O que é MPI? – Confira 6 dicas!

O que é MPI

O Marketing de Posicionamento na Internet, cuja sigla é MPI, trata-se de ações de posicionamento, voltadas para que seu blog ou site apareça entre os primeiros resultados de pesquisa. Confira os motivos!

Esse posicionamento é fundamental para quem quer alcançar um objetivo ao ser bem colocado nos resultados de buscadores, como o Google.

As estratégias de marketing são muito importantes para as empresas, mas é ainda mais necessário saber quais estratégias ajudam a alcançar os resultados esperados, principalmente na internet.

Por essa razão é que o MPI deve ser colocado em prática por organizações de qualquer porte ou segmento que esteja presente no ambiente digital.

No entanto, assim como qualquer outra ação, é necessário saber como colocá-la em prática, tendo em vista que isso ajuda a economizar recursos e a otimizar os investimentos.

Antes de explicarmos alguns conceitos sobre Marketing de Posicionamento na Internet, primeiro você precisa entender que, hoje em dia, toda marca precisa construir a sua presença online.

A internet se tornou o principal meio de comunicação, portanto, não marcar presença em seus canais está fora de cogitação.

Tendo isso em vista, neste artigo, vamos explicar o conceito de MPI, porque um negócio deve utilizar esse recurso e dar algumas dicas para colocar essa estratégia em ação. Acompanhe!

Por dentro do conceito de MPI

Marketing de Posicionamento na Internet são estratégias e técnicas que ajudam a posicionar o negócio entre as primeiras posições nos resultados de buscas, em sites como Google, Yahoo e Bing.

Para conquistar esse posicionamento, uma empresa de ar condicionado vfr pode investir na produção de conteúdo otimizado e de valor sobre assuntos relacionados ao seu mercado para alcançar sempre as primeiras posições nos sites de busca.

Depois que ela conquista a primeira colocação, passa a atrair um número muito maior de visitantes e, quanto mais acessos o seu site ou blog recebe, mais chances de fechar negócios terá.

O funcionamento do MPI depende da elaboração de uma estratégia de marketing digital que faça com que a organização ocupe as primeiras posições nos buscadores, toda vez que os usuários fizerem pesquisas com palavras-chave.

Entretanto, quem está começando agora precisa entender que o topo do Google é uma conquista que vem por meio de estratégias de longo prazo.

Isso acontece porque leva um tempo até que o Google identifique a relevância de seus materiais e os coloque entre os primeiros resultados.

Os usuários praticamente nunca consultam a segunda página de resultados de pesquisa e, tendo isso em vista, estar na primeira página garante mais visitas para o seu endereço na web.

A partir disso, os visitantes podem ser convertidos em leads ao assinarem uma newsletter ou baixarem os materiais que você publica, por exemplo.

Assim, quando um asilo de idoso tem contato com essas pessoas se tornará mais conhecido, e isso aumenta as oportunidades de negócios.

Em outras palavras, mesmo que o foco do MPI seja colocar você entre as primeiras posições, sua característica mais relevante é como você vai conquistar resultados com essa estratégia.

Por que utilizar o Marketing de Posicionamento na Internet?

O MPI gera mais visibilidade para o seu negócio e transforma essa exposição em oportunidades de vendas. Isso acontece porque o objetivo dessa estratégia é aproximar a organização de seus prospects.

Essa prática posiciona a página entre os resultados orgânicos, que recebem entre 60% e 80% dos acessos de potenciais compradores pela internet, diferentemente dos links patrocinados, que recebem menos cliques.

É uma construção de imagem que transforma a marca em referência no mercado em que atua, atraindo bons consumidores.

Dicas para colocar o MPI em prática

Para executar essa estratégia, é necessário seguir um passo a passo formado por algumas ações.

Em primeiro lugar, você precisa saber por que quer estar na primeira página de resultados dos sites de busca. Defina quais benefícios esse posicionamento pode trazer, antes de colocar em prática qualquer ação.

Os objetivos de uma empresa de lavagem de tapetes residenciais, por exemplo, podem ser quantitativos ou qualitativos, tais como:

  • Aumentar as vendas em 6 meses;
  • Melhorar o alcance da marca;
  • Tornar-se referência no mercado;
  • Dobrar o número de leads em x semanas.

Depois que você estabelece os objetivos do seu negócio com essa estratégia, pode partir para os próximos passos.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


1 – Segmentar a sua persona

Os seus conteúdos só vão conquistar a primeira página dos buscadores se eles forem relevantes para o seu público, e isso vai depender do quanto você conhece a persona do seu negócio.

A persona é um personagem semifictício que representa o perfil do cliente ideal da marca. O ideal é manter o foco em apenas uma persona, entretanto, algumas empresas podem possuir duas ou mais.

2 – Estabelecer as palavras-chave ideais

As palavras-chave são termos utilizados pelas pessoas para fazer uma pesquisa na internet, por exemplo, para uma empresa que faz manutenção de ar-condicionado, a palavra-chave pode ser “plano de manutenção de ar condicionado split”.

Esse termo vai ser utilizado nos materiais que você vier a produzir para os seus canais na web, e para descobrir quais palavras você deve usar, pode utilizar o Google Keyword Planner.

Essa ferramenta é gratuita e o usuário pode conferir a quantidade de buscas de determinada palavra-chave buscador.

As organizações precisam levantar tanto os termos de maior volume quanto os de baixo volume de pesquisa.

As palavras-chave com baixas pesquisas são termos que possuem mais de 3 palavras, mais conhecidas como cauda-longa, enquanto aquelas que possuem alto volume de pesquisa, costumam ter até duas palavras.

Outra ferramenta que uma empresa especializada em reboque moto pode utilizar é o SEMRush. Esta é um pouco mais limitada em sua versão gratuita, mas vale muito a pena investir no plano premium.

Por meio dela, além de você pesquisar o volume de palavras-chave, também pode saber quantas delas o seu site está ranqueando, além de ter conhecimento de como está o desempenho dos seus concorrentes.

3 – Investir em estratégias orgânicas

As estratégias orgânicas estão em alta e não devem ser deixadas de lado em suas ações de MPI. Uma empresa de bateria para veículos, por exemplo, pode trabalhar com a criação de conteúdos ricos para a sua audiência.

O marketing de conteúdo é uma das principais técnicas de marketing digital, e é crucial para que suas ações de Marketing de Posicionamento funcionem.

Lembre-se de que os links patrocinados, apesar de serem recomendáveis, vão funcionar enquanto você puder pagar por eles.

Por outro lado, as estratégias orgânicas podem ser consideradas como a construção do seu patrimônio digital. Ou seja, uma vez que esses materiais são criados, eles vão permanecer na web enquanto você quiser, sem pagar mais por isso.

É necessário investimento inicial apenas no início das estratégias e, após esse período, você só precisa atualizar os conteúdos para que eles sempre respondam às dúvidas e questionamentos da sua audiência.

4 – Produzir conteúdos ricos

Como falamos na dica anterior, é essencial produzir materiais ricos, e é justamente neles que você vai utilizar as palavras-chave que selecionou.

Uma clínica especializada em exames admissionais, por exemplo, deve inserir os termos selecionados de modo que eles façam sentido para o conteúdo e dentro do contexto do material.

Evite práticas que possam penalizar seus materiais, como cópias e plágios, portanto, invista continuamente na criação de conteúdos originais.

5 – Otimizar o SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que fazem com que as suas páginas apareçam entre os primeiros resultados de busca.

Isso envolve o uso de palavras-chave estratégico, em pontos adequados do seu texto, como parágrafo, subtítulo é o último parágrafo, utilizar uma quantidade de palavras pertinentes ao tema eu uso de heading tags para organizar melhor seu conteúdo.

Outra prática de SEO é o link building, que são links colocados em outros sites e que direcionam os usuários para suas páginas, além de garantir uma boa escaneabilidade em seu domínio.

6 – Apostar em links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios pagos por meio do Google AdWords. Depois que você sabe quais são os termos mais utilizados pelo seu público durante as pesquisas, eles podem ser utilizados em seus anúncios.

Dessa forma, quando os usuários pesquisarem por determinado termo que você escolheu, vão encontrar entre os resultados os anúncios de sua marca.

No entanto, mesmo sendo uma estratégia simples, rápida e eficiente, é necessário ter conhecimento aprofundado de marketing digital.

Conclusão

O MPI é uma estratégia que pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, desde uma especializada em limpeza de colchão box até uma multinacional.

É por meio desse posicionamento na internet que as páginas do seu site vão aparecer entre as primeiras posições dos resultados de busca, gerando mais oportunidades de negócio para a sua organização.

Neste artigo, você conheceu algumas das principais práticas dessa estratégia e vai perceber o quanto o posicionamento dos seus conteúdos pode melhorar seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site?
Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas…
SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!

 

Obrigado por nos visitar. Deixe uma opinião ou mensagem, isso nos ajuda a melhorar esse espaço