8 dicas para melhorar as estratégias de marketing na sua empresa

marketing

Para valorizar sua marca ou empresa o melhor possível é preciso saber o que é marketing, sua vertente digital e como utilizá-lo. Confira 8 dicas que temos para você fazer seu marketing na internet com mais eficiência.

Fazer marketing na internet pode não ser fácil.

Seja pela concorrência acirrada por mais visibilidade, ou pela diversidade de ferramentas que precisamos usar.

O fato é que existem tantos recursos e possibilidades que nem sabemos, às vezes, por onde começar.

Sendo assim, aqui serão mostradas algumas dicas simples que poderão ajudar e facilitar a aplicação de ferramentas especializadas e aumentar a visibilidade de seus produtos e divulgar com maior eficiência.


Leia também:


1- Entenda o que é marketing e como surgiu e sua função

Antes de tudo, a primeira dica é entender o significado do termo marketing e como progrediu para o que conhecemos hoje.

Vindo de um termo estrangeiro, a palavra tem origem nos termos mercado, comércio e todas as relações advindas deste tema.

Focada principalmente no consumidor, também considera todos os processos desde a elaboração até a entrega do produto ou serviço final.

Se estamos tratando de uma relação comercial, não somente técnicas, mas estudos, práticas e novas tecnologias precisam ser desenvolvidas de acordo com o público-alvo, cultura e produto a ser oferecido.

Afinal, é necessário considerar que nem sempre as necessidades e vontades do consumidor vieram primeiro.

Por vezes, o fabricante de tijolo vazado precisou primeiro pensar em maneiras de demonstrar a importância de seu produto antes de torná-lo essencial para uma obra.

2- A evolução das técnicas

Quando falamos de marketing não podemos dissociá-lo das mudanças sócio-econômicas.

Como um assunto orgânico, ele acompanha as ondas da sociedade se moldando segundo as influências do momento por isso entender essa evolução, é a nossa segunda dica.

Veja, com o final da Segunda Guerra Mundial tivemos uma crise econômica vigente em todo o planeta.

O método utilizado então para vender era focar na função, tratando o público como uma massa sem fazer diferença de suas necessidades.

Assim, vendendo em grandes quantidades, sem embalagens ou marcas, reduzia-se o custo de produção e aumentava-se a venda. Esta fase é o que consideramos os primórdios do marketing atual.

Mais tarde, na década de 70 houve uma progressão natural deste método, mas cujo Boom aconteceu ao final da década de 90.

Com a melhora da economia houve uma nova fase onde o foco era a demanda do consumidor, sendo criado o conceito de público-alvo.

Se alguém vendesse nessa época, um troféu personalizado acrílico, já estaria trabalhando com conceitos de diferenciação de sua marca e sentimentos associados a ela.

3- Saiba o que é o marketing atual

Conforme comentado anteriormente, com o passar do tempo houve uma evolução dos métodos e ferramentas utilizadas para vender produtos e serviços.

Nos últimos anos, com o advento da internet surgiu o que consideramos o direcionamento do marketing atual: o propósito.

Os consumidores passaram a abraçar causas e procuraram produtos e marcas que expressassem ou respeitassem seus ideais.

Se antes se vendia apenas chaveiro imobiliário personalizado, hoje o consumidor quer saber em que causas o fabricante está envolvido, como se posiciona ambientalmente, como trata sua coleta de resíduos e assim por diante.

Essa identificação resulta em um consumidor cativo,que pode divulgar sua marca eficientemente por meio de redes sociais, surgindo a necessidade de investir no relacionamento com esse consumidor no pós-compra.

4- O que está surgindo no marketing digital?

Uma nova ideia que surge aos poucos e ganha espaço no mercado nacional é o foco na internet como meio e ferramenta essencial para divulgação de produtos e serviços.

Se no passado não tão distante, a maneira de divulgar um serviço de aluguel de caçamba basculante mudou basicamente.

Isso considerando a alteração nas necessidades específicas na época, bem como os estudos de mercado e público-chave, é plausível que em pouco tempo, haja uma mudança essencial nos métodos de divulgação.

A internet permite que você personalize os conteúdos e temas que chegarão a seu público-alvo e utilize diversas maneiras para que isso aconteça.

Por isso, não somente é importante entender as tendências atuais, mas sim seu produto e como ele está inserido na internet e junto ao consumidor.

Utilizando-se de pesquisas de mercado e todas as ferramentas disponíveis para isso, escolher as técnicas a serem utilizadas e os momentos propícios para aplicá-las deixou de ser uma tarefa árdua e se tornou um processo dinâmico e intuitivo.

5- O público mais que alvo

A nossa quinta dica está ligada diretamente ao público-alvo, pode parecer repetitivo enfatizar essa ponta do processo de comércio, mas ao entender a cadeia como um todo, você perceberá a importância desse fator.

Toda vez que falamos de marketing digital um termo que aparece com frequência, se trata da “persona”, consumidor ideal que se imagina ao pensar no consumo daquele produto ou serviço específico que vendemos.

Como o próprio nome afirma, por ser ideal muitas vezes não é condizente com a realidade do mercado consumidor, mas ajuda a definir uma base para aplicação de estratégias e táticas.

Assim, entender se quando vender e quais temas serão relevantes e bem recebidos pela comunidade onde está inserido.

Essa estratégia reduz gastos desnecessários, aumenta sua relação com o cliente, abre portas para novos negócios e pode fidelizar seu público.

6- Mecanismos e ferramentas: qual seu objetivo?

O ambiente digital permite uma infinidade de mecanismos para propagação de ideias e assuntos.

Por isso, as ferramentas utilizadas devem ser escolhidas com critérios pré determinados e suas aplicações bem planejadas na teoria e na prática.

Um exemplo, é quem vende motor de portão, pois precisa ter claro qual objetivo quer alcançar com o método escolhido, como:

  • Aumentar as vendas?
  • Fidelizar seus clientes?
  • Associar sua marca a uma causa?
  • Se destacar no mercado?

Seja por meio de redes sociais, blogs, sites ou e-mails, esse planejamento prévio garante um resultado efetivo e visibilidade dos efeitos alcançados, para garantir o retorno rápido do investimento feito.

A boa utilização garante que não haverão surpresas pelo caminho e permite uma visibilidade de longo prazo.

7- Especialistas e cursos

Será que somente escolher uma rede social ou outro método disponível digitalmente garante um retorno 100% e da maneira. Seria ótimo que essa divulgação acontecesse naturalmente, mas nem sempre essa é a realidade.

Por isso, é altamente recomendado o investimento em profissionais da área de marketing digital e cursos online.

Independente da opção escolhida, ambos lhe ajudarão a identificar oportunidades mais facilmente, incrementar suas vendas, evitar armadilhas e a se posicionar junto a seus concorrentes.

Outro ponto importante, é que lhe ajudarão a entender a lógica do ciclo do produto ou serviço, mas também do marketing.

Portanto, se providenciar telha de policarbonato lisa é o seu negócio, precisa entender o momento em que seu produto se encontra. Mesmo antes, de promover um simples #anunciodevenda.

Se ele está na fase de nascimento (onde se verifica uma nova necessidade do mercado que resulta no crescimento anormal das vendas) ou se está na fase de investimento (onde a empresa procura incrementar seus itens por meio de melhoria ou personalização).

Além de se ele atingiu o ponto alto ou pode estar em declínio, que como o próprio nome implica é o momento de desaparecimento ou diminuição da demanda.

8- Segmentos dentro do marketing

Traçados as dicas anteriores, chegamos na cuja função é listar as ferramentas para empresa e empreendedor nos segmentos dentro do marketing digital.

Antes de continuarmos é preciso salientar que cada um dos tipos listados abaixo oferece oportunidades e objetivos diferentes, então precisam ser analisados com cuidado.

1- Marketing de busca

Quando você digita em um buscador alinhamento e balanceamento mais próximo e vê os resultados disponíveis, está vendo um exemplo direto de Marketing de busca, umas das principais tendências atuais e que cresce a cada ano.

Este método junta algoritmos programados (inteligência artificial) com outras técnicas como o marketing de conteúdo.

2- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo por sua vez é outro meio para alcançar uma imagem positiva de seus itens ou marcas por meio de engajamento em redes sociais e postagens com assuntos considerados relevantes.

3- Marketing de relacionamento

Não menos importante temos aquele que visa fidelizar o cliente entendendo sua satisfação e seu potencial para novas compras através de pesquisas, sendo este o papel do marketing de relacionamento.

4- Marketing de produto

Por último, mas não menos importante, essa técnica visa encontrar o público “persona” (ideal) para seu produto e o método de venda e propaganda.

Normalmente aplicado na fase pré venda, onde empresa ou marca investe em análise de estudos de mercado, realiza testes, direciona seus colaboradores, cria temas relacionados para divulgação e entende seu produto ou serviço em comparação a outras marcas.

Considerações finais

Sendo assim, é válido lembrar que existem ainda outras estratégias que podem ser utilizadas, mas independente disso fica compreensível a importância e aplicabilidade que qualquer uma das alternativas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes.Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona| Nossos Serviços | Análise gratuita |Fale Conosco |Anuncie Melhor |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários.Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: