Estratégia transmídia: 4 dicas de como utilizá-la

transmídia

A estratégia transmídia se provou muito eficiente para criar narrativas relacionadas às marcas. É uma ação em que a organização utiliza diferentes meios que se complementam entre si para gerar engajamento e aumentar o contato com o público.

Antigamente, existia uma separação entre o mundo real e o mundo virtual, mas, hoje em dia, é praticamente impossível separar as duas realidades. Muitos profissionais da comunicação acreditam que o mundo virtual e o mundo real se fundiram de vez.

Isso é conhecido como transformação digital, com uma sociedade cada vez mais conectada e na qual os limites entre real e virtual, público e privado já se misturaram, trazendo narrativas transmídia.

Elas estão presentes em diferentes formatos e trazem muitas novidades e riqueza de informações para o público. O consumidor moderno gosta dessa união porque possibilita muitas interações com as marcas e diversidade de consumo.

No entanto, para investir em uma estratégia transmídia, é muito importante entender um pouco mais sobre o assunto, assim, a companhia consegue alcançar seu propósito.

É necessário compreender o conceito de estratégia transmídia, as vantagens que traz para as empresas e conhecer os meios de promovê-la.

O que é estratégia transmídia?

Estratégia transmídia nada mais é do que um modelo de narrativa que traz experiências de entretenimento ricas para o público, usando, para isso, vários canais que juntos contam uma história e transmitem uma mensagem. Esses canais são:

  • Livros;
  • Filmes;
  • Jogos;
  • Televisão;
  • Mídias digitais.

Existem muitas outras plataformas que podem ser trabalhadas, mas a estratégia exige envolvimento do público e proatividade para que a história possa ser assimilada e aproveitada pelas pessoas.

Já faz certo tempo que um fabricante de pasteurizador de leite industrial pode investir nessa prática, mas, atualmente, a diversidade de canais existentes por conta da internet fortificou ainda mais a ação.

São meios que permitem uma participação mais ativa e possibilitam projetos de diferentes formas. Um deles é conhecido como lean back e o outro como lean forward.

O primeiro é um processo de recepção passiva, no qual o público recebe as informações, já o segundo é um processo ativo que permite a interação do público com as informações transmitidas.

Vantagens das estratégias transmídia

A estratégia transmídia costuma ser utilizada para promover jogos, livros e filmes, mas outros setores podem se beneficiar com essa prática. Dentre as vantagens trazidas por ela, estão:

Expressa o posicionamento no mercado

O posicionamento de mercado pode ser trabalhado por meio de ações transmídia para expressar ideais e valores da organização para os consumidores.

Transmitir ideais e valores é um processo que acontece por meio de narrativa, tendo como foco prender a atenção do público.

Assim sendo, uma companhia especializada em restauração deck madeira pode usar a abordagem transmídia em conjunto com outras ações, como posicionamento de marca, tendo em vista que reforça esses conceitos perante os consumidores.

 

Alcança um público maior

Além de usar diferentes mídias, elas podem ser adaptadas para outros canais, de modo que a organização consiga alcançar um público mais extenso.

As companhias sabem em qual canal o público-alvo se concentra, mas por meio das estratégias transmídia, é possível explorar outras opções de canais. Existe, por exemplo, a possibilidade de usar recursos específicos de cada plataforma.

Melhora o relacionamento com o público

Por meio das estratégias transmídia, a organização cria ações diferentes que chamam a atenção do consumidor, mas isso só é possível se ela compreender as características de seu público.

Compreender a audiência da marca aumenta as chances de realizar campanhas assertivas e entregar conteúdos de valor. Além do mais, trabalhar as necessidades das pessoas faz com que elas se aproximem da marca.

Como promover as estratégias transmídia

As empresas de entretenimento costumam usar esse recurso com habilidade, mas qualquer negócio pode investir na abordagem. Nesse caso, uma empresa de cabeamento estruturado CFTV deve trabalhar as seguintes ações:

1. Definir um objetivo

Além de estabelecer uma presença, é crucial determinar a história que será contada. A marca pode reforçar sua imagem, lançar um produto ou serviço ou comunicar uma inauguração.

Essas e outras mensagens podem ser transmitidas de maneira interativa e em diferentes canais, mas definir o objetivo é crucial para coordenar as ações.

2. Decidir o papel de cada canal

Para construir uma boa narrativa transmídia, é imprescindível pensar no modo como os canais e as mídias se complementam e buscam o mesmo objetivo.

O propósito é que as pessoas descubram a história aos poucos, ponto por ponto, existem algumas ferramentas, como o Canvas, que ajuda a definir quais são eles.

O importante é que a mensagem de cada canal seja suficiente e a persona sinta que está vivenciando uma experiência rica com a marca, caso decida buscar o restante do conteúdo em outras mídias usadas pelo negócio.

O cliente pode procurar por serviço de paisagismo preço e se deparar com esse tipo de campanha, mas para que tudo funcione muito bem, é essencial pensar na função dos diferentes canais e no papel que assumem na construção da história.

3. Investir em storytelling

A estratégia transmídia conta uma história por meio de diferentes canais, e se ela está contando alguma coisa dentro de uma ordem cronológica, a melhor estratégia é o storytelling.

A marca precisa estar atenta para garantir a autenticidade e a fidelidade da cultura organizacional. Se, por acaso, o negócio quiser trabalhar uma ficção, precisa deixar claro para o público que não se trata de uma história real.

Isso é primordial porque o storytelling costuma contar uma história verdadeira, mas se as pessoas não souberem de antemão que se trata de uma fantasia, podem se sentir enganadas.

4. Garantir a qualidade das ações

A última etapa da estratégia transmídia de uma empresa de cabeamento horizontal e vertical é a elaboração de peças, por meio de redação impecável e linguagem adequada às características da persona e aos meios usados.

Isso vai fazer com que o público se sinta totalmente envolvido com a história que está sendo contada. Também não se pode esquecer de que a estratégia é pensada para os consumidores.

As organizações costumam ter diferentes públicos e eles são formados por seus stakeholders, ou seja, clientes, fornecedores, funcionários, parceiros, investidores, entre outros.

É fundamental que todos eles se sintam sensibilizados pelo conteúdo transmitido. Com isso em mente, é crucial pensar em ações que envolvem todas essas pessoas e oferecem uma experiência memorável e interessante.

Por que a convergência midiática é importante?

Para captar a essência da estratégia transmídia e aplicá-la em suas ações de marketing, uma empresa de treinamento para motorista habilitado precisa entender a importância da convergência midiática.

Existe uma grande quantidade de séries de TV baseadas em livros e até filmes que eram histórias em quadrinhos que cativam o público. Muitas novelas que antigamente eram transmitidas pelo rádio ganharam uma versão televisiva.

Existem inúmeros outros exemplos dessa prática e ela é conhecida como convergência midiática. É uma ação que consegue unir competência de mídias diferentes para desenvolver, fortalecer e incrementar um produto.

Trata-se de um processo tecnológico e cultural que cresceu muito com a chegada da internet. O que não falta nos cinemas são filmes inspirados em grandes obras literárias, séries que se inspiraram em filmes e por aí vai.

A relevância consiste justamente no fato de que as pessoas podem conhecer uma história de diferentes maneiras, e tendo em vista os diferentes formatos de conteúdos que existem hoje, nada mais justo do que variar.

O público da marca terá uma experiência mais imersiva e poderá interagir com as ações feitas pela empresa. Isso também é importante porque o negócio consegue atender às expectativas e preferências de seu público.

Algumas pessoas preferem ler uma história, enquanto outras preferem assistir ou até mesmo ouvir e todas as mensagens da marca podem ser transmitidas de diversas maneiras e impactar o público maior, independentemente de suas preferências.

Uma lavanderia industrial para hotel vai alcançar um público muito maior e diverso, levar a sua mensagem e transmitir a essência de sua imagem.

Considerações finais

Quando se fala em estratégia transmídia, logo parece ser algo acessível apenas para produtoras de cinema, emissoras de TV, editoras, entre outras empresas, mas essas ações estão totalmente ao alcance de outros setores.

É viável encontrar marcas de refrigerante famosas que investiram na ação, fabricantes de produtos eletrônicos, entre outras organizações.

Elas fazem isso porque compreendem a importância da estratégia e todas as vantagens que ela pode trazer.

Negócios que investem na estratégia transmídia, conseguem resultados surpreendentes e se aproximam do público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

#transmidia #midiassociais #estrategiatransmidia #blogdoconvidar




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: