Blog do Convidar

Redes sociais: 4 dicas para melhorar o perfil da sua marca

redes sociais

O ditado popular “quem é visto, é lembrado”, que exalta a importância da presença, nunca fez mais sentido do que na era das redes sociais, que permite que tal presença se estabeleça à distância e de forma intensa.

Essa presença, desejável para muitas pessoas, importante para influenciadores e demais profissionais que trabalham com mídias sociais, torna-se fundamental quando se trata de empresas que buscam maior conhecimento do público.

Nessa nova era, contudo, não basta estar presente de forma constante. É necessário acertar o horário que o público busca a informação, garantir uma boa apresentação, fazer parcerias adequadas e investir na imagem da marca.

A qualidade do conteúdo postado também é essencial, pois se uma loja pretende apresentar sua nova coleção e publica uma foto de uma camiseta listrada horizontal masculina, é importante que a foto seja bonita e atraente para valorizar o produto.

Essas são apenas alguns dos muitos pontos para garantir um perfil competitivo para uma empresa. Neste artigo, serão apresentadas 6 dicas para melhorar a presença nas redes sociais, através de um perfil mais atrativo e será visto como conquistar mais seguidores.

Importância das redes sociais para sua empresa

Nos dias de hoje, mesmo empresas que não investem ainda em e-commerce ou estão presentes em marketplaces, apostam em redes sociais. As mídias sociais se apresentam como uma vitrine para todo o mundo, permitindo acessar clientes em todo o país.

Uma pessoa que busca um kit presente masculino namorado poderá ser impactada com um post sobre como presentear bem seu namorado, chegando assim aos perfis da empresa que oferece esse tipo de produto.

As redes sociais também permitem que mais pessoas possam conhecer a marca, se engajar com o que é postado e visualizar melhor produtos oferecidos, através do conteúdo fornecido pela companhia.

Por isso, a presença em redes sociais é essencial para garantir que mais pessoas passem a conhecer, interagir com a marca e com o que é postado por ela. Outro ponto é que serviços inovadores têm ainda mais a ganhar com o investimento em mídias sociais.

Se uma companhia oferece o serviço de táxi para cachorro, que se trata de algo inovador e que pode ter uma boa demanda entre donos de animais, é interessante garantir que o perfil nas redes sociais traga os benefícios de utilizar o serviço.

Sendo assim, pode-se destacar que entre as principais vantagens de apostar em redes sociais, estão:

  • Bom custo-benefício;
  • Aumento de presença junto ao público;
  • Possibilidades de ampliar vendas;
  • Conhecimento pelo país inteiro e exterior;
  • Aumento de relevância da marca;
  • Possibilidade de fazer parcerias.

Por isso, hoje em dia, é sabido que as redes sociais são o primeiro lugar que alguém procura serviços ou verifica se são confiáveis e se tem boas avaliações com outros clientes. Isso garante credibilidade à empresa.

No entanto, não é possível aproveitar as vantagens de apostar em redes sociais se o perfil que representa a marca não está de acordo com o esperado pela empresa, apresentando bom visual, clareza e informações relevantes.

Para uma revendedora de máquina de costura digital para bordar, é importante ter um perfil que ofereça sugestões de bordados, dicas de costura e esteja voltado para o público-alvo esperado. Isso faz toda a diferença na hora de obter clientes.

Por isso, a seguir, serão abordadas algumas dicas para que o perfil em redes sociais seja o mais completo e atraente possível, garantindo tanto uma boa representação da marca quanto aumento no número de seguidores e, por consequência, de clientes também.

Dicas para melhorar a presença digital

Quando se fala em presença digital, a intenção é abarcar a maior parte de mídias sociais, seja o Instagram, Twitter e, até mesmo, no próprio WhatsApp, permitindo que a empresa esteja disponível no canal que faça mais sentido para seu público.

É fundamental que o perfil seja sempre cuidado e acompanhado em suas métricas, para garantir que os esforços estão surtindo os efeitos esperados e alcançado os resultados que a empresa busca.

Por se tratar de um esforço contínuo, pode ser interessante, inclusive, contratar uma empresa para administrar as redes sociais, garantindo que sempre estejam atualizadas e que mantenham uma interação constante com o público.

É possível pensar no perfil de rede social como uma recepcionista terceirizada porque, na maioria das vezes, o primeiro contato do cliente com a marca será este perfil. Assim, é imprescindível que esse contato inicial seja positivo.

1. Conheça o público-alvo

Antes de mais nada, é essencial mapear o público-alvo, compreendendo quais são as plataformas preferidas, horários e, até mesmo, cores e tom de voz a ser adotado pela empresa no momento de se expressar.

Com esse mapeamento original, é possível entender também se são consumidores em mídias sociais ou se utilizam esse tipo de canal apenas para obter informações, por exemplo, garantindo que os esforços empregados sejam frutíferos. 

Dessa forma, conhecer o público é o pontapé inicial perfeito para qualquer estratégia de marketing digital, em especial quando se menciona melhorar um perfil de marca.

2. Tenha uma boa comunicação visual

Uma vez identificado quem é o público-alvo, quais são seus gostos e sua maneira de consumir, deve-se investir na comunicação visual, ou seja, nas cores, elementos gráficos, fonte, imagens ilustrativas.

Tudo isso importa muito no momento de cativar o público e torná-lo próximo à marca, uma vez que a linguagem visual correta já começa a passar a mensagem buscada pela empresa.

Para tanto, é crucial pesquisar quais as cores indicam e conversam melhor com o produto oferecido e com a identidade visual da marca, bem como se conectam melhor com o público visado.

3. Invista em conteúdo de qualidade

Um bom perfil em rede social traz conteúdo interessante, que não é preso à marca e não é facilmente confundido, e, por vezes, descartado, com propaganda. Desse modo, investir em conteúdo da área da empresa é importante para garantir a relevância.

Uma empresa de busdoor, por exemplo, será muito beneficiada se passar a produzir conteúdo de qualidade sobre viagens, estimulando viajantes a visitar seu perfil para saber mais sobre destinos e dicas para viajar mais.

Isso traz muito mais engajamento e relevância do que um post sobre as vantagens de utilizar busdoor, que poderia ser ignorado ou facilmente descartado por pessoas que imediatamente associaram a propaganda.

A ideia, nesse ponto, é garantir que seu perfil seja visitado mesmo por aqueles que ainda não têm intenção de adquirir ou ainda nem conhecem o produto, mas têm interesse no conteúdo de qualidade fornecido de forma gratuita.

Se o serviço oferecido for algo não muito conhecido do público, como teste de romberg, vale a pena inclusive pensar em um post específico explicando o que faz e como funciona, com as principais perguntas que se costuma fazer sobre isso.

Uma vez presentes, esses consumidores podem se familiarizar e passar a confiar na marca, até que chegue o momento de consumir de fato. Sendo assim, investir em conteúdo de qualidade é, sem dúvidas, uma ótima forma de melhorar as redes sociais.

4. Tenha regularidade nos posts

Um ponto muito negligenciado é a regularidade que se deve postar. Para isso, é fundamental criar um calendário com temas, levando em consideração os que são mais buscados em determinadas épocas, como Natal, por exemplo.

Assim, mesmo que não haja algo extremamente relevante e inovador para ser apresentado naquele momento, não se deve ficar muito tempo sem realizar posts, tanto para não perder o engajamento do público quanto por algoritmos das próprias redes sociais.

Quando os acessos diminuem, é comum que algoritmos passem a entregar o conteúdo para menos pessoas, por entenderem que não há relevância no exposto por aquele perfil. Assim, para manter sempre em alta, é importante postar sempre.

No caso de uma empresa de controle de acesso automatizado, até mesmo nas festas de fim de ano pode ser um bom momento para apresentar as vantagens de contar com essa segurança, por exemplo. Sempre é essencial encontrar um gancho para o post.

Considerações finais

As redes sociais oferecem um mundo de oportunidades para empresas poderem ampliar seu alcance junto ao público, sua relevância e credibilidade, apresentando bom conteúdo e levando em consideração o público-alvo.

Para garantir que o perfil na rede social esteja sempre com engajamento e possa manter sua relevância na plataforma, é importante sempre manter ativo e realizar enquetes, posts com perguntas e outras estratégias para que o público interaja.

Além disso, o perfil deverá ser bonito, informativo e garantir que a impressão causada no público seja a melhor possível. Afinal, por muitas vezes, será a primeira impressão que a marca causará no cliente e, como se sabe, é essa a que fica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Redes sociais: 4 dicas para melhorar o perfil da sua marca via @ConvidarNet
  • Save

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Publicidade Adsense

Artigos Recentes

Artigos por Categorias

Publicidade Adsense

Artigos Relacionados

Publicidade Adsense

A PUBLICIDADE

É CRUCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?
CONHEÇA O ANUNCIAR MAIS!

 
A solução de marketing para empresas e pessoas fazerem mais negócios
Que tal alcançar uma fatia maior do seu mercado consumidor?
close-link
Rolar para cima
Share via
Copy link