Apesar de serem termos bastante semelhantes e ligados à mesma área, publicidade e propaganda possuem diferenças, e conhecê-las é fundamental para quem pretende se formar e atuar no setor.
Até mesmo para quem decidiu investir em marketing para promover o seu estabelecimento, entender o que cada um desses elementos significa pode fazer toda a diferença nas decisões que serão tomadas.
Muitas das pessoas que decidem se formar na área podem apresentar dúvidas logo no início, entendendo que publicidade e propaganda se tratam da mesma coisa.
No entanto, isso não é verdade.
Em um primeiro momento, é possível definir a publicidade como um conceito e a propaganda como uma ação.
Mas, há ainda outros tipos de significados envolvendo os dois termos, e conhecê-los pode ajudar na identificação do que a sua empresa precisa.
Para vender uma central de monitoramento CFTV, por exemplo, pode ocorrer tanto o uso da publicidade quanto o da propaganda de forma que entender melhor o significado de cada um deles vai permitir uma estratégia muito mais coerente e significativa.
Por isso, se você quer entender melhor o conceito de cada um desses elementos, este artigo pode ajudar. Portanto, continue na leitura dele e aprofunde os seus conhecimentos sobre o assunto.
Leia também:
- Anúncios classificados que vendem 10 vezes mais
- Campanhas sazonais: entenda essa potência no marketing digital
- Como Fazer um Anúncio de Venda de Celular Matador em 10 passos
- Não se Engane Pela Propaganda. É preciso mais do que um anúncio para conquistar clientes. Tente isso!
- Copywriting: como se tornar um profissional de sucesso na área
- O que é Cross Selling? Você Sabe? Conheça 4 dicas para você usar bem essa estratégia.
O que é publicidade?
A publicidade pode ser definida de diferentes formas. Uma delas se trata da estratégia de marketing que envolve a compra de um espaço dentro de um canal de mídia, com o intuito de divulgar um produto, um serviço ou uma marca.
Ela tem por objetivo atingir os potenciais clientes de uma companhia, para ser possível criar o desejo de compra nessas pessoas.
Há também outras definições para o termo, como sendo uma área de conhecimento na Comunicação Social.
Nesse caso, se trata do estudo da técnica, da função e da cultura, o que mostra o quanto a publicidade faz parte da nossa rotina.
Um detalhe interessante de ser percebido nesse ponto é o de que os publicitários acompanham de perto todas as tendências de comportamento e de cultura da sociedade para desenvolver ações de marketing que gerem maior engajamento.
Nesse sentido, nada mais apropriado do que dizer que uma das definições de publicidade é ser um reflexo do indivíduo presente em diferentes épocas, o que é capaz de fornecer subsídios suficientes para uma análise de valores e costumes presentes nesse período.
É também muito comum que ela seja definida como uma influência no comportamento humano, visto que pode promover e influenciar a compra diante de algumas ações colocadas em prática.
Ao mesmo tempo, ela pode ter como missão a informação e o entretenimento criativo, de modo que a publicidade se torna um elemento presente na sociedade em geral, e que possui a sua importância em diferentes esferas.
É possível dizer que a publicidade engloba os famosos 4 P, que são:
- Preço;
- Praça;
- Produto;
- Promoção.
Para se pensar em fazer publicidade, é fundamental ter esses elementos bem esclarecidos e definidos, pois cada ação posterior precisará envolver esses pontos para que se tenha sucesso.
Quando se pensa na promoção, podemos dizer que a publicidade se encontra dentro dela, uma vez que envolve ações de assessoria de imprensa, patrocínios, relações públicas e outros aspectos.
Assim, a publicidade se mostra uma ferramenta de marketing, que é justamente o que se aplica para compreender o público que será atingido e quais estratégias serão aplicadas para atendê-lo.
Nesse caso, o foco será sempre o uso de uma comunicação persuasiva, que não deixa de alinhar os 4 P na sua realização.
O que é propaganda?
Para entender o que é propaganda, podemos começar percebendo que ela possui funções bastante práticas.
Por exemplo, anunciar algo, propagar ideias e divulgar informações sobre um serviço ou um produto que está sendo vendido, uma instituição e até crenças ou política.
Nesse sentido, ela é utilizada com o intuito de influenciar o público, sendo capaz de persuadir pessoas em relação aos seus entendimentos sobre um tema ou objeto, conseguindo o apoio ou a ação esperada.
Assim, é possível dizer que uma escola de dança que queira promover uma aula pode utilizar a propaganda para que as pessoas passem a se identificar com esse serviço e queiram utilizá-lo quanto antes.
A propaganda, ao longo do tempo, assumiu diferentes formas.
Ela já foi vista em alguns elementos de arte, como em filmes, novelas, músicas e vários outros formatos, tendo objetivos variados conforme o seu contexto.
Certamente, quem acompanha diversos tipos de propaganda já percebeu que várias delas são criadas de forma a causar polêmicas, envolvendo questionamentos de ordens como a ética e a moral.
No entanto, ela possui a função bem clara de ser informativa e educacional, de forma que desenvolver uma campanha coerente e produtiva envolve estudos e empenho da equipe técnica.
Quando uma propaganda é bem elaborada, ela pode trazer resultados bastante importantes, tais como:
- Maior exposição da marca;
- Crescimento da fidelização dos clientes;
- Criação de uma boa reputação para a empresa;
- Aumento do número de vendas.
Desse modo, seja para abordar um assunto como a importância de um projeto data center ou para fazer uma campanha ideológica, a propaganda é o instrumento que realiza essa comunicação de maneira eficaz.
Há vários tipos de propagandas, sendo elas:
- A ideológica;
- A política;
- A governamental;
- A institucional;
- A religiosa;
- A social;
- A de produtos ou de serviços;
- E a comparativa.
De fato, são muitas possibilidades, mas as que podem ser mais interessantes para uma empresa são as institucionais, as de divulgação de produtos ou serviços e a comparativa.
Isso porque elas podem ser usadas para promover um produto, ou ser usada como instrumento de comparação e diferenciação da concorrência ou ainda ser aplicada para falar mais sobre a história da marca.
Justamente por isso, é uma ferramenta indispensável para qualquer estabelecimento, pois oferece recursos sem os quais a empresa teria maiores dificuldades em se promover, o que a impediria de alcançar bons resultados de forma eficiente.
Portanto, saber utilizar a propaganda a favor do seu negócio é indispensável para alcançar objetivos e metas de forma muito mais eficaz.
Uma página para venda de seguros no Facebook pode mostrar todos os planos da empresa na forma de postagens, simplesmente.
Sendo assim, entender melhor o que isso significa na prática é importante para o crescimento e a consolidação da marca no mercado.
Publicidade x propaganda: qual a diferença entre elas?
Após entender um pouco mais sobre cada um desses elementos, é possível ter um maior domínio sobre o assunto, o que ajuda no desenvolvimento de estratégias para qualquer tipo de negócio.
Mas qual a diferença entre propaganda e publicidade?
Para esclarecer melhor as diferenças de cada uma delas, é importante estar atento aos pontos específicos trabalhados na publicidade e na propaganda de modos distintos.
A publicidade é aplicada quando há a necessidade de comunicação por parte da empresa, com o objetivo de promover produtos ou serviços usando uma linguagem mais persuasiva.
A propaganda age como uma comunicação feita por pessoas, uma vez que elas se expressam para transmitir pensamentos e ideias sobre um produto ou serviço, podendo ser feita de modo pago ou não.
Em relação ao objetivo, a publicidade atua com o foco de transmitir ao público-alvo os valores e diferenciais encontrados na sua marca, produto ou serviço.
Com isso, ela quer ajudar o consumidor a perceber que o que ela vende é a melhor opção.
A propaganda tem o foco de fazer com que as pessoas mudem de opinião, tentando mudar as suas atitudes ou decisões de forma a propagar uma ideia.
Nesse sentido, uma definição sobre propaganda é o ato de divulgar ideias, enquanto a de publicidade é uma maneira de expressão que visa alcançar lucros.
Sendo assim, são elementos que se complementam, e podem ser usados de forma produtiva para confeccionar um comercial na televisão ou em um banner informativo.
Considerações finais
Apesar de serem conceitos que passam uma ideia de serem sinônimos, a publicidade e a propaganda tratam de assuntos e objetivos diferentes.
No entanto, é preciso ressaltar que um não exclui o outro, e ambos podem ser aplicados em conjunto.
De forma a potencializar os resultados de uma empresa que busca otimizar o seu trabalho e conquistar cada vez mais clientes.
O uso da publicidade e da propaganda por uma companhia pode apresentar diferentes aplicações, mas mesmo a ideia de aplicá-las em conjunto faz com que um retorno muito mais eficaz e interessante seja conquistado pela marca.
Por isso, se você é empresário e reconhece que a sua estratégia de atuação pode ser muito melhor ao usar a publicidade e a propaganda para o desenvolvimento do seu negócio, não deixe de usá-las conforme a necessidade, e conquiste as suas metas mais facilmente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.