Entenda a importância de desenvolver a inteligência comercial – Aprenda em 4 passos!

inteligência comercial

A inteligência comercial pode ser compreendida como uma análise de dados voltada à tomada de decisões, essencialmente, à compreensão do desenvolvimento de ações na empresa de forma clara e totalmente baseada em constatações e análises críticas.

Embora isso possa parecer comum em áreas como marketing e setores de vendas, essa tem sido uma prática cada vez mais enfática dentro dos departamentos de alto escalão.

E o principal impulso para essas ações vem sendo o mundo digital em que vivemos, lugar onde empresas de administracao de restaurante corporativo, por exemplo, conseguem ter acesso a uma grande quantidade de dados, que podem ser extremamente úteis.

Porém, mais do que saber o significado e a importância dessa inteligência comercial, é importante que empresas e seus tomadores de decisões saibam conceber essa estratégia.

Ao longo do artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre essa possibilidades, sabendo exatamente como sua empresa de alimentacao coletiva completa pode começar a trabalhar dados com foco em análise, além dos impactos positivos dessa ação.

A inteligência comercial consiste em uma série de atitudes feitas dentro de uma empresa de modo que os resultados sejam elevados ao máximo.

Tudo isso a partir do entendimento de dados coletados que podem auxiliar em decisões e caminhos a serem seguidos.

De modo geral, podemos entender que essa estratégia pode ser considerada usual.

Visto que desde muito tempo atrás as lideranças de empresas costumam a utilizar a compreensão de relatórios e levantamentos para guiarem suas escolhas e direcionamentos.

No entanto, podemos dizer que, a partir da projeção do mundo digital, e da participação ativa das empresas nesse contexto, novas bases de dados e informações surgiram.

Hoje em dia, por exemplo, uma empresa de reparo do Iphone pode ter como fontes de dados relevantes:

  • Sites;
  • E-commerces;
  • Redes sociais;
  • Sistemas internos;
  • Pesquisas com o público;
  • Respostas em anúncios.

A partir dessas fontes é possível saber mais sobre o próprio consumidor da empresa, entendendo quem ele é, o que ele deseja, quais suas dores, onde ele está, como ele deseja que a empresa se comunique com ele e também de que forma ele pode ser atingido.

Falando sobre a empresa, é possível saber mais sobre sua atuação no mercado, mas sobre sua concorrência e também questões internas, como relacionamento com colaboradores.

Sendo assim, por meio de inúmeras fontes uma empresa de implante dentário imediato consegue ter acesso a milhares de informações, que podem ser o ponto de partida para ações de melhorias, soluções ou até mesmo de investimentos que podem ser feitos.

Ainda assim, a base da inteligência comercial é fazer de fato uma análise bem concreta de todo esse apanhado, podendo entender particularidades e situações únicas da empresa.

Um exemplo disso é uma avaliação de tráfego de um site de vendas de instrumentos musicais de sopro, que em primeira instância pode parecer baixo, mas se comparado com concorrentes tem muito mais potencialidade de escolha dos clientes online.

Portanto, podemos entender que, ainda que existam pontos comparativos, bem como metas e métricas que podem ser colocadas como base.

Portanto, é preciso que a empresa e os tomadores de decisões responsáveis pela inteligência comercial façam uma avaliação geral da situação.

Sobre a obtenção desses dados, podemos dizer que jamais o mundo esteve tão conectado e adepto a tamanha informação, e muitas empresas não sabem como utilizar a seu favor.

Por isso, além de ter uma boa análise sobre essas questões é importante propor um bom gerenciamento e armazenamento.

De modo que a compreensão se torne fácil, e que nenhum ponto importante seja deixado de lado pelo negócio de automacao de som.

Isto posto, agora que pontuamos o que de fato significa a inteligência comercial, e os principais pontos de pesquisa, sendo eles clientes, empresas e concorrentes, é essencial saber como começar a colocar em prática esse mecanismo dentro da sua empresa.

O importante do seguimento de um procedimento até que a análise seja feita e os resultados encontrados pode servir como uma forma de organização do processo.

Sem essa determinação, talvez fique mais difícil conseguir os dados e os pontos de análise corretos, trazendo então uma ineficiência da inteligência.

Logo, confira a seguir como começar a pontuar cada etapa dentro de um negócio de camisa com logo bordado, por exemplo.

Escrever um anúncio de venda

Baixe o e-book gratuito Como escrever um anúncio de venda


Objetivo e planejamento

Em primeiro lugar, é importante que haja uma objetivo para a análise, afinal, coletar dados aleatoriamente sem nenhum propósito pode fazer com que sua empresa não consiga dar utilidade a tantas respostas. Comece procurando a base para a inteligência comercial.

Por exemplo, se você deseja colocar em prática formas de investimento em mídia paga ou verificar se você está tendo os resultados esperados em comparação com a concorrência, os procedimentos de coletas e as fontes deverão ser propostas como tal.

Em outro caso, se seu foco é comprar gerador a gasolina e entender como esse item poderá melhorar o processo na sua indústria, os pontos de análise e coleta serão outros.

Coleta de dados

Dentro do processo de coleta de dados é importante se atentar tanto para formar como isso acontece, quanto para as fontes de dados que devem ser essenciais para o processo.

Por exemplo, dentro do trabalho de verificação dos resultados de concorrentes, além de analisar números e dados públicos, é importante tentar colocar em prática uma entrevista com consumidores, ou até mesmo com pessoas que trabalharam para a marca.

A falta de informações ou até mesmo a colocação daquelas que não são relevantes podem atrapalhar o processo e trazer dados que podem enganar, ou guiar direcionamentos errôneos, trazendo dores de cabeças e péssimos investimentos para uma empresa.

Análise

A análise, parte essencial da inteligência comercial propõe uma verificação dos dados coletados a partir de um ponto de propósito específico, bem como mencionado acima, sendo de extrema importância para que haja uma conexão entre resultados.

É importante ter um equipe da empresa disposta em uma diversidade tanto de setores quanto de pensamentos, o que pode trazer uma riqueza a mais à verificação.

Outro ponto de atenção é fazer com que todo processo se torne algo totalmente relacionado às especificações da própria empresa, utilizando pontos comparativos.

Por exemplo, com concorrentes, de forma adequada, e sem muitas generalizações ou afirmações negativas.

Propagação dos resultados

Talvez a parte mais importante depois da análise seja a propagação dos resultados, que é de fato o momento em que uma ação poderá ser iniciada ou uma ideia poderá ser entendida pela equipe, de modo que sejam feitos trabalhos produtivos.

Afinal, de nada vale ter em mãos informações e dados que podem modificar e melhorar resultados se eles não puderem ser de fato compartilhados e colocados em prática.

Sobre isso, é importante determinar formas de início de ações, como aquelas traçadas a partir de metas ou pontos de análise definidos. 

Afinal, ainda que tomadores de decisões determinem mudanças, elas precisam ser colocadas na realidade com cautela.

Uma boa dica é fazer um acompanhamento com profissionais que estruturam projetos de implantação, trabalhando exatamente com um determinado resultado a ser alcançado.

Em um primeiro olhar para a inteligência comercial e seus resultados, podemos dizer que a base dessas ações aumentam a possibilidade de resultados de qualidade para as empresas, já que todas as mudanças são baseadas em dados concretos.

Esse é um ponto altamente relevante para empresas hoje em dia, visto que muitas conseguem ter em mãos muitas respostas para crescimento, não sabendo usá-las.

Um outro ponto interessante é a possibilidade de encontro de oportunidades que o negócio tem, visto que em alguns dados, principalmente, aqueles vindos da análise com clientes e com o mercado, é possível que surjam formas de empreender com maior impacto.

Por exemplo, dentro de um processo de inteligência comercial uma marca de sapatos consegue ver uma possibilidade de crescimento dentro de uma cidade do interior.

Usar então esses dados a favor de ações modificadores pode propiciar uma fácil projeção no mercado, apenas trabalhando com informações que podem estar à disposição das empresas, sendo apenas pontos de análises cuidadosos por seus funcionários.

A inteligência comercial, além de ser uma prática precisa de análise de dados, é também uma maneira prática e com ótima qualidade para as empresas conhecerem melhor as informações que elas próprias têm e muitas vezes não sabem utilizar.

Sendo assim, além de benefícios como resultados mais assertivos e em maior quantidade, oportunidades e soluções verificadas, essa pode ser uma forma potente de autoconhecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



GOSTOU DESTE ARTIGO?
FAÇA PARTE DO SELETO GRUPO DE LEITORES INTELIGENTES.

Seu e-mail não será compartilhado Somos contra o SPAM!


Quer saber como melhorar o posicionamento do seu site? Ou, talvez você queira apenas fazer o seu melhor anúncio de vendas… SIM. QUERO SABER MAIS!


No Blog do Convidar publicamos dicas de como anunciar mais com anúncios de vendas mais eficientes. Da mesma forma, dicas de como fazer propaganda grátis na internet de maneira muito fácil.

Como funciona | Nossos Serviços | Análise gratuita  |  Fale Conosco  |  Anuncie Melhor  |

Certamente, gostaríamos de saber sua opinião, suas dicas e comentários. Aproveite o espaço abaixo reservado para a pessoa mais importante no nosso trabalho. Você!