Accountability Marketing: saiba o que é e como funciona

accountability marketing

O marketing é um vasto campo que tem inúmeros objetivos, como melhorar o posicionamento da marca no mercado e aumentar o seu fluxo de vendas. E para saber se estão sendo atingidos é preciso fazer uso de métricas, como o accountability marketing.

Termo ainda em crescimento no país, essa área está relacionada com o monitoramento de recursos e avaliações de orçamentos que são utilizados para que as estratégias de comunicação sejam colocadas em prática.

Abordando importantes questões de lucros e investimentos sobre campanhas e produtos, o Accountability Marketing pode ser utilizado por empresas de qualquer segmento, desde aquelas que fabricam toldo cortina retrátil para garagem até revendedoras de carros.

Isso porque possui benefícios que proporcionam uma melhor organização financeira do empreendimento e também desenvolvimento de suas estratégias.

O que é Accountability Marketing

Quando se fala sobre o campo do marketing, muitas empresas ainda acham que esse setor não é importante para o desenvolvimento do negócio. Acreditam que as vendas podem ocorrer com velhas práticas e que esse recurso em nada irá ajudar.

Porém, quando elas resolvem dar uma chance, seja porque desejam acompanhar os concorrentes ou porque buscam desesperadamente por mudanças, exigem rapidamente retornos financeiros das práticas que o marketing realiza.

Elas querem ver na ponta do lápis como o seu investimento está sendo vantajoso, em que está impactando e quais foram os retornos trazidos pelas ações criadas. E é justamente por isso que o marketing não pode ficar preso a resultados abstratos.

É necessário que ele tenha em mãos dados que foram coletados por meio de importantes métricas, que mostram com clareza como está ocorrendo a sua atuação e no que está impactando toda a quantia que foi ou que está sendo investida.

Nesse momento entra um novo recurso que tem se popularizado no Brasil, assim como no restante do mundo, é o Accountability Marketing, área que tem como intuito mostrar por meio de informações os resultados financeiros que ocorrem por causa das estratégias.

Complexo e repleto de ferramentas, esse campo, que pode ser aplicado em escola particular infantil, por exemplo, faz um acompanhamento contínuo dos retornos que o empreendimento está tendo.

E porque desempenha essa função, também acaba sendo chamado de marketing de responsabilidade, pois ele é o responsável por monitorar o lucro ou perda dele por causa das suas estratégias e também diagnosticar problemas e tomar decisões.

Repleto de vantagens para a saúde financeira da empresa, esse setor trabalha em conjunto com outros departamentos, especialmente o financeiro, de forma que consiga ter controle e acesso a dados organizacionais do negócio em que atua.

Com isso, é mais fácil mostrar para os empresários o retorno de todas as ações desenvolvidas e também sugestões de melhorias para que os outros objetivos do empreendimento sejam alcançados.

Assim, se um pet shop busca por melhorias e a equipe de marketing sugere implantar o serviço de adestramento de Yorkshire, esse time ficará responsável por procurar os melhores recursos para que a novidade seja colocada em prática.

E quando se fala sobre boas ferramentas, fala-se sobre aquelas que além de trazerem as respostas esperadas, ainda são econômicas.

Como funciona o Accountability Marketing

As empresas que desejam impulsionar as suas atividades, organizar as suas finanças e também otimizá-las, devem investir no Accountability Marketing, que funciona a partir de uma longa série de etapas.

Passeando entre planejamento, produção de conteúdo e gerenciamento dos custos da empresa, que pode ser uma barraquinha crepe, por exemplo, esse recurso utiliza as mais diversas ferramentas para que possam realizar o monitoramento das finanças.

A principal é o ROI (retorno sobre o investimento) de marketing, que faz um cálculo entre dinheiro obtido ou perdido e a quantia que foi investida. Fácil de ser aplicado, é possível mensurar com praticidade como foi o retorno de uma campanha.

Porém, além de utilizar ferramentas, como o ROI, o Accountability Marketing ainda funciona por meio de algumas ações, como foi citado acima. São elas:

  • Estratégias;
  • Conteúdo;
  • Canais de comunicação;
  • Investimento;
  • Execução no mercado;
  • Gerenciamento de custos fixos.

Todas essas etapas são o combustível para que as estratégias de marketing alcancem o valor que desejam e, com isso, façam com que o Accountability Marketing possa ser feito de forma otimizada.

Por isso, é importante que o time de marketing das empresas, como fabricantes de refletor para quadra de beach tennis, coloquem em prática essas etapas, para que possam apresentar resultados satisfatórios.

  1. Estratégias

Definir quais ações serão realizadas dentro do empreendimento é o primeiro passo. Porém, antes disso, é importante que os profissionais de marketing definam o que pretendem atingir com o que será desenvolvido para que sejam o mais objetivo possível.

Por exemplo, uma gráfica que produz caneca porcelana personalizada casamento quer aumentar a sua segmentação, para isso, o time de marketing pode propor uma estratégia de reposicionamento de marca e entrega de brindes em determinados locais.

  1. Conteúdo

Com as ações definidas, produzir os conteúdos para que todas as análises que foram realizadas sejam vistos é o próximo passo.

Esse conteúdo desenvolvido precisa ser atraente e conversar diretamente com o público-alvo do empreendimento, para que despertem nele o desejo de realizar a compra e se conectar ainda mais com a marca.

  1. Canais de comunicação

Depois, é hora de escolher os canais que serão utilizados para a divulgação das peças que foram criadas. Eles podem ser as redes sociais, mídias tradicionais, como televisão e rádio, plataformas digitais e muitos outros que impactam positivamente o ROI.

É por isso que é importante os profissionais conhecerem bem o público da empresa para saber o que eles consomem. Um comercial de plastico filme para embalagem, por exemplo, pode ser impactante na TV.

  1. Investimento

Essa é uma área extremamente importante, assim como todas as outras, mas que requer um pouco mais atenção, afinal, o objetivo principal do Accountability Marketing é otimizar as finanças.

A partir disso, durante o desenvolvimento da estratégia, além de definir um orçamento, é necessário que os profissionais de marketing estejam sempre monitorando por meio de KPIs para saber como está o retorno, o que pode ser alterado e muito mais.

  1. Execução no mercado

Para que todo o trabalho desenvolvido anteriormente tenha o sucesso que deseja alcançar, é preciso se atentar em como será a execução das estratégias dentro do mercado.

Ou seja, além do monitoramento, é necessário procurar por novidades, tendências, ferramentas que possam trazer o que se espera para a campanha.

  1. Gerenciamento de custos fixos

Os custos fixos são aquelas despesas que uma empresa, neste caso em especial do setor de marketing, possui todos os meses.

Assim, para realizar o planejamento e definir orçamentos, a equipe de marketing precisa estar sempre atenta a esses valores que podem impactar na lucratividade das suas campanhas.

Características do Accountability Marketing

Para que o Accountability Marketing seja estabelecido dentro de uma empresa, é necessário que se obedeça algumas habilidades, que são as suas principais características.

Além do profissional precisar ter uma visão estratégica e não culpar os fatores externos quando ocorre um problema na lucratividade da empresa, também é preciso que ele desenvolva agilidade e capacidade de avaliação.

Pois, com isso, ele conseguirá ter controle sobre as metas que foram definidas e também noção de como as suas estratégias podem impactar o financeiro da empresa, seja ela voltada para aluguel de caçamba de entulho preço ou venda de produtos domésticos.

Tendo todos esses critérios em mente e, principalmente, em prática, o profissional de marketing deve caminhar a partir dos três pilares desse campo, que são:

  1. Compromisso

Todos os profissionais do setor de marketing devem ter o senso de responsabilidade sobre a lucratividade da empresa, de forma que executem sempre as melhores ações para que ela atinja o faturamento que foi definido em estratégias anteriores.

  1. Proatividade

Ser proativo é uma outra característica que faz a diferença. Isso é, o profissional poderá procurar por ferramentas econômicas, parcerias para o desenvolvimento das campanhas e qualquer atividade que seja benéfica para o negócio.

  1. Responsabilidade

O compromisso com o faturamento da empresa vem acompanhado da sua responsabilidade em desenvolver os trabalhos que são necessários para que não apenas o Accountability Marketing seja colocado em prática, mas outras demandas.

Considerações finais

Essencial para que a empresa tenha maior controle sobre as suas finanças, esse campo do marketing é repleto de vantagens que impactam o empreendimento como todo, gerando mais lucro e saúde financeira.

Por isso, é importante que o setor de marketing conheça essa área e também coloque em prática os seus preceitos e tópicos que irão transformar as estratégias desenvolvidas pelo time responsável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#marketing #blogdoconvidar




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: