Por que as avaliações dos clientes são importantes para SEO?

avaliações
  • Save

As avaliações de pessoas que já são clientes de uma marca são aspectos importantes para a decisão de outros consumidores.

Hoje em dia, o maior desafio das organizações é ser encontrada pelo público-alvo, e isso se deve à concorrência que existe na internet, no entanto, todos podem ter espaço, desde que usem boas estratégias de otimização.

As atitudes do consumidor moderno mudaram muito nestes anos, e isso se deve às mudanças do âmbito digital. Diversas ferramentas e plataformas se ampliaram e ganharam mais popularidade entre as pessoas.

É fácil acessar a internet por meio dos smartphones e outros dispositivos móveis, e isso também aumentou o consumo online. Para atrair o público e aumentar as vendas, os negócios precisam recorrer às melhores práticas.

Para aparecer entre os primeiros resultados, a marca pode investir em SEO (Search Engine Optimization) e voltar essa estratégia para a pesquisa local. Só que além de todos os elementos que envolvem essa prática, as avaliações também são importantes.

As pessoas querem saber sobre as experiências de outros clientes, por isso, este artigo vai mostrar a importância das avaliações para o SEO, como gerenciá-las para melhorar a reputação e como lidar com comentários negativos.

Importância das avaliações para o SEO

As estratégias de SEO têm como propósito fazer com que o negócio apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, e suas estratégias podem ser voltadas para as buscas locais.

Trata-se de um processo que otimiza as páginas do negócio para que ele seja encontrado por pessoas próximas. Um dos elementos mais importantes de SEO local são as avaliações.

Quanto mais avaliações positivas uma clínica de implante capilar nas entradas receber, mais os algoritmos vão indicar o negócio quando alguém fizer uma pesquisa.

Os buscadores entendem que a organização oferece resultados de qualidade e soluções adequadas para os consumidores. Os próprios usuários, ao acessarem os depoimentos, são facilmente convencidos e persuadidos.

Sabe-se que a propaganda boca a boca é um tipo de marketing muito eficiente, e os consumidores confiam muito mais naquilo que outros clientes falam sobre uma empresa do que aquilo que ela mesma fala sobre seus produtos e serviços.

Contudo, os depoimentos recebidos precisam ser sinceros e verdadeiros, pois se forem comprados podem provocar efeito contrário, ou seja, prejudicar a imagem do negócio em longo prazo.

Organizações com boas avaliações são as primeiras a serem apresentadas em uma busca local. Além disso, clientes fidelizados e que realmente gostam dos produtos e serviços costumam participar.

São eles que fazem comentários positivos e a organização pode solicitar que façam suas avaliações na plataforma.

Os comentários que uma clínica veterinária perto de mim recebe faz com que ela se posicione de maneira efetiva nos buscadores, melhorando ainda mais suas estratégias de marketing.

Embora o SEO local possa ser beneficiado com comentários e avaliações dos clientes, a estratégia não termina depois que alguém envia a sua avaliação. Porque o negócio precisa respondê-la, inclusive quando se trata de uma crítica.

As respostas precisam ser rápidas e humanas para mostrar que o negócio está atento à opinião dos consumidores e que faz questão de resolver qualquer problema.

Como gerenciar avaliações e comentários

As avaliações e comentários que o negócio recebe precisam ser gerenciados para valorizar sua reputação. Basicamente, o gerenciamento envolve solicitar que as pessoas façam as avaliações, lê-las e respondê-las.

Primeiramente, os comentários aparecem ao lado do perfil do negócio no Google Maps e na página de pesquisas. Quando o negócio responde às avaliações, a resposta fica visível para todos.

Mesmo que elas não apareçam imediatamente no Google, os avaliadores vão receber uma notificação quando forem inseridas, para que possam ter tempo de atualizar o comentário.

Para incentivar que seus clientes avaliem o negócio, uma casa de repouso perto de mim pode compartilhar uma URL específica.

Para enviar o link, basta acessar o perfil da empresa onde estão as informações comerciais que aparecem no Google Maps. Lembrando que o cliente só vai conseguir fazer uma avaliação se o perfil do negócio for verificado.

É necessário explicar para as pessoas que o procedimento é rápido e fácil, mas que ajuda muito a organização e seus colaboradores.

Mas além de incentivar as avaliações, outra coisa muito importante é responder a todos os comentários, pois só assim os usuários vão perceber que a companhia realmente valoriza a opinião de seus clientes.

De fato, todas as avaliações podem e devem ser valorizadas, tanto opiniões negativas quanto opiniões positivas, porque isso gera mais confiança para os consumidores.

Em outras palavras, tudo o que os clientes escreverem sobre o negócio deve ser respondido, independentemente de ser um elogio ou uma crítica.

O negócio, como no caso de uma clínica de tratamentos contra drogas, precisa ser cordial na hora de responder. Agora, se a organização perceber que houve alguma avaliação que não segue as diretrizes do Google, pode pedir sua remoção.

Lembrando que todas as respostas precisam ser úteis, pois é assim que se constrói um relacionamento promissor com os clientes, além disso, deve-se lembrar que as respostas são públicas.

Tendo esses aspectos em mente, é fundamental que elas sejam úteis, fáceis de entender e autênticas, usando da educação e de uma linguagem simples, mesmo porque, as respostas também devem obedecer às políticas do Google.

O responsável pelo perfil da marca na plataforma não deve levar nenhum comentário para o lado pessoal e manter a cordialidade. É indicado agradecer às pessoas que fizeram suas avaliações e responder comentários positivos se tiver alguma novidade.

As respostas também precisam ser objetivas, claras e leves, visto que os usuários podem perder o interesse, caso sejam muito longas.

Além do mais, um fabricante de portão de ferro automático também não precisa agradecer cada avaliador publicamente porque as respostas alcançam muitos usuários.

O mais difícil é responder a avaliações negativas, mas se isso acontecer, em hipótese alguma a empresa pode fazer ataques pessoais, compartilhar os dados do avaliador, entre outras ações do tipo.

Uma das melhores opções é sugerir que o cliente entre em contato diretamente com a empresa e se ele fizer alguma interação positiva depois disso, a organização consegue mostrar que realmente se importa com seus clientes.

É importante investigar o que está por trás de uma insatisfação, verificando os registros e analisando as experiências da pessoa com a empresa.

É fundamental reconhecer os erros e se responsabilizar apenas por aquilo que está ao alcance da empresa. É importante pedir desculpas pelo que aconteceu e mostrar que o negócio é feito por pessoas reais e que estão dispostas a ajudar.

Como transformar avaliações negativas em oportunidades

As avaliações negativas fazem parte da vida de qualquer empresa porque não é impossível agradar todo mundo, independentemente do nível da qualidade dos produtos e serviços.

Uma das coisas mais importantes que um fabricante de regador de plantas infantil precisa fazer é mostrar que se trata de uma empresa incrível, que oferece os melhores produtos e que está sempre preocupada com as necessidades dos clientes.

Esse esforço gera recomendações positivas porque o negócio consegue manter os clientes satisfeitos e ainda é capaz de se antecipar às suas necessidades e possíveis problemas.

Para obter um fluxo de feedback positivo também é interessante engajar a comunidade online do negócio. As redes sociais são ótimas plataformas para fazer isso e um fabricante de concreto fck 30 precisa estar atento às conversas.

É uma forma de identificar problemas antes mesmo que eles se transformem em uma avaliação negativa na internet. Quanto mais ativo for o engajamento do negócio com seus clientes, mais propensos estarão a compartilhar suas experiências.

Para receber uma avaliação sólida, é interessante pedir, e é justamente por isso que tantas organizações pedem para que as pessoas avaliem seu atendimento, logo depois que ele é finalizado.

É interessante identificar aqueles que compram a mais tempo no negócio ou que se mostram mais satisfeitos com a experiência, assim, o perfil do negócio na internet sempre vai causar uma boa impressão.

Por fim, uma empresa de malha de aterramento spda deve facilitar para que as pessoas façam as avaliações, por meio de links no perfil nas redes sociais e em outras plataformas que o negócio utiliza.

Considerações finais

Conquistar um posicionamento favorável na internet pode ser muito mais fácil por meio dos comentários e avaliações dos clientes no Google Meu Negócio, no site ou até mesmo nas redes sociais.

É uma forma de incentivar a propaganda boca a boca nos canais digitais, melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa, impactar os consumidores certos e alcançar novas oportunidades de negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Por que as avaliações dos clientes são importantes para SEO? via @ConvidarNet
  • Save

Deixe um comentário

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link