Follow-up: 4 dicas de como aplicar na sua empresa

follow-up

É importante ter em mente que a maioria dos clientes em potencial da uma empresa não comprará instantaneamente aquele produto que está cobiçando, porém, é possível auxiliá-los por meio de um follow-up. Veja como fazer!

Para que uma empresa tenha sucesso, não é possível apenas apresentar os produtos e serviço e esperar que os compradores sigam esse caminho de compras sozinho. 

Principalmente, quando o assunto são as vendas digitais, com a popularização da internet, ficou fácil para que uma pessoa começasse um negócio. 

Atualmente, não é preciso nem mesmo ter um espaço físico para atender esses clientes ou um estoque para disponibilizar os produtos. 

Por exemplo, a venda de serviços de autoescola para primeira habilitação é facilmente aplicada online. 

Tudo pode ser realizado de maneira online, o que é uma coisa ótima, pois reduz custos, entretanto, o caminho das vendas precisa ser mais detalhado e essa estratégia sempre deve estar na mente dos empreendedores. 

É importante lembrar, que a internet é acessível e inclusiva, e até mesmo a terceira idade está utilizando para realizar compras. 

Ter um bom acompanhamento das vendas de cada cliente é o que vai garantir que a compra seja efetivada, durante o longo caminho até o pagamento e levá-la do produto para casa, ou o serviço, como uma aula de violão para crianças.

Portanto, para auxiliar os empreendedores e as demais pessoas interessadas, esse texto possui como principal pauta o follow-up de vendas, apresentando o conceito, importância e algumas dicas para aplicar em um negócio. 

O que é follow-up de vendas? 

A palavra follow- up de vendas possui origem na língua inglesa, e ao ser traduzida para o português significa acompanhamento de vendas. 

Essa é uma estratégia da área de vendas que possui como principal objetivo acompanhar todo o percurso que o cliente realiza no funil de vendas, até finalizar uma compra, dessa forma, um potencial cliente dificilmente será perdido. 

A ideia principal das empresas que realizam o follow-up de vendas é criar um relacionamento com o cliente, para que ele se sinta seguro, confiante e saiba que a empresa que ele está adquirindo produtos e serviços é confiável.

Atualmente, o mercado é muito competitivo, ou seja, existe um número grande de empresas que oferecem exatamente as mesmas coisas, sendo que isso se intensificou com a globalização e as compras online. 

Existem também, os casos de fraudes, principalmente online, mas com um follow-up adequado o cliente finalizar a compra de qualquer coisa, até de uma bomba pressurizadora residencial.

Se um cliente não gosta das opções de lojas em sua região, ele pode facilmente comprar online de outro país.  

Além dos preços, que podem diferenciar as empresas umas das outras, está o fator tratamento dos clientes. 

Uma empresa que está preocupada com o bem-estar e ações dos clientes, sempre estará disposta a busca por melhorias, aplicando inclusive, um follow-up de vendas, que auxilia os empreendedores a criarem laços com seus clientes. 

Qual a importância de ter um follow-up de vendas? 

O cliente é o cerne de uma empresa, é a partir das opiniões e decisões deles que uma empresa cresce, portanto, os clientes são o ponto focal dos empreendedores. 

Perder potenciais clientes é algo que todas as empresas abominam, portanto, a aplicação de um follow-up de vendas é para reduzir essas perdas. 

Realizar um follow-up de vendas é fundamental para as empresas da atualidade, pois com um atendimento eficiente, o cliente é facilmente conquistado e compra de tudo a preços bons, inclusive um tamboreador de joias.

Quais os benefícios do follow-up? 

A aplicação de um follow-up de vendas eficiente além de ser essencial para uma empresa continuar bem posicionada no mercado, traz diversos benefícios, como: 

  • Aumento da fidelização de clientes; 
  • Facilidade de converter leads; 
  • Melhora dos feedbacks positivos; 
  • A empresa se torna referência; 
  • Aumento do faturamento. 

Esses são os benefícios mais almejados pelos empreendedores, sendo algo que é possível atingir facilmente aplicando os conceitos do follow-up de vendas.

 

Aumento da fidelização de clientes

Como aquele ditado diz “ quando o mel é bom, a abelha sempre volta”, ou seja, quando a planta produz um pólen de boa qualidade, às abelhas tendem a voltar naquela planta. 

O mesmo vale para as empresas que oferecem produtos de qualidade para seus clientes e atendimentos personalizados e que tornam o caminho de comprar algo uma experiência positiva. 

Com um acompanhamento de vendas adequado, o cliente tende a voltar a realizar compras na loja, pois é algo positivo no seu cotidiano, assim como ter filhotes american bully pocket.

Pois, a empresa não está focada em apenas apresentar bons resultados no final do período, mas sim, proporcionar a melhor experiência para todos e quaisquer clientes.

Facilidade de converter leads

Outro ponto destacável, é o aumento da facilidade de converter leads, ou seja, os potenciais clientes, em clientes. 

No campo de vendas, existe algo chamado funil de vendas, onde a compra ou contratação de um serviço é subdividido em etapas. 

No topo do funil de vendas, está o processo de chamar a atenção do cliente para a empresa ou produto, como um rolamentos traseiros titan 150, que é algo que a equipe de marketing está responsável. 

Quando o cliente tem sua atenção captada, é aí que entra às táticas de follow-up, para guiá-lo nas demais etapas do funil, que consistem em conhecer o produto, a empresa, compreender como realizar uma compra, dentre outros fatores. 

Melhora dos feedbacks positivos

Com um follow-up adequado, os feedbacks positivos aumentam, pois o cliente sempre terá um funcionário ali para orientá-lo e auxiliá-lo durante sua compra. 

Uma das causas que mais geram feedbacks negativos para as empresas, é a indisponibilidade de funcionários, onde não existe um canal de comunicação eficiente para sanar todas as dúvidas daqueles clientes. 

Com o follow-up de vendas, o cliente sempre vai ter fácil acesso a informações e poderá terminar uma compra mais fácil, o que torna o seu processo de compra, uma experiência única e satisfatória. 

A empresa se torna referência 

Outro ponto positivo, é que um bom tratamento do cliente e a redução das perdas de leads, faz com que a empresa se torne referência no mercado. 

Se destacando das demais, por sempre ter resultados positivos quanto a satisfação dos clientes, que é algo essencial atualmente. 

Aumento do faturamento

Por fim, um dos benefícios mais expressivos de aplicar um follow-up, é o aumento do faturamento. 

Isso porque, o número de clientes tende a aumentar, aqueles clientes que já realizaram compras na loja, são geralmente fidelizados. 

Além disso, o número de feedbacks negativos tende a cair, o que também contribui para o crescimento da empresa, até mesmo na bolsa de valores, pois a imagem de uma empresa também é um ativo. 

4 dicas para aplicar um follow-up de vendas 

Aplicar um follow-up de vendas é algo relativamente fácil, basta seguir algumas dicas, como: 

  • Conheça os métodos de acompanhamento; 
  • Treine a equipe de vendas; 
  • Estabeleça um valor por follow-up; 
  • Conheça os contatos. 

Existe uma série de outras dicas que podem ser citadas nesse texto visando auxiliar a construir um bom follow-up de vendas em uma empresa, entretanto, essas 4 são as principais e que não devem faltar nesse processo. 

Conheça os métodos de acompanhamento

Para que o follow-up de vendas seja eficiente é necessário conhecer uma série de métodos de acompanhamento. 

Atualmente, as empresas podem optar por ligações, SMS, e-mails, chats em sites, chamadas de vídeos e contatos através das redes sociais. 

Até mesmo seguir o cliente em uma rede social e postar frequentemente stories a respeito dos produtos, como roupas, sapatos ou até mesmo motores de arranque, pode ser o início de um follow-up de vendas. 

Treine a equipe de vendas 

Outro ponto importante, é treinar a equipe de vendas, para que tenham tato ao entrar em contato com o cliente. 

Em uma porcentagem considerável de vezes que um vendedor entra em contato com o cliente, ele pode receber respostas negativas, porém, com um treinamento adequado, esse funcionário pode reverter um cenário com baixas expectativas de compras facilmente. 

Estabeleça um valor por follow-up

Quando o assunto é fornecer um valor ao follow-up, significa oferecer valor ao cliente, pois o objetivo principal de acompanhá-los durante suas compras, é auxiliá-los trazendo um atendimento personalizado. 

Portanto, oferecer produtos de forma agressiva, que é o que muitos pensam, mas que não é de fato o que o follow-up de vendas preza e prega em suas metodologias. 

Conheça os contatos

Por fim, uma dica que facilita na hroa de entrar em contato com o cliente, é conhecê-lo, saber sobre sua rotina, preferências, principais meios de comunicação utilizados, dentre outros fatores que são importantes. 

Considerações finais 

Com um bom follow-up de vendas é possível vender bem qualquer produto, até mesmo persianas

Portanto, com as informações fornecidas no texto, qualquer empreendedor vai atingir o sucesso de maneira mais fácil e rápida. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: