Cartão de crédito: 6 estratégias para impulsionar esse mercado

cartão de crédito

O cartão de crédito traz muitas vantagens para os usuários isso acontece por diversas razões. Ele faz exatamente o que o dinheiro faz, é aceito para qualquer valor de compra, mas não traz os mesmos riscos envolvidos ao lidar com dinheiro.

Traz conveniências que o cartão não consegue proporcionar, como no caso do programa de relacionamento, em que cada vez que o cliente faz uma compra, acumula pontos que podem ser trocados por descontos, produtos e serviços.

Esse método de pagamento faz parte do orçamento de muitas pessoas, e é vantajoso porque pode ser usado para compras de valores maiores, permitindo ao usuário parcelar suas aquisições.

Além disso, é o melhor método para as compras durante uma viagem ao exterior. Inclusive, as compras pela internet, dentro e fora do Brasil, foram impulsionadas porque muitas plataformas aceitam o cartão.

Em certas épocas do ano, como Natal e Dia das Mães, é um grande facilitador para as compras, permitindo que os consumidores tenham acesso aos produtos e serviços que desejam.

Ele deve ser impulsionado pelas organizações, por isso, neste artigo, entenda a importância do cartão de crédito, quando surgiu, as vantagens de usá-lo e algumas estratégias de marketing para impulsioná-lo.

Importância do cartão de crédito

O cartão de crédito substituiu de vez o cheque, um tipo de pagamento muito comum anos atrás. Ele é importante por diversas razões, como:

  • É mais seguro;
  • Fácil de pagar;
  • Crédito imediato;
  • Conveniência e agilidade;
  • Benefícios variados.

Muitas pessoas preferem carregar o cartão de crédito ao invés de dinheiro em espécie, pois caso seja perdido ou roubado, basta bloqueá-lo. Com o seguro contra perdas e roubos, o consumidor pode ficar ainda mais tranquilo.

Se precisar pagar por uma renovação de CNH cassada, a pessoa pode usar o recurso tranquilamente, visto que não terá prejuízos como teria se perder esse dinheiro.

As condições desse método de pagamento aliviam a situação financeira de qualquer pessoa, visto que o cliente tem, geralmente, até 40 dias para pagar, antes de contar os juros.

É uma forma de se programar para pagar dívidas e a fatura, tendo em vista que o planejamento é fundamental para evitar as dívidas.

O crédito é imediato e não é necessário oferecer garantias para a instituição financeira, portanto, evita procedimentos burocráticos que aborrecem o consumidor.

É muito mais fácil pagar as despesas com o cartão, ao invés de andar com notas e moedas no bolso. Sem considerar o fato de que existem diversos estabelecimentos, como cinemas e estacionamentos, que possuem terminais específicos para esse pagamento.

Por fim, ao comprar vinho seco adocicado com cartão, o cliente acumula pontos, prêmios, bônus, milhas, descontos e muitos outros benefícios, vantagens que só o cartão de crédito pode trazer.

Existem muitos estabelecimentos que fazem parcerias, como no caso das companhias aéreas que vendem passagens aéreas em troca de milhas.

Como surgiu o cartão de crédito?

O primeiro cartão de crédito foi criado pela Diners Club International, em 1950, mas apenas em 1955 começaram a ser feitos de plástico. A ideia partiu da necessidade de conceder crédito para os consumidores.

Só que a primeira venda feita a crédito aconteceu só em 1973, por uma loja de móveis que não tinha muita saída de produtos. Vendo as peças se acumularem, o proprietário decidiu fazer as vendas de maneira parcelada.

No entanto, as parcelas deveriam ser pagas semanalmente e o processo foi o mesmo adotado nos cartões de crédito, confiando que o cliente pagaria as parcelas, ao invés de ter de desembolsar o valor de uma vez.

Na época, muitos lojistas ficaram inseguros, mas para vencer os problemas com vendas, foram cedendo aos poucos e até hoje nunca houve registro de grandes problemas com os pagamentos, e foi por isso que o cartão de crédito se popularizou.

Vantagens de ter um cartão

Ter um cartão de crédito traz muitas vantagens para os consumidores e para os próprios lojistas. Até mesmo uma empresa pode pagar por estamparia digital algodão no uniforme de seus colaboradores usando esse recurso.

Uma das maiores vantagens é a possibilidade de pagar as compras parceladas sem juros, e isso aumenta o poder de compra dos indivíduos.

Se a pessoa tiver um bom planejamento, pode manter o capital investido e ganhar juros durante o pagamento das compras parceladas.

A aprovação da compra com esse método é instantânea, por outro lado, o pagamento com boleto pode levar de 2 a 3 dias úteis.

Caso o consumidor seja roubado ou perca seu cartão acidentalmente, pode ligar para a empresa e solicitar o bloqueio, portanto, não corre o risco de ter prejuízos.

Hoje em dia, a maioria dos cartões possui controle por aplicativo e tudo acontece em tempo real, inclusive, na hora de acompanhar os gastos e as faturas, e isso ajuda a ter mais controle financeiro sobre o uso.

Se alguém resolveu pagar por uma creche período integral no cartão, não precisa nem mesmo usar uma planilha para controlar os gastos, visto que recebe relatórios com gráficos e demonstrativos.

Para as corporações, o uso de cartão de crédito por parte dos consumidores também é muito vantajoso, por isso devem estimular esse tipo de compra.

 

Como impulsionar as vendas por cartão de crédito

Para impulsionar o uso do cartão de crédito por parte dos clientes, é fundamental investir em algumas estratégias de marketing, tais como:

1. Checkout transparente

Com o checkout transparente, o cliente pode finalizar a compra com cartão de crédito direto no site da organização, sem que para isso tenha que ser direcionado para outro ambiente.

Para uma empresa de soluções de gestão documental, é uma forma de proporcionar mais segurança para o cliente e reduzir as taxas de abandono de carrinho.

2. Usar uma régua de cobrança

A régua de cobrança é muito importante para as empresas que querem impulsionar o uso do cartão de crédito.

Ela ajuda a automatizar as funções importantes que podem ser erradas ou esquecidas, como enviar lembretes sobre o pagamento, faturas atrasadas, entre outros recursos automatizados pela régua.

3. Usar gateway de pagamento

Gateway de pagamento é um recurso que conecta todos os envolvidos com o processo de compra e venda e permite o uso de cartão de crédito.

A solução conecta a compra realizada pelo consumidor ao banco, verificando se realmente existe margem para aquisição. Caso a resposta seja positiva, o valor é retirado da operadora e vai para a empresa que vendeu o produto.

Para um fabricante de etiqueta auto adesiva branca, o uso de gateway de pagamento torna o checkout mais transparente, e a plataforma consegue armazenar de maneira segura os dados de compra de seus clientes.

Caso alguém queira fazer uma nova compra na loja virtual, não precisa preencher todas as informações pessoais novamente. Além de facilitar a vida do cliente, esse processo reduz o número de desistências.

4. Oferecer descontos

Os descontos fazem muita diferença para os clientes que hesitam em usar o cartão de crédito. O estabelecimento pode disponibilizar alguns produtos e serviços com 5% ou 10% de desconto no momento da finalização.

A vantagem pode ser oferecida no caso de pagamentos à vista com cartão ou compras parceladas em poucas vezes.

O desconto também pode ser oferecido para serviços, assim, um mecânico de manutenção de aeronaves consegue atrair mais clientes.

5. Aceitar bandeiras diferentes

Aceitar bandeiras variadas de cartão de crédito aumenta as chances de fazer mais vendas, tendo em vista que existe uma grande quantidade de opções hoje em dia.

Embora algumas sejam mais conhecidas, ao longo do tempo, foram surgindo outras para que todos pudessem ter acesso a esse recurso.

6. Usar certificados de segurança

Infelizmente, os casos de ciberataques e golpes na internet estão cada vez mais comuns e muitos consumidores desistem de comprar porque simplesmente não confiam na plataforma.

Para evitar essa situação, é crucial investir em boas práticas de segurança para os consumidores. Uma empresa de aluguel escritório mobiliado pode usar o certificado SSL, site blindado e HTTPS.

Também existem muitas outras práticas, como disponibilizar canais de atendimento, páginas de FAQ e avaliações de outros clientes.

Considerações finais

O cartão de crédito aumenta o poder de compra do consumidor, por isso deve fazer parte das opções de pagamento disponíveis pelas empresas.

Ele facilita as compras, permite o pagamento parcelado e evita transtornos para o varejista. É um método seguro e confiável para ambas as partes, e existem estratégias de marketing que ajudam a impulsionar.

São ações simples, mas capazes de atrair as pessoas porque mostram os benefícios de usar o cartão, principalmente durante épocas do ano em que as compras aumentam muito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: