo poderá aproveitar todos os benefícios que os vídeos podem trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: