6 passos para escolher a faculdade certa

6 passos para escolher a faculdade certa

De acordo com levantamentos realizados em 2019, atualmente, apenas 21% dos brasileiros com idades entre 25 e 34 anos possuem um diploma de faculdade. Surpreso(a)?

Esse número é o pior quando comparado aos países vizinhos, como Colômbia (30%), Chile (34%) e Argentina (40%).

O estudo, que foi realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mostra ainda que a população mais pobre foi a que mais sofreu com o retrocesso no acesso a esse tipo de formação especializada.

Assim, enquanto em 2015 a cada 100 vagas de graduação, ao menos 6 eram pertencentes a minorias, oriundas de escolas públicas ou estaduais. 

Em 2019, esse número caiu para 5 em cada 100, fazendo com que a educação qualificada ainda seja exclusividade de pequenos grupos.

Os dados mais recentes também demonstram que o método de ensino mais procurado também foi se alterando com o tempo. 

Se em 2002 o número de pessoas que procuravam a graduação à distância era equivalente a 1,2% do total de estudantes, em 2019 a procura por cursos EAD, como o curso gestão de pessoas e liderança, chegou a bater 28,5%.

A importância da graduação para a vida profissional

A educação superior pode incluir os cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo, especialização, MBA, Mestrado, Doutorado ou pós-dourado. 

Em qualquer um desses casos, o investimento nesse tipo de educação é bastante atrativo para os alunos, pois pode resultar em um aumento de renda de, aproximadamente, 162%.

Deste modo, pesquisas realizadas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, sugerem que os cursos de graduação – como o de gestão de recursos humanos presencial, são fundamentais para permitir a redução da desigualdade social.

Além disso, a formação superior formal é essencial para o desenvolvimento individual, para a ampliação dos horizontes, a formação de um pensamento crítico e a troca de experiências com pessoas cuja origem é completamente diferente.

Em uma faculdade gestao financeira a distancia, por exemplo, o aluno aprende conceitos complexos e variados sobre o desenvolvimento social e político, as disparidades econômicas e os efeitos que o acesso econômico tem em grupos distintos do país.

Enquanto isso, devido à escassez da mão de obra qualificada, muitos contratantes procuram por profissionais que possuam o estudo superior – como um MBA em gestão hospitalar EAD –, experiência com o conhecimento teórico da área e habilidade com a gestão de pessoas.

Como escolher o curso que melhor se encaixa com o seu perfil

Em meio a tantas opções de cursos, profissões e carreiras a seguir, escolher o tipo que melhor se encaixa com o perfil individual, com as projeções de futuro e com o gosto pessoal, pode ser bastante desafiador e cansativo.

Especialmente quanto pensamos que, apenas no Brasil, cerca de 56% dos estudantes matriculados em universidades acabam desistindo do curso ou mudando para outra área, antes da conclusão da graduação.

Essa estatística é ainda mais relevante, pois aproximadamente 85% dessas pessoas frequentam instituições particulares. Ou seja, escolher bem o curso e a área de atuação é fundamental para economizar tempo e, principalmente, dinheiro.

Assim, algumas formas de escolher o curso ideal é através do:

  1. Teste vocacional

O teste vocacional é uma ótima ferramenta para os candidatos indecisos ou que realmente não sabem em qual especialidade investir. 

Isso porque, às vezes o aluno deseja um curso de gestão financeira empresarial, mas os atributos individuais apontam para uma área oposta.

Assim, esse teste auxilia com a percepção quanto às aptidões naturais e o desenvolvimento de um autoconhecimento mais amplo. 

Para isso, o conjunto de perguntas pode incluir uma avaliação geral quanto à personalidade e o talento de cada pessoa, bem como, dinâmicas e exercícios que explorem essas características mais a fundo.

No fim, o teste vocacional irá indicar uma lista de profissões e carreiras que se encaixam melhor com cada indivíduo, ajudando com a construção de um planejamento de carreira e propiciando a escolha de uma área que traga mais satisfação pessoal.

  1. Teste de personalidade

Como o teste vocacional, esse tipo de questionário também avalia as aptidões do indivíduo e as suas tendências profissionais. No entanto, o objetivo dessa pesquisa de personalidade não é definir um curso ideal, como o de gestão de pessoas faculdade ou administração.

Aqui serão avaliados os padrões de pensamento e de ação, a fim de determinar se o candidato é:

  • Extrovertido ou introvertido;
  • Racional ou sentimental;
  • Julgador ou perceptivo;
  • Sensorial ou instintivo.

Essas classificações mostram as habilidades e vulnerabilidades de cada pessoa, assim como quais são suas preferências e padrões comportamentais ou sociais. Isso pode ser bastante útil para o processo de escolha da profissão ideal.

  1. Interesses pessoais

Além das ambições profissionais, salariais e o conhecimento quanto ao padrão de pensamento e formas de agir, é crucial estar sempre atento com os gostos e interesses pessoais. 

Isso por que, essas preferências podem ser completamente opostas a essas sugestões racionais e também devem ser levadas em consideração.

Assim, avalie quais são as suas matérias favoritas na escola, em quais assuntos você tinha mais facilidade e quais despertavam a sua curiosidade. 

Você é um bom comunicador? Gosta de fazer pesquisas? Tem facilidade com a escrita? Todas essas características devem ser consideradas.

Procurando as melhores faculdades

Depois de o curso ser escolhido, a pesquisa sobre a melhor instituição de ensino é o próximo passo para se conquistar uma carreira acadêmica e profissional bem sucedida. 

Isso porque, a qualidade da universidade e da infraestrutura disponibilizada, são fundamentais para o aprendizado.

Esse investimento é refletido nas aulas teóricas, no desenvolvimento prático do conteúdo aprendido em sala, na familiarização com os equipamentos e tecnologias da área e no auxílio à inserção do aluno no mercado de trabalho.

Assim, as universidades que prezam pelo investimento na qualidade acadêmica, acabam proporcionando um suporte maior à formação profissional e desfrutando do reconhecimento do mercado de trabalho.

Por isso, a escolha de uma instituição ideal, além de agregar qualidade à sua formação, também torna o seu currículo mais interessante. Mas para isso, é preciso estar atento aos aspectos que fazem da faculdade, uma boa escola.

Entre as características que merecem uma atenção redobrada no momento de decisão, estão:

  1. Avaliação do MEC

Um bom ensino superior – seja por meio do curso de gestão de pessoas graduação ou do tecnólogo em comunicação social – precisa de um alvará e de uma sua avaliação quanto à grade curricular e a qualidade dos cursos, por meio do Ministério da Educação (MEC).

Essa fiscalização é fundamental para o funcionamento da instituição e para a expedição de um diploma válido, ao final da graduação. Além disso, o órgão público também dá notas a essas instituições e aos cursos disponibilizados.

Assim, os alunos podem comparar os melhores estabelecimentos de ensino e investir naquele que trará melhores resultados na construção da carreira profissional. 

Por isso, é muito importante verificar no site do MEC se a escola está apta e se o curso tem um bom ranqueamento – sendo que as notas a partir de 3 são consideradas satisfatórias. 

  1. Grade curricular

A construção de uma boa grade curricular é fundamental para um conhecimento mais amplo quanto à área de atuação e quanto ao mercado de trabalho em que se inserirão os alunos, no futuro.

Desta forma, é crucial que os candidatos comparem a grade curricular disponibilizada pelas faculdades de interesse e se atentem a:

  • Flexibilização dos horários das aulas;
  • Modernização dos conteúdos e das matérias ensinadas;
  • Multidisciplinaridade com matérias de outros cursos de interesse;
  • As disciplinas que são disponibilizadas nas matérias optativas;
  • Realização do ensino prático;
  •  Viabilização do aluguel de materiais tecnológicos e de materiais técnicos;
  • Acesso a uma biblioteca equipada com toda a bibliografia necessária.

Normalmente, a maioria das matérias serão similares entre as instituições, mas essas diferenças podem representar uma vantagem importante na qualidade da educação. 

Além disso, a carga horária de cada aula também é determinante para o aprofundamento do assunto.

  1. Infraestrutura dos laboratórios

As visitas de conhecimento das instituições de ensino são fundamentais para o conhecimento quanto à qualidade da estrutura física da faculdade, dos laboratórios disponíveis, das ferramentas tecnológicas e das salas de aula.

Essas estruturas são muito importantes para o desenvolvimento de projetos, pesquisas e como complemento do próprio aprendizado. 

Mas, essas visitas também são relevantes para conhecer um pouco mais sobre os funcionários e os professores, bem como sobre o suporte que o aluno terá da instituição, durante a sua formação.

Assim, é possível comparar os valores cobrados – como quanto custa o curso de gestão financeira –, com a modernidade tecnológica e a disponibilidade de materiais que estará sendo oferecido, a fim de analisar o custo-benefício daquele investimento.

Escolher um curso superior e a faculdade certa para estudá-lo pode ser uma tarefa cansativa e um pouco assustadora, devido à diversa quantidade de opções no mercado. 

No entanto, seguindo as dicas que foram disponibilizadas, você pode encontrar na área que mais te interessa e a melhor forma de começar a construir sua carreira profissional de sucesso. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!