Peixinhos são os exemplares de pet que facilmente se adequam ao cotidiano de indivíduos que passam pouco tempo em casa, mas que desejam fortemente ter um animal de estimação para chamar de seu. No entanto, embora eles sejam mais tranquilos de cuidar, diversos cuidados são necessários. Então, não basta somente ter um aquário. É preciso cuidar da alimentação, da água e, inclusive, da manutenção dos artigos de limpeza.
Assim, caso você esteja considerando comprar um aquário para ter em casa, é vital conhecer um pouquinho mais acerca desse universo antes de sair e trazer tudo o que ver pela frente. Antes de mais nada, você deve selecionar o aquário para peixe mais apropriado para o seu peixe, visto que ele não pode ser grande demais, muito menos pequeno demais. Ainda, é fundamental que você verifique se esse aquário será de água salgada ou doce e como se assegurar da qualidade da água.
Ter um peixinho de estimação demanda muita dedicação. Então, se você deseja ter um, confira abaixo uma lista com 7 dicas que vão te ajudar a cuidar deles da forma correta.
1 – Faça a manutenção da água
A água utilizada pode ser da torneira, no entanto, antes de colocá-la no aquário é necessário que ela descanse por dois dias para que o cloro evapore e para que os metais pesados também presentes na água decantem para o fundo do recipiente. No mercado, existem alguns produtos que retiram tanto o cloro quanto os metais pesados, assim você pode usar a água no mesmo dia.
2 – Limpe o aquário
A limpeza do aquário deve ser feita a cada mês. Contudo, se dentro desse espaço de tempo você perceber que ele está sujo, o ideal é verificar o sistema de filtragem. Afinal, ele pode estar sendo pequeno para o tamanho do aquário ou para a quantidade de peixes existentes.
3 – Saiba qual o tamanho do filtro ideal
O filtro externo do aquário é um equipamento superimportante para garantir que a água seja saudável, já que mantém as impurezas e bactérias contidas. Ao comprar o filtro, é essencial se informar sobre qual é o melhor para o seu aquário. Isso porque existem diversos modelos e a escolha deve ser feita de acordo com o tamanho do aquário.
4 – Escolha espécies compatíveis
Outras informações também são importantes para garantir que tudo vai dar certo, principalmente na hora de escolher as espécies de peixes. Procure um especialista e entenda sobre a compatibilidade entre os peixes de determinada espécie. Essa informação pode ser obtida no lugar em que você está comprando os acessórios para o aquário.
5 – Dê somente alimentação indicada para peixes
A comida para peixes é muito fácil de ser encontrada e você pode comprá-la em diversos pet shops. Porém, limite-se a oferecer para os seus peixinhos somente esse tipo de ração, já que ela contém todos os nutrientes que os peixes necessitam para sobreviver.
6 – Mantenha a tampa do aquário fechada
Este é um cuidado que muitos donos de peixe acabam deixando passar batido, mas a tampa do aquário deve ser mantida sempre fechada. Algumas espécies têm mania de saltar e, se você não estiver por perto, eles podem saltar para fora do aquário e morrer. Além disso, com a tampa aberta, impurezas podem acabar penetrando na água.
7 – Evite excesso de peixe no aquário
Se você deseja muito ter peixes de estimação, o ideal é não exagerar na quantidade de espécies que vai colocar dentro do aquário. Quanto mais peixes você tiver no mesmo espaço, mais restos em decomposição haverá, o que vai exigir um trabalho muito maior de manutenção do aquário. Ah, isso sem contar que também pode acabar fazendo mal para os seus peixes.