Gestor de tráfego: saiba quais são as 4 principais funcionalidades

gestor de tráfego

O gestor de tráfego é aquele que elabora estratégias de marketing digital visando atrair mais visitas para uma página online através de anúncios.

Ele é o profissional mais indicado para colocar esse plano em prática, pois tem a capacidade de comprar cliques em canais pagos como o Google e redes sociais.

A gestão de mídia paga, mais conhecida como gestão de tráfego, é um cargo difícil de ser preenchido em empresas como as especializadas em treinamento das NR, pela falta de profissionais mais qualificados no mercado.

Mas, essa é uma área muito promissora para quem deseja atuar nela, pois a tendência é que ela cresça cada dia mais e mais nos próximos anos.

Para ajudar os leitores interessados nesta área do marketing digital, o artigo a seguir mostrará a importância de um gestor de tráfego e suas atividades no dia a dia.

Por fim, explicará também como funciona o processo para aqueles que desejam se tornar gestores de tráfego e ter sucesso nessa carreira.

Qual a importância de um gestor de tráfego?

O protagonista em uma estratégia criada por uma equipe do setor do marketing digital nos dias de hoje sem dívidas é o gestor de tráfego.

Ele é o membro mais importante para o bom funcionamento de qualquer estratégia que um negócio vendedor de setas de LED para moto esportiva tenha, e isso por vários motivos.

Um deles é que a estratégia entre campanhas pode acabar variando muito, mas existem estimativas que apontam que mais de 50% do esforço da equipe deve ser feito no topo do funil.

Isso por que após as visitas do site serem convertidas em leads, eles passam a ser como um ativo da equipe de marketing que pode ser útil também em outras ações e também em outras campanhas.

Com isso, o gestor de tráfego passa a ser essencial para que o site tenha um grande volume de visitas e que essas visitas se tornem novos leads, até porque sem isso nenhuma campanha tem sucesso. 

Outro ponto, como já citado, é que esse tipo de profissional está cada vez mais difícil de se achar, pode até aparecer um ou outro, mas com as qualidades necessárias é difícil. 

Com a alta demanda das empresas que estão cada dia mais migrando para o mundo digital, um bom é competente gestor de tráfego se tornou muito mais do que necessário.

As empresas fabricantes de telas para campo, por exemplo, que contam com um no seu time de marketing tem um grande diferencial competitivo das demais concorrentes.

Por que ser um gerente de tráfego?

Depois de entender o que é um gestor de tráfego e sua importância já dá para ter uma ideia do porquê ser um, para quem deseja entrar nessa profissão é essencial saber o porquê.

Como já dito, os profissionais desta área serão os mais procurados nos próximos anos, e isso já vem começando de hoje. 

Mesmo que esse mercado já exista há algum tempo, a grande maioria que atua nele não tem um preparo específico nem muita experiência.

Isso porque essa profissão nova exige que empresas como clínicas que fazem endoscopia em cachorro compreendam muito bem os resultados que suas estratégias geram.

Para quem deseja ser um bom profissional, só precisa se preparar de acordo, em troca será muito bem pago pelos seus conhecimentos.

Um profissional desse ramo aplica as estratégias mais assertivas e adequadas com o intuito de posicionar uma marca como referência no mercado aumentando as vendas dela.

Quais são as suas atividades no dia a dia?

O gestor de tráfego é diretamente responsável pelo gerenciamento de todos os anúncios das páginas online de uma empresa vendedora de piso condutivo dissipativo.

Esse tipo de trabalho pode ser feito presencialmente no modo tradicional, ou pode ser feito no home office, ou seja, em cada ou em qualquer lugar que tenha Internet.

A empresa fornece ao gestor de tráfego uma quantia em dinheiro para que ele crie, analise e otimize os anúncios da melhor maneira possível. 

Dentre suas atividades estão:

  • Criar estratégias de anúncios;
  • Criar os anúncios;
  • Analisar os anúncios;
  • Otimizar os anúncios.

A seguir, mais alguns detalhes sobre essas funções do gestor de tráfego no marketing digital dentro de uma empresa.

 

1. Criar estratégias dos Anúncios

Antes de tudo, o gestor de tráfego juntamente da equipe de marketing da empresa faz todo o planejamento dos anúncios com o intuito de saber como pode distribuir a verba que o negócio está disponibilizando para o anúncio.

Depois de alinhar as estratégias, ele passa para a equipe de criação tudo o que foi planejado, isso para que ele desenvolvam as artes, os vídeos e os textos necessários para o anúncio.

2. Criação dos Anúncios

Depois de ter acesso a todos os vídeos,textos e imagens criados, o gestor passa para a etapa de criação e distribuição dos anúncios nos canais já escolhidos anteriormente.

Os canis são escolhidos de acordo com os objetivos definidos pela estratégia, que podem ser desde aumentar a captura de leads ou fazer remarketing, até para venda direta.

É normal inicialmente criar vários anúncios de teste para saber quais terão um performance melhor para a estratégia da marca de peças para empilhadeira Toyota.

3. Análise dos Anúncios

Depois que as campanhas estão ativas a alguns dias, é a hora do profissional de tráfego fazer uma análise geral e completa de cada um dos anúncios.

Cancelar os que não estão tendo uma performance tão boa e analisar o que pode ser melhorado nos que já estão apresentando bons resultados para que eles aumentem.

4. Otimização dos Anúncios

Por fim, o gestor faz a otimização, depois de analisar o desempenho de cada um dos anúncios, ele pode entender os que terão bons resultados e quais deverão ser substituídos.

Com isso em mente, ele pode aumentar o orçamento dos anúncios que darão certo, assim como o tempo de veiculação, fazer testes a/b, e também analisar os resultados nos próximos dias.

Qual o processo para se tornar um?

Para se tornar um bom Gestor de tráfego, é preciso estudar muito e aprender tudo o que pode sobre tráfego, tanto o pago quanto o orgânico, e existem cursos para isso.

É essencial sempre estar atualizado, pois esse mercado muda a todo tempo, além disso é preciso ter a capacidade de criar e aplicar as melhores estratégias para a captação de clientes.

Para entrar na área de gestão de tráfego e ter sucesso é preciso seguir algumas competências essenciais a serem desenvolvidas na área, algumas delas são:

Conhecer sobre negócios

Uma das ou a mais importante competência que alguém deve ter para trabalhar na área de gestão de tráfego é conhecer bem sobre negócios, esse é um grande diferencial.

Até porque, além do conhecimento técnico em ferramentas de mídia, anteceder sobre negócios será bom para o profissional crescer mais na carreira.

Boa capacidade analítica

Outra parte essencial para ser um gestor de tráfego é ser bom em analisar dados com o intuito de otimizar estratégias.

Para cada um dos objetivos que a campanha tem, as competências podem mostrar se ela está tendo sucesso nele ou não.

Por isso, ter uma boa capacidade de análise é essencial para o gestor de tráfego poder otimizar todas as áreas da campanha.

Boa comunicação

A atuação do gestor de tráfego implica diretamente na relação com inúmeras áreas de um negócio que vende aula de tai chi chuan.

Assim como a área de marketing, vendas, TI (tecnologia da informação), produtos e serviços, suporte, entre muitas outras. 

Criatividade

O papel do gestor de tráfego é ajudar na criação de novos testes e alternativas em suas campanhas de tráfego, por isso a criatividade é a maior aliada nessa missão, ousar ajuda a melhorar os resultados das campanhas.

Copywriting

Mesmo que o copywriting não seja exatamente uma competência, ter noção sobre ele pode ser um grande diferencial no mercado.

Algumas outras podem ser essenciais para ser contratado na área, como cursos só recebem o tema, aplicação dos conceitos, esclarecimento de dúvidas e aperfeiçoamento com ferramentas que ajudam a usar as plataformas de mídia, entre outros.

Sempre que possível, compartilhe com os outros gestores seus aprendizados, suas dúvidas, e os seus maiores desafios.

Existem uma série de cursos que podem ajudar muito o profissional que está iniciando a sua jornada como gestor de tráfego, deixando assim a parte teórica para trás e colocando em prática tudo o que se sabe.

Alguns cursos ajudam a entender como atuar em mídias como o Facebook, Instagram, Google Ads, Ads Display, Google Shopping, Google Analytics, e muitas outras.

Considerações finais

Portanto, é essencial que um gestor de tráfego tenha muito foco e queira ingressar e permanecer na profissão, para que o mercado saiba que pode contar com profissionais competentes e dedicados.

Depois de entender a importância de um gestor de tráfego para as campanhas de uma empresa que vende conexão para mangueira pead. Fica mais fácil saber o porquê dessa urgência em profissionais qualificados.

Mas, conhecendo as funções de um e se aperfeiçoando nas competências necessárias se torna possível ingressar nessa carreira e obter sucesso nela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: