Você Sabe o Que é Lookalike Audience?

o que é lookalike audience

Com o boom da internet e, principalmente, com o crescimento das redes sociais, as empresas vêm tentando criar novas formas de atrair um público que de fato se identifica com o que elas vendem, daí surge o conceito de lookalike audience.

O marketing é um dos ramos de atuação que mais se reinventaram para se adaptar aos novos padrões e avanços da tecnologia, em especial quando lembramos que tudo está em constante mudanças e a estabilidade pode não ser uma realidade.

Seguindo essa linha de raciocínio, as campanhas de marketing adotaram diversas estratégias para mostrar a que vieram, e têm como objetivo impactar o público certo com a mensagem certa, no momento ideal.

Independentemente se a mensagem e foco da campanha seja uma digitalizacao 3d, o marketing efetivo utiliza muito bem os canais de comunicação que melhor interagem com os seus clientes e leads, portanto, esse deve ser um dos pontos-chave para qualquer empresa.

Pensando nesse argumento, as redes sociais tiveram um grande impacto na forma como o marketing é visto nos dias de hoje, e elas por si só já influenciam muito na vida das pessoas. 

Afinal, um fato do mundo digital atual é que boa parte dos usuários dessas plataformas passam mais de 2 horas por dia utilizando-as.

Até mesmo na divulgação de um vinho italiano branco ou de camisetas personalizadas, um dos principais recursos para as pessoas que utilizam o Facebook Ads para gerar alguma receita é o lookalike, uma prática pouco conhecida por quem não é do meio.

Mas, afinal, o que significa lookalike? É sobre isso que abordaremos neste artigo, entendendo um pouco mais sobre como ele funciona e como é a sua aplicação e importância no mercado do marketing. Portanto, acompanhe a leitura para saber mais.

Utiliza-se o Facebook para aplicar essa estratégia, principalmente pela visibilidade que a rede social traz para as empresas, independentemente se é um negócio de construcao de condominios ou uma revendedora de produtos cosméticos femininos.

O lookalike audience, que em uma tradução seria “pessoas parecidas” ou “pessoas semelhantes”, tem como principal objetivo permitir que você crie anúncios e direcione para as pessoas que, de fato, tenham algum interesse pelo seu tipo de produto ou serviço.

Em outras palavras, ele tenta impactar uma audiência que já tenha interagido anteriormente com os seus anúncios, que curtam a sua página no Facebook ou que tenham um estilo parecido com outras pessoas que gostam do seu conteúdo, por isso, pessoas semelhantes.

Assim, desde anúncios sobre impressoras até mesmo de uma calha de aco galvanizado, é possível encontrar pessoas que compartilham do mesmo interesse ou que, no mínimo, tenham alguma simpatia pela sua companhia e/ou serviços e produtos oferecidos por ela.

Agora, pense na quantidade de usuários que o Facebook tem: com 2,2 bilhões de usuários cadastrados, certamente será possível encontrar a audiência mais que perfeita que combine com o seu negócio, que se interesse pelo que você vende e valorize o que é oferecido.

Essa é uma das perguntas que permeia a mente dos investidores em lookalike, afinal, você quer fidelizar aqueles que já se interessam pela sua empresa e deseja que outros te conheçam. No entanto, para isso acontecer, é preciso segmentar o seu público.

Essa etapa é bastante importante, principalmente quando colocamos em pauta que nem sempre as pessoas que clicam no CTA são as mesmas que mais convertem em vendas, ou que mais assinam o seu newsletter de colocacao de drywall na parede, por exemplo.

Para que essa segmentação seja mais efetiva, é possível que você utilize softwares de gestão de dados que podem te ajudar ou até mesmo colocar um questionário de satisfação ao final de uma venda, ajudando a compreender melhor como realizar essa divisão.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Crescimento de vendas no seu e-commerce

Essa é uma das formas de segmentar o lookalike audience para as pessoas que mais convertem o seu produto em vendas, ou seja, em lucro para a sua empresa. Utilizando os dados dos compradores, é possível encontrar um padrão que ajude a atrair novos clientes.

O questionário descrito no tópico anterior e outras iscas digitais são essenciais para compreender e utilizar como recursos esses prováveis leads. 

Tudo irá depender de como essas iscas serão conduzidas e o quanto de investimento terá nos anúncios e canais de comunicação.

Pelo aumento do tráfego do seu site

Seja por conta do lançamento de seu mais novo agitador e misturador industrial ou de uma promoção em seu site, uma forma de segmentar o público e entender melhor suas características para fazer uma campanha lookalike eficaz é através do tráfego de pessoas.

Se elas estão em seu site, por algum motivo que seja, é porque algo as agradou e por isso se interessaram em procurar a sua página, independentemente se chegou lá através do Google, link de anúncios ou por outros meios.

É possível programar que os anúncios te informem qual as estatísticas das pessoas que clicaram nele, quanto tempo ficaram na loja, qual produto mais procuraram, entre outros. Informação nunca é demais, e sempre pode ser utilizada em prol da empresa.

Por meio do crescimento de seguidores

Independentemente se você é o melhor no ramo de armario de aco de escritorio ou em produzir placas de vídeos para computadores, o crescimento do número de seguidores em sua página é uma amostra de que o trabalho está expandindo.

Embora os comentários, curtidas e compartilhamento de posts podem ser métricas de vaidade, não significando que os usuários estão inteiramente engajados, ainda assim é uma confirmação de que seu alcance está aumentando.

Como consequência, isso irá atingir mais pessoas semelhantes.

Assim como qualquer ação empresarial, o lookalike audience possui alguns benefícios para aqueles que decidem investir na prática e aplicá-la em sua marca. Confira alguns deles abaixo:

  • Otimiza o lucro e o faturamento do negócio;
  • Campanhas geram um maior número de conversões;
  • Maior flexibilidade de planejamento;
  • Possibilidade de encontrar novos prospectos.

Claro que existem outros benefícios que iremos abordar na sequência, mas esses são alguns dos mais relevantes e que chamam mais a atenção de diversas empresas e marcas do meio digital, afinal, quem não quer ver o seu negócio expandir?

1 – Maior identificação com o seu produto

Com uma campanha voltada para atrair novos leads e gerar alguma receita com anúncios, é normal que muitos pensem que o segundo pode acabar prejudicando o desempenho do primeiro, mas isso não acontece com o lookalike audience.

A vantagem em gostarem do seu produto ou serviço é que as pessoas se interessam pela empresa em si, e mesmo que uma concorrente lance algo parecido no mercado, sempre darão preferência ao seu negócio, criando maior identificação e fidelidade ao produto.

O lookalike te ajudará não só ao público já fidelizado mas expandirá para as pessoas semelhantes a ele, portanto, invista.

2 – Simples de configurar

Diferente de muitas campanhas de marketing que podem oferecer bastantes dificuldades para serem implantadas e configuradas, o lookalike é bem mais simples, como o uso de um cartao de idoso estacionamento

O que confunde muito as pessoas são as suas grandes quantidades de funcionalidades, fazendo com que pensem ser um monstro de sete cabeças.

Outro ponto extremamente positivo é que, após criar a sua audiência com o lookalike e fazer a configuração correta, ela pode ser utilizada quantas vezes você desejar, sendo necessário apenas um esforço maior em um momento inicial.

Neste artigo, você pôde entender um pouco melhor o conceito de lookalike audience, a sua importância para o planejamento de campanhas de marketing, além de algumas vantagens que o mesmo traz consigo, bem como segmentar melhor o seu público.

Claro que todas essas orientações e informações são muito valiosas e importantes, mas não as trate como se fosse algo talhado em pedra, podendo adaptar tudo o que for disponibilizado para a realidade do seu negócio.

Ninguém conhece melhor a sua empresa do que você, portanto, reúna-se com os sócios ou pessoas da equipe de marketing e comece a estudar formas de implantar essa estratégia em sua página para causar um maior impacto no meio digital.

Lembre-se também que essa é uma das estratégias que compõem o seu sucesso perante as plataformas digitais e a internet, será necessário integrar com outras práticas de marketing para ser ainda mais efetivo e assertivo em suas campanhas.

Utilizar de marketing de conteúdo sempre é uma boa alternativa para ganhar público, continuar relevante e interessante no mercado, além de aumentar o seu alcance e autoridade em seu ramo de atuação.

Ademais, não deixe de verificar qual a melhor forma de iniciar sua jornada em meio ao lookalike audience.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!