Cobertura Geográfica: O que é e como interfere no seu anúncio

cobertura geográfica definir-rota-destino-do-endereco-mapa-de-cores-azul-do-navegador-gps-definir-uma-marca-na-vista-isometrica-do-mapa

Entender o conceito de cobertura geográfica dentro da divulgação de sua empresa pode trazer diversos benefícios e, principalmente, a certeza de que a campanha que está sendo realizada pela sua equipe vai ter algum tipo de retorno concreto. Saiba mais!

Isso acontece porque essa segmentação geográfica consegue direcionar os anúncios da companhia para um público com mais possibilidade de compras, o que difere de um estilo de abordagem onde grandes públicos são o foco, deixando de lado a especificação.

Podemos entender, então, que uma empresa de amplitude nacional que foca em vendas, certamente terá um espaço cada vez mais certo de vender em uma única cidade, ou seja, naquele lugar é certo que alguém vai consumir.

Assim, por que não trazer uma campanha mais direcionada para aquele público, ao invés de gastar com campanhas que acabam conversando com pessoas de uma forma geral?

Aí está a vantagem de aplicar a cobertura geográfica na sua empresa, seja qual for seu ramo.

No artigo de hoje, vamos apresentar um pouco mais sobre esse trabalho focado em um público de uma localidade.

Ajudar a entender a importância de fazer essa diferenciação e segmentação, e de que maneira é possível colocá-lo em prática, da melhor forma possível.

A cobertura geográfica para negócios

Por maior que seja sua organização, como o caso de uma grande fábrica de toldo de facil instalacao em porta, certamente o negócio terá em mãos dados que comprovem uma popularidade em determinadas regiões, algo bem comum em qualquer tipo de setor.

São muitas as possibilidades que tornam isso possível.

A empresa pode ter sido fundada em uma localidade, e por isso, naquele contexto as pessoas estão mais propensas a consumir aqueles produtos ou serviços.

Diferente daquelas que moram em outro lugar.

Também é possível que a escolha do cliente, algo que tem uma ligação profunda com o comportamento do consumidor, tenha algum tipo de direcionamento baseado nas características físicas de um lugar, que afetam na escolha maior em algumas coberturas.

Um bom exemplo disso é uma companhia de roupas de frio, que claramente terá um público maior e mais frequente em regiões de temperaturas mais baixas.

Podem até existir compradores em outras cidades, mas o número provavelmente será bem menor.

Assim, a cobertura geográfica entra como uma estratégia de atuação baseada em localidades específicas, que podem surgir a partir do entendimento que a empresa tem sobre os dados de compras passadas, pesquisas de consumidores e até mesmo feedbacks.

Por meio dessa técnica, uma empresa consegue focar suas estratégias de divulgação e comunicação em um local certo de compras, o que muda totalmente o cenário de uma conversa feita para públicos gerais daquele negócio.

O que não quer dizer que o empreendimento não fará mais uma comunicação generalizada, focando em todas as regiões para onde pode enviar seus produtos ou disponibilizar seus serviços. 

Essa é apenas uma maneira de dar uma atenção maior para resultados mais assertivos.

Isso pode parecer radical e até mesmo um jogo a ser testado pelas empresas.

Mas, certamente, poderá entregar números cada vez mais positivos, visto que a atenção, neste caso, será feita para quem de fato está sendo um cliente fiel e nem sempre tem um contato.

Por exemplo, muitas vezes os negócios deixam de ter uma comunicação interessante em uma cidade onde as vendas bombaram, e isso pode fazer com que oportunidades de negócios ainda maiores não aconteçam, o que seria um desperdício de trabalho.

No entanto, para além de uma comunicação focada em clientes regionais de uma marca, podem ser interessantes as vantagens de olhar para um público certo que, em alguns casos, é deixado de lado e acaba não se sentindo querido pelo negócio. 

Continua depois da listagem de artigos relevantes…

Os anúncios são, geralmente, os meios em que as empresas fazem uma comunicação mais trabalhada para clientes.

E quanto mais específica for a comunicação, para grupos certos, melhores serão os resultados conquistados a longo prazo.

Hoje em dia, por meio de ferramentas próprias de segmentação de anúncios, uma empresa pode fazer com que clientes de uma localidade tenham em primeira mão lançamentos da marca, criando comunicações que ressaltam elementos típicos daquela localidade.

Sim, uma maior cobertura geográfica facilita o atendimento de um público maior.

É o caso de uma companhia de aplicativos de corrida, que tem uma atuação internacional e nacional, e dentro do país onde atua, os principais clientes são aqueles que residem em uma grande cidade, próxima de um centro automotivo 4×4.

Assim, os anúncios podem focar em trazer comunicações costumeiras da localidade, utilizando gírias e colocando em evidência símbolos da paisagem da cidade, fazendo com que o cliente logo estabeleça uma ligação emocional, provocando então uma fidelização.

Outro ponto a ser levantado como importante dentro dessa segmentação é a possibilidade de aumentar ainda mais as vendas, projetando números cada vez mais significativos, para quem sabe, promover a expansão da empresa por outros territórios ou naquele local.

Essa é uma forma de aproveitar uma oportunidade. Se uma empresa de coberturas para festas sabe que naquele espaço possui clientes certos, por que não aumentar ainda mais as forças de comunicação e vendas e fazer com que o número de consumidores aumente?

Isso pode levantar questões positivas, como custos mais baixos.

Afinal, se a marca se garante naquela localidade, pelos motivos que podem ser os mais diversos, mas que trazem a lealdade à vista, aquela região é menos uma preocupação do negócio.

Podem ser colocadas em prática uma diminuição de anúncios, escolhendo focar em lugares onde a comunicação com o cliente ainda é falha.

De igual maneira, fazer com que haja uma economia nas publicidades, o que não será tão necessário, mediante a popularidade.

Por fim, um ponto extremamente importante, porém muitas vezes esquecido pelas marcas, é o desgaste da imagem em outros públicos ou localidades quando os anúncios são direcionados para lugares onde os públicos-alvos não são tão enfáticos.

Sabendo então que seus clientes estão mais fortes na região X, os anúncios de uma empresa podem ser reduzidos em outras regiões, dando ênfase para um ganho certo em espaços onde já existe procura e demanda de serviços.

Não existem dúvidas de que focar em uma localização geográfica na qual sua empresa é mais popular, ou onde a clientela pode ser melhor aproveitada por campanhas comunicacionais, é um jogo certo para o crescimento e expansão.

Por isso, entenda a seguir as principais maneiras de sua marca colocar isso em prática, contando com preocupações e estratégias que podem ser rapidamente inseridas no dia a dia dos colaboradores. Confira:

1. Baseie-se em resultados palpáveis

Para saber de fato onde investir as estratégias de cobertura geográfica, é preciso que sua empresa tenha a certeza da potencialidade do local, o que pode ser adquirido por meio de análises de:

  • Compras;
  • Métricas em redes sociais;
  • Pesquisas locais;
  • Projeções de mercado.

A partir do estudo desses documentos, fica cada vez mais fácil traçar uma estratégia para anúncios ou trazer maior visibilidade em um local, sem correr o risco de errar.

2. Desenvolva uma pesquisa sobre a localidade

Com o local encontrado, é importante que sua marca faça um estudo detalhado sobre os consumidores daquele lugar. 

Coloque como norte de sua pesquisa comportamentos regionais, cultura, sociedade e outros fatores que representam aquele público.

3. Faça comunicações enfáticas e coesas

No momento da elaboração das comunicações focadas em um grupo de uma localidade, é interessante que a linguagem e a comunicação visual façam jus às informações regionais, mantendo sempre a identidade da marca com leves diferenciações específicas.

4. Invista em anúncios e propaganda paga

Os anúncios de sua marca podem ser cada vez mais focados por meio de ferramentas que fazem um acompanhamento e uma distribuição mais segmentada. 

Utilize-os ao seu favor para conseguir dados em tempo real de sua estratégia de cobertura geográfica

5. Colha o máximo de informações para estudo

Com todo o processo em andamento, ou até mesmo após essa estratégia, é fundamental utilizar os dados dessa ação para entender os formatos de comunicação com os clientes, podendo servir para a implantação dessa modalidade em outros lugares.

Com a estratégia certa e o entendimento local dos consumidores, uma empresa pode aumentar suas vendas e criar uma fidelização de clientes.

A cobertura geográfica pode ser vista, então, como uma grande ferramenta na busca por maior audiência.

Mas, para isso, é preciso que as equipes responsáveis por essa comunicação foquem no entendimento e no estudo profundo desses públicos, assim, nada sai fora do planejado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Victor Xavier: Aficionado por tecnologia, marketing digital e suas facilidades. Fã incondicional do Google e uma grande paixão por Marketing e Vendas. Administrador do #blogdoconvidar e #anunciarmais, Redator e consultor em Comunicação, Publicidade e Marketing Digital. Editor de conteúdos de marketing na internet, desenvolvedor de sites WordPress, especializado em contúdos otimizados em SEO. Dedicado à encontrar soluções de marketing digital que facilitem divulgar e promover negócios e atividades na internet como a sua, por exemplo. Ofereço facilidades na criação de anúncios e conteúdos publicitários para vender produtos e serviços aproveitando os resultados de buscas orgânicas do Google. Sou o cara que escreve e faz de tudo um pouco, e o que sempre tenta lembrar o tema do último post. Sem sucesso, é claro. Fale comigo pelo e-mail: suporte@convidar.net. Tenho a solução ideal para alavancar o seu marketing online.