7 técnicas de inovação para impulsionar seu negócio

inovação

Em um mundo em constante mudança e em mercados ultra competitivos, qualquer empresa deve procurar evoluir constantemente para manter e melhorar a sua vantagem competitiva, por isso, é importante que o líder empresarial promova uma cultura de inovação.

Estas diferentes ações devem ser desdobradas e coordenadas por meio da definição e implementação de uma verdadeira estratégia de inovação que incentiva a agilidade e as iniciativas, integre incubadoras e intraempreendedorismo.

Qual o conceito da chamada inovação?

Inovar nos negócios designa a introdução no mercado de novos produtos (bens ou serviços), a implementação de um processo novo ou melhorado, a implantação de um novo método de marketing, na organização e outros.

Qualquer oferta singular é a aplicação de uma nova ideia que rompe com a existente e competitiva face à concorrência. 

O conceito de inovar processos e produtos podem ser aplicados em diversos segmentos, como em uma empresa alimentação coletiva que está buscando maximizar seu alcance para ajudar mais pessoas.

Existem algumas maneiras mais comuns de inovar processos e outros pontos dentro de uma empresa que são feitos por meio de metodologias, geralmente existem 3 tipos mais usados que são:

  • Inovação tecnológica: implementação tecnológica inovadora;
  • Inovação de marketing: diferenciação de produto, comunicação, preço;
  • Inovação de organização: criação de novos processos;
  • Inovação pessoal: incentivo a novas ideias internas.

Essas inovações tendem a ajudar negócios a terem mais vantagem competitiva ao possibilitar o destaque de novas coisas que podem alavancar os resultados em uma determinada área.

Empresas que criam soluções inovadoras para os aspectos que envolvem seus negócios tendem a atingir mais produtividade em suas atividades.

Como uma empresa de instalação elétrica cozinha industrial que aumentou consideravelmente o número de instalações feitas por meio do implemento de uma solução de processos inovadora.

Grande parte das pessoas pensam que inovação está somente ligada a tecnologia, mas isso nem sempre é verdade. 

Inovar está mais ligado à ideia de criar algo novo ou revitalizar processos, produtos e outras coisas para tornar algo melhor.

Como evoluir seu negócio com inovações

Quando se trata de inovação, diversas empresas buscam formas mirabolantes de mudar suas atividades, produtos e serviços só para poder dizer que algo é novo, porém, muitas das vezes essas “inovações” são feitas de forma adequada.

Inovar só por inovar não significa que isso trará sucesso para o seu negócio. É preciso entender as técnicas de inovação e após isso, identificar o que de fato precisa ser inovado na sua empresa a fim de trazer mais benefícios e resultados.

Algumas dicas podem ajudar na hora de entender o processo de inovação e como ele beneficia sua empresa de forma assertiva, principalmente, se o seu negócio está começando e precisa de uma vantagem competitiva para se destacar.

1. Crie uma cultura propensa à inovação

Para se manter competitiva no longo prazo, qualquer empresa deve apoiar o espírito de inovação e apoiá-lo, principalmente em grandes empresas que muitas vezes se estruturam de forma menos ágil do que uma startup.

Não é sempre uma questão de tecnologia, pode dizer respeito a um processo mais racional e eficiente internamente, também pode impactar significativamente no modelo de negócios da empresa.

Exemplo disso é uma empresa que realiza análise bromatológica do milho e por meio de uma cultura interna que visa ideias inovadoras, conseguiu se destacar nesse segmento como um dos modelos de eficiência no mercado.

A estratégia é abrir espaço para exploração para trazer novas ideias e sempre manter uma vantagem competitiva perante os concorrentes.

 

2. Priorize a experiência

Um novo produto ou serviço pode ser atraente tecnologicamente mas a experiência do cliente não estiver presente e não fornecer uma solução real para os clientes em potencial resolverem seu problema, permanece inútil.

Um bom exemplo disso seria uma empresa que faz aluguel de ônibus para excursão e tem procurado inovar os ônibus que fornece com tecnologias como wifi, ar condicionado e até portas USB, a fim de conquistar mais clientes.

Porém a percepção dos usuários é o único critério que, ao final, valida ou não a novidade implementada, dessa forma, de nada adianta inovar só pra parecer que tem algo novo. As novidades tem de servir um propósito.

3. Encontre o equilíbrio entre exploração e inovação

Tal estratégia procurará primeiramente identificar as tecnologias, os processos internos, os mercados que deve melhorar e/ou melhor explorar.

Uma empresa que está muito ocupada com suas atividades cotidianas da demanda de seus clientes corre o risco de perder oportunidades de desenvolvimento interessantes por falta de dedicar recursos suficientes à exploração.

Esse foi o caso de uma empresa que trabalha com bombas de refrigeração e que devido ao foco somente em fazer o que já vinha sendo feito, começou a perder espaço no mercado até poder mudar suas atividades para processos mais modernos.

Portanto, a capacidade de implantar uma cultura de inovação e desenvolver uma visão de futuro é uma forte garantia de sustentabilidade. Construir o sucesso de amanhã implica ser capaz de desfocar suas atividades hoje.

4. Esteja sempre atento às inovações radicais

As inovações têm de ser bem fundamentadas e principalmente bem estruturadas. Isso significa que medidas inovadoras sem nenhum planejamento prévio pode ser uma mudança muito radical e nem sempre trazer benefícios para seu negócio.

Empresas de consultoria que trabalham com CLCB vigente, por exemplo, precisam planejar bem os passos de inovação que desejam implementar em seu negócio para não prejudicar sua operação atual.

A melhor forma de fazer inovações em processos de serviços é por meio da quebra de grandes objetivos em pequenos passos e ir aprimorando cada etapa com novas ideias para melhorar o conjunto todo.

5. Adapte o seu modelo de negócio constantemente

Quem é o cliente alvo? O que oferecer a ele? Qual é a proposta de valor? Como reduzir custos? Melhorar os lucros? Essas respostas que não são imutáveis, mas que devem evoluir com o tempo. 

Caso contrário, chegará o momento em que o seu negócio perderá sua relevância, devido à evolução das necessidades e à melhoria da concorrência.

Um mercado em constante mudança como o de divisórias de MDF para escritório exige medir sua temperatura regularmente, portanto, é bom sempre estar buscando formas de se adaptar às mudanças.

Uma gestão relevante de novas ideias dificilmente prescinde de um acompanhamento constante do seu mercado e dos seus principais players. Você sempre aprende muito com os outros, especialmente seus clientes e a concorrência.

6. Satisfazer as necessidades

A prioridade é satisfazer as necessidades, uma nova oferta singular é antes de tudo uma solução, produz uma melhoria de vida.

É uma questão de estar atento às necessidades dos seus clientes, dos seus colaboradores, dos seus parceiros de negócio, entre outros. O valor acrescentado deve ser óbvio e reconhecido.

7. Intraempreendedorismo e inovação

Inovação estratégica e agilidade são dois conceitos que andam de mãos dadas. O ecossistema no qual uma empresa opera deve estar na vanguarda do progresso.

Internamente, a implantação de um centro dedicado é fundamental. Podemos dividir o pólo em três departamentos que são quatro terrenos férteis para inventar algo novo:

  • A gestão interna da empresa;
  • Criatividade;
  • Produtos e serviços; 
  • Experiência do cliente.

O intraempreendedorismo (empreendedorismo interno) possibilitará o surgimento e desenvolvimento de projetos inovadores. As plataformas colaborativas fazem parte de uma abordagem eficaz ao reunir habilidades, energias e ideias.

O reforço de um departamento focado em inovação é uma aposta necessária para o futuro que muitas vezes compensa, assim como foi para uma empresa de autopeças que obteve mais resultados focando seus serviços em direção hidráulica travando.

Benefícios da inovação para o seu negócio

Os métodos de inovação, quando bem implementados, tendem a trazer diversos benefícios para as empresas que desejam mais vantagem competitiva no mercado. 

As principais vantagens podem ser divididas em três, novidade, valor e reconhecimento.

Traz novidade

Os produtos e serviços que são inovadores a nível externo tendem a se destacar no mercado. Ao nível interno, tendem a ter mais organização nos métodos de armazenamento, distribuição e marketing.

Cria valor

A inovação cria muito mais valor para uma marca por possibilitar que ela crie novas oportunidades de melhorar algo que o mercado já está saturado. 

Essa forma de dar nova utilidade para algo já existente tende a chamar muito a atenção dos consumidores.

Gera reconhecimento

Com processos e produtos inovadores, as empresas ganham mais reconhecimento de marca entre seus consumidores por se destacarem dos concorrentes. Isso beneficia muito as vendas como um todo, além do marketing de boca-a-boca crescer esporadicamente.

Considerações finais

Empresas que querem ter mais vantagem competitiva e realmente ter espaço para crescer tem de criar espaços para inovar a forma como fazem negócio.

Isso facilita muito a criar mais destaque, reconhecimento e fidelidade entre o seu público-alvo. Portanto, se deseja inovar, comece com pequenos passos e vá aumentando cada vez mais até atingir seus objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: