O que é um cross media? Conheça as 4 estratégias que você deve aproveitar

cross media

Cross media é uma maneira de diversificar as estratégias de marketing digital, de modo a impactar uma quantidade maior de pessoas.

Estamos na era da informação, isso faz com que empresas e pessoas mudem seu comportamento o tempo todo. 

Mesmo que o computador, o celular e a televisão, dentre tantos outros dispositivos, difiram, eles estão cada vez mais unidos.

Os usuários conseguem assistir vídeos, filmes e séries presentes nas plataformas de streaming, por meio do celular, TV, tablet, entre outras possibilidades.

E não podemos nos esquecer de que as pessoas realizam diferentes ações ao mesmo tempo, como mexer no celular e assistir televisão. Isso faz com que novas tendências surjam no marketing digital, tentando atrair a atenção dos indivíduos.

Os canais digitais são muito diversos e abrem espaço para qualquer tipo de negócio, trazendo várias possibilidades e informações.

A cross media é uma estratégia que tem tudo a ver com essas mudanças, e compreendê-la é a melhor maneira de acompanhar as tendências e estar presente no dia a dia dos consumidores.

Neste artigo, vamos explicar seu conceito, como colocá-la em prática e quais são as vantagens para os negócios.


Leia também:


O que é crossmedia?

Cross media é uma estratégia que distribui a mesma narrativa para diferentes segmentos de mídia, levando em conta as características intrínsecas, podendo atuar por meio de diferentes recursos, como:

  • Música;
  • Texto;
  • Vídeo;
  • Aplicativos.

Essas e outras possibilidades podem ser usadas, portanto, independentemente de qual seja o assunto que a marca queira falar com o seu público, pode fazer isso por meio de diferentes canais, como um blog e uma rede social.

Mas, mesmo que uma clínica de exames admissionais apresente o mesmo conteúdo nessas duas plataformas, a linguagem deve ser adaptada, de acordo com as características delas.

Cross media é um conceito que vem sendo aplicado no marketing desde a década de 1990, por meio da menção de campanhas que utilizavam diferentes mídias de transmissão.

Por exemplo, um jogo de futebol pode ser transmitido na TV e no rádio ao mesmo tempo. Se você ouvir e assistir uma partida, vai perceber que o conteúdo é o mesmo, mas a linguagem respeita as características da mídia.

Essa estratégia é conhecida como marketing 360, e possibilita que o consumidor chegue de um ponto a outro.

Por exemplo, uma pessoa que estava lendo um e-book decidiu assistir um vídeo sobre o assunto, ou quando o usuário está acessando alguma informação pelo tablet e consegue visualizar o mesmo conteúdo em formatos diferentes, como texto e vídeo.

Mas, para funcionar, uma empresa de laudo de insalubridade risco biológico deve saber como colocar essa estratégia em ação.

Como desenvolver uma boa estratégia de cross media?

Uma empresa pode publicar o mesmo conteúdo em seu blog, no Instagram, no YouTube ou em qualquer outra plataforma que seu público esteja presente.

Mas, para que ele faça sucesso em todas elas, além de escrever sobre o mesmo assunto em diferentes mídias, é fundamental determinar o público-alvo, pois são essas pessoas que vão interagir com a narrativa.

Também é necessário definir um objetivo para a estratégia, como conquistar mais leads, aumentar as vendas, divulgar a marca, aumentar o reconhecimento de público, dentre outras possibilidades.

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, o cross media também precisa ser planejado para definir de que maneira será adotado, além de determinar quais plataformas de mídias farão parte da campanha.

Considere as características da persona e do público-alvo para investir em segmentos que realmente fazem sentido para essas pessoas, algo crucial para o sucesso da estratégia.

Por fim, garanta o engajamento com o consumidor, pois isso vai fazer com que ele continue se relacionando com o seu negócio e os conteúdos que ele publica ao longo do tempo.

Diferença entre cross media e marketing transmedia

É interessante falar sobre isso porque muitos gestores e empreendedores costumam confundir esses dois conceitos.

Mas, enquanto no cross media as oficinas mecânicas utilizam diferentes tipos de mídia para reproduzir em uma narrativa, a transmedia faz uso de diferentes plataformas e mídias para falar sobre outros pontos de vista sobre o conteúdo.

Além disso, costuma manter o foco em públicos diferentes e vai além da narrativa original, sendo necessário que cada estratégia aplicada em diferentes meios colabore com consumo autônomo.

A transmedia também costuma ser utilizada pela indústria do entretenimento para aperfeiçoar narrativas, apresentar perspectivas diferentes, desenvolver personagens secundários, entre outras possibilidades.

Por exemplo, depois de lançar um e-book sobre determinado assunto, uma oficina credenciada HDI pode criar conteúdos novos para falar sobre ele, em diferentes canais.


Mídias que podem ser usadas

Uma boa estratégia de cross media pode usar diferentes canais, e dentre os mais procurados pelas empresas estão:

Redes sociais

As redes sociais são indispensáveis para uma boa estratégia de marketing de maneira geral, afinal, tudo aquilo que não está no digital, dificilmente será reconhecido.

A marca pode investir em campanhas pagas, como no caso dos anúncios no Facebook ou criar campanhas orgânicas que estimulam a imaginação do usuário, e melhorem a experiência dele com a empresa.

Google Ads

Os anúncios no Google são excelentes para divulgar campanhas novas, principalmente, para os pequenos negócios que ainda não possuem um nome reconhecido no mercado e na internet.

É possível inserir o nome da empresa na campanha, para que ela apareça bem posicionada entre os resultados de pesquisa, levando mais pessoas aos seus canais.

Outdoor

Este veículo de comunicação é bastante efetivo, principalmente, para destacar a marca do negócio. Está sempre posicionado em locais de destaque, para que os pedestres e motoristas notem a presença, mesmo que de maneira inconsciente, do conteúdo.

Na verdade, é possível apostar em diferentes tipos de mídia offline

Para escolher a mais adequada ao seu negócio, é interessante fazer uma pesquisa para descobrir quais combinam mais com o público.

Não se esqueça de que o conteúdo deve ser mais sucinto, de modo a permitir que as pessoas consigam lê-lo rapidamente e entender a mensagem. O texto também deve ser combinado com imagens chamativas e o logo da marca.

Blog

O blog também é um importante canal de publicidade, fundamental para transmitir conteúdos valiosos, que ajudam a posicionar a marca como uma especialista naquilo que faz.

Muitas plataformas desse tipo ganharam espaço nos últimos anos e hoje são procuradas por pessoas que querem saber um pouco mais sobre as soluções.

Uma loja de persiana para varanda de apartamento pode criar seu próprio blog e inserir links do site para direcionar os visitantes, uma estratégia que ajuda a agilizar o processo de vendas.

Esses e outros canais online e offline podem ser utilizados em uma estratégia de cross media, a exemplo do rádio, site institucional, dentre outros, e todos eles trazem muitas vantagens para as empresas.

Vantagens do cross media

O cross media permite que as companhias criem maneiras diferentes de se comunicar, alcançando públicos variados, por meio do mesmo assunto.

É uma estratégia valiosa porque gera valor para a marca, uma vez que ela será vista em diferentes canais e por diferentes públicos.

Pode ser usada por uma grande loja de persiana vertical para sala ou pelos pequenos negócios, apesar de muitos acreditarem que essa estratégia funciona apenas para as grandes corporações.

Esse pensamento surge da crença de que é necessário fazer grandes investimentos para uma campanha de sucesso, mas não é verdade.

O cross media é perfeitamente possível e alcançável, pois varia as possibilidades para os negócios. Um exemplo disso é gerar QR Code para embalagem, e quando escaneado pelo usuário, o leva para o site do negócio para que possa assistir um vídeo.

Em paralelo a essa estratégia, uma empresa de cartão de ponto digital pode fazer campanhas nas redes sociais, no Google ou em qualquer outro canal, como falamos anteriormente.

Ao fazer isso, mais pessoas vão conhecer a empresa, seus valores, os produtos e serviços que oferece e de que maneira ela pode ajudar no dia a dia dos consumidores.

Considerações finais

Cada vez mais vemos marcas presentes nos mais variados canais, tanto online quanto offline, e o cross media é uma das estratégias que ajudam nesse sentido.

Mas, é importante lembrar que essa prática leva um tempo para ser executada, pois depende de estudos e análises, antes de começar a investir.

São campanhas grandes e por isso não existe muito espaço para erros, caso contrário, pode prejudicar a imagem do negócio.

Entretanto, com planejamento e tendo como base as informações que demos neste artigo, com certeza, é possível criar uma estratégia na medida certa, utilizando uma metodologia inteligente e que trará resultados incríveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

UM HOTSITE DE PROPAGANDA GRÁTIS?

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO
COMECE LIVRE!

Adicione e combine suas informações de negócio, amplie sua comunicação e conquiste mais clientes e vendas
12 MESES DE PROPAGANDA GRATUITA. VAI PERDER?
close-link
Conquiste mais clientes e vendas com um Hotsite de negócios
SAIBA MAIS!
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: