Estudar x empreender: Entenda 3 motivos de aprender sobre seu negócio

empreender

Em meio à crise econômica e devido às altas taxas de desemprego, estudar e empreender em seu negócio próprio se tornou uma das principais prioridades para os brasileiros. E as ferramentas tecnológicas tornaram essas atividades muito mais simples e alcançáveis.

empreender

Ainda que os processos burocráticos tenham sido simplificados e a construção do espaço virtual tenha se mostrado uma opção bastante vantajosa para quem deseja abrir uma loja própria, manter um empreendimento de sucesso continua sendo extremamente desafiador.

Afinal, além dos contratempos no dia a dia das empresas, a gestão de startups e empreendedorismo digital requer um contínuo aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos no segmento, da compressão sobre o mercado e das habilidades empresariais.

Por isso, se você deseja saber como utilizar a educação como forma de aprimorar a qualidade do seu talento empreendedor, continue a leitura!

Importância de empreender no cenário atual do país

O empreendedorismo é sonho de muitos brasileiros. Tanto que, uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2020, mostra que o Brasil se tornou o sétimo país mais empreendedor do mundo.

E após mais de um ano de pandemia do coronavírus, cada vez mais pessoas têm se sentido confiantes em investir – através da realização de uma preparação técnica, por meio do curso de empreendedorismo a distância, ou tirando o objetivo do papel.

É possível notar essa tendência, em todo o território nacional, com o crescimento do número de novas empresas.

De acordo com dados divulgados pelo escritório Contabilizei, apenas no terceiro trimestre de 2021, o número de novos negócios aumentou cerca de 20% se comparado com o mesmo período de 2020.

Isso significa que, no total, foram registradas aproximadamente 1.107.787 novas empresas, somente entre Julho e Setembro de 2021. E essa expansão é extremamente importante para o desenvolvimento do país.

Afinal, através do empreendedorismo as pessoas ajudam na geração de novos postos de trabalho formal, movimentam a comercialização de produtos e serviços e geram riquezas que impactam no bem-estar social e ainda auxiliam na recuperação econômica do país.

Entenda como a educação pode tornar seu negócio mais rentável

Apesar de vivermos um momento de grandes expectativas em relação à prosperidade do mercado, para construir e manter um empreendimento de sucesso é necessário bem mais do que apenas muita força de vontade e boa sorte.

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, mais de 20% das empresas nacionais tendem a encerrar as atividades em menos de um ano de atuação. E esse número sobe para 60%, quando são considerados os primeiros cinco anos.

Entre os principais motivos, menciona-se os vários problemas que foram letais para as marcas poderiam ser facilmente evitados com o auxílio de uma boa preparação técnica – por meio da realização da faculdade de vendas, por exemplo –, como é o caso da:

  • Falta de conhecimento sobre o segmento inserido;
  • Dificuldade com adaptação às mudanças do mercado;
  • Ineficiência da gestão financeira;
  • Problemas com a coordenação de equipes;
  • Gestão de negócios inadequada.

Afinal, por se tratar de um ambiente dinâmico, altamente competitivo e que é influenciado pelos avanços tecnológicos, uma das qualidades mais importantes que um empreendedor de sucesso precisa cultivar é a capacidade de aprender continuamente sobre o negócio.

Isso porque, é através dessa busca por novos conhecimentos que será possível compreender melhor o mercado, a situação econômica do país, as estratégias empresariais que vão trazer mais benefícios para sua empresa e técnicas de gestão financeira.

Por isso, descobrir quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos, ou outros tipos de cursos especializantes, é sempre a melhor forma de melhorar as chances de construir um empreendimento rentável, estável no mercado e próspero.

Como se aperfeiçoar academicamente e ter sucesso nos negócios

Para que seja possível alcançar o nível de sucesso profissional que muitos empresários sonham durante a idealização do projeto, é fundamental que haja o cultivo de uma série de competências, auxiliando no comando dos negócios e na superação dos maiores desafios.

Essas capacidades vão abranger pontos diversos, que vão desde os fundamentos técnicos até a aquisição de novas habilidades pessoais e a obtenção de conhecimentos acerca da empresa, do ambiente em que se está inserido e do público.

Esse tipo de aperfeiçoamento pode ser realizado academicamente e traz diversos benefícios para os próprios empresários e para toda a instituição comercial.

Por isso, se você deseja garantir o sucesso da sua marca e dos seus investimentos, atente-se aos seguintes focos de aprendizagem.

  1. Aprenda habilidades comunicativas

A comunicação é um fator imprescindível em todos os cenários sociais – desde a construção dos relacionamentos pessoais até o contexto profissional.

A comunicação é capaz de permitir a transmissão de ideias e pensamentos, resolvendo conflitos e evitando maus entendidos.

Corporativamente, se comunicar bem é essencial para a valorização do seu negócio, permitindo com que os responsáveis pela coordenação da instituição sejam capazes de alavancar as vendas, alcançar o público-alvo ideal e desenvolver uma boa reputação.

Saber se comunicar de forma assertiva também ajuda em diversas esferas do ambiente interno da empresa, promovendo uma melhora dos relacionamentos com os colaboradores e construindo uma dinâmica mais coesa e satisfatória dentro dos processos operacionais.

Contudo, para que seja possível o desenvolvimento desse tipo de competência, é fundamental que os empresários estejam em contato com as pessoas.

Por isso, a realização de um curso de empreendedorismo ou gestão empresarial pode ser muito benéfica para essa troca de experiência com outros profissionais.

  1. Desenvolva competências de gestão de pessoas

Cedo ou tarde, até mesmo as menores empresas começarão a possuir uma demanda maior e, consequentemente, precisarão da ajuda de novos colaboradores.

Neste cenário, a qualidade da gestão dos talentos irá refletir diretamente no desempenho do negócio como um todo.

Assim, investir em cursos de gestão de pessoas e liderança ead pode ser essencial para quem deseja alcançar melhores resultados e bater metas.

Afinal, esse conhecimento é capaz de proporcionar a criação de uma equipe mais satisfeita, empenhada, motivada e altamente produtiva.

Uma boa gestão de pessoas é um diferencial competitivo muito importante, pois além de garantir o melhor desempenho no exercício das suas funções, ela também promove um atendimento ao cliente mais completo e otimizado, capaz de alavancar os negócios.

  1. Aprimore suas capacidades técnicas

Como dito anteriormente, o mercado está sempre em constante mudança e aprimoramento.

Assim, desde o momento em que você entra na faculdade até quando você finaliza o curso superior, as tecnologias podem ser diferentes e o seu meio de atuação pode ter novidades importantes.

Por isso, se você deseja abrir um negócio de sucesso é muito importante seguir conciliando os estudos com o trabalho, a fim de aprimorar as suas capacidades técnicas, se familiarizar com todas as novidades do segmento e de se adaptar às novas demandas do mercado.

Atualmente existem inúmeras formas de facilitar esse aperfeiçoamento acadêmico, tornando possível a articulação entre o estudo e a administração do seu negócio.

Os cursos superiores à distância – como a pós-graduação em gestão comercial ead – são um grande exemplo de como seguir sempre atualizado em suas competências técnicas.

  1. Conheça mais sobre o seu mercado de atuação

A falta de conhecimento acerca do método de atuação do mercado em que se está inserido ou da situação econômica do país, pode ser a chave para o fracasso de empresas dos mais variados segmentos ou tamanhos.

Isso porque, sem a exploração e familiarização desses cenários externos – que estão fora do “controle” da sua empresa –, os gestores serão incapazes de se adequar às mudanças propostas pela tecnologia ou realizar ações que proporcionem vantagens competitivas.

Conhecer o seu mercado de atuação é extremamente essencial para que os seus produtos ou serviços não sejam desvalorizados e que a empresa não sofra prejuízos financeiros importantes.

Por isso, este conceito costuma integrar o curso de gestão financeira grade curricular.

Deste modo, é preciso saber colocar-se no lugar do seu público consumidor, de forma a aprender sobre o que ele deseja ou precisa. Além disso, aprender a fazer um estudo periódico sobre as ações das concorrências também é muito importante.

  1. Amplie a sua inteligência emocional

Engana-se quem acredita que o estudo acerca das questões técnicas são as únicas preocupações dos empresários de sucesso. A familiarização com o aspecto emocional e sentimental é uma das aptidões mais importantes para o êxito de uma companhia.

Afinal, com a grande quantidade de preocupações, problemas e empecilhos que invariavelmente entrarão no caminho da jornada empreendedora, é muito fácil se deixar levar pelas incertezas e pelas fortes emoções.

No entanto, essa falta de inteligência emocional pode ser a causadora de inúmeros prejuízos para você e para o seu negócio.

Por isso, desenvolver essas habilidades – e encontrar funcionários que possuam essa aptidão – é primordial para o controle dos resultados da marca.

Até por isso, essa capacidade de controlar as emoções e construir relações mais equilibradas e saudáveis é um dos assuntos estudados no curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia.

Afinal, todas as interações sociais dentro e fora da empresa são diretamente impactadas com esse processo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: