Propagandas: entenda como criar anúncios envolventes – Conheça 2 tipos!

propagandas

As propagandas nos dias de hoje são essenciais para os negócios, mas por serem muito relacionadas com a publicidade podem gerar uma certa dúvida entre muitas pessoas.

As chamadas propagandas ganharam ainda mais destaque depois da popularização da internet, que virou o principal espaço para empresas divulgarem seus produtos e soluções.

Nela, um negócio que vende ou até mesmo que aluga locais para fazer oftalmologista canina pode divulgar seus serviços para todos os clientes em potencial da marca.

Por isso, independente do segmento da empresa, os envolvidos nela devem entender o que é uma propaganda e qual o motivo da sua importância.

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, o artigo a seguir explicará melhor o que é uma propaganda e qual é a sua importância em um negócio.

Além disso, irá falar sobre as diferenças entre publicidade e marketing e, por fim, listará os principais tipos de propagandas existentes em um negócio.

Entenda o que é propaganda e sua importância

Muitas pessoas entendem o conceito de propaganda de uma maneira bastante subjetiva, e realmente pode ser difícil resumir ou definir uma palavra com um significado tão abrangente como essa.

Em poucas palavras, a propaganda é a prática de anunciar e fazer a propagação de alguma ideia ou de algumas informações sobre:

  • Produtos;
  • Serviços;
  • Instituições;
  • Campanhas.

Independente do que seja a propaganda, ela sempre vai ser pensada e segmentada para chamar a atenção de um determinado público-alvo.

Uma empresa que vende prensa enfardadeira hidráulica vertical, por exemplo, vai criar propagandas focadas em pessoas que se interessem em adquirir o que ela oferece.

Essa estratégia pode se fazer presente em qualquer área, e o objetivo principal dela é despertar o interesse das pessoas e persuadi-las a consumir algo ou a apoiar uma causa específica.

Mesmo que muitas pessoas não saibam, o painel que a propaganda tem nas estratégias de marketing das empresas, sejam elas pequenos negócios ou grandes organizações, é extremamente importante.

Isso tendo em vista que ele é decisivo para o sucesso da abordagem que a equipe de vendas faz no cliente da empresa que vende bateria de 150 amperes para caminhão.

É graças às propagandas que o marketing pode alcançar os resultados esperados, criar uma identidade para a marca, focar em um nicho e até mesmo deixar a marca mais forte do que antes de um modo geral.

Não é a toa que centenas de classificados são publicados diariamente na internet.

Veja alguns exemplos de anúncios, que aliás, você também pode publicar gratuitamente, nos Classificados Convidar

Mas é essencial pensar em propagandas que possam ser usadas online mas também off-line e que possam agir sempre de maneira integrada.

Qual a diferença entre Publicidade e Marketing?

É normal que as pessoas confundam ou comparem o marketing e a publicidade, mas é de grande importância saber que as profissões contam com focos distintos.

O marketing se mostra muito mais abrangente e pode até ser chamado de precursor da publicidade, já a publicidade é como uma ferramenta do marketing. Os conceitos de ambos são:

Marketing

A ideia em foco do marketing é fazer um planejamento geral que envolva a relação que a empresa tem com o seu público e o processo de venda de telha brasilit de 3 metros.

Entre as questões que ele trabalha estão a comunicação que o negócio tem, o que ele oferece, ou seja os produtos e/ou serviços, e também a maneira que a marca se adequa ao mercado.

Um dos maiores objetivos que o marketing tem é entender as demandas dos clientes e garantir que eles estejam sempre satisfeitos.

Para tanto, o profissional da área de marketing geralmente deve fazer o alinhamento das estratégias que cria junto com os objetivos do negócio, muitas vezes unindo os 4ps do marketing, são eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Com isso em mente, é possível notar que o marketing foca muito mais na estratégia, o que o torna mais amplo em relação à publicidade.

 

Publicidade

A publicidade, por sua vez, trabalha com o objetivo de propagar ideias e divulgar produtos ou serviços. 

Ela costumava ser muito usada antigamente em canais como jornais, revistas, TVs e até mesmo em rádios, mas nos dias de hoje também é muito usada na Internet.

O que permite que ela se torne, como já mencionado, uma das inúmeras ferramentas que o marketing e suas várias vertentes trabalham.

Na área de marketing se faz pesquisas de mercado e se cria estratégias para satisfazer a demanda dos clientes, já a publicidade trabalha com a divulgação de produtos e serviços que ajudam a convencer o público.

Esse convencimento é em relação às vantagens de fechar o negócio, que podem ser as mais diversas ao adquirir uma nova calha chuva telhado, por exemplo. 

Em uma estratégia de marketing, é essencial contar com um publicitário que coloque ideias em prática, mas é o profissional de marketing que fará o planejamento de acordo com o que o público gosta e espera da marca.

Quais os tipos de propaganda?

A seguir, entenda um pouco sobre dois tipos importantes de propaganda, as comerciais e as institucionais que contam, cada uma, com seis objetivos para beneficiar um negócio.

  1. Propagandas comerciais

Uma propaganda comercial tem o maior foco em obter lucro, e isso é alcançado através do uso de estratégias de convencimento usadas para o cliente adquirir os serviços ou produtos de uma marca que vende e conserta portão de alumínio com vidro.

Nesse estilo de propaganda, o cliente deve ser convencido de que o negócio está vendendo exatamente o que ele precisa naquele momento em específico.

Ela precisa apresentar as vantagens de fechar negócio com a marca, suas características e mais importante do que tudo, os valores que a empresa tem.

  1. Propagandas institucionais

As propagandas institucionais se diferenciam muito das propagandas comerciais, principalmente pelo seu objetivo não ser o lucro.

Nessa propaganda a estratégia é mais focada na criação de um bom branding para o negócio, seja ele do segmento de venda de colete para futebol society ou qualquer outro.

Essas propagandas institucionais trabalham com caráter social, elas podem apoiar causas, ser informativas para os espectadores, ajudar a melhorar a imagem de uma marca e muito mais.

As empresas ou organizações que trabalham com propagandas desse tipo, estão mais atrás de passar mensagens positivas e educativas para cada um dos consumidores.

É possível usar uma propaganda, por exemplo, para chamar a atenção das pessoas para o uso mais consciente de recursos como água, energia, papel e muitos outros.

Além de serem ótimas funcionando sozinhas, as propagandas também podem acabar por trabalhar em conjunto.

Muitas empresas realizam campanhas unindo distintas propagandas e as colocando no mesmo contexto para que uma mensagem importante seja passada para uma audiência maior, alguns exemplos de campanhas são: 

As campanhas promocionais são vistas como “agressivas” por muitos empresários por geralmente usarem palavras de ordem como “compre agora” para que o cliente seja convencido.

Elas são muito usadas quando uma empresa precisa, por exemplo, bater a meta de vendas e com isso anuncia preços baixos e descontos cansativos nas suas propagandas.

As campanhas de lançamento, como o próprio nome já diz, são criadas para fazer a divulgação de um novo aditivo acelerador de pega, por exemplo. 

Por informar ao público tudo sobre o produto ou sobre novos modelos, elas costumam durar por mais tempo do que campanhas normais.

As campanhas de sustentação são como uma continuação das campanhas de lançamento, isso porque elas procuram manter o interesse do público no que a empresa vende.

As propagandas não devem ter intervalos muito grandes, isso porque se manter presente na mente do público ajuda a aumentar o interesse deles na marca.

Por último as campanhas sazonais, elas são feitas para que as empresas se aproveitem de certas datas comemorativas ou até religiosas para promover seus produtos ou serviços.

Elas podem durar meses como as campanhas sazonais de épocas do ano como inverno ou verão, ou até mesmo um único dia como na Black Friday, Dia das Crianças ou Páscoa.

Por isso as marcas devem se atentar muito às datas para que elas não percam a hora exata de divulgarem as propagandas da campanha.

Considerações finais 

Entender o que é a propaganda e a sua importância para um negócio é essencial na hora de criar estratégias para uma campanha.

No time dessa campanha devem haver profissionais de várias áreas, mas assim como o marketing e a publicidade eles não podem ser confundidos.

Isso porque cada um desempenha um papel importante que não pode ser esquecido ou deixado de lado na hora da elaboração da propaganda ou da divulgação dela.

Depois de entender até mesmo os tipos de propagandas existentes, a empresa pode-se começar a elaborar a sua e alcançar os resultados que deseja com seus produtos ou serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: