imagens

Otimização de imagens é uma estratégia que pertence ao SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de práticas que consiste em […]

Blog do Convidar

Otimização de imagens para SEO: 6 dicas de visibilidade para sua marca

imagens

Otimização de imagens é uma estratégia que pertence ao SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de práticas que consiste em melhorar uma página e seus conteúdos para que eles apareçam nos primeiros resultados de pesquisa.

Hoje em dia, estar bem posicionado na internet é um critério fundamental para qualquer negócio que queira se destacar, e isso porque os consumidores pesquisam os produtos e serviços que desejam comprar para saber mais informações.

Também podem pesquisar outros assuntos relacionados às suas necessidades e é durante essas buscas que encontram empresas que esclarecem o que eles pesquisam e se mostram como uma excelente alternativa.

Só que todos os dias milhares de páginas são colocadas no ar e muitas repetem assuntos dos mais variados tipos, e é justamente isso que dificulta o posicionamento.

Por exemplo, se alguém estiver pesquisando sobre pneus para veículos, vai encontrar diversos sites que falam sobre esse tema. Otimizar as páginas faz com que elas apareçam para os usuários que estão pesquisando e as primeiras posições recebem mais cliques.

As imagens também precisam ser otimizadas, principalmente em plataformas e-commerce. Assim sendo, o artigo vai explicar a importância de otimizar imagens para SEO, mostrar os fatores que afetam a otimização e quais são as melhores práticas.

Por que otimizar imagens?

Existem muitos conteúdos bem escritos na internet, mas mesmo quando o texto traz informações completas sobre uma pauta, se não tiver imagens, o usuário sente falta de algo o que torna o material mais completo e ilustrativo.

As imagens são capazes de trazer informações contextuais fundamentais para os mecanismos de busca, além de ajudarem a assimilar as informações presentes no texto.

Por exemplo, no site de uma loja de venda de óleo, se o usuário estiver procurando informações sobre como trocar o óleo do motor, ao visualizar uma imagem, conseguirá ter uma visão ampla do que está sendo falado.

Mas assim como as páginas e o texto, as imagens também precisam ser otimizadas para entregar uma representação gráfica de boa qualidade, tanto em seu formato quanto na ideia que precisa ser transmitida.

Só que esses recursos possuem resoluções diferentes e elas precisam ser melhoradas para que sejam exibidas em alta qualidade e tenham um boa velocidade de carregamento.

Tudo isso vai influenciar no desempenho da plataforma, além de ser um fator muito importante para o ranqueamento.

Mas é importante lembrar que a otimização de imagens não se volta apenas para o ranqueamento da página, mas também para a experiência do usuário.

Supondo que alguém esteja fazendo uma pesquisa sobre tablados para eventos, os robôs dos buscadores, conhecidos como crawlers, fazem uma varredura nas plataformas buscando as melhores opções de conteúdo.

Esses agentes ranqueiam os melhores materiais, tendo como base diversos fatores eles conseguem ler arquivos em formato HTML, uma linguagem usada na Marcação de texto.

Isso significa que além de prezar pela qualidade do material que será entregue ao usuário, as imagens também precisam ser otimizadas para que possam ser encontradas pelos robôs do buscador.

Fatores que afetam a otimização

Cerca de 75% do peso de uma página é proveniente das imagens, de acordo com um levantamento realizado pela Almanac. Diante dessa realidade, é fundamental fazer com que elas sejam exibidas da melhor forma para os visitantes.

Quando não são devidamente utilizadas, podem afetar a velocidade da página é os usuários costumam abandonar plataformas que levam mais de 4 segundos para carregar.

Além do mais, páginas que carregam em 2 segundos possuem uma taxa de rejeição de apenas 9%, enquanto outras que demoram mais de 5 segundos, possuem uma taxa de rejeição de 38%, de acordo com uma pesquisa feita pelo Royal Pingdom.

Vários outros aspectos são influenciados negativamente, por exemplo, se houver uma alta taxa de desistência, dificilmente o visitante será convertido solicitando uma proposta ou comprando o produto.

Uma serralheria de portões em São Paulo precisa fazer a otimização das imagens em seu site porque o próprio Google não fica satisfeito se o carregamento for muito lento, inclusive, a velocidade no carregamento das páginas é fator de ranqueamento.

Qualquer site que demora muito acaba ocupando posições desfavoráveis, visto que o tempo de permanência do usuário é muito baixo.

Também é importante saber que 86% das organizações acreditam que as imagens e conteúdos visuais são fundamentais para as estratégias de marketing digital.

Também 39% dos usuários param de se relacionar com uma plataforma se os conteúdos visuais demoram muito para carregar. Além disso, 46% dos visitantes não vão voltar para a página se ela tiver uma performance baixa.

Ter acesso a esse ponto também é fundamental porque os conteúdos com elementos visuais recebem 94% mais visualizações do que aqueles que são formados apenas por textos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research.

Melhores práticas para utilizar imagens

Para evitar problemas em sua plataforma, uma chaveiro automotivo deve adotar as melhores práticas de utilização de imagens, e entre elas estão:

1. Inserir o nome da imagem

O nome da imagem no computador é o nome que ela terá quando for colocada em uma página da internet, só que elas costumam ter nomes estranhos. Se forem inseridos dessa forma, o Google não saberá identificar o que está na imagem.

O nome deve ser editado de acordo com a pauta trabalhada, de preferência usando a palavra-chave que consta no texto.

Para otimizar, basta clicar com o botão direito sobre a imagem, ir até a opção “renomear” e colocar o nome de acordo com aquilo que a figura representa no texto.

2. Inserir uma legenda

A legenda é um elemento muito importante porque permite que o leitor compreenda aquilo que a imagem está mostrando, além de aumentar o nível de engajamento.

Se for uma foto de um bolo decorado para festa infantil, os robôs do Google também podem usar as legendas para coletar informações e compreender do que se trata.

Não é necessário colocar legendas em todas as imagens, mas se a intenção é ranquear e destacar determinada foto, o recurso é muito interessante.

Mas existem alguns cuidados importantes na hora de colocar uma legenda, visto que é fundamental incluir informações que ajudam o usuário a compreender do que se trata, adicionar uma palavra-chave específica e complementar o artigo.

3. Atentar-se ao formato

Outro ponto fundamental é estar atento ao formato da imagem mais adequado para o Google, visto que nem todos são aceitos, entretanto, entre as melhores opções estão:

  • PNG;
  • JPEG;
  • MBP;
  • GIF;
  • WebP;
  • SVG.

Se tiver alguma dúvida, o ideal é usar o formato WebP porque é muito mais leve em comparação com as outras opções.

4. Inserir textos

Um fabricante de cuba esculpida de porcelanato não deve inserir uma grande quantidade de textos dentro da imagem, pois de acordo com o Google, os robôs não conseguem ler o conteúdo e o que está escrito é inutilizado.

No entanto, em alguns casos, os textos nas imagens favorecem a experiência do usuário, por isso eles podem ser usados, desde que seja feito com moderação.

Também é importante lembrar que o texto não estará disponível para ferramentas de tradução automática do buscador, algo que pode afetar a acessibilidade e experiência do usuário, prejudicando o ranqueamento.

5. Cuidar do posicionamento

A posição da imagem dentro do artigo é fundamental para enriquecer o contexto. Se o conteúdo estiver próximo da imagem, vai trazer informações e ajudar a contextualizar a figura com o que está escrito.

Para que uma imagem de Cobertura Área de Prédio tenha um bom ranqueamento, o ideal é que seja colocada próxima ao topo da página, visto que elas possuem ótimos resultados por conta da ordem de relevância.

Tudo aquilo que é colocado no começo do conteúdo você transforma em prioridade, então a imagem mais relevante deve ser colocada no topo do artigo. Isso gera impactos positivos no ranqueamento e fortalece a palavra-chave.

6. Priorizar o engajamento

O ideal é usar imagens originais ou que tenham algum diferencial que aumenta a taxa de cliques e informa para o Google que o conteúdo é realmente relevante.

Se no site de um grafiteiro profissional houver uma imagem realmente impactante e otimizada com as estratégias de SEO, é bem provável que gere um alto engajamento.

Considerações finais

As estratégias de SEO são fundamentais e precisam estar presentes ao longo de toda a página e seu conteúdo, e isso inclui as imagens.

São boas práticas que ajudam a mostrar para o Google qual é a ilustração do material e o quanto ele enriquece a experiência do usuário.

Investir em boas práticas de otimização vai fazer com que o site ou blog do negócio consiga um bom posicionamento nos resultados de pesquisa, o que gera impactos positivos nas conversões e vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Parceiros

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

Rolar para cima