Saiba a importância do planejamento e pesquisa no marketing digital

planejamento

Planejamento e pesquisa são ações importantes na composição de qualquer processo, incluindo o que engloba as estratégias do marketing digital de uma empresa.

planejamento

As etapas de um planejamento de marketing digital são fundamentais para um empreendimento, principalmente no ambiente online, em que a concorrência é grande e o espaço é amplamente diversificado, o que torna mais difícil ganhar foco.

Pelas possibilidades que a internet apresenta para ser um display para ponto de venda e ser notado ao ponto de conseguir um público fiel para comprar os produtos ou serviços, e ainda assim serem solidificados, o planejamento e a pesquisa se mostram essenciais.

Contudo, mesmo sendo algo necessário para uma empresa, é importante conhecer cada etapa e como a união desses métodos pode resultar em pontos positivos.

O que é o planejamento de marketing digital?

O planejamento de marketing digital trata-se de ações que uma empresa irá fazer no ambiente online para estabelecer quais são os objetivos que deseja alcançar por meio das campanhas que serão lançadas, de modo a atingir o público-alvo ideal.

Essa etapa do marketing digital de uma fábrica de injeção eletrônica ap para divulgar seus produtos pode ser feito através do envio de e-mails ou vídeos demonstrativos nas redes sociais, dependendo do público que se deseja alcançar.

O planejamento varia de empresa para empresa, assim como o alcance vai depender de cada consumidor, de forma que para que seja feito com uma melhor precisão e que dê resultados positivos dentro de um ambiente disputado, é importante fazer uma pesquisa. 

O que é a pesquisa de marketing?

Para poder coletar os dados e usá-los como informação, a pesquisa de marketing serve como uma ponte entre a empresa e o seu consumidor, pois é a oportunidade que pode aproximá-los, assim como o que pode separá-los.

Assim, uma pesquisa de marketing digital contribui para uma empresa por meio de ações como:

  • Identificar oportunidades;
  • Melhorar as estratégias que já existem;
  • Geração de leads;
  • Base de dados para tomadas de decisões.

Logo, uma pesquisa de uma empresa de limpeza de cadeiras de tecido pode ajudar o empreendimento a fazer um levantamento de dados e compreender o que está dando errado em uma estratégia, além das que estão funcionando e trazendo consumidores.

Modelos de pesquisa

Pelo fato de cada objetivo ser distinto e poder ser escolhido de acordo com o que se encaixa para a companhia, existem modelos de pesquisa que podem ter seus resultados de maneira conclusiva, exploratória, descritiva e também casual.

As pesquisas com intenções exploratórias podem ser utilizadas para definir o problema ou oferecer algum conhecimento do qual ainda não foi explicado, além de explorar melhor o assunto com relatórios ou dados que sirvam como informações.

Já as pesquisas conclusivas, assim como o próprio nome já determina, o objetivo é mais claro ao ponto do pesquisador poder tirar suas conclusões e os levantamentos de dados necessários a partir da sua estrutura e de algum questionário, caso haja algum.

As pesquisas descritivas são as que procuram respostas para um determinado problema e buscam meios de descrição para entendê-los, e a partir disso, elaborar uma melhor conclusão.

Ao contrário das pesquisas casuais, ou experimentais, que medem e tentam entender o porquê de algumas coisas, como os motivos para a impermeabilização de estofados automotivos serem mais requisitados em determinadas épocas do ano.

Portanto, cada empresa deve saber qual o tipo de pesquisa que mais se encaixa com suas metas centrais, definidos na etapa do planejamento.

 

Como fazer uma boa pesquisa de marketing?

Ter um planejamento para uma boa pesquisa de marketing pode ser importante para uma empresa saber os seus objetivos, principalmente para fazer a divulgação de um produto.

A primeira parte de como fazer a pesquisa é ter uma definição exata do problema e dos objetivos que a empresa possui, desde as dúvidas que possam surgir futuramente até mesmo as informações para responder algo que venha do consumidor.

Esse levantamento pode ser feito antes do lançamento de algum produto ou de algum serviço, como a instalação de persianas horizontais, para se ter uma maior compreensão do que se deseja conquistar com eles.

A segunda parte da pesquisa é saber como vai ser o método da coleta das informações. Esses dados podem ser tanto diretos quanto indiretos, sendo fundamental estabelecer a forma que irão ser captados e, principalmente, quem a responderá.

Essa coleta de informações também pode ser feita através de bancos de dados já existentes do governo ou de ONGs, para auxiliar em pontos como densidade demográfica de uma região ou o estilo de vida socioeconômico de determinado local.

A partir disso, o terceiro passo é fazer a estruturação. Perguntas de múltipla escolha, uma única alternativa ou até as dissertativas, para dar mais possibilidades e um espaço maior de fala, podem ser exemplos de como estruturar uma pesquisa.

Perguntas que não são capazes de gerar alguma ambiguidade são as mais indicadas nestes casos, porque respostas diretas podem oferecer dados mais precisos do que algo que esteja em uma escala muito grande.

Com as definições em mãos, é possível coletar e analisar as respostas. Estas mesmas respostas podem ser descartadas em algumas situações, como arquivadas caso não apresente uma importância naquele momento, mas que podem ser utilizadas mais tarde.

Assim, em uma camisa social para empresa cujo design seja de verão, porém com as informações coletadas durante o período do inverno, ela pode ser útil para quando chegar o período do ano que a peça irá ser utilizada.

Qual a importância de ter um planejamento e pesquisa?

Por estar diretamente ligado ao mercado e aos consumidores e, por sua vez, também aos lucros da empresa, a importância do planejamento e da pesquisa de marketing digital vai muito além do que se é imaginado.

Isso porque os dados levantados a partir das pesquisas é o que se torna uma espécie de acelerômetro triaxial, importante para a empresa funcionar em vários setores e saber como o produto ou o serviço oferecido é ou será recebido pelo público-alvo.

Com um planejamento de marketing, também há a possibilidade de alcançar melhor os objetivos que a empresa deseja, porque podem ser moldadas as estratégias que levam até elas.

As pesquisas são um meio para que também haja entendimento do funcionamento do mercado, bem como a atuação das concorrentes em relação aos consumidores que possuem.

Por fim, o planejamento e a pesquisa se tornam essenciais para se fazer um maior controle das campanhas que já estão em circulação, sabendo o que está funcionando e o que deve ser alterado.

Cuidados para fazer o planejamento dar certo

Para que o planejamento e a pesquisa dêem certo, é importante ter alguns cuidados durante a sua execução, para que erros não sejam cometidos.

Um desses cuidados é não ignorar a comunicação com o público-alvo em nenhum momento, porque são eles que a empresa deve conseguir conquistar para gerar os lucros e o reconhecimento no mercado.

Estes meios não devem ser restringidos somente a um modo, outro erro que pode ser fatal para um planejamento e uma pesquisa de marketing. Quanto mais diversos os meios e um acompanhamento deles, melhor será.

Outro detalhe que não pode passar despercebido são os objetivos definidos, assim como a falta de acompanhamento do andamento dos planos e da pesquisa enquanto eles estão funcionando ou quando terminarem suas funções.

Esses dados são os que ajudam a empresa a entender como está indo o que foi planejado pela equipe de marketing, portanto não devem ser negligenciados em nenhum momento, portanto, precisam de uma monitoração em tempo real.

Uma negligência de dados pode resultar em uma defasagem da empresa em relação à concorrência e até a um atraso em comparação ao andamento do segmento mercadológico em que atua.

Considerações finais

Tanto um bom planejamento quanto uma boa pesquisa de marketing digital são importantes e devem ser feitas pelas empresas que desejam lançar aos consumidores um novo produto ou serviço que é pouco visto no mercado, como um meio de se destacar.

Essas pesquisas e o planejamento são capazes de ajudar a impedir certas ações, assim como orienta a segui-las em frente, podendo ser até mesmo um meio de troca de estratégias que não estão surtindo mais efeito.

Como uma propaganda de chave codificada moto sendo feita por e-mail e pelas redes sociais, essas pesquisas podem determinar o que continua e o que pode ser alterado para conquistar o público-alvo de um negócio.

Caso ele estabeleça uma boa estratégia de marketing digital com base no planejamento e nas pesquisas realizadas, as chances de se obter destaque no mercado e conseguir clientes podem aumentar de forma significativa, em comparação à concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: