Marketing de Relacionamento: o que é e como aplicar

Marketing de relacionamento é uma estratégia usada pelas empresas para fidelizar os clientes. Isso acontece por meio de benefícios, que garantem a satisfação do público e fortalecem uma relação de proximidade entre eles e a marca.

marketing

Cada vez mais as marcas percebem a importância das estratégias de marketing para os negócios, de modo a conquistar mais espaço em um mercado cheio de oportunidades de compra para o mesmo produto ou serviço.

O consumidor moderno pode comprar a mesma solução com inúmeras empresas, o que aumenta a concorrência entre os negócios. Assim, as organizações precisam encontrar maneiras de se fortalecerem e se destacarem.

A competitividade está cada vez mais acirrada, então conquistar clientes e, mais do que isso, fidelizá-los, é um desafio cada vez maior para os negócios. É justamente nesse cenário que o marketing de relacionamento entra.

São estratégias compatíveis com a luta diária das empresas para conquistar espaço, e se bem trabalhadas, trazem resultados únicos.

Neste artigo, vamos explicar o que é marketing de relacionamento, como deve ser aplicado, além de mostrar algumas vantagens dessa estratégia para o seu negócio. Confira!

Entendendo o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que ajudam a criar e a manter um vínculo positivo entre empresa e consumidores.

Para fortalecer uma relação de proximidade, a marca oferece alguns benefícios que fidelizam os clientes. O objetivo é fazer com que se tornem fãs da marca e de suas soluções.

No entanto, se um fabricante de carimbo grande personalizado quiser aproveitar todas as vantagens trazidas por essa estratégia, é necessário saber de que forma aplicá-la.

Como investir no marketing de relacionamento?

Atualmente, existem algumas estratégias que são capazes de destacar o negócio perante os clientes, e dentre as principais estão:

1 – Conhecer o público-alvo

Toda empresa, independentemente do tipo de estratégia que deseja aplicar, precisa conhecer seus clientes. Essas informações formam um banco de dados completo e atualizado que facilita a comunicação entre a marca e seu público.

Uma das melhores maneiras de conhecer os clientes é verificar os dados cadastrais e atualizá-los em todas as oportunidades, como por exemplo, quando ele entra em contato ou faz uma compra.

Outra maneira é enviar pesquisas de satisfação e oferecer um brinde para aqueles que participarem. Também existem pessoas que fazem avaliações espontaneamente durante o atendimento.

Portanto, os atendentes precisam estar preparados para registrá-las, pois é uma maneira de criar um histórico do relacionamento entre o consumidor e a empresa.

2 – Segmentar o público

Formar um banco de dados é muito importante, mas ele precisa ser bem utilizado, ou seja, a companhia deve fazer algo útil com as informações que possui.

Em outras palavras, um fabricante de suporte de extintor deve segmentar seus clientes, levando em conta alguns critérios e a partir disso criar abordagens mais assertivas para cada segmento.

Um exemplo é separar de acordo com o gênero de cada um, e após isso, criar campanhas focadas nas necessidades de cada público.

Esse tipo de segmentação é bem simples, mas é possível fazer outras mais complexas e ricas em detalhes, que tornam as campanhas mais assertivas e personalizadas.

3 – Incentivar o retorno

Existem algumas ações que incentivam o retorno e elas facilitam as relações com o público em longo prazo.

Um exemplo disso são os programas de fidelidade, em que toda vez que o cliente faz uma compra, ganha benefícios para comprar novamente.

A empresa consegue vender mais e ainda compreende melhor seu cliente, encontrando maneiras de cativá-lo e interagir com ele.

As pesquisas de satisfação também incentivam o retorno, principalmente se o consumidor ganhar um brinde na próxima visita.

Uma situação que bem descreve isso são salões de beleza que entregam um cartão para o cliente, e toda vez que completá-lo, ganha um procedimento grátis.

4 – Investir em estratégias sistemáticas

Uma empresa de serviço de copeira aproveita melhor o marketing de relacionamento se desenvolver algo sólido e sistemático. Tenha em mente que essa prática é de longo prazo, portanto, não basta satisfazer o cliente apenas no momento da compra.

Da mesma forma como cultivamos os relacionamentos em nosso círculo social, a companhia precisa cultivar os relacionamentos com seus clientes pensando no longo prazo.

É necessário investir em campanhas frequentes e estabelecer um contato contínuo. Se isso não for feito, dificilmente a marca conseguirá fidelizar quem compra com ela e sempre vai precisar investir em estratégias para conquistar novos consumidores.

Para trabalhar do jeito certo, uma dica é criar um cronograma com os detalhes de cada ação, incluindo o envio de e-mails, como no caso do aniversário do cliente, datas comemorativas, entre outras oportunidades.

Por meio do cronograma, um fabricante de crachá de identificação funcional consegue visualizar e controlar melhor as estratégias de marketing de relacionamento dentro de um período, que pode ser mensal, trimestral e assim por diante.

5 – Monitorar os resultados

O marketing de relacionamento só acontece por meio de um contato contínuo entre a empresa e os clientes, mas tudo depende do segmento de mercado em que a empresa atua.

Ninguém se incomoda em receber e-mails sobre produtos de seu interesse, mas quando o contato não deseja receber essas informações, a insistência pode desgastar o relacionamento.

Para saber qual é a abordagem adequada com seu público, é necessário fazer alguns testes e monitorar seus resultados. Por exemplo, se a estratégia aplicada for o e-mail marketing, é necessário analisar as taxas de abertura e cliques.

Apesar de monitorar a frequência de envios ser importante, o ideal é medir os resultados das ações, tentando compreender o que funcionou ou não e basear as próximas ações nos dados coletados.

6 – Saber ouvir o cliente

Uma empresa de Adestramento para cão de guarda consegue treinar os animais porque compreende as necessidades deles, e isso ajuda a estabelecer um relacionamento entre o adestrador e o cão.

Com as pessoas é a mesma coisa: um relacionamento só acontece quando as duas partes se compreendem e se ouvem mutuamente.

O maior erro das empresas é não ter uma comunicação adequada para receber perguntas e reclamações. Também existem companhias que dispõem desses canais, mas eles não são funcionais como deveriam.

Tanto é que existem muitos clientes que ficam horas esperando para resolver o problema e muitos não conseguem.

Para reverter essa situação, busque fazer com que a ouvidoria seja menos burocrática e saiba dialogar com os clientes, e a primeira coisa para melhorar esse canal é saber ouvir o que eles têm a dizer.

Vantagens do marketing de relacionamento

Ao investir em marketing de relacionamento, uma empresa de conserto ar condicionado e diversas outras de variados segmentos de atuação têm acesso a muitas vantagens, como:

  • Fideliza os clientes;
  • Aumenta as vendas;
  • Clientes mais satisfeitos;
  • Melhora a imagem do negócio.

Quando existe uma conexão entre a companhia e os consumidores, fica mais fácil fidelizar essas pessoas. Os clientes começam a frequentar o local e a recomendá-lo para seus amigos.

Eles se tornam defensores da marca e se sentem parte dela naturalmente, além de que sempre vão voltar quando precisarem de algum produto ou serviço que ela ofereça.

Se as pessoas voltam constantemente para comprar, é natural que as vendas aumentem, sem falar naqueles consumidores que vão procurar o seu negócio por conta das indicações.

Se o cliente tiver uma boa experiência com um escritório de projetos arquitetônicos, vai compartilhar essa situação nas redes sociais e por outros meios.

Eles acabam influenciando seu ciclo de amigos, o que gera oportunidades para o negócio. Ao conseguir aumentar suas vendas e receber clientes por meio da propaganda boca a boca, a marca também consegue reduzir seus custos de aquisição de novos leads.

Um dos objetivos do marketing de relacionamento é aumentar a satisfação dos consumidores, uma vez que suas estratégias proporcionam uma experiência positiva, por meio de atendimento diferenciado.

Tudo isso faz com que o cliente se sinta mais satisfeito com as ofertas de seu negócio e mais confiante para comprar com ele.

Com essas ações, uma empresa de cerca elétrica industrial transmite cordialidade, se mostra mais atenciosa, se torna mais proativa e tenta resolver os problemas de seus clientes com facilidade, demonstrando a sua autoridade no mercado.

Além disso, são ações que facilitam a comunicação entre as duas partes, pois melhoram consideravelmente os pontos de contato da companhia.

Considerações finais

O marketing de relacionamento é trabalhado por meio de estratégias inteligentes e bem elaboradas, com foco total na satisfação e nas necessidades do público-alvo da sua marca.

Ele pode ser trabalhado por meio de diferentes canais, tanto online quanto offline, cercando o cliente de possibilidades positivas de se comunicar com a empresa e fazê-lo perceber que a companhia é capaz de compreender suas necessidades.

Isso faz com que ele se sinta mais confiante e volte a comprar mais vezes, pois sabe que existe um relacionamento promissor e muito positivo entre ele e a companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: