Campanhas sazonais: entenda essa potência no marketing digital

campanhas sazonais

Você sabe como funciona as campanhas sazonais? As famosas campanhas que ocorrem em determinadas datas do ano, com fins de impulsionar as vendas? É sobre isso que vamos tratar hoje!

O termo sazonal faz referência a cenários temporários acontecendo em épocas específicas, seguindo essa lógica, as campanhas sazonais ocorrem em datas pré-determinadas sendo feitas com a meta de divulgar ofertas e promoções.

Essas divulgações são feitas geralmente em datas comemorativas e de importância para o comércio.

O marketing sazonal segue as datas que podem potencialmente impulsionar números expressivos de venda de um produto ou serviço em um período determinado.

Principalmente, em datas como Natal, dias das mães, dia das crianças e afins.

Convencionalmente, para o ramo de vendas é que em algumas épocas como essas, o consumo de produtos específicos ou serviços tendem a aumentar.

Para que não se perca nenhuma chance de venda, é necessário criar campanhas sazonais de marketing

Em épocas de frio no ano, por exemplo, é natural que lavanderia de cobertor venda mais em uma determinada época fria do ano e não muito em outras.

Aqui serão tratados vários pontos em relação às campanhas sazonais, principalmente nas plataformas digitais.


O que são as campanhas sazonais?

Algo sazonal é aquilo que acontece frequentemente em uma data específica, por exemplo, as festas de fim de ano.

Assim, além de marcar certos períodos, a sazonalidade também ajuda na classificação de produtos e serviços que se habituam a serem procurados em certas épocas, como acontece com os ovos de páscoa, e até com uma churrasqueira gourmet moderna.

A exemplo também de outros produtos, como os de proteção solar, vendem o ano todo, mas a procura por esses tipos de produtos se intensifica durante o verão.

As pessoas passam mais a ir à praia nessa época do ano, e precisam desse produto para proteção.

De fato, é qualquer tipo de empresa que pode alavancar suas vendas como uma aeronave leve esportiva lsa em ação.

As vendas sobem rapidamente e nem se vê de qual ponto da pista de decolagem partiu.

Assim é o que faz as campanhas sazonais nas vendas e lucros.

Essas empresas passam a trabalhar estratégias que ocorrem em certos períodos, com as metas de alavancar as vendas.

Esse é precisamente o conceito de campanha sazonal.

Para dar certo, todo o negócio precisa estar ciente de qual é o perfil do cliente.

É  muito importante entender isso pois as campanhas sazonais não se limitam apenas aos dias das mães ou ao Natal.

Existem muitas outras oportunidades que a própria empresa pode criar para poder vender mais ao longo do ano.

Por exemplo, o aniversário de fundação é uma forma de trabalhar esses tipos de campanhas, realizar algumas promoções e aumentar as vendas.

O ponto está em entender o cliente para saber o que ele quer e espera, visto que essa compreensão engloba seus anseios e vontades e ajuda a elaborar estratégias sazonais essenciais para as essas pessoas.

Essas campanhas atendem necessidades pontuais, porém, só é possível identificar elas quando a proposta conhece o cliente, como quando uma clínica de fisioterapia para idosos acamados põe para rodar um lançamento específico em uma data comemorativa.

Mas, esquecer de levar em conta que os clientes têm interesses específicos, e não segmentar de forma correta essas especificidades desse público-alvo, não proporcionará os resultados esperados das campanhas, no que tange ao marketing digital.

Campanhas sazonais no marketing digital

Para se criar uma boa campanha sazonal no marketing digital, há algumas estratégias que são indispensáveis. Primeiro, é preciso saber escolher as datas.

Antes de pôr as mãos na massa e iniciar uma estratégia, é de fundamental importância escolher muito bem as datas dessas campanhas, recordando que elas necessitam estar  em concordância com as metas do negócio.

A título de exemplo, uma empresa de manta líquida impermeabilizante transparente tem seu valor em fazer uma campanha durante o período de férias, como janeiro e julho, que é quando as pessoas costumam dar um retoque na casa também, para passar as férias.

Por outro lado, em uma farmácia não faz sentido construir uma estratégia de volta às aulas ou algo com esse teor, poŕem, se pode criar uma campanha no inverno, quando o número de pessoas gripadas é muito maior. 

Assim como a Black Friday é uma data que praticamente todos os setores de negócios comemoram.

Nesse contexto, o ideal é saber escolher com bom senso quais períodos do ano serão trabalhados de maneira promocional pelo seu negócio, sem esquecer que eles precisam fazer sentido para a empresa e o público.

Nas épocas festivas, também pode haver um número elevado de furtos de veículos, assim uma campanha para vender bloqueador veicular vai gerar valor para os clientes e gerar lucro para a empresa. 

Saber planejar a estratégia, após determinar as datas mais importantes, chegou a hora de planejar a estratégia. 

O planejamento estratégico deve ser feito com antecedência, pois a companhia precisa juntar recursos, fechar parcerias e encontrar ações impactantes.

Para deixar fácil o processo, uma empresa de letra caixa ACM especializada na criação de letreiros, pode fazer algum tipo de brainstorm, que é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico, para fazer letreiros focados em academias.

Depois, é preciso prever ações necessárias, ter líderes pelas tarefas, recursos disponíveis, componentes para que a campanha aconteça, entre outros aspectos importantes.

Também se deve transmitir uma mensagem.

Essa transmissão carrega o elemento que vai ser a base da campanha, e para definir ela, é necessário determinar qual é o sentimento a ação que quer despertar no público e de que maneira se vai motivar a interação com ele.

As campanhas sazonais, principalmente na internet, vão muito além de construir um design bonito para o site. 

O propósito central é envolver os clientes, causar sensação de pertencimento e gerar identificação com a marca.

Além de fazer planejamento, é fundamental esquematizar um cronograma de atividades, que vão guiar as campanhas ao longo do ano. 

Isso facilita a correria do dia a dia e previne que o negócio esqueça períodos importantes para ele.

Assim, a equipe que ficar responsável vai preparar uma estratégia de campanha especial para certos momento do ano, criar os anúncios compatíveis na internet, dentre outras ações fundamentais que são essenciais para esse tipo de cenário.

Logo após, é chegado o momento de colocar a mão na massa.

Isso exigirá recursos necessários para construir a campanha, que envolve landing page, que é uma paǵina de captura específica para essa data.

Por fim, tem-se também as campanhas de marketing digital e anúncios promovidos.

E é justamente por isso que o planejamento com antecedência é tão necessário.

Pois, na hora de colocar tudo em prática, fica muito mais fácil de se encontrar a mão de obra especializada nessas áreas.

Se o desejo é potencializar mais ainda o sucesso das campanhas, a empresa pode optar por parcerias, seja com outras marcas ou influencers digitais. 

Como se fazer uma campanha sazonal

As campanhas sazonais devem conter algumas etapas que assegurarão o sucesso das ações tomadas para aumentar as vendas no período. São elas:

  1. Ter cuidado com o planejamento;
  2. Se ater à comunicação;
  3. Fazer automatização de processos;
  4. Ter a medida dos resultados.

A importância de cuidar do planejamento é indiscutível, pois esses são os primeiros passos para que uma campanha sazonal seja eficaz.

Ao contrário do que se pode pensar, ela não deve ser feita apenas em dias ou semanas antes das datas comemorativas.

É muito importante que seja no início ou final de cada ano, levando em conta todas as oportunidades de acordo com o segmento alvo da empresa.

Tendo feito o planejamento, é hora de dar estruturação de como será realizada a comunicação das campanhas sazonais.

E com isso, é importante pensar na mensagem central de cada uma delas e também nos canais que serão usados para tal.

Aqui deve-se garantir meios de comunicação que sejam um suporte bom para divulgar as ações, como por exemplo o SMS marketing, WhatsApp Business, entre diversos outros.

Automatizar processos é importante pois, dado o forte fluxo de informações e transações durante as campanhas sazonais, a utilização de automações pode auxiliar e muito no sucesso dessas datas. São alguns deles:

  1. Disparos das mensagens;
  2. Atendimento por chatbots;
  3. Emissão de notas fiscais;
  4. Controle de estoque.

Essas são algumas das maneiras de fazer a redução de processos operacionais e investir na escalabilidade dos trabalhos e de uma maneira geral, o que vai refletir não só nas datas, mas em todo o ano.

Considerações finais

Para dizer a verdade, todas as épocas refletem em boas oportunidades de negócios.

Cabe aos lojistas e donos de e-commerce aproveitarem esse período para criarem campanhas atraentes e potencializar  as vendas.  

Como uma empresa de pinturas em São Paulo, pode criar campanhas sazonais para alavancar as vendas em épocas específicas do ano. 

É um nicho diferente, mas que é a prova de que todo negócio digital ou não, pode se beneficiar da sazonalidade.

E por falar em sazonalidade, campanhas sazonais e etc, aproveite para anunciar seus produtos e serviços gratuitamente, criando campanhas de anúncios nos Classificados do Convidar.

Algo de muito bom pode vir de uma simples estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: