Flywheel Marketing: saiba tudo sobre esse termo

Flywheel Marketing - saiba tudo sobre esse termo

No mundo dos negócios, os empreendedores buscam novas perspectivas para abordar o marketing e as vendas, atraindo a atenção do público e melhorando os processos. O flywheel marketing é um método que surgiu nesse contexto. Leia até o fim e entenda o conceito!

Basicamente, o conceito do flywheel marketing diz respeito ao processo de atração, conversão e fidelização de um consumidor.

Mas, diferentemente do funil de vendas, ele visa fortalecer o processo de conversão através de um relacionamento de longo prazo com o cliente, sempre retomando o contato e o inserindo em uma roda/ciclo de interação.

Afinal, com a evolução do mercado e novidades no marketing e nos processos de vendas, a jornada de compras precisa ser cada vez mais focada na experiência dos clientes

Nesse sentido, entender o conceito, como aplicá-lo e quais são os benefícios do método flywheel é importante para obter resultados positivos para a marca. Confira esses detalhes a seguir.


Leia também:


O que é Flywheel Marketing?

O flywheel marketing é um modelo semelhante ao inbound marketing (marketing de atração), que tem o objetivo de colocar o cliente no centro dos processos e gerar valor aos processos e experiências, encantando-o.

No flywheel, o foco é entender que o cliente é uma parte importante não só no processo de vendas, mas também no relacionamento que pode ser construído por interações e na continuidade e desenvolvimento da marca.

Com isso, é uma técnica que se destaca por focar bastante na fidelização dos usuários, diferentemente dos modelos tradicionais de venda. 

Isto posto, ao invés de uma forma de funil, tem um formato circular, para fortalecer a ideia de que o ciclo de relacionamento e nutrição não tem fim.

Este formato circular dá justamente o significado do flywheel: volante de rotação, que é uma espécie de engrenagem circular que é estimulada a girar em seu eixo, que neste caso é o cliente.

O “volante”, ou seja, o percurso e direcionamento, precisa ser composto de alguns processos e detalhes como: atração, engajamento e experiência do usuário. Em toda a jornada, a maior ênfase deve se dar nas experiências dos clientes, seja em despachante Curitiba ou uma loja de roupas que entrega em território nacional.

Desse modo, é um método atrativo para captar novos clientes e para interagir com eles com qualidade, proporcionando uma experiência inesquecível que, por sua vez, atrai novos clientes por meio de indicações desses consumidores.

Dar foco e privilegiar esta fase da experiência permite que as marcas possam atrair e, ao mesmo tempo, reter.

Por qual motivo surgiu o flywheel marketing?

O surgimento do flywheel marketing aconteceu para superar o alcance do funil de vendas, aprimorando o processo.

Tal processo permite que a marca acompanhe todo o relacionamento com o cliente, desde o primeiro momento que ocorre a interação entre os usuários e a marca.

Com isso, o ciclo de compras do cliente se torna mais sustentável e contínuo, um detalhe que qualquer empresa deve se preocupar para garantir o sucesso do negócio.

O flywheel marketing é uma ferramenta muito interessante para acompanhar os consumidores, desde o primeiro contato com a empresa, mas principalmente, após a compra, para incentivá-los a fazer novas aquisições de produtos como uma vending machines ou renovar a contratação de serviços.

Um dos princípios fundamentais do flywheel marketing é usar informações que surgem dos processos de interação, analisar esses dados e, a partir deles, trabalhar para oferecer boas experiências aos consumidores, conquistando-os.

Consequentemente, o flywheel marketing tem transformado o inbound marketing positivamente, gerando as seguintes mudanças:

  • Não há mais um ponto final, o ciclo é contínuo;
  • A força é considerada a verdadeira oportunidade;
  • Há iniciativas de retenção mais fortes;
  • Preocupação com os estágios pós-compra.

Diferenças entre o funil de vendas e o flywheel marketing

No funil de vendas tradicional, a experiência e satisfação dos clientes tem o foco concentrado na parte final, a venda.

Enquanto isso, o flywheel visa favorecer a retenção e novas compras, no processo chamado pós-venda.

O funil de vendas é muito poderoso para o processo de captação de clientes, já que se trata de um processo inicial e permite oferecer conteúdos de qualidade aos consumidores, o que contribui com diversos momentos nas etapas de compra.

Contudo, após finalizar a venda de filme stretch, por exemplo, é importante que a marca não despreze os clientes. 

Pensar em estratégias para nutri-los mesmo após a venda, ou seja, ter um relacionamento positivo para ambas as partes a longo prazo, estimulando as pessoas a realizar novas compras, também é fundamental.

É nesse ponto que o novo modelo se destaca.

As pessoas estão ficando mais céticas sobre os processos de marketing e, com isso, o funil de vendas tem perdido o seu poderoso efeito. 

É neste momento que o flywheel marketing pode ser utilizado para que a empresa tenha excelentes resultados, fidelizando consumidores já atraídos e que já se relacionam com a marca..

Com o flywheel, as empresas voltam o seu foco para o cliente, colocando o consumidor no centro de todas as ações.

O cliente como o centro das atenções é uma ideia que surge com a crescente percepção de que para entregar valor e conversar com os leads (potenciais clientes), a estratégia mais poderosa é a história que os consumidores contam sobre a marca.

 

Diferenciais do Flywheel Marketing

O flywheel marketing visa uma comunicação mais próxima com os usuários, já que coloca o consumidor como foco central das ações e, assim, gera um valor contínuo.

Basicamente, essa técnica ajuda a desenvolver diversas ações que não se encerram após a venda. 

Na verdade, todo o processo é conduzido pela experiência dos consumidores, antes mesmo de começar a venda. Outros diferenciais do flywheel marketing são:

Oportunidade de venda por meio de força

Quando possíveis compradores compartilham suas informações de contato, as marcas podem pensar em estratégias para alcançá-los.

No flywheel, o primeiro passo é atrair os leads e, depois disso, desenvolver dinâmicas para o engajamento, proporcionando uma excelente experiência aos usuários.

Isso porque, é por meio dessas ações que clientes antigos e os novos interagem, favorecendo o negócio, e realizam cada vez mais compras de bolos confeitados, no caso de uma casa de bolo.

Processos de vendas com continuidade

No modelo de marketing tradicional o ponto final ocorre quando o cliente faz a compra de um produto ou serviço, pois o objetivo desta técnica era justamente levá-lo até a conversão.

Com o flywheel, os consumidores são atraídos e motivados a realizar cada vez mais compras e interações de valor, mantendo uma relação no pós-venda que gera resultados interessantes para a marca, por meio de iniciativas de retenção. 

Consequentemente, há também um favorecimento de indicações, que atua como um marketing orgânico feito pelos próprios consumidores, que estão encantados pelo serviço/produto da empresa.

Ações que podem ser promovidas com o flywheel marketing

Um dos princípios do flywheel marketing é o atrito, termo que exemplifica a insatisfação do cliente e pode fazer a roda parar de girar, algo que prejudica o desempenho das empresas, encurtando o ciclo de vida do cliente.

Para evitar o atrito, os profissionais podem utilizar algumas práticas como:

  1. Automação nos processos de atendimento

Um dos grandes aliados nos negócios são os processos de automação. O flywheel surgiu desta realidade.

Isto posto, essa estratégia visa implementar o flywheel nos processos de atendimento ao cliente para torná-los mais rápidos e precisos, evitando problemas de atritos nos contatos.

Existem vários mecanismos que permitem oferecer um bom atendimento de forma automatizada para os clientes, como os chatbots

Para embasar as ações, também é possível realizar pesquisas de satisfação e envio de e-mails de pós-venda por meio da automação de marketing.

Um ponto positivo das ferramentas de automação é o seu funcionamento 24 horas, permitindo que uma empresa de banho de prata execute os processos de atendimento ao cliente com qualidade.

  1. Coleta de informações constante dos processos interativos

A padronização pode prejudicar a experiência dos clientes. Com o flywheel marketing é possível coletar informações reais e precisas sobre os consumidores e, assim, utilizá-las para melhorar as interações e experiências.

Essa é uma prática comum nas estratégias de inbound marketing, que influenciadas pelo flywheel marketing e uma coleta de informações constante, permite personalizar os conteúdos e promoções.

  1. Proporcionar o self-service

O flywheel marketing é uma excelente estratégia para conhecer melhor os clientes, otimizar mecanismos e satisfazê-los.

Com isso, essa técnica permite se comprometer em oferecer um self-service.

Quando os usuários conseguem definir os produtos como uma película antivandalismo 3M e serviços com base nas suas necessidades, as chances de atrito diminuem.

Benefícios do flywheel marketing

Um dos grandes benefícios do flywheel marketing é a capacidade de melhorar e corrigir falhas em outras estratégias mais antigas e que geram poucos resultados.

O flywheel marketing pode ser implementado em diferentes modelos de negócios, principalmente em negócios B2B (Business to Business), já que este é um processo comercial mais longo e complexo. 

Deste modo, conquistar os clientes e trabalhar para manter um relacionamento duradouro é algo muito vantajoso para um escritorio virtual e outros negócios.

Isso gera impactos diretos no CAC (Custo de Aquisição de Clientes), pois ao investir em uma metodologia de retenção de clientes como o flywheel marketing, as empresas economizam dinheiro e tempo para atrair novos clientes.

Essa tecnologia se expandiu e trouxe novas possibilidades para o marketing e vendas. 

Para os consumidores, essas mudanças mostram uma nova maneira de consumir e se relacionar com as marcas, que oferecem mais opções e conforto.

Para a marca, um ponto positivo do flywheel marketing é que pode ser adaptado à realidade da empresa, seja em um negócio de balança comercial ou de produtos varejistas.

Portanto, trabalhar para criar um ciclo que gera fidelização dos clientes, um bom relacionamento, boas vendas e consolidação da marca é algo que pode se tornar realidade, graças ao flywheel marketing, melhorando as tratativas e os resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: