O que é nicho, subnicho e segmento?

O que é nicho, subnicho e segmento?

A preferência de trabalhar com um nicho de mercado tem sido uma das principais soluções para melhores resultados dentro de empresas.

Tendo em vista que existe uma especificação do público-alvo, ampliando as chances de conexão com este mesmo público é de grande relevância em uma área.

Isso porque, em meio ao trabalho com públicos gerais, ou seja, que incluem diferentes características e particularidades, fica muito mais difícil entregar algo que é esperado.

É o caso de uma empresa de reboque carros que trabalha apenas com foco em motoristas de aplicativo, agregando tanto para suas estratégias de venda quanto para suas comunicações uma delimitação de público baseada em seu nicho de atuação.

Além do nicho, um negócio consegue se aprofundar ainda mais, escolhendo trabalhar o seu subnicho, que integra um funil a mais de um público-alvo em relação ao visto anteriormente.

É mais do que necessário entender cada um dos pontos destacados acima, ainda mais suas diferenças entre o segmento de atuação, e o significado deste. 

Sendo assim, no texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre a relevância desses tópicos e seus significados.

O que é um nicho?

Um nicho de mercado se baseia em uma ideia de segmentação, ou seja, de trabalho voltado para um tipo de cliente ideal, que não pode ser considerado generalista, como o caso de clientes de um supermercado ou pessoas que compram em um restaurante.

Aliás, alguns tipos de mercados se adequam justamente em atingir todos os públicos, entregando exatamente o que cada pessoa quer, mas sem especificar suas estratégias.

No caso do nicho, tudo é diferente. A empresa que atua, por exemplo, com venda de redes de proteção passa a estreitar ainda mais a relação com um público, a partir de uma especificação, seja do próprio cliente, como um desejo ou escolha ou até do produto.

Neste sentido, essa mesma empresa pode começar a trabalhar com o nicho relacionado a casas, ou até mesmo aos cuidados de proteção em relação a animais em residências.

Dessa forma, a empresa sai de um viés mais geral, atendendo a todos, dentre gostos, preferências e serviços desejados, e passa a ter uma especificação, que pode, inclusive, agregar excelentes condições para que maiores resultados sejam alcançados.

Afinal, quando se passa a atuar com o nicho específico, e não apenas com uma área de trabalho em higienização de estofados os reconhecimento e a referência surgem.

Isso porque os nichos costumam a entregar experiências mais específicas, e como grande parte das empresas de uma área de atuação seguem dentro de um ritmo contrário a isso, fica mais difícil achar essa particularidade com facilidade, principalmente em procuras.

Dessa forma, quem de fato entrega o que é desejado se torna muito mais ofertado, além de questão que envolve toda a particularidade do serviço ou produto que entrega.

Trabalhar com nichos também agrega muito mais contato com o cliente. Afinal, essa forma de determinação de público consegue trazer maiores informações, que podem ser necessárias para uma melhor comunicação e até mesmo conexão com o consumidor.

É o caso de uma empresa de sacola de papel branca que trabalha com um nicho de papelarias. Tendo em mente esse quesito, a conversa acontece muito mais fácil.

Isso porque se sabe exatamente o que o cliente faz, de que forma um produto vai ajudá-lo, qual seu estilo de vida, suas principais preferências, os preços que estão acostumados a pagar, os tipos de serviços que necessitam, dentre outros pontos igualmente relevantes.

Por isso, não restam dúvidas de que optar por essa forma de trabalho só tem a melhorar os resultados de uma empresa, além da produtividade das equipes de trabalho.

Subnicho e sua importância

Agora que entendemos o que significa o nicho dentro de uma área de rastreamento de veículos, é hora de sabermos mais sobre o significado de subnicho, que como o nome sugere, é uma especificação ainda mais forte de um tipo de público-alvo.

Neste caso, tanto o que a empresa entrega quanto a atuação perante um cliente passa a ser cada vez mais determinante, deixando cada vez mais a proximidade do generalizado.

Por exemplo, uma loja de roupas é considerada uma área de atuação, enquanto uma loja de roupas femininas e sustentáveis é dita como uma determinação de um nicho. 

Agora, no subnicho, podemos dizer que a loja trabalha apenas com roupas de banho femininas.

Por meio deste exemplo podemos notar que tudo se afunila ainda mais, simbolizando que a empresa praticamente consegue atuar em uma área com poucos ou nenhum concorrente.

Em uma análise simples da situação, é possível verificar uma grande qualidade, já que tamanha especificação consegue trazer para o negócio uma assertividade cada vez maior em relação ao cliente, mas sobretudo dentro das estratégias de vendas.

Se pararmos para pensar, grande parte das empresas que trabalham com subnichos conseguem ter uma visibilidade ainda maior que a dos nichos, além de uma frequência cada vez mais plena de clientes, que rapidamente se tornam fiéis.

Isso acontece justamente pela entrega cada vez mais centrada nas particularidades de públicos com um mesmo problema ou propósito, o que agrega diferenciação.

Essa escolha é tão poderosa que, hoje em dia, ao abrir uma empresa, é preciso que o empreendedor tenha, sempre que possível, a determinação de um funil cada vez mais estreito em relação ao que atua, como ultrassom dentário veterinário.

No caso de pessoas que trabalham com entretenimento, por exemplo, isso é ainda mais considerável, tendo em vista a grande quantidade de concorrentes existentes.

Em meio a uma determinação cada vez mais específica, são muitas as chances de um negócio se mostrar relevante, mas também conseguir alcançar de primeira um tipo de cliente que seja de fato importante para a empresa de ar condicionado split 110 volts.

É importante lembrar que o subnicho, assim como o nicho, pode ser uma escolha tanto da empresa, em relação às suas preferências de trabalho, como uma estratégia que identifica uma oportunidade ideal, que deve ser aproveitada o máximo possível.

Um bom caso que exemplifica esse quesito é o subnicho de lojas para cachorros castrados, o que agrega não apenas um atendimento específico, mas a presença de produtos praticamente raros, tendo em vista que pesquisas apontam para a abundância do público.

As diferenças entre um segmento

Fazendo um caminho inverso, e voltando para o início de uma segmentação que foi feita por uma empresa de baterias automotivas, podemos entender o quão é importante trabalhar o seu próprio segmento de mercado e tudo que ele agrega.

Esse quesito nada mais é do que o direcionamento sobre um produto, serviço ou atuação, baseando-se em grupos consolidados e mais práticos, principalmente para a localização.

Por exemplo, alguns dos principais segmentos no mercado são:

  • Moda e beleza;
  • Alimentação;
  • Segurança;
  • Tecnologia;
  • Meio Ambiente;
  • Arte.

As empresas, então, são colocadas dentro de cenários que envolvem diferentes nichos e subnichos, entregando uma facilidade de localização e entendimento dentro de um viés mercadológico, principalmente, para o entendimento de públicos gerais.

Por exemplo, dentro de um supermercado existem diferentes segmentos para compra, como carnes, padaria, beleza e cuidados. 

Dentro de cada um desses corredores são muitos os produtos e serviços que fazem parte, entregando variedades e especificações.

Quando falamos de um site de conteúdo, por exemplo, a explicação se faz a mesma. Podemos escolher dentro das categorias aquilo que realmente desejamos consumir.

Entender esse ponto pode favorecer imensamente uma empresa, ainda que não seja exatamente um nicho ou subnicho. 

Isso porque a partir desse quesito se inicia o entendimento de tudo o que pode integrar a área, verificando oportunidades.

É o caso de uma pessoa que prefere trabalhar com moda, mas ainda não sabe em que nicho ou especificação maior decidirá fazer seus principais investimentos.

Por isso, ao ter contato com o segmento, ela poderá pesquisar tudo o que o abrange, mas principalmente o que está dentro desse viés e ainda não é atentado pelas empresas, sendo ainda uma demanda forte dentre os clientes e o consumidor de modo geral.

Considerações finais 

Portanto, ao longo do texto pudemos entender mais sobre como as áreas de atuação de um negócio podem ser cada vez mais específicas, apresentando características e pontos de trabalho que pontuam uma importância para o cliente e uma facilidade para a empresa.

Isso acontece porque, ainda que seja interessante em relação a uma segmentação, a generalização não consegue entregar a fidelização e a referência empresarial necessária.

Dessa forma, por meio do nicho e principalmente do subnicho seu negócio pode se tornar cada vez mais único e importante para públicos específicos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!