O que mudou no marketing no pós-pandemia? Confira 4 tendências!

marketing

O marketing sempre foi muito importante para as empresas, independentemente do canal usado, se dentro ou fora da internet, sendo usado por organizações de todos os tamanhos e segmentos. E o que mudou no pós-pandemia? Saiba agora!

A pandemia que se espalhou pelo mundo em 2020 trouxe mudanças que simplesmente não haviam sido previstas. O cenário mais abalado com tudo isso foi a economia e as empresas que precisaram buscar maneiras de se adaptar.

As pessoas ficaram mais tempo em casa para evitar o contágio, mudando as formas de trabalho, os hábitos de consumo, dentre outras questões, para sempre.

Com a vacinação em massa das pessoas no ano de 2021 e 2022, outras novidades surgiram, e o marketing digital passou por mudanças devido ao pós-pandemia.

Embora muitas delas já estivessem a caminho, por conta da Covid-19 tudo aconteceu muito mais rápido, e os profissionais de marketing precisam se atentar a todas essas mudanças para que pudessem ajudar as empresas a alcançar os consumidores.

Pensando nisso, este artigo busca apresentar os desafios do marketing no pós-pandemia, quais são as tendências para os próximos anos e o que mudou nas práticas de consumo.

Desafios do marketing no pós-pandemia

Muita coisa mudou por conta da pandemia, mas no âmbito do marketing, o que mais se destaca é o comportamento dos consumidores.

Muitas empresas, incluindo o comércio, precisaram fechar suas portas.

Com todo mundo em casa, o único meio de ter acesso aos produtos e serviços necessários foi a internet, e isso trouxe transformações intensas no modelo de consumo.

O marketing precisou acompanhar essas mudanças para que as empresas continuassem vendendo suas soluções, como chapa oxicorte. Esse novo estilo de consumo acabou trazendo muitos desafios, como:

Aumento das vendas online com marketing

Apenas no ano de 2020, o e-commerce brasileiro cresceu 75%. Entre os meses de março e maio, quando a quarentena começou a se espalhar pelo país, o crescimento foi de 48%.

Mas é importante dizer que o hábito de comprar pela internet apenas se consolidou no primeiro ano de pandemia, tendo em vista que as compras online já estavam crescendo nos últimos anos.

Marcas humanizadas

Diante de um problema que impactou o mundo todo, as empresas se compadeceram e procuraram humanizar suas marcas. Isso foi muito importante porque as pessoas estavam se comunicando à distância, por meio de seus dispositivos.

Humanizar a marca foi uma maneira de aproximar as organizações de seus clientes e construir um relacionamento positivo com eles. Nesse processo, o marketing social ganhou muito mais espaço.

 

Consumidores conscientes por meio do marketing

O marketing digital atua como uma ponte de ligação entre o consumidor e os produtos, mas suas estratégias precisaram passar por muitas mudanças.

Isso fez com que as pessoas se tornassem mais conscientes e pensassem sobre o que realmente é essencial para seu dia a dia.

Muitos começaram a procurar soluções mais viáveis, o uso de mecanismos de busca para pesquisar termos como “pet shop perto de mim”, “delivery de farmácia”, dentre outros, aumentaram consideravelmente.

Nesse cenário, as marcas tiveram que encontrar argumentos para convencer os consumidores de que suas soluções eram realmente necessárias naquele período.

O marketing, por sua vez, se encarregou de trabalhar esses argumentos.

Tendências para os próximos anos

As empresas precisaram adotar um modelo de funcionamento digital para continuar vendendo durante a crise provocada pela pandemia entre 2020 e 2021.

Todas as mudanças que ocorreram nesse período acabaram trazendo muitas tendências de marketing para os anos seguintes.

Uma delas é o aumento do consumo online, que traz a facilidade de adquirir soluções sem sair de casa.

As vendas digitais aumentaram muito e os empreendedores precisaram investir em plataformas que aumentavam as vendas e garantiram bons resultados.

Mas assim como as pessoas passaram a comprar mais pela internet, também precisaram de atendimento online.

Elas buscam se comunicar com as marcas por meio de diferentes canais, como:

  • Site;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Aplicativos.

Empresas dos mais variados tipos, como uma loja de móveis que vende cadeira jantar, passaram a investir em recursos como inteligência artificial, chatbots e automação de processos robóticos.

Outros pontos que merecem destaque são o Customer Success e User Experience, que garantem uma boa interação com os clientes e uma experiência positiva, agradável e satisfatória para todos.

Estratégias envolvendo as redes sociais cresceram ainda mais, chegando à marca de 40%, desde o início da pandemia.

Isso mostra o quanto é importante investir em marketing digital, caso contrário, a empresa perde oportunidades no mercado.

Por fim, outras grandes tendências são a humanização da marca e a cultura da empatia.

A pandemia mostrou o quanto é importante se adaptar e transmitir confiança para se firmar no mercado digital.

Diante de uma situação imprevisível, uma loja de cortina para sala com sanca de gesso precisa mudar, desconstruir suas ideias e estar aberta à mudanças e tendências, mantendo sua equipe por dentro desses processos.

A empatia é totalmente voltada para questões como diversidade e inclusão, dois fatores de grande peso também para a humanização. Só assim será possível conquistar a confiança dos clientes e aumentar as vendas.

Mudanças nos hábitos de consumo

As mudanças presentes nos hábitos de consumo trazidas pela pandemia são novidades para as empresas e para os próprios consumidores.

Foi necessário adotar o isolamento social para evitar o contágio de um vírus que mudou o estilo de vida dessa geração. Isso impactou a forma como as pessoas convivem, mas também a economia.

Muitos passaram a trabalhar em casa ou simplesmente precisaram interromper atividades que não poderiam ser feitas remotamente.

Como consequência, o desemprego aumentou muito, assim como o medo de muitos em entrar para as estatísticas. Como resultado, as pessoas começaram a consumir produtos e serviços de maneira consciente.

Do outro lado, uma confecção de jaleco personalizado enfermagem notou um grande aumento nas demandas, mas todos precisaram se adaptar de alguma forma.

Os consumidores começaram a considerar o que realmente era necessário comprar e se eles de fato precisavam de determinadas soluções.

Os gestores, por sua vez, começaram a se perguntar como poderiam manter sua empresa saudável.

Lembre-se de que consumidores são tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, e todos começaram a colocar na balança seus hábitos de consumo.

As marcas entenderam a necessidade de reforçar seu valor no mercado, mostrando que suas soluções ajudam a resolver os problemas dos compradores.

Só que elas também precisaram desenvolver maneiras de explicar para o público.

Em linhas gerais, notou-se a necessidade de mostrar para a audiência, por meio dos produtos e serviços, o modo que eles são capazes de atender as necessidades dos indivíduos.

Uma empresa de limpeza, por exemplo, precisava mostrar para as pessoas o quanto a higienização do local era fundamental para evitar o contágio.

Para desenvolver uma boa estratégia, começou-se a observar os hábitos de consumo que surgiram.

O isolamento social potencializou o uso dos smartphones, notebooks, tablets e computadores, que se tornaram essenciais tanto para se comunicar quanto para fazer compras.

As pessoas não podiam mais sair de casa, fazendo com que alguns serviços se tornassem imprescindíveis, como o delivery.

O comércio fechado fez do e-commerce uma modalidade de vendas prática, segura e até mesmo a única opção.

Mas mesmo depois da abertura do comércio e de algumas empresas que decidiram eliminar o home office, os consumidores perceberam as vantagens de comprar pela internet e receber as mercadorias em casa.

Por essa razão, é possível comprar desde um adesivo para van até outros tipos de soluções, algo que fez com que o hábito de comprar na internet se tornasse um comportamento que dificilmente será abandonado pelo consumidor.

Como resultado, as empresas que conhecem suas personas e a maneira como elas estão comprando terão muito mais chances de criar oportunidades de vendas.

Sendo assim, a corporação precisa desenvolver um bom planejamento de comunicação com o público e marcar presença nos canais onde as pessoas estão.

É aqui que entra a necessidade de construir uma boa presença digital, e isso se dá por meio de diferentes canais, como o site institucional, blog, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, e-mail, dentre outros recursos.

O processo de compra começa por meio de uma pesquisa, ou seja, se alguém quiser contratar uma empresa de scanner 3D Nacional, vai procurar na internet e fechar negócio pelos canais digitais.

O papel das companhias é se mostrar disponível nessas plataformas e se adaptar às novas práticas de consumo.

Considerações finais

Não é novidade para ninguém que a pandemia mudou completamente a realidade das pessoas, mas ao mesmo tempo, acelerou algumas tendências que tornam o dia a dia mais prático.

As compras pela internet são um exemplo disso, e seu negócio precisa estar preparado.

O marketing digital reúne todas as ferramentas necessárias para ajudar sua empresa a se adaptar e se destacar no mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor #anunciodevenda ...
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O PIN!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
Projeto
close-link
Scroll to Top
%d blogueiros gostam disto: