Blog do Convidar

Anúncios online: como saber que sua empresa está sendo vista?

Anúncios

Os anúncios online são muito populares e fazem parte das estratégias de marketing de empresas de todos os setores e tamanhos. Eles trazem visibilidade rapidamente e os resultados são praticamente instantâneos.

A internet transformou a maneira como as organizações divulgam seus produtos e serviços, e dispões de vários canais e estratégias para que as soluções cheguem ao conhecimento dos consumidores.

Fazer marketing pelas redes sociais, criar um site institucional, investir em conteúdos valiosos para blog, entre outras práticas se tornaram essenciais para que as companhias possam se comunicar com as pessoas.

Entre as práticas mais usadas pelas marcas estão os anúncios online e eles podem acontecer em diferentes plataformas, como no caso das redes sociais e dos buscadores.

Mesmo com o crescimento das práticas orgânicas, como no caso do marketing de conteúdo, ainda sim os anúncios continuam sendo essenciais e precisam fazer parte do planejamento da organização.

Eles trazem ótimos resultados e benefícios, mas para aproveitar as facilidades oferecidas, é necessário saber trabalhar com essa estratégia.

Antes de anunciar, o gestor precisa entender as razões pelas quais devem criar anúncios online, como saber se a empresa está sendo vista e quais são os formatos de anúncios que trazem mais resultados.

Por que anunciar online?

Cada vez mais as pessoas acessam a internet no Brasil e no mundo, e só para se ter uma ideia, de acordo com o Comitê Gestor da Internet do Brasil, cerca de 80% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet.

Isso já mostra por que as marcas devem investir em anúncios online, principalmente aquelas que pretendem crescer e alcançar o mercado de oportunidades cada vez maior.

O consumidor moderno tem o hábito de pesquisar tudo que precisa, por exemplo, se alguém quer fazer tratamento com laser ginecologia ou tem alguma curiosidade sobre o assunto, basta pesquisar no Google para conhecer profissionais especialistas.

Os clientes estão sempre à procura de materiais, produtos e serviços dos mais variados segmentos. Além do mais, investir em anúncios mobile é muito importante porque a maioria das pessoas acessam a internet em seus dispositivos móveis.

Essa estratégia traz muitas vantagens e são acessíveis a qualquer tipo de empresa. Entre as principais estão:

  • Segmentação;
  • Viralização;
  • Rapidez;
  • Dinamismo;
  • Fácil mensuração;
  • Baixo custo.

É o próprio negócio quem controla os resultados e com base na mensuração pode resolver o que precisa ser melhorado e onde deve aplicar os investimentos. Mais do que isso, os anúncios atendem perfeitamente às necessidades dos clientes.

As pessoas se tornam mais próximas do negócio e conseguem ter uma experiência muito melhor porque encontram exatamente o que precisam.

Como saber se a empresa está sendo vista?

Ao fazer um anúncio sobre uniforme cozinha industrial, a confecção precisa se certificar de que está sendo vista e que sua estratégia está sendo acessada pelos usuários.

Para isso, preciso usar uma ferramenta de diagnóstico e visualização de anúncios que simula uma pesquisa no Google. O objetivo é ver se os links patrocinados estão aparecendo, mas não contabiliza as impressões da campanha.

Os resultados da pesquisa são os mesmos de uma busca normal no Google e a grande vantagem é que não são contabilizadas as impressões.

A simulação é personalizada, uma vez que é possível selecionar a área geográfica para fazer a busca. Por exemplo, se o anunciante está em na cidade x e deseja saber se os anúncios estão aparecendo na cidade y, basta inserir o nome para simular a pesquisa.

Para visualizar o anúncio no Google, o gestor precisa acessar sua conta no Google Ads e em seguida clicar em “planejamento” e logo depois em “diagnóstico e visualização de anúncios”.

A plataforma vai fazer algumas perguntas sobre detalhes da simulação personalizada, como o local, idioma, dispositivo e público-alvo. Depois é necessário inserir o termo de pesquisa e clicar na lupa.

Tipos de anúncios que trazem mais resultados

Existem alguns tipos de anúncios que podem ser trabalhados por um fabricante de rolo de cordão de algodão, caso queira ter mais resultados, e entre eles estão:

Anúncio na rede de pesquisa

A rede de pesquisa é formada pela página de buscas do Google, aplicativos e sites parceiros, sendo o formato mais popular, visto que exibe anúncios em áreas de destaque, toda vez que o usuário fizer uma pesquisa.

São caixas de texto que se apresentam entre as 3 ou 4 primeiras posições de busca, podendo também aparecer nas 3 últimas posições.

Toda vez que o usuário fizer uma pesquisa usando a palavra-chave trabalhada na campanha, o anúncio será exibido.

Trata-se de uma opção muito eficiente para quem deseja aumentar as vendas, uma vez que atinge o consumidor interessado, mas também é muito útil para outros objetivos de marketing.

Anúncios no YouTube

Uma empresa de fabricação de peças de borracha pode fazer anúncios no YouTube porque eles são cada vez mais comuns e presentes, além de apresentarem um formato com grande potencial para atrair os consumidores.

A plataforma de vídeos é uma poderosa ferramenta de busca e muito usada no mundo todo, assim como acontece com as pesquisas no Google.

É possível criar alguns tipos de anúncios, desde que a organização saiba quais são seus objetivos para saber quais das opções funcionam melhor.

Uma delas é conhecida como True View In-Stream, um formato que mostra o anúncio no início, meio ou final do vídeo, bem como em sites e aplicativos parceiros.

Embora o usuário possa pular esses vídeos após alguns segundos de exibição, eles continuam sendo muito úteis para gerar leads, vender, atrair tráfego e melhorar o brand awareness.

Outra opção para um fabricante de móveis ótica são os anúncios Ter View Discovery que aparecem como sugestões de vídeo durante uma pesquisa no YouTube e ao lado dos vídeos relacionados.

Funcionam por meio de palavras-chave, assim como acontece com as pesquisas do Google, sendo um formato que convida o usuário para assistir ao vídeo e são ótimos para estratégias de consideração de produto e marca.

O vídeo bumper é um modelo que não pode ser pulado pelo usuário, e tem duração de 6 segundos. Para funcionar, é necessário que a mensagem seja sucinta e de impacto, capaz de aumentar o alcance e o reconhecimento do negócio.

Por fim, é possível criar anúncios out-stream, veiculados apenas em dispositivos móveis e em sites e aplicativos do próprio Google, portanto, não aparecem no YouTube.

O formato costuma ter um bom alcance e leva em conta o uso de dispositivos móveis em larga escala que acontece atualmente no mundo todo.

Google shopping

Quando o usuário faz uma pesquisa, pode encontrar os anúncios do Google shopping em uma barra no início da busca, onde produtos semelhantes aparecem e podem mostrar uma sacola plástica personalizada para loja para uma campanha convidativa.

Costuma ser feito por lojas virtuais e estabelecimentos que querem divulgar as mercadorias. Mas para criar esse tipo de anúncio, é necessário ter uma conta no Google Ads e cadastrar os produtos no Merchant Center.

É um tipo de exibição que traz leads qualificados para o negócio, consegue ampliar a presença digital e gera relatórios de desempenho.

Os anúncios podem ser exibidos ao lado dos resultados da busca, em sites parceiros e na rede de display.

Rede de display

Um anúncio de rack para servidor torre em formato de banner é exibido na rede de display, podendo ter som, imagens, ser animado e exibido em sites, blogs, páginas de notícias e aplicativos parceiros.

É uma excelente opção para as marcas que buscam interatividade e ajuda a fortalecer o branding. As campanhas são exibidas em páginas de conteúdos relacionados ao produto ou serviço, de maneira abrangente.

Embora o visitante não esteja necessariamente interessado na solução, pode acabar reconhecendo-a e considerar a marca depois de ter esse tipo de contato com ela.

Anúncios em aplicativos

Quando o negócio tem um aplicativo e quer que ele seja baixado em mais dispositivos móveis, então precisa investir nesse tipo de anúncio.

Um fabricante de estação de trabalho branca consegue aumentar o número de downloads de seu aplicativo, visto que ele vai aparecer em toda a rede de pesquisa, como Google Play e YouTube.

Considerações finais

Os anúncios online são muito vantajosos porque permitem o total controle sobre os gastos e não existem valores fixos, algo que beneficia os pequenos negócios.

Para ter um bom desempenho, traz diferentes formas de segmentação e isso valoriza muito a campanha.

O anunciante só precisa definir as palavras-chave que vai utilizar, idioma, escolher o tipo de dispositivo, frequência, dias e horários, além de se basear nas características do público, como localização geográfica e idade.

É muito vantajoso porque todas as estratégias podem ser avaliadas e modificadas para melhorar os resultados. As campanhas podem ser monitoradas e a marca descobre como seu público reage aos seus anúncios digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Anúncios online: como saber que sua empresa está sendo vista? via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link