O que são os 4C’s do marketing?

O que são os 4C's do marketing? 1

Os 4C’s do marketing surgiram por conta da revolução trazida pelo marketing digital. Quem trabalha com áreas relacionadas a vendas e comunicação já ouviu falar sobre os 4 Ps, um conceito que envolve elementos importantes.

Eles trabalham o produto, preço, praça e promoção para divulgar as soluções oferecidas pelas marcas. Só que antigamente os fundamentos do marketing eram voltados para os produtos, mas hoje o foco das ações são os clientes.

As pessoas se tornaram fundamentais para construir a marca, e no meio de todas essas mudanças, alguns canais ganharam relevância estratégica, como as redes sociais e o modo como elas são gerenciadas.

Elas possibilitam mais interação entre a marca e o público, por essa razão, são o ambiente perfeito para trabalhar os 4 Cs do marketing. Mas assim como qualquer outra estratégia, é necessário conhecer um pouco mais sobre eles.

Só assim a marca poderá trabalhá-los do jeito certo e colher frutos promissores de suas ações e investimentos. 

Desse modo, torna-se importante saber o que são os 4 Cs do marketing, a importância dessa ação para as empresas e de que maneira aplicá-los ao negócio.

O que são os 4 Cs do marketing?

Os profissionais de marketing já perceberam a necessidade de se adaptar às redes sociais e a todas as mudanças trazidas por elas. São canais em que os clientes podem se tornar parceiros e promotores e é necessário ter vínculo com eles.

A companhia precisa compreender suas preferências, pois só assim será capaz de adequar seus produtos e serviços às necessidades das pessoas.

Com isso, uma empresa de laudo de continuidade elétrica do spda muda o foco de seus serviços para os seus clientes, e é nisso que se fundamenta a teoria dos 4 Cs.

Eles foram desenvolvidos por Robert Lauterborn e nas redes sociais, a sigla se refere aos seguintes elementos:

  • Cliente;
  • Custo;
  • Conveniência;
  • Comunicação.

O grande diferencial dessa estratégia é justamente seu foco, visto que o cliente é o centro das atenções, estratégias e ações na internet realizadas por um negócio.

A opinião do cliente é fundamental, e por isso é necessário fazer pesquisas de mercado, prestar suporte, estar sempre conectado com as pessoas e observar as métricas relacionadas ao branding.

Também é necessário medir os custos para fazer uma escalada e descobrir como está a performance das ações da marca, por exemplo, para descobrir o quanto a empresa gasta para adquirir um cliente se pode calcular o custo por clique.

No meio digital, as vendas acontecem por meio de plataformas online, assim como aplicativos e redes sociais, mas é com base em diferentes testes que a marca vai descobrir o canal mais conveniente para sua distribuição.

Por fim, uma empresa de assinatura IPTV precisa estabelecer uma boa comunicação com os consumidores para ter uma boa relação com eles e construir uma reputação positiva.

Importância dos 4 Cs

O marketing é uma área que está em evolução o tempo todo e a todo momento surgem novos elementos, estratégias e ferramentas, principalmente no que diz respeito à internet, interferindo nas mudanças e no comportamento do consumidor.

Os 4 Cs se preocupam em compreender esses hábitos e os comportamentos do cliente, fazendo com que esses aspectos sejam utilizados pelo negócio para vender mais e melhor.

Ele é importante por conta das vantagens que traz para as empresas, por exemplo, ao melhorar os produtos e serviços. Também ajuda a conhecer melhor a audiência, atrai e fideliza clientes e ajuda a implementar um atendimento personalizado e adequado.

Por fim, é uma ação capaz de otimizar processos e reduzir custos, algo fundamental para qualquer negócio nos dias de hoje.

Como aplicar os 4 Cs no negócio?

Depois de entender o conceito e a importância dos 4 Cs de marketing, finalmente é o momento de saber como aplicá-lo, para isso, é necessário investir nas seguintes ações:

Definir o nicho de mercado

Antes de investir em marketing, uma empresa de sistema de portaria virtual precisa conhecer seu nicho de mercado e defini-lo muito bem. Se o gestor não fizer isso, as ações do negócio podem ser muito abrangentes e não alcançar os resultados esperados.

Com base nos Cs de cliente e custo, é possível definir o nicho de atuação. A melhor forma de fazer isso é por meio de uma pesquisa de mercado, entendendo o público e a persona, além dos custos envolvidos.

Com base nessas informações, fica mais fácil estabelecer onde a empresa atua e manter o foco em um público específico, ou seja, nos clientes da marca.

Criar a persona

A organização precisa conhecer detalhadamente quem são as pessoas que compram com ela. Esses dados vão embasar as ações e estratégias, tornando-as mais assertivas e direcionadas.

Com base no C de cliente, a organização deve tentar reunir o máximo de informações sobre os consumidores para conhecer seu público-alvo e criar uma persona compatível com as características do cliente ideal.

A persona de um fabricante de vidro refletivo fumê é um personagem fictício que reúne as características das pessoas que comprariam com o negócio.

Dentre os dados mais importantes mostrados por ela estão idade, gênero, profissão, estado civil, escolaridade, problemas, desejos, desafios, necessidades, entre outras informações que ajudam a segmentar ainda mais esse personagem.

Quanto mais uma marca conhece seus clientes e mais assertiva ela for em relação ao desenvolvimento da persona, melhores serão os resultados que vai obter.

Além disso, ela será capaz de oferecer soluções para qualquer problema que os consumidores estejam enfrentando e que possam ser solucionados pelos produtos e serviços do negócio.

Estudar o mercado

Depois de abrir uma franquia de alimento, o gestor precisa investir em ações que vão aprimorá-la ao longo dos anos, mas para que isso seja possível é preciso fazer um estudo de mercado.

Esse levantamento faz uma análise da concorrência para saber quais são os outros negócios que atuam no mesmo segmento, o que eles criam, com quais estratégias trabalham, entre outras informações do tipo.

Nesta etapa, é o C de custo que será trabalhado, observando o que os concorrentes fazem, os valores que praticam, os processos adotados por eles e o que pode ser usado ou evitado pela organização.

O estudo de mercado é ótimo para fazer as mudanças e melhorias necessárias nos produtos e serviços, de modo que sejam capazes de atender às necessidades dos consumidores.

A empresa pode cometer alguns erros ao longo do tempo e ter dificuldades para enxergar uma oportunidade ou possibilidade, mas com a ajuda do estudo de mercado, tudo fica mais fácil.

Melhorar a experiência do usuário

Um fabricante de faca de corte circular sabe muito bem que precisa garantir uma boa experiência para os consumidores para que eles se sintam satisfeitos, voltem a comprar e falem bem da marca para outras pessoas.

Esse processo envolve o C de convivência, um conceito muito importante e utilizado pelos negócios para aumentar o nível de satisfação dos clientes com a companhia.

Independentemente de qual seja o nicho de atuação da empresa, ela precisa avaliar a jornada de compra, ver os pontos que precisam ser melhorados e reduzir esforços e complexidades para os clientes na hora de adquirir os produtos.

Em outras palavras, é necessário saber o grau de facilidade, acessibilidade, fluidez e praticidade para que os potenciais clientes comprem as soluções.

Para um fabricante de tapete para cozinha sob medida, o cliente é o foco das atenções e estratégias na web, mas não se pode deixar de pensar em detalhes e em todas as etapas que envolvem o processo de compra.

Trabalhar com marketing digital

Todo tipo de empresa, online ou não, precisa investir em estratégias de marketing digital, tendo em vista que os consumidores estão cada vez mais conectados, por isso, a internet oferece os principais canais para divulgar produtos e serviços.

Também é por meio dessas plataformas que a marca vai atrair clientes, gerar engajamento e aumentar suas vendas. As estratégias de marketing digital são voltadas para o C de comunicação.

Isso acontece porque é por meio delas que o negócio vai atingir, atrair, persuadir, interagir e se relacionar com os consumidores.

Depois, fica muito mais fácil para um fabricante de persiana elétrica controle remoto a se conectar e encantar as pessoas. Uma comunicação adequada é fundamental para desenvolver as ações e as estratégias digitais.

É algo que está presente em todas as etapas da jornada de compra, desde o momento em que o consumidor conhece a marca até o pós-venda.

Considerações finais

Os 4Cs de marketing trazem uma nova concepção para divulgar produtos e serviços, tendo como foco o cliente ao invés das soluções oferecidas pela empresa.

É uma maneira moderna de divulgar a marca, usando para isso diferentes plataformas, principalmente as redes sociais, tendo em vista sua capacidade de aproximar pessoas e empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: