O que é social selling e quais os benefícios para sua empresa
  • Save

O que é social selling e quais os benefícios para sua empresa


Obter um aumento nas vendas é algo que todo o negócio deseja, e com a internet proporcionando melhorias e novas oportunidades no que se refere ao mercado, estratégias como o social selling surgem para auxiliar no alcance dessa meta.

social selling
  • Save

A tradução para esse método é “venda social”, já que diz respeito a uma estratégia em que a equipe de vendas de uma empresa trabalha para conquistar um relacionamento com potenciais clientes, por intermédio das mídias sociais.

Estas plataformas acabaram se tornando o palco de muitas estratégias por conta da sua popularidade e da sua versatilidade em abrigar os mais diferentes públicos-alvo que um empreendimento pode conquistar.

Assim, ao usar as redes sociais para conquistar clientes, uma  empresa de panfletagem pode criar interações por meio de mensagens particulares ou através da interação dos comentários públicos em suas postagens.

Embora as estratégias de marketing tradicionais foque no modo B2C (Business to Consumer) que seria de empresa para consumidor padrão, o social selling também pode servir como B2B (Business to Business), que são as negociações entre duas empresas.

Vantagens de utilizar o social selling

Uma das principais vantagens que envolve o social selling são as possibilidades que podem ser feitas com o uso das redes sociais.

Por aprofundar o relacionamento com o consumidor, os vendedores realizam mais do que apenas uma transação comercial, podendo se tornar uma marca de confiança da qual o cliente irá procurar quando for realizar uma compra.

Aos poucos, isso se consolida de uma forma mais atraente do que os e-mails que um empreendimento pode lançar, que muitas vezes vai para a caixa de spam do possível consumidor.

Por meio das redes sociais, uma empresa pode criar uma rede de confiança não apenas do consumidor do qual se estabeleceu o primeiro laço, como também com os amigos e familiares que receberam o compartilhamento dos conteúdos.

Se está sendo vendida uma mesa de escritório pequena e o material for bom, somado à atenção do vendedor e o laço construído, torna-se mais fácil que o cliente indique a loja para outras pessoas que estão buscando o mesmo item.

O que se torna um meio de encontrar novas oportunidades e atrair novos leads, até mesmo quem nunca ouviu falar do empreendimento ou dos serviços que ele possui.

O social selling pode atuar de dois modos, sendo um deles como ativo, do qual a marca vai ao encontro do potencial cliente, e o passivo, que procura despertar interesses para que o consumidor seja atraído.

Quando se utiliza o social selling o ciclo de vendas também é reduzido, pois o consumidor já confia no que o negócio oferece e não precisa ser conduzido pelas etapas, ao passo que o vendedor pode ofertar de acordo com os interesses demonstrados nas redes sociais.

Nesse sentido, em uma imobiliária que faz locação de sala comercial por hora, o vendedor já estará habituado aos gostos dos seus clientes, como a decoração preferida ou o modo como prefere a iluminação do ambiente, oferecendo as salas mais assertivas.

A economia de tempo não fica somente por conta do cliente como da empresa também. Pelo fato das redes sociais serem uma forma gratuita de se estabelecer uma relação, profissional ou pessoal, o custo que é gasto com marketing é reduzido.

Por utilizar métodos orgânicos para produção e divulgação de conteúdo, as abordagens e meios de contato são mais elaboradas para que não seja necessário perder tempo investindo em muitas, e, com isso, direciona o tempo para outras áreas.

Principais métricas do social selling

Acompanhar os dados levantados através de uma rede social pode ser uma tarefa não tão complexa assim, no entanto, também não é tão simples, uma vez que é o monitoramento que fará a medição de como está o andamento da estratégia.

As principais métricas para acompanhar o andamento das estratégias de social selling, são:

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
  • Taxa de retenção de clientes;
  • Lifetime Value (LTV);
  • Número de vendas a partir das redes sociais.

Por se tratarem de métricas de fácil compreensão, através delas é possível entender como o social selling está funcionando e como estruturar as melhores estratégias para chegar ao consumidor.

Para se chegar ao Custo de Aquisição de Clientes, por exemplo, é feita a soma dos investimentos feitos, dividido pelo número dos consumidores conquistados, chegando à porcentagem que indica se a estratégia está funcionando ou não.

O Lifetime Value, ou LTV, é um levantamento do quanto um consumidor gastou durante o tempo em que ficou com a empresa, ou seja, o seu tempo de vida durante o consumo de algum produto ou serviço.

Essas métricas ajudam a estabelecer também uma forma de entender como é a vida do público-alvo, segmentando-o para atingir os objetivos de sempre suprir as necessidades do mesmo.

Por que é uma estratégia importante para as empresas?

O processo de vendas é uma das ações mais antigas do ser humano que, com o passar dos séculos, perpetuou até o cotidiano com produtos ou serviços, como conserto de ar condicionado.

Porém, o que diverge dos tempos antigos é a modernidade em certos empreendimentos, que hoje se tornam um ponto de relevância, como:

  • Velocidade;
  • Ampla escala;
  • Eficiência;
  • Diversas possibilidades de redes sociais.

A forma como os consumidores vêem os produtos ou serviços de uma determinada marca também se transformaram com o passar do tempo, o que possibilitou ainda mais um estreitamento da relação entre consumidor e empresa.

Podendo ser fábricas de vestuário ou empresa de motoboy, os consumidores sempre almejam que os vendedores supram as suas necessidades e que, ao mesmo tempo, sejam cativantes.

O social selling pelas plataformas visuais

Se tornando um bom portfólio que pode mostrar melhor os produtos de uma empresa, as redes sociais de fotos e vídeos se tornam as preferidas quando se trata deste tipo de conteúdo de publicidade de uma empresa.

Visto que elas são as mais populares entre os usuários da internet e o número de novos adeptos cresce ainda mais a cada ano.

Para conquistar e atrair clientes por intermédio dessas plataformas, os posts ou vídeos devem ser de altíssima qualidade para ser um fator-chave na conquista dos consumidores, tanto nas postagens que serão fixas na página quanto na aba temporária do perfil.

Sendo as imagens próprias do vendedor de cortina persiana romana, ou em casos de ilustrações que podem ser retiradas de bancos de imagem online gratuitos, contanto que os devidos créditos sejam inseridos no espaço destinado para legendas.

Ademais, as hashtags são elementos semelhantes à palavras-chaves nas redes sociais, que se tornam vitais para a empresa ser encontrada, ou ao criar as próprias hashtags, pode-se ter um acompanhamento de como o conteúdo postado está sendo recebido.

A localização da empresa ainda ajuda os usuários que moram nas proximidades a conhecerem ainda mais o serviço, ou até mesmo pessoalmente, para o caso de pontos de venda com porta de ferro de enrolar.

Em alguns casos, empreendimentos costumam contar com o auxílio de um digital influencer para realizar algumas publicidades, pois essas figuras públicas têm maior engajamento em suas páginas e se tornam uma via mais rápida para o empreendimento ser encontrado.

Na escolha de um digital influencer, é preciso considerar aquele que mais combina com o produto do qual a empresa oferece, para facilitar que chegue ao público-alvo correto.

Dicas para as equipes de vendas

Estabelecer uma conexão é o primeiro passo, principalmente quando se fala em social selling, para que a proximidade possa dar frutos e não se transformar em uma iniciativa de cold calling.

Mesmo sendo no modelo B2C ou no modelo B2B, o social selling também precisa ter presença em reuniões ou quando for ofertar o produto. As empresas podem oferecer treinamentos para preparar seus vendedores quando entrarem em ação com o cliente.

Ao estabelecer metas, objetivos ou na criação dos conteúdos que serão postados nas redes sociais, todos os artifícios de estratégia de marketing devem ser bem entendidos para que a mensagem seja clara.

A criatividade do vendedor ainda pode ser estimulada pela empresa, saindo do padrão de ofertas compra-venda para que os consumidores também possam vir de maneira natural até suas páginas.

Considerações finais

O social selling é considerado uma importante estratégia para um empreendimento que está começando, ou um que não possui grandes verbas para serem gastas em marketing digital, para assim conseguir uma boa cartela de possíveis clientes.

Afinal, as redes sociais se tornam cada vez mais populares e atraem milhares de pessoas diariamente, tornando-se semelhante a um relógio de ponto digital com comprovante para se encontrar o público-alvo certo.

Com o social selling, as possibilidades de uma empresa ganhar destaque e se tornar uma referência por conta da sua abordagem, que pode ser cativante, faz com que os clientes sejam atraídos em menos tempo e com um menor custo para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O que é social selling e quais os benefícios para sua empresa via @ConvidarNet
  • Save
A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Share via
Copy link