Conheça as 7 vantagens do Coworking

7 vantagens do Coworking
  • Save

O coworking tem se provado uma solução positiva para o mercado hoje em dia. A tecnologia possibilitou uma ascensão do empreendedorismo por conta das startups, e muitas dessas empresas não têm condições de pagar um espaço físico exclusivo.

Os valores e gastos para manter um escritório em uma boa localização estão cada vez mais fora da realidade para novos empreendedores.

Além disso, é preciso mais do que um simples local para conseguir conquistar clientes.

Toda a infraestrutura da empresa deve ser de ponta, contendo, inclusive, relógio de ponto digital com comprovante e outros recursos, garantindo a qualidade e a capacidade de um bom atendimento para todos. 

Pensando em todos esses detalhes, surgiu um novo modelo que está conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios.

O coworking nada mais é do que um espaço compartilhado, onde diversas empresas e freelancers compartilham o ambiente de trabalho, dividindo as despesas e aproveitando os benefícios deste tipo de local.

Normalmente, os espaços de coworking são localizados em áreas nobres e importantes para o mercado, e possuem uma infraestrutura completa e pronta para atender todas às necessidades daqueles que estão ali trabalhando.

Além disso, o coworking acaba sendo uma excelente forma de interação com outras empresas e profissionais, ampliando sua rede de networking e permitindo uma troca de ideias e informações valiosas, que ampliam ainda mais seus horizontes.

O termo surgiu em 1999, com o designer de games chamado Bernie de Koven.

O objetivo inicial dele era estender o ambiente de trabalho de forma online, aproveitando os avanços da internet.

Entretanto, o conceito de coworking foi se espalhando e atualmente está fazendo a cabeça de muitos empresários.

As dificuldades de manter um escritório tem feito cada vez mais pessoas migrarem para os espaços coworkings, que tem uma estimativa de crescimento bem impactante.

Dentre as profissões que mais procuram uma sala comercial compartilhada, podemos citar:

  • Profissionais de TI;
  • Consultores;
  • Arquitetos e engenheiros;
  • Advogados;
  • Profissionais liberais em geral.

As opções de trabalho dentro de um coworking são inúmeras, e a cada dia surgem locais especializados em algumas profissões, com todas as ferramentas para a produção do trabalho.

Alguns destes ambientes que se destacam pela funcionalidade para algumas profissões são os coworkings de espaços de beleza e de medicina, com equipamentos e ferramentas específicas para a execução desse tipo de trabalho.

Por isso, enquanto profissional, aproveite para distribuir convites personalizados com seus contatos e tenha em mente que os espaços de coworking têm apresentado uma série de benefícios que podem ser explorados por sua empresa, como abordaremos a seguir.

Se você fizer as contas de quanto custa manter um escritório, acabará ficando impressionado com a quantidade de dinheiro gasto nesta estrutura.

Isso porque não é simplesmente pagar um aluguel.

Você deve se preocupar com impostos como o IPTU, contas de luz, água, internet, além de eventuais manutenções prediais e outros reparos na estrutura.

É facilmente um dos maiores gastos que sua empresa possui (ou possuirá), senão o maior.

Alguns destes espaços contam ainda com uma sala de reunião para alugar, que você só paga o adicional quando utilizar.

Por isso, quando optar por migrar para um espaço mais restrito e pronto para o uso, acabará tendo uma economia considerável.

Afinal, os espaços de coworking possuem toda uma organização da estrutura, e você só precisa pagar uma mensalidade para utilizar o espaço e todos os recursos disponíveis nele.

Este é um ponto importante na sua produção, uma vez que você não precisa mais se preocupar em organizar todas as contas referentes à infraestrutura de seu estabelecimento. 

Dessa forma, além de economizar financeiramente, acaba conseguindo ficar mais focado.

Isso porque toda a atenção dada a contabilidade para manter o escritório pode ser voltada para compreender melhor o conceito de empreendedorismo de sua companhia, identificando os pontos fortes e fracos da estrutura para conseguir otimizar seus processos.

Ademais, ao alugar uma mesa grande para escritório em um espaço de coworking, você pode juntar sua equipe para fazer brainstorms muito mais rapidamente, sem precisar se preocupar com outros fatores externos.

Além disso, com o pensamento livre desse tipo de despesa, é possível investir em melhorar o quadro de pessoal, através de treinamentos e desenvolvimento de sua equipe.

O dinheiro que antes estava sendo gasto só com um espaço físico, pode ser muito melhor utilizado.

Quando você aproveita esse potencial, acaba por explorar muito melhor as capacidades de todos dentro de sua equipe, conquistando assim uma melhora na produtividade e em conceitos mais próximos de seus objetivos.

Por conta do conceito aberto e de networking do coworking, você pode desenvolver inúmeras oportunidades para criar uma boa rede de contatos e conhecer novos profissionais de áreas similares às que você atua.

É um ambiente propício para a troca de ideias, para absorver e entregar conhecimento.

Estes locais normalmente possuem um espaço de descanso, como um lounge ou uma área externa arborizada.

Aproveite seu tempo no coworking para conversar e conhecer mais profissionais. Estes espaços são ideais para iniciar conversas e criar uma ligação com outros profissionais, permitindo que você explore mais este ambiente.

Lembre-se de ser sempre sincero e honesto nas conversas, uma vez que você pode, além de conhecer uma pessoa e se tornar amigo dela, estar conversando com um futuro cliente ou um parceiro profissional.

Por isso, é essencial ter responsabilidade nos assuntos, principalmente com relação a sua empresa. Muitas pessoas que utilizam o espaço de coworking são investidores, e esta pode acabar se tornando uma boa possibilidade para seu negócio.

Por conta da quantidade de residentes, um espaço de coworking tem uma possibilidade muito maior de ser estabelecido em uma localização nobre, o que permite que sua empresa seja muito mais fácil de ser localizada.

Além disso, os espaços de coworking normalmente possuem salas comerciais para que possa fazer reuniões e receber clientes, e a localização em um centro urbano, com tecnologia de ponta em toda a estrutura, faz a diferença na hora de iniciar uma contratação.

Um banner informativo em seu site explicando como chegar no local pode ser muito mais simples se houver um acesso fácil ao escritório.

O valor excessivo de aluguel e de pontos comerciais acaba impedindo que muitas empresas se posicionem em bons locais, então os espaços de coworking servem como um ambiente muito mais adequado, garantindo que você irá fechar mais negócios.

Isso porque a localização de sua empresa é parte do processo de credibilidade que o cliente sentirá quando estiver em uma reunião. Ele ficará muito mais impressionado com um escritório em uma área nobre, moderna e com um grande impacto visual.

As empresas de espaços compartilhados costumam realizar eventos de diversos tipos. Sejam eles sazonais ou de algum setor específico, estas comemorações são grandes oportunidades de você explorar melhor sua capacidade de networking.

Estes eventos também costumam contar com muitos clientes da empresa, que normalmente se aproximam de outros profissionais para solucionar necessidades e problemas que estejam passando no momento.

Se for convidado, você pode comparecer ao evento com seu caderno brochura personalizado carregado de cartões de visita para trocar experiências com diversos clientes e profissionais.

Por isso, é importante que você participe do máximo de eventos que puder, garantindo sua presença e mostrando-se uma alternativa capaz para qualquer cliente que tenha interesse em consumir um produto ou serviço que você tem a oferecer.

Algumas equipes acabam ficando sempre espalhadas por clientes em uma cidade, não possuindo um lugar fixo para se encontrarem. 

O trabalho que não pode ser realizado com os clientes acaba ficando para o trabalho remoto, gerando uma impessoalidade nesse tipo de recurso.

Quando você pensa em formas de acolher seus colaboradores, uma estrutura de negócios completa é o melhor caminho a seguir. Além disso, muitos espaços de coworking possuem áreas de lazer completas, com bar, restaurante e outros benefícios.

Neste caso, você pode criar momentos de descontração e incentivar sua equipe a participar, criando assim laços mais fortes entre seus colaboradores e aproveitando este momento de forma mais inteligente.

Outra grande vantagem do coworking é sua capacidade de personalização. Logo, caso você precise de um armário de aço para escritório, pode negociar a utilização do seu contrato.

Isso porque você não precisa utilizar todos os serviços disponíveis no local, e pode criar um formato de aluguel que esteja em seu orçamento ao planejar-se para aceitar apenas os serviços que julgar necessários.

O coworking é uma realidade que está cada vez mais inserida no mercado de trabalho, inclusive aqui no Brasil.

Por isso, é importante avaliar suas possibilidades com relação ao espaço físico de sua empresa.

Você pode estar gastando bem mais do que o necessário, e ainda perdendo uma série das vantagens que o #coworking tem para oferecer.

Por isso, é importante saber onde e como procurar um espaço adequado e avaliar a sua realidade atual para fazer a melhor escolha.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conheça as 7 vantagens do Coworking via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link