Marketing para supermercados: 7 estratégias de como fazer

supermercados

Uma estratégia de marketing digital para supermercados está voltada, nesse sentido, tanto para a identidade visual quanto também para os métodos de divulgar os produtos.

É recomendável para o estabelecimento investir em boas plataformas, não apenas para aumentar as vendas, mas também para alavancar o fluxo de clientes, produzir bons conteúdos e fortalecer o engajamento e interações, principalmente pelas redes sociais.

A estratégia tão tradicional, como a colocação de um banner de fachada, também ajuda bastante, mesmo porque o trânsito de pessoas, dependendo do local onde o supermercado se localiza, é uma boa oportunidade de fazer publicidade visual, por exemplo.

A internet não é apenas um canal de divulgação, mas uma forma de identificar o comportamento dos consumidores, tornando a experiência única, neste ambiente, principalmente quando se trata de visitar sites de supermercados.

Os consumidores são exigentes e não é qualquer promoção que os convence de que o produto é bom e que vale a pena ser adquirido, sem contar na diferença de preços apresentados pelos concorrentes, o que, na verdade, não é sinal de qualidade.

Para quem já visitou outros países, os grandes supermercados acabam vendendo de tudo, inclusive uniforme jeans feminino, porque possuem uma diversidade de departamentos e, no Brasil, não é diferente. 

Em se tratando de estabelecimentos físicos, é muito importante que o marketing online esteja em conformidade com as ações offline, já que os consumidores sequer percebem a diferença que existe entre os dois.

Por isso, é essencial investir na estratégia digital para supermercados, principalmente para quem não tem uma loja virtual, para vender embalagem para lanche baguete, por exemplo, ainda que esta modalidade seja, atualmente, muito utilizada pelos comerciantes. 

Segundo pesquisas, os buscadores como o Google são o primeiro passo dado pelos consumidores que pretendem realizar uma compra, valendo para as lojas físicas. E isso se transformou em uma verdadeira revolução, quando esse tipo de pesquisa é realizada. 

A importância do marketing para os supermercados 

As grandes redes de supermercado passaram, então, a entender que o marketing digital é muito importante para atrair clientes e, assim, investem cada vez mais em aplicativos, para que os consumidores não saiam de casa para encontrar promoções virtuais e lojas online. 

Isso aumenta a concorrência na internet e se torna necessário, cada vez mais, adotar ações eficazes nesse sentido, como também para aumentar as vendas e a movimentação de clientes, muito importante para gerar mais lucratividade. 

Como fazer marketing digital para supermercados?

Uma estratégia adequada de marketing digital engloba ações básicas para a atuação de qualquer empresa presente na internet, e ela segue pontos bem específicos.

Sendo assim, é fundamental listar sete estratégias de como fazer e aplicar o marketing para os supermercados, tais como:

  1. Iniciar pelo SEO local;
  2. Definir objetivos e metas;
  3. Construir a presença online;
  4. Investir em plataformas digitais;
  5. Criar estratégias de venda omnichannel;
  6. Aumentar a autoridade do supermercado na internet;
  7. Investir em otimização nos mecanismos de busca.

O SEO local nada mais é do que realizar ações nos mecanismos de pesquisas regionais, fazendo com que o supermercado seja encontrado mais facilmente na cidade ou região em que ele se localiza.

Por exemplo, uma empresa especializada bombeiro civil pode realizar um cadastro gratuito na plataforma do Google Meu Negócio.

Isso faz com que o estabelecimento seja ranqueado nos resultados de buscas locais, aparecendo no Google Maps.

É extremamente importante definir e estabelecer metas e objetivos para monitorar os resultados das estratégias.

Ou seja, é primordial saber o que o supermercado pretende, seja atrair mais clientes ou aumentar as vendas de forro de gesso acústico no departamento de materiais para construção. Até mesmo reduzir os custos com publicidade é uma das metas financeiras.  

As pessoas precisam saber que o supermercado está na internet e que, ao utilizar o marketing digital, torna-se possível entregar conteúdos qualificados e soluções que atendam às necessidades dos clientes.

Uma das formas de construir a presença nesse ambiente é utilizando as redes sociais, que foram criadas para a interação entre as pessoas e, nelas, as estratégias de divulgação são mais humanizadas.

Por exemplo, os preços das portas de aço para banheiro podem ser compartilhados no Facebook ou Instagram, desde que os conteúdos realmente sejam interessantes para o público-alvo deste tipo de empresa.

Além das redes sociais, existem, ainda, as plataformas e aplicativos, que um supermercado online pode controlar por ele próprio, sem necessitar de ferramentas de terceiros e, nesses canais, o supermercado pode realizar vendas a distância ou fazer promoções.

Além disso, a estratégia agrega autoridade para uma marca no mercado, fazendo com que o público visite o site do supermercado com muito mais frequência. Com isso, é possível obter o aumento das vendas e o fluxo maior de clientes.

Estratégias de omnichannel são ações para criar conteúdo entre canais, no sentido de melhorar a experiência do cliente e conduzi-lo a um melhor relacionamento com o supermercado.

Dessa forma, o mundo online e offline se unem. Inclusive, muitos supermercados criam pontos de vendas, que podem ser acompanhados pelo aplicativo, no qual podem ser criadas ofertas exclusivas. 

É a mesma coisa para uma empresa que aluga cadeira de roda para cadeirante, por exemplo. Ela pode veicular os preços de aluguel pelo aplicativo, criando, desse modo, enormes possibilidades.

Investir na otimização para os mecanismos de pesquisas faz com que um supermercado local seja mais facilmente encontrado e elas podem ser feitas nos dispositivos móveis, oferecendo melhorias na experiência dos clientes e protocolos de segurança.

É importante criar autoridade e demonstrar que os produtos e serviços na instalação de rede de hidrantes são de qualidade. Naturalmente, isso vai atrair mais pessoas, fortalecendo o vínculo com esse tipo de empresa, nesse exemplo em específico.

Esse tipo de relacionamento aumenta significativamente as chances de vendas, através de publicações de materiais e conteúdo relevante para o público-alvo, e ainda garante a fidelização do cliente.

Dicas para aumentar as vendas e os clientes

Depois de ter conhecido mais sobre o tema, é importante conhecer, sem seguida, algumas dicas úteis de ações de marketing para aumentar as vendas e o fluxo de clientes no supermercado:

  1. Usar a criatividade nas promoções como um diferencial;
  2. Fazer campanhas para ensinar como armazenar alimentos;
  3. Investir em datas sazonais (aniversários, Natal e dias comemorativos);
  4. Usar o PDV para criar campanhas (angariar agasalhos, por exemplo);
  5. Colocar alimentos frescos na porta do supermercado;
  6. Oferecer descontos;
  7. Utilizar as redes sociais para atrair mais clientes e vendas;
  8. Investir em um atendimento de qualidade;
  9. Melhorar a iluminação do supermercado.

Todas essas dicas fazem com que o cliente se sinta mais acolhido, e ao mesmo tempo se tornam um diferencial diante dos concorrentes.

No aspecto do atendimento, o diferencial é importantíssimo, porque cria um vínculo mais aproximado, uma vez que o intuito é entender o que ele precisa e, atendentes atenciosos conseguem manter o sucesso do supermercado.

Quanto à iluminação, ela é essencial para que os clientes possam identificar a qualidade dos produtos e visualizar a data de validade, por exemplo, direcionando-os com mais confiança para realizar uma compra.

Outra ação é usar música ambiente no supermercado, porque ela mexe com a emoção da pessoa, principalmente quando a música é aquela que ela mais aprecia. Isso faz com que ela se sinta em família, ficando à vontade, como se estivesse em casa.

Isso cria mais incentivo para mais compras e procurar por outras ofertas, já que o tempo parece não passar no ambiente. Afinal, o supermercado acaba se tornando a própria residência da pessoa.

 

Considerações finais

O marketing para supermercados é uma estratégia que leva ao aumento das vendas, assim como alavanca o fluxo de pessoas neste ambiente.

Para fazê-lo, as redes sociais, aplicativo e plataformas são muito indicados, no sentido de veicular ofertas de produtos, beneficiando o supermercado na arrecadação financeira.

As ações apontadas neste conteúdo são extremamente úteis, no sentido de atrair mais pessoas, tornando-as muito mais próximas ao supermercado, a ponto de, muitas vezes, torná-lo como se fosse a própria casa.

Isso acaba sendo um facilitador, porque nada é melhor do que se sentir confortável em um ambiente agradável, bem iluminado, com uma música ambiente para relaxar, no intuito de se ter mais conforto para passar horas comprando muito mais produtos.

Não é à toa que os grandes supermercados apostam nas estratégias de marketing, como um ótimo atendimento, com funcionários simpáticos e educados, que conseguem proporcionar mais confiança e proximidade com o cliente.

Tudo isso faz com que o estabelecimento seja muito mais reconhecido e, ainda, proporciona o benefício de ser indicado para amigos e familiares, expandindo muito mais a popularidade frente aos concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: