Blog do Convidar

Mídia Programática: saiba o que é e como funciona

mídia programática

A mídia programática é um recurso que vem sendo utilizado por empresas de diversos setores, a automação de marketing não é mais considerada uma novidade.

Na realidade, faz parte da transformação digital e afeta múltiplos aspectos da sociedade, pelo que a mídia programática deve ser considerada neste contexto.

De maneira geral, a mídia programática é a compra automática de mídia, que permite à marca divulgar seus produtos e serviços com estratégias eficazes e alcançar resultados positivos.

Os investimentos em marketing são cruciais para qualquer negócio que deseja se expandir, pois é por meio dessas estratégias que os serviços são distribuídos ao público-alvo e adquiridos pelos consumidores-alvo.

Sem marketing, a empresa não pode vender e, sem vender, não pode se manter competitiva e pode simplesmente deixar de existir.

Para potencializar os investimentos em marketing, foram desenvolvidas uma série de soluções que facilitam o trabalho das empresas. Uma dessas soluções é a mídia programática.

O que de fato é a mídia programática?

A distinção entre mídia programática e métodos tradicionais é que a compra de espaço publicitário no primeiro método é totalmente feito pela via das plataformas tecnológicas.

Em última análise, é a automatização do processo de compra de mídia que resulta na utilização de métodos digitais para atingir os resultados desejados, métodos estes que visam a otimização.

A mídia programática foi desenvolvida para atender às necessidades das plataformas digitais, mas agora pode ser utilizada por um fabricante de letreiro alto relevo de maneira tradicional.

Em países como os EUA, esse meio teve um crescimento significativo nos últimos anos, como resultado, uma pesquisa da eMarketer em 2018 constatou que 80% das vendas de anúncios digitais foram atribuídas à mídia programática.

Inicialmente, o principal atrativo era o gasto, mas hoje é intrigante pela utilização de recursos digitais que refinam a segmentação das campanhas.

Para entender como funciona, primeiro é preciso entender que envolve a participação de diferentes tipos de empresas.

Mesmo com mecanismos simples, a mídia programática é mais complexa do que as opções tradicionais porque envolve novos participantes no mercado.

Outra diferença é a forma como a mídia é remunerada; em vez de ser pago por meio de contratos fechados em horários específicos ou blocos de programação, a compensação é feita por meio de leilões.

Como resultado, se uma loja de cortina de vidro para varanda de apartamento quiser comprar mídia programada, ela deve se concentrar em plataformas nas quais os editores enviem especificamente seu inventário.

É um procedimento automático que envolve as empresas que desejam anunciar nesses canais de mídia tirando dúvidas e finalizando a compra por meio de sistemas automatizados, sem qualquer envolvimento humano.

Considerando que todas as outras formas de automação de marketing envolvem intervenção humana, esse processo depende principalmente de humanos para direcionar a campanha de maneira estratégica.

O procedimento para executá-lo é automatizado e utiliza um software eficiente para escolher o público-alvo e entregar os anúncios aos destinatários pretendidos. Para entender melhor a mídia programática, é importante entender os termos mais comuns. São eles:

  • DSP (Demand Side Platform);
  • SSP (Platform for the Supply Side or Platform for the Demand Side);
  • DMP (Data Management Platform);
  • Ad Exchange;
  • Trading Desk.

As DSPs são plataformas que facilitam a compra de mídia em tempo real, e é por meio delas que os anunciantes buscam as trocas.

São uma forma de marketplace para publishers, portanto, são plataformas que conectam diferentes sites que desejam anunciar em suas páginas colocando anúncios.

Um produtor de cortina de vidro para apartamento negocia esses espaços constantemente, portanto, o termo “bolsa de propaganda” é utilizado.

SSP é o local de vendas de estoque, além disso, é uma plataforma a partir da qual os editores distribuem seus estoques.

DMP são as plataformas que se encarregam de rastrear os usuários, isso é feito através de cookies que garantem entregas personalizadas, de acordo com os interesses da marca.

Por último, os Trading Desks são organizações que se especializam em comprar através de DSP. Essas instituições são como uma mesa de operações, que buscam otimizar os investimentos e, ao mesmo tempo, oferecer outros serviços.

Como é o funcionamento das mídias programáticas?

Saber como funciona a mídia programática é fundamental para entender o que essa prática representa e como inseri-la no cenário mercadológico atual, principalmente no marketing digital de uma empresa que fabrica forro de gesso de plaquinha.

O raciocínio por trás de como a mídia programática funciona é direto. Quem frequenta regularmente a internet sabe que os algoritmos das plataformas, como buscadores e redes sociais, afetam diretamente o que é exibido no feed.

Quando o assunto é publicidade digital, os mecanismos de busca também têm um papel importante. Isso se deve ao fato de o banco de dados ser um recurso que permite armazenar uma quantidade enorme de informações e obter respostas instantâneas.

A mídia programática permitiu que uma marca de rack aberto de parede analisasse o comportamento de cada visitante em seus canais de contato para oferecer uma publicidade mais personalizada e eficaz, levando ao aumento das vendas.

As organizações que prestam serviços com foco em mídia programática possuem uma base de dados crescente, por isso, oferecem maior segurança para a implementação dessa ferramenta nas campanhas das organizações.

Como as páginas da web que disponibilizam espaço online podem ter anúncios programados, esses anúncios são leiloados para as empresas entrarem e disputarem o espaço.

Como em qualquer leilão, decisões rápidas e decisivas são essenciais, e as ferramentas de mídia programática possibilitam essa ação mais pontual e sem a necessidade de trabalho manual.

Junto com o processo automatizado, existem recursos que definem um preço máximo a ser gasto por lance, este leilão ocorre em uma fração de segundos, o que permite que as disputas por recursos se tornem acirradas aos olhos humanos.

Quais são os benefícios da mídia programática?

Para entender exatamente o que é mídia programática e como essa nova ferramenta está mudando o cenário do marketing, é preciso entender como funciona esse recurso e as vantagens que ele traz.

Dentre as vantagens deste recurso para empresas de iluminação para gesso acartonado ou qualquer outro nicho de mercado, é possível citar como principais:

  • Redução do preço do espaço de mídia;
  • Aumentar a velocidade da tomada de decisão;
  • Melhor rastreamento de todas as campanhas de mídia;
  • Aumentar a confiança do investimento;
  • Trabalhar com mais eficiência todos os dias.

As formas mais tradicionais que as empresas utilizavam para negociar mídia antes do advento da mídia programática são consideradas hoje lentas e ineficientes, além de aumentar drasticamente o custo por campanha.

Isso porque o editor, como um jornal ou anunciante como uma loja de braquete porcelana, teve que negociar esse espaço, chegar a um acordo e coordenar uma série de questões para fechar o negócio.

Com a tecnologia digital, as corporações têm a capacidade de conhecer com exatidão algumas métricas que podem ser utilizadas como base para a decisão.

No entanto, é necessário levar em consideração que essas informações ultrapassam a capacidade de entendimento dos líderes, dessa forma, a tecnologia é necessária.

Com a mídia programática, as empresas podem garantir um uso mais racional e eficaz, o software sempre oferece a melhor opção para investir em uma mídia com foco no público-alvo e com uma linguagem que pede uma ação mais adequada.

Como as empresas podem usar a mídia programática?

Pensar e planejar a mídia programática requer afastar-se de alguns dos conceitos que acompanham a publicidade tradicional. Para fazer isso, existem algumas etapas importantes para serem adotadas. São elas:

Compreender as estratégias da mídia programática

As campanhas de mídia programática sempre foram operadas por meio de plataformas de demanda (DSPs). O DSP é o software que permite configurar a campanha e acessar o inventário de mídia online disponível nos editores por meio do AdExchanges.

Consequentemente, o processo é um leilão em tempo real: o anunciante que pagar a maior taxa por um espaço publicitário específico ganha a exposição e divulga a mídia para esse usuário.

Planejar bem as campanhas

Depois de entender os principais mecanismos pelos quais as principais estratégias de mídia programática são implementadas, fica mais fácil compreender as partes mais importantes do planejamento de uma campanha. Essas partes são:

  • Definição do objetivo de campanha;
  • Definição do público-alvo a ser atingido;
  • Criativos que chamem atenção;
  • Criação de landing page.

Uma campanha programática deve sempre começar com uma boa estrutura de campanhas, por isso é fundamental que as empresas definam a estratégia antes de iniciar qualquer outra etapa.

Escolher como rodar as campanhas

Para participar de qualquer campanha programática, uma empresa que fornece barra de led 12v automotiva deve ter acesso a um DSP. Para isso, o anunciante terá duas opções: procurar uma mesa que realize negociações ou rescindir contrato com uma DSP.

Trading Desks são empresas dedicadas à publicidade programática que facilitam campanhas por meios técnicos para seus clientes.

Elas têm permissão para acessar DSPs e DMPs e planejar, gerenciar e otimizar campanhas em nome de empresas que contratam os seus serviços. Então é preciso que as empresas avaliem qual delas se encaixa com a necessidade do negócio.

Considerações finais

A mídia programática é uma abordagem inteligente e prática, onde anunciantes e publishers se conectam por meio de plataformas que facilitam a compra e venda de mídia por meio de um sistema seguro e balanceado.

Ao realizar esse balanceamento, a resposta já se apresenta com um caminho mais extenso para geração de resultados no ambiente digital. Essa presença não só gera resultados, como também utiliza os recursos da forma mais inteligente possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mídia Programática: saiba o que é e como funciona via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link