Títulos chamativos: Como desenvolver a descrição SEO ideal – 8 dicas!

Títulos chamativos

Conseguir induzir um leitor a abrir um certo conteúdo na internet é um dever dos títulos chamativos, que precisam ser bem escolhidos e desenvolvidos para garantir esses resultados. Veja como fazer, neste artigo.

Utilizar determinadas estratégias de SEO pode ser parte essencial do processo de cativar a atenção dos visitantes na internet.

Ter um título de qualidade e que consiga atingir o seu público-alvo, chamando sua atenção e gerando interesse é o que deve acontecer para garantir mais acessos.

Títulos chamativos e de boa qualidade têm a função de induzir o tráfego até o site e ao seu conteúdo postado nessas plataformas. Contudo, além de chamar a atenção, é preciso manter esse interesse.

Isso por que, um usuário precisa ter interesse para ler o seu título, mas ele precisa ter mais interesse ainda para parar o que está fazendo e entrar na postagem.

De maneira mais resumida, um bom título chamativo precisa ser simples, objetivo, atrativo e conciso.

Ter essas características é importante porque, com o avanço das tecnologias e do mundo digital, a vida das pessoas ficou cada vez mais corrida e rápida.

Dessa forma, o usuário precisa entender a ideia central da mensagem, logo de cara, ao mesmo tempo que é criado o interesse de entender mais sobre o que lhe foi oferecido.

Além disso, a competitividade do mercado e a presença de muitas empresas nele permite que o leitor seja inundado com diversos conteúdos sobre um mesmo tópico, precisando escolher qual material ele consumirá pelo título. 

O título, portanto, é o primeiro contato que o usuário terá com o conteúdo disponibilizado, e ele será o ponto definitivo que possibilitará ao visitante continuar nesse caminho ou se preferirá procurar por uma outra marca.

Fora essas coisas, é preciso utilizar palavras-chave que garantirão que o site apareça quando as pessoas pesquisarem pelo time nas plataformas de busca, aumentando as chances de consumir o conteúdo.

Como desenvolver títulos chamativos

Não existe uma fórmula perfeita para a criação de um título que garante completo sucesso, mas existem algumas dicas que podem ser aplicadas.

De forma a garantir um aumento das chances de bons resultados, seguem elas.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Seja claro e direto

Quando um usuário clica em um texto é porque ele se interessou pelo assunto e deseja consumir o conteúdo postado. 

Logo, para conseguir mantê-lo na leitura, é imprescindível que o assunto do título seja o mesmo do artigo.

Por exemplo, um título: “Tudo que você precisa saber sobre o aparelho removivel com mola” é muito claro sobre o tipo de conteúdo que o leitor encontrará na publicação, tornando-se, então, muito mais eficiente. 

Contudo, ao mesmo tempo, ele precisa ser rápido para garantir que a pessoa não perca muito tempo entendendo do que se trata para definir se tem interesse. 

Para isso, pode-se utilizar palavras que direcionam o conteúdo ao próprio leitor, como os pronomes de tratamento. 

Dessa forma, é criado um tom mais íntimo e de aproximação com o leitor. 

Além disso, eles precisam informar exatamente o tipo de conteúdo que o leitor encontrará ao entrar na página. 

Assim, ele tem conhecimento do que irá consumir e não ficará desapontado porque não haverá quebra de expectativa. 

Use o senso de urgência

Essa tática é muito eficiente para os títulos, pois instiga o medo de se arrepender do leitor. 

Quando é ativado o senso de urgência, é criada a sensação de que ele precisa acessar a página para não perder determinado conteúdo, de forma que não fique sentindo falta. 

Ele deve introduzir um assunto, explicar porque o leitor precisa dele e usar palavras para dizer o risco de não fazer, como não aproveitar uma oportunidade imperdível. 

Por exemplo, uma empresa de aluguel de maquinas de construcao poderia fazer um texto com o título: “Entenda agora o porquê inserir máquinas ao trabalho”.

Assim, os leitores desejarão ler e ficar por dentro do assunto, para não ficarem de fora.  

Além disso, podem ser utilizadas palavras CTA, “Call to Action”, ou seja, uma chamada para ação, que utiliza verbos em destaque, convocando o leitor a realizar um ato, como “acesse” ou “entenda”.

Outra opção é utilizar certas palavras que despertem interesse, usando-as como gatilho, como adjetivos ou advérbios (incrível, rápido, grátis, surpreendente, agora, entre outros). 

Um exemplo para uma empresa de Digitalização de livros: “Saiba a importância de inserir uma digitalização incrível na sua empresa”. 

Uma característica muito comum a todos os usuários é ter a curiosidade, o sentimento de desejar entender mais, aumentando as chances de ele entrar para ver o conteúdo.

Acesse plataformas de apoio

Existem certas plataformas que podem ajudar no processo criativo, como geradores automáticos. 

Contudo, é fundamental destacar que elas servem como um material de apoio e exige que o título seja ajustado antes de se utilizar.

Elas servem apenas como um primeiro momento e não podem ser utilizadas a todo momento. É importante quando ainda não há experiência ou conhecimento do que pode dar certo e do que pode ser totalmente aleatório. É preciso aperfeiçoá-los

Outra ferramenta possível de utilizar é um site que compara dois títulos, avaliando-os e mostrando qual deles tem mais chance de fazer sucesso. 

Ela faz isso por meio de um compilado de informações sobre o engajamento da página. 

Conheça o público

Um ponto que garantirá a eficiência da estratégia é conhecer o público. Com isso, a empresa consegue entender os seus gostos e necessidades e criar um tópico que atrai o interesse deles.

Além disso, é possível saber quais palavras utilizar, de forma que sua curiosidade seja aumentada e eles acessem a página.

Definitivamente, esta é uma característica dos títulos chamativos.

Outro ponto é porque assim, é possível transformar o seu conteúdo em valor, ou seja, ao invés de vender apenas um produto ou serviço, a empresa passa a vender uma solução para os problemas de seus consumidores.

Com isso, a instituição consegue mostrar para seus consumidores que o seu conteúdo ou mercadoria é o melhor para ajudá-lo. 

É preciso, portanto, entender em quais situações o produto pode ajudar e transformá-lo em valor. Para isso, é indicado o entendimento do público-alvo e a criação de uma persona. 

Isto é, analisar o grupo de pessoas que deseja destinar os conteúdos e criar um consumidor ideal, com as características mais comuns das pessoas que acompanham a empresa.

Por exemplo, uma empresa que vende embalagens delivery personalizadas sabe que suas publicações devem se voltar para as pessoas que possuem um negócio próprio e desejam melhorar suas estratégias, focando seu conteúdo para elas. 

Analise a concorrência

Analisar a concorrência pode ser uma estratégia muito eficaz no momento de criar títulos chamativos.

Isso por que, ela permite que a empresa entenda os pontos fracos das outras, podendo se diferenciar e se destacar, e os pontos fortes, podendo se inspirar neles.

Dessa maneira, você consegue entender que tipos de frases ou conteúdos estão mais em alta dentro do nicho em que estão inseridos, passando a melhorar esses títulos, e consequentemente, atrair público ao invés de permitir que adquiram da concorrência. 

Um exemplo, o nicho de construção é muito amplo, então se uma empresa de construcao alvenaria perceber que, quando a concorrência posta sobre dicas do assunto, o post tem maior repercussão, ela pode investir no mesmo tipo, atraindo o público.

Experimente digital no buscador a sua palavra a ser utilizada no título, e verá as sugestões que irão aparecendo a medida que você digita.

Títulos chamativos: Como desenvolver a descrição SEO ideal - 8 dicas! 1

Use números

Uma estratégia que faz muito sucesso é usar os números, como em publicações sobre dicas ou a realização de listas ou até informações numéricas, como estatísticas em porcentagem. 

Isso porque, com essas informações logo no título, o leitor consegue entender mais claramente o porquê aquele conteúdo será útil. 

Por exemplo, uma empresa de pisos que deseja atrair vendas pode usar o título: “5 motivos para colocar uma Fachada de loja acm”.  

Faça perguntas

Para aumentar o interesse e a curiosidade do leitor, é importante fazer questionamentos no próprio título, garantindo que ele ficará interessado na resposta e acessar o conteúdo. 

Dessa forma, ele surge como o problema, e a página entregará a solução.

Por exemplo, se um centro automotivo 4×4 deseja criar uma postagem para atrair público, ele pode usar um modelo como: “Você sabe a importância de trocar as peças do seu carro? Descubra agora”, aumentando o fluxo de acessos. 

Acompanhe os resultados

Por último, uma estratégia extremamente importante é fazer um acompanhamento dos resultados de antigos posts e títulos. 

Dessa forma, a empresa consegue entender quais estratégias funcionaram e que formato de título foi mais eficiente. 

É uma forma de conhecer o público e entender quais pontos mais o agradam. 

Assim, ela consegue utilizar as mesmas ferramentas, garantindo o sucesso de todas as suas publicações. 

Por exemplo, se uma empresa que vende produtos para medicamento manipulado para crescer cabelo sabe que seu público gosta mais dos conteúdos quando ela posta dicas para fazer esses processos em casa, ela pode investir nesse modelo e aumentar os acessos. 

Benefícios de ter um título chamativo

Investir na criação de um título chamativo e impactante pode ser algo muito benéfico para uma empresa quando feito da maneira certa, por isso serão listadas algumas dessas vantagens:

  • Aumento do tráfego para a página;
  • Mais acessos no e-mail marketing;
  • Aumento do engajamento;
  • Potencialização da eficiência dos anúncios;
  • Atração de novos clientes;
  • Oportunidade de ganhar destaque nos mecanismos de busca;
  • Possibilidade se tornar referência no nicho;
  • Melhorar o relacionamento com o público. 

Em outras palavras, criar títulos chamativos surge como uma oportunidade mais simples, mas muito efetiva para garantir o desenvolvimento de uma empresa. 

Conclusão 

Criar títulos chamativos exige que uma empresa siga algumas dicas para conseguir fazer um trabalho de qualidade, mas pode ser uma estratégia muito eficaz com o objetivo de garantir um crescimento e expansão dela. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Se achou interessante esta matéria sobre títulos chamativos, talvez você goste do nosso artigo sobre como escrever um anúncio de venda ideal.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!