Cocriação: você sabe o que é? Conheça 4 dicas para ajudar na elaboração dessa técnica

cocriação

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, cocriação é o ato de criar em conjunto. Algumas empresas têm aplicado esse conceito à criação de seus projetos, promovendo o compartilhamento de ideias e estratégias entre a equipe de funcionários.

Com a aplicação desse método, é possível conquistar resultados inovadores, satisfatórios e que agreguem valor às organizações. 

A união de diferentes áreas dá asas à imaginação e permite a produção de conteúdos e ideias diferentes e relevantes.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) mostra que 60% das empresas brasileiras já realizam algum projeto que utilizasse a técnica de cocriação com o intuito de alcançar os seguintes benefícios:

  • Melhorar o portfólio;
  • Criar novas soluções;
  • Promover a união da equipe;
  • Gerar transparência em cada processo;
  • Aumentar a satisfação dos clientes.

Além da participação conjunta de funcionários na arte da cocriação, é primordial que as empresas envolvem os clientes nesse processo. 

Para isso, ouvir o que eles têm a dizer é a chave para conquistar um bom direcionamento durante a realização de possíveis soluções.

A cocriação pode ser utilizada em qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno.

Os benefícios alcançados como o auxílio da metodologia serão o mesmo.

E, quanto maior o número de ideias, maiores os resultados.

Além disso, qualquer área de uma empresa pode utilizá-la para nortear a idealização de um projeto. 

A maior beneficiada, geralmente, é a de marketing digital, pois consegue ter uma ampla visão de quais campanhas e ações podem ser mais impactantes.

Em todos os casos, até mesmo no envelopamento de frotas, para conquistar um bom desempenho é essencial que a organização consiga controlar e administrar o compartilhamento de propostas, de forma a saber aproveitar todas as opções apresentadas.

A execução desse conceito busca somente um alvo: o cliente.

Na era do marketing 4.0, a satisfação do público é um dos pilares mais relevantes no processo de negociações de um produto ou serviço.

Pessoas satisfeitas geram engajamento e crescimento.

Entender as dores, e com isso, enxergar a sua realidade, é uma etapa primordial para um diagnóstico preciso e proporcione melhores experiências e soluções a um determinado público-alvo.   


Leia também:


Ferramentas usadas no processo de cocriação

Para que o processo de cocriação consiga resultados positivos, é essencial que, além de uma boa execução. Ele deve contar com ferramentas que o auxiliem em cada etapa realizada.

A ferramenta mais comum é o brainstorm, ou chuva de ideias, cujo objetivo é explorar a criatividade dos colaboradores envolvidos e com isso chegar a uma ideia central.

Para isso, o mediador da reunião, que deve ter no máximo dez pessoas, pode despertar gatilhos criativos por meio de materiais inspiradores, como livros, filmes, músicas e até mesmo fotos.

É importante que nesse momento nenhuma ideia seja censurada, tudo que vier à mente de todos os participantes deve ser exposto para que mais tarde seja aprimorado e norteado.

Outro recurso utilizado no processo de cocriação é o mapa mental, cuja missão é organizar ideias e obter uma visão ampla de uma determinada situação, buscando soluções plausíveis.

O método é parecido com um curso de constelação familiar, que busca resolver conflitos de forma harmônica, por meio da exposição de ideias e sentimentos que geram resoluções.

Ao utilizá-lo, todos os colaboradores partirão de uma ideia central e caminharão para ideias secundárias e terciárias, até alcançarem uma ampla visão do cenário e de todas as etapas criativas.

Uma outra ferramenta para a cocriação é o mapa da empatia.

Com ele, é possível traçar o perfil do cliente modelo e criar perguntas e respostas que auxiliem na projeção de uma solução para ele.

Essa técnica pode ser aplicada, inclusive, no setor alimentício.

Por exemplo, ao produzir salgados congelados para revenda, é necessário, além de utilizar ingredientes de qualidade, saber o que o cliente espera ao comprar e saborear uma das opções.

Dicas de como elaborar a técnica de cocriação

Seguindo a mesma ideia, a cocriação com os clientes também é ideal para compreender melhor suas necessidades, considerando que ele será o usuário final do produto, serviço ou projeto criado pela equipe.

Independentemente do tamanho de um negócio, é essencial saber utilizar técnicas de criação em conjunto para encontrar as melhores soluções e alcançar um maior desempenho.

Para isso, deve-se considerar às quatro dicas a seguir.

  1. Ter foco e metas claras

Estratégias só podem ser criadas com base em um conflito que precisa de resolução. Por isso, é essencial que a empresa tenha em mente o que e por que deseja melhorar um determinado produto, serviço ou projeto.

Para uma melhor compreensão pode-se usar como exemplo uma loja de roupas para mulheres que precisa de uma reforma. 

Entre os itens que necessitam de mudanças está o material completo de identidade visual, incluindo a fachada de loja feminina.

Toda a estrutura da loja deverá ser repensada com o objetivo de atingir o principal foco: a expansão do público-alvo.

As vendas, realizadas para adolescentes e jovens, passarão a ser realizadas também para mulheres mais maduras.

Pensando nisso, a decoração do estabelecimento não pode seguir o mesmo padrão, com itens infanto-juvenis, é necessário criar uma atmosfera que transmita essa expansão do público.

Portanto, a proprietária, em conjunto com a sua equipe, deverá se preocupar com a compra de novas mercadorias, as cores utilizadas nas paredes, a entrada da loja, as músicas tocadas, além dos detalhes como adesivo de parede para loja de roupa.

  1. Adaptar a equipe ao novo método de trabalho

Um trabalho de cocriação não pode ser feito sozinho, portanto, é essencial que o gestor ou proprietário da empresa adapte a sua equipe ao novo método de trabalho. 

Dessa forma, as estratégias poderão ser criadas com muito mais facilidade por todos.

Esse método é recomendável, inclusive, à prestação de serviços, pois pode criar maneiras de aprimorar cada vez mais os atendimentos e atingir um alto nível de satisfação do público.

Para conquistar uma alta performance, a equipe responsável pelo trabalho deve trabalhar em conjunto e estar alinhada em sua rotina profissional.

Por exemplo, um serviço de limpeza de terreno com retroescavadeira não se faz sozinho.

Só é possível realizá-lo com um trabalho em grupo dividido em várias áreas, entre elas, a logística, que cuida do envio das máquinas pesadas até o local, a técnica, que realiza a limpeza e a administrativa que cuida do andamento e do pagamento de todos.

  1. Delegar tarefas

Como mencionado anteriormente, existem áreas responsáveis por cada etapa de um processo de cocriação. 

Além dessas separações por setores, é essencial que o responsável pela empresa delegue as tarefas a cada funcionário.

Dessa forma, será possível distribuir as funções de cada responsável pelas ideias levantadas nos momentos de brainstorm realizados pela equipe.

Para um melhor entendimento, imagine uma loja de persiana rolo com guia latera.

Seu atual objetivo é expandir o portfólio e passar a vender também outros tipos de cortina, para isso, usa o processo de cocriação.

Cada funcionário é responsável por uma etapa do processo de expansão.

Uns são responsáveis pela idealização do novo portfólio, outros pela produção, outros pela divulgação, outros pela comercialização e outros, inclusive, por realizar o pós-venda de cada produto vendido.

Todas as áreas da loja devem trabalhar em conjunto.

  1. Executar as estratégias

Tudo começa na idealização, entretanto, um objetivo só pode ser alcançado por meio de sua execução. 

Para isso, a empresa ou negócio deve se preocupar em colocar em prática todo o plano traçado.

Após o momento de cocriação, é necessário filtrar as melhores ideias e executá-las de forma efetiva, para que elas tenham o resultado esperado pelos seus idealizadores e alcancem a satisfação do público.

Por exemplo, um grupo de arquitetos que desenvolveram um projeto de casa que utiliza domos de policarbonato em seus telhados, deve buscar bons profissionais de obra que façam a aplicação do material conforme o esperado e apresentado ao cliente.

Somente dessa forma todo o processo de troca de ideias, prototipagem, discussões e elaboração de metas poderá ser concluído de forma assertiva e com sucesso.

Considerações finais

Você já ouviu a expressão “a união faz a força”?

Ela se aplica perfeitamente ao processo de cocriação aplicado em uma empresa.

Com ele, é possível alcançar metas por meio da troca de ideias e informações entre cada colaborador.

Os momentos criativos possibilitam um maior leque de opções viáveis a cada projeto.

Isso tornará a organização cada vez mais satisfatória e inovadora perante os concorrentes do mercado e diante de seus clientes.

Diante de um mundo cada vez mais conectado à tecnologia e às informações, é essencial se destacar em um segmento e trazer diferenciais competitivos relevantes ao público-alvo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: