Network Marketing: 4 dicas de como pôr em prática

network marketing

Além de network marketing essa estratégia pode contar com vários nomes diferentes como marketing multinível ou até mesmo marketing de rede.

Ele é uma estratégia de venda mais direta onde vendedores independentes atuam em um tipo de rede que prevê comissões em outros níveis de atuação.

Mesmo que a sua credibilidade tenha sido abalada a alguns anos por grandes fraudes na história, não deixa de ser um modelo de negócios legítimo.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, a seguir será possível entender o que realmente é o network, como ele funciona, dicas de como criar um negócio de Network Marketing e quais são as suas vantagens.

Entendendo o que é Network Marketing

Como já mencionado, o network marketing é um tipo de estratégia de venda direta, nele os vendedores podem ser remunerados pela comercialização dos produtos ou serviços que vendem.

Além do recrutamento que podem fazer de novos integrantes para a área de vendas de etiquetas personalizadas adesivas, por exemplo.

Isso porque o esforço que a pessoa desempenha para atrair novos vendedores deve sempre ser recompensado de alguma maneira tendo em vista que a empresa lucrará com isso.

Esse tipo de modelo de negócios, assim como qualquer outro, conta com algumas características que são essenciais para o seu funcionamento, são elas:

  • A venda direta;
  • O sistema de distribuição direto;
  • A recomendação e criação de equipes;
  • A remuneração e atuação na rede.

O pilar da estratégia, independentemente do produto vendido, sempre deve ser a venda direta e a relação com os distribuidores e os clientes que compram cortina rolô para varanda.

Com o sistema de distribuição direta, as empresas fabricantes, importadoras e distribuidoras são as responsáveis pela movimentação de mercadorias que são guiadas para o cliente final, o que dispensa intermediários como varejistas.

A formação de equipe se dá pelo fato de que os vendedores também podem atuar como contratantes mais independentes que indicam novos vendedores para a empresa.

Por fim, a remuneração e atuação na rede ajuda a prever premiações através de indicações e comissões que envolvem as vendas feitas pelos distribuidores que os vendedores indicam.

Entre as características listadas acima, sem dúvidas a última merece uma atenção um pouco maior por ser o que leva associa a estratégia ao seu nome.

Essa linha de remuneração onde o vendedor leva a empresa para outro profissional para obter lucros é o que torna o sistema um network de marketing, ou seja, uma rede de marketing.

Como o network marketing funciona?

Vale lembrar que, tirando as suas operações comerciais, quando uma empresa que faz locação de ps4 decide adotar o network marketing ela começa a atuar como qualquer outro empreendimento.

Isso significa que a sua estrutura administrativa apresentará setores comuns de uma empresa, como os de gestão, marketing, vendas, atendimento, suporte e outras funções importantes

Para que as vendas nesses casos sejam estimuladas e a rede cresça, a formação de equipes normalmente é feita através de qualidades em comum.

Essas equipes passam por treinamentos através de curso e eventos internos oferecidos pela própria empresa que fabrica e vende organizador de maquiagem de acrílico, por exemplo.

Na maioria das vezes não se encontra muitas restrições na hora de fazer o recrutamento dos novos colaboradores, a empresa somente oferece apoio e toda a orientação necessária para quem a representa.

Mesmo que a estratégia seja totalmente válida para qualquer setor, somente com a ajuda de companhias de segmentos específicos ela se tornou mais popular no Brasil e em alguns países do mundo.

Empresas de cosméticos, por exemplo, são um ótimo exemplo de negócios que incorporaram esse tipo de estratégia e que se tornaram exemplos de sucesso no Brasil.

É muito comum que nessa estratégia a própria empresa trabalhe em cima do marketing para que os seus representantes atuem como várias equipes de vendas.

As pessoas que são escolhidas como líderes desses grupos, passam a ser assessorados diretamente pela empresa que fornece serviço jardinagem, por exemplo.

Essas pessoas contam com a maior responsabilidade de todas, recrutar novos revendedores e estar presente para levar orientação e suporte quando surgirem dúvidas.

Dicas de como criar um negócio de Network Marketing

A criação de um negócio que trabalha com network marketing exige que o empreendedor se empenhe ao máximo para que a estratégia tenha sucesso.

É possível que leve muitos e muitos anos para que uma marca se torne a autoridade no seu mercado de atuação, isso porque ela deverá lutar para vencer a impressão que empresas fraudulentas deixam em relação a essa estratégia.

Todavia, é possível conhecer a seguir alguns passos que podem ajudar na criação de um negócio de network marketing, são eles:

  1. Escolher um produto que funcione

O fator que mais ajuda a levar o sucesso de uma empresa que adota essa estratégia é o serviço ou produto que ela oferece para as pessoas.

Se a solução oferecida não vende o bastante, isso claramente significa que o sistema de vendas não funciona como imaginavam que funcionaria.

Portanto, a principal etapa de uma estratégia de network marketing é conhecer o público, o mercado e apresentar produtos ou serviços que funcionem para eles.

  1. Criar um sistema de comissões que atraia vendedores

Depois de definir um produto que funciona, é o momento de criar uma estrutura para um sistema de comissões de vendas de kit de salgados para festa infantil que atraia as pessoas.

Nesse caso, o que resume-se aos níveis de atuação que os vendedores terão, assim como as suas responsabilidades, comissões alcançadas, premiações, metas, organização e muito mais.

Essa etapa porém deve ser realizada com muita atenção, ela é a mais sensível do processo, por isso o sistema de vendas deve estar de acordo com normas de atividades básicas da vida diária.

  1. Recrutar vendedores e fazer a gestão de pessoal

Uma empresa que trabalha com network marketing deve criar estratégias e campanhas totalmente voltadas para os seus clientes finais e também para os seus parceiros nas vendas.

Nesses casos, os meios que devem ser criados envolvem chamar a atenção de novos profissionais para que eles sintam vontade de se unir ao negócio.

Além disso, a gestão de pessoas como um todo, pode e deve ser muito bem trabalhada em negócios desse tipo.

Os vendedores que são independentes podem até apresentar objeções em relação aos resultados que lhes foram prometidos inicialmente, o que levará a muitos treinamentos necessários.

Estratégias como as de endomarketing ajudam em planejamentos e podem ser apresentadas e previstas nesses casos.

  1. Focar em ações de publicidade e treinamento

Mesmo que o boca a boca seja um dos maiores diferenciais desse tipo de marketing, os vendedores devem ser bem amparados por materiais de publicidade.

Além disso, devem receber instruções e um treinamento adequado para que os bons resultados sejam alcançados como devem.

Diante das polêmicas que esse modelo de negócio envolve, campanhas mais educativas podem ajudar a mostrar que ele pode ser muito benéfico para a empresa que vende freezer industrial horizontal, por exemplo.

As campanhas de conteúdos como o Inbound Marketing e de relacionamento podem ser extremamente efetivas e eficientes nesse sentido.

Vantagens do network marketing

Ao longo do desenvolvimento deste artigo, torna-se possível ver que esse tipo de marketing apresenta algumas vantagens extremamente interessantes para negócios de diferentes segmentos como os que oferecem serviços de home care nutricionista, são elas:

  • Simplificar a cadeia de valores;
  • Aumentar o número de fidelizações;
  • Gerar maior escalabilidade;
  • Crescer mais rapidamente.

Mesmo que o distribuidor ou o fabricante ainda se preocupe com a produção e logística de produtos, a cadeia de valor ajuda na simplificação já que poucas empresas se envolvem no processo de levar a mercadoria até o cliente final.

A venda direta desses produtos leva a uma criação de vínculos maior entre os vendedores e o público, o que leva a futuras novas vendas e um aumento na fidelização.

Todo negócio pode ter um alto potencial para crescer, isso de maneira totalmente produtiva e sem que seja necessário grandes investimentos em expansões, por exemplo.

Assim que o negócio se consolida no mercado em que atua, a marca pode assumir um ritmo de crescimento muito maior graças à natureza do sistema de vendas que alcança.

Considerações finais

O mercado do network marketing, como visto, se mostra muito promissor graças às inúmeras possibilidades de sucesso que pode levar para um negócio em plena criação.

Os problemas que toda estratégia pode ter, nunca deve caracterizar um mercado inteiro, portanto quando se aplica bem às técnicas de network marketing, o sucesso é garantido.

Ou seja, o sucesso e a credibilidade da estratégia são garantidos desde que conte com uma gestão que seja totalmente eficaz e transparente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: