Leitores: 4 passos para ganhar a atenção das pessoas mais importantes no marketing digital

leitores

Conquistar leitores não é uma tarefa fácil, principalmente em um mundo com tanta informação, onde as pessoas podem ficar sabendo sobre os mais diversos assuntos em um piscar de olhos.

Existem conteúdos de todos os tipos na internet, sem falar das obras famosas e de grandes escritores ao redor do mundo. Quem se arrisca nesse universo, seja por meio de um blog ou de um livro, percebe a dificuldade em atrair leitores.

As pessoas (os leitores) vivem uma rotina corrida e só param para prestar atenção naquilo que realmente as interessa, agrega conhecimento e corresponde às suas necessidades e objetivos.

Os usuários podem encontrar tudo o que desejam na internet e, hoje em dia, existem blogs e sites que falam sobre os mais variados assuntos, aumentando a competitividade entre eles.

O papel do escritor ou do criador de conteúdo é cativar a atenção e o interesse das pessoas para que possa distribuir seu trabalho e ter uma boa audiência. Sendo assim, este artigo será de grande utilidade para quem deseja saber um pouco mais sobre o assunto.

Será possível entender qual é a importância da leitura, como fazer para conquistar a atenção dos leitores e ver mais algumas dicas interessantes sobre o assunto.

Importância da leitura

Existem muitas pessoas que dizem que não gostam de ler, mas também existem aquelas que são apaixonadas pela leitura, no entanto, todos sabem da importância de cultivar o hábito de ler.

Por causa da tecnologia, muitas pessoas deixaram esse hábito de lado, e as pesquisas que costumavam ser feitas nos livros e enciclopédias começaram a acontecer pela internet.

Leitores assíduos conseguem viajar por muitos lugares e viver em mundos maravilhosos que trazem novas experiências e vão além da existência real.

Qualquer tipo de conteúdo, como um e-book sobre cordoalha, sempre vai trazer informações importantes para os leitores. As obras literárias, como os romances, contam uma história fantasiosa mas que dialoga com a realidade.

A literatura é a melhor forma de conhecer a cultura de outros povos e como as pessoas viviam na época em que o livro foi escrito. É por meio dela que o ser humano desenvolve a liberdade de pensamento e tem acesso à informação.

O indivíduo se torna mais criativo, desenvolve empatia pelos personagens, conhece realidades diferentes e aprende a se colocar no lugar do próximo.

É a melhor forma de estabelecer uma conexão com as palavras lidas e as palavras usadas oralmente, e quanto mais termos a pessoa conhece, mais desenvolvida será sua escrita.

Crianças que ainda têm dificuldades com a ortografia podem aprender muito com os livros, já para os adultos, é uma forma de reduzir o estresse diário, se divertir, se entreter e poder usar a imaginação para projetar lugares e personagens.

Ler o manual de instruções dos rastreadores é fundamental para usar o equipamento do jeito certo e não danificá-lo, assim como se aprofundar nas leituras necessárias da faculdade é a melhor forma para se tornar um bom profissional.

A leitura proporciona muitos benefícios e ajudam as pessoas a pensarem de maneira muito mais profunda e abrangente.

Assim, o leitor desenvolve pensamento crítico, consegue refletir sobre conflitos e expõe seus pontos de vista de maneira respeitosa e empática.

Em muitos países onde a educação é um modelo a ser seguido, como no caso do Canadá e da Finlândia, a leitura é incentivada desde cedo. As crianças têm acesso a livros antes mesmo de aprender a ler.

Não à toa, tornam-se leitores com compreensão mais aguçada, mesmo dos textos mais profundos.

Infelizmente, muitas pessoas, principalmente no Brasil, ainda não se deram conta sobre a importância do hábito da leitura.

Entre as vantagens do habito da leitura estão:

  • Estimulo ao raciocínio;
  • Melhora do vocabulário;
  • Aumento da capacidade interpretativa;
  • Proporciona conhecimento amplo.

Indiscutivelmente, é a melhor forma de desenvolver a criatividade, a comunicação, a habilidade na escrita e o senso crítico.

Como conquistar a atenção do leitor?

Não importa se uma pessoa tem um blog sobre assistente de logística de transporte ou está escrevendo um romance, pois para prender a atenção do leitor, precisa investir nas seguintes estratégias:

1. Saber quem é a persona

Antes de escrever qualquer coisa, é muito importante conhecer a persona, que nada mais é do que um personagem que representa de maneira fiel o perfil do leitor que deseja atrair.

Ela reúne características como idade, estado civil, classe social, escolaridade, problemas, interesses, entre outros.

Saber essas informações é fundamental para escrever textos direcionados a esse público e que realmente sejam capazes de atrair a atenção dessas pessoas.

2. Investir em storytelling

Todo mundo gosta de ouvir uma boa história, inclusive em um blog corporativo, e isso acontece porque essa técnica deixa o conteúdo muito mais atraente.

Por exemplo, se o material fala sobre auto socorro 24 horas, ao invés de simplesmente falar sobre conceitos, é interessante usar um personagem para contar uma história relacionada à pauta.

Mas ela só será realmente boa se contar com elementos fundamentais, como a construção do personagem, desenvolvimento da história e o desfecho necessário para convidar o público a realizar uma ação.

3. Estabelecer a jornada do cliente

Os blogs corporativos precisam conhecer a jornada do cliente para entender um pouco mais o caminho que essas pessoas percorrem, desde o momento em que conhecem a marca até a hora em que compram com ela.

Os materiais precisam ser voltados para diferentes etapas do funil de vendas, que nada mais é do que topo, meio e fundo de funil.

No topo do funil, estão as pessoas que acabaram de descobrir uma necessidade, por isso os conteúdos devem falar um pouco mais sobre essas questões.

Já no meio do funil, os leads sabem que têm um problema e estão procurando maneiras de solucioná-lo, então a empresa precisa produzir materiais que falam um pouco mais sobre a solução de determinado problema.

Por fim, na terceira etapa, o usuário já sabe que precisa de uma solução, por exemplo, locação de limousine para aniversário de 15 anos, e agora procura uma empresa que possa entregar o que precisa.

É nesse momento que a companhia pode oferecer amostras, entrar com a abordagem de vendas, enviar orçamento e assim por diante.

4. Dialogar com o leitor

As pessoas prezam por interações nos dias de hoje, tanto com outros indivíduos quanto com as marcas, tendo em vista o crescimento contínuo de plataformas como as redes sociais e o e-mail.

Cada vez que eu ia enviar uma mensagem ou interagir de alguma forma, é muito importante responder e estabelecer um diálogo com os usuários.

No blog corporativo, deixe um espaço para que as pessoas possam comentar sobre o material e conversar com elas todas as vezes.

Outras dicas importantes para o blog

Uma pessoa que está escrevendo sobre serviço de higienização de estofados pode seguir as dicas anteriores, mas para enriquecer ainda mais o material, existem outras ações que devem ser colocadas em prática.

Uma delas é despertar a curiosidade do leitor, mas isso só será possível se o proprietário da plataforma realmente conhecer as características da persona.

Faça perguntas diretamente para as pessoas, principalmente as mais engajadas pela leitura e tente direcionar os materiais para pontos que possam despertar sua curiosidade.

Também é muito importante mostrar os benefícios da leitura, afinal, existe muito conteúdo disponível na internet e as pessoas não têm muito tempo para ler.

Um fabricante de cadeira para escritório acolchoada se esforça muito para produzir materiais ricos e relevantes, e a melhor forma de fazer valer a pena é mostrar para as pessoas o que elas vão ganhar ao ler seus conteúdos.

Essas informações podem ser colocadas no parágrafo introdutório e o texto deve seguir cumprindo com o prometido. Procure também referenciar temas próximos da persona, com isso, todo o material será relevante.

Se houver consonância, é possível aproveitar o repertório cultural para se aproximar ainda mais dos leitores. Um romance, filme ou poesia, são itens que só devem ser mencionados se puderem se encaixar perfeitamente ao contexto social.

Por fim, uma empresa de segurança deve criar conteúdos escaneáveis, algo fundamental para as estratégias de SEO do blog.

Além de melhorar a experiência de leitura, ajuda os visitantes a encontrarem facilmente os tópicos tratados dentro do texto.

As pessoas não se interessam por grandes parágrafos e podem até mesmo cansar da leitura, por isso crie textos com blocos menores, heading tags, imagens e listas.

Considerações finais

Conquistar a atenção do leitor não é tarefa fácil, mas não é impossível. Por meio de algumas estratégias simples e inteligentes, é perfeitamente possível alcançar as pessoas certas e fazer com que se interessem pelo material.

Com as dicas dadas neste conteúdo, o blog da empresa será proveitoso para os usuários e trará grandes retornos para a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: