Saiba como conseguir vender nas mídias sociais

mídias sociais

As redes sociais são tratadas como uma grande inovação por permitir que as pessoas se conectem compartilhando conteúdo e conversando de diferentes formas e com muita eficiência, mas é fundamental também pensar nas empresas com as mídias sociais.

É possível imaginar as mídias sociais como ruas onde um empreendedor pode posicionar a sua loja com vitrine, a diferença é que por meio das redes sociais a empresa pode se reposicionar e estar sempre presente onde os consumidores estão.

Com as redes sociais, é possível encontrar clientes em potencial independente de sua localização e a partir dos seus interesses em comum com a proposta de valor da marca, por consequência do produto ou serviço em questão.

Para compreender de forma mais ampla o que são as redes sociais e a sua importância para as empresas é importante, sobretudo, esclarecer as possibilidades que se abrem e a capacidade de se vender a partir das redes sociais.

Assim como outras estratégias de marketing digital, as redes sociais foram responsáveis por revolucionar o trabalho dentro das áreas de vendas e marketing a partir da democratização de acesso a ferramentas de vendas e aumento de alcance.

Foi com as redes sociais que uma empresa de pequeno porte focada na instalação de escada residencial externa ganhou a capacidade de apresentar o seu trabalho para o mundo conectado e por consequência garantindo mais vendas.

Um elemento que as companhias devem dominar para estruturar a sua presença e do seu empreendimento no marketing digital é o foco. Em um universo com tantas possibilidades, as empresas precisam ter clareza da forma mais eficiente de coordenar as suas atitudes.

O que são as mídias sociais?

Muita gente ainda tem a ideia de que as mídias sociais ainda são voltadas para um público específico, mais jovem e focado em entretenimento e consumo não essencial. Contudo, cada vez mais se compreende que esse é um espaço frutífero para todos os públicos.

Para transformar as redes sociais em grandes ferramentas de vendas é fundamental que uma empresa de pequeno porte que vende produtos de higiene pessoal atacado saiba dominar as ferramentas e garantir o máximo de eficiência para cada postagem.

Um passo muito importante para esse efeito é o planejamento, o mercado em funcionamento dentro das redes sociais evoluiu muito e com o passar do tempo se tornou mais competitivo e a depender de estratégias mais refinadas.

Muitas possibilidades se validaram dentro dos mecanismos das redes sociais e suas aplicações são ainda mais diversas. Saber onde depositar investimentos tanto de verbas quanto de tempo de trabalho é essencial para que os resultados apareçam.

Boa parte das marcas que colocam recursos nas redes sociais, mas não veem o resultado desse investimento, se frustram por parecerem estar apenas desperdiçando dinheiro sem sair do lugar, mas, ainda assim, não compreendem o verdadeiro motivo desse efeito.

O que ocorre é que para vender mais a partir do digital, as empresas de tenda sanfonada com balcão devem dar um passo além de apenas criar peças de propaganda, e buscar criar um relacionamento com o seu consumidor baseado na credibilidade e na confiança.

As redes sociais foram desenvolvidas para cumprir o propósito de relacionar pessoas e grupos a partir de interesses relacionados e essa dinâmica ainda existe quando se fala de empresas.

Os negócios que apresentam mais resultados a partir das redes sociais são aqueles que se conectam com os consumidores no dia a dia, atendendo suas demandas e criando uma comunicação direcionada para seu público mais ativo e lucrativo.

Como as redes sociais podem ajudar a vender

Entender as redes sociais passa por compreender seus mecanismos desde o ponto de vista mais amplo até a função de cada pequena engrenagem digital nesse grande recurso de aumento das vendas e do reconhecimento de marcas, empresas e pessoas.

Estabelecer a presença digital de uma empresa de acessórios para carros da Ford passa por um entendimento de uma série de fases e etapas fundamentais do desenvolvimento de um perfil nas redes sociais eficientes e rentáveis. Essas etapas se separam em:

  1. Conhecer quem é o público que se pretende atender;
  2. Definir um conjunto de metas primários e secundários;
  3. Conhecer seus concorrentes e suas ações nas redes sociais;
  4. Estabelecimento de um planejamento real a curto e longo prazo;
  5. Manutenção de um ritmo de postagem constante e consistente;
  6. Prioridade ao desempenho das postagens;
  7. Desenvolvimento de ações criativas;
  8. Investimento em tráfego pago;
  9. Resposta e interação com o engajamento conquistado.

Conhecer o público é uma questão fundamental tanto para uma pet shop para adotar cachorros quanto para um restaurante. Isso porque, no atual cenário de marketing digital, a comunicação é muito protagonista e conhecer o seu receptor é fundamental.

Para reconhecer quem é o seu público, as empresas podem recorrer a uma ferramenta cada vez mais necessária no mundo do marketing, que é a persona.

Esse é um avatar do seu público-alvo, ou seja, um personagem criado que reúne as características de todas essas pessoas.

Analisar a concorrência sempre foi importante. Achar que a grama do vizinho é mais verde é fácil, mas se tratando das redes sociais é importante estudar e analisar as ações que geraram resultados positivos e negativos e assim basear as suas próprias estratégias.

Muitas empresas menores baseiam sua atividade nas redes sociais no dia a dia, realizando a produção de boa parte do conteúdo com um bom toque de improviso e até passam um visual desorganizado, além de ser menos eficiente para as vendas da marca.

Uma empresa produtora de bem nascidos para batizado pode estruturar a sua presença digital a partir de uma organização e em primeira ordem uma rotina da produção desse conteúdo, planejar a sua produção pode agilizar o processo e melhorar os resultados.

A rotina e não contar com o improviso faz com que a presença de uma marca nas redes sociais ganhe mais consistência.

E esse elemento é cada vez mais importante, uma vez que os mecanismos de redes sociais exigem uma frequência e uma consistência de de postagem.

O objetivo das mídias sociais é manter o público ativo, sendo assim, ela favorece os perfis de pessoas ou de empresas de palete para aniversário que mantêm bons números de visualizações e engajamento.

Quando a companhia fica mais tempo sem postar, essa taxa de engajamento cai e o algoritmo das redes sociais passam a apresentar esse perfil para menos usuários, reduzindo o crescimento orgânico da presença digital da empresa.

A rede social também teve o papel fundamental de criar uma relação de comunicação e de marketing mais horizontal. Isso significa dizer que além das empresas se conectarem e passarem mensagens para o seu público, elas também devem abrir espaço para respostas.

O engajamento é uma métrica muito importante para a validação de uma estratégia de redes sociais, quando uma empresa consegue mobilizar seu seguidor a comentar ou compartilhar, fica mais fácil induzir ele a realizar uma compra em um momento próximo.

Além de produzir conteúdo no dia a dia, é essencial que quem gerencia o perfil das empresas mantenha um olhar atento às métricas de desempenho do conteúdo e a validação e melhoria das estratégias em curso.

Considerações finais

Definindo de forma mais técnica, as mídias sociais são sites, ferramentas e aplicativos que operam a partir da conexão e da interação entre dois ou mais usuários. Com o aumento do acesso a essas plataformas, as redes sociais passaram a chamar a atenção das marcas.

Por muito tempo, a presença nas mídias sociais era algo direcionado para as grandes empresas de nichos populares e marcas famosas que garantem um engajamento, ou seja, número de interações gigantesco em diversos canais de contato.

Nos últimos anos, as menores companhias, como uma fábrica de aluminet para estufa, tiveram acesso a um conjunto de ferramentas nas redes sociais que simplificaram processos que antes dependiam de uma agência inteira de marketing.

Com as redes sociais, as empresas conquistaram a possibilidade de aumentar as suas vendas através de uma relação completamente orgânica com o seu público ou ainda potencializar esse esforço a partir de investimentos em mídia paga mais acessível.

Com todas essas possibilidades, é crucial entender que a potencialidade das redes sociais gerou muita concorrência nesse meio. Exatamente por isso que para vender mais neste local é preciso agir de forma estratégica e conhecendo os recursos das ferramentas.

Esse planejamento precisa partir desde a definição de quais canais e redes sociais serão escolhidos, e isso vai depender do tipo de público, do modelo de ação e da capacidade da empresa de garantir frequência e consistência em mais de um canal de redes sociais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: