Marketing industrial: saiba o que é e como funciona

Marketing industrial

Marketing industrial é um tipo de marketing que tem como objetivo direcionar as mensagens entre as empresas. Trata-se do relacionamento que envolve duas organizações.

É utilizado por empresas B2B porque o conteúdo não se destina ao consumidor final, mas outras companhias que são o público-alvo de um negócio que vende soluções para elas.

O tema pode ser confuso para algumas pessoas, visto que a maioria acredita que as marcas oferecem seus produtos e serviços para clientes individuais, no entanto, existem outros tipos de negócios.

Por exemplo, um fabricante de máquinas de grande porte tem como foco a indústria, visto que seu produto não tem serventia para o consumidor comum. Ele vende sua solução para indústrias automobilísticas e construção civil, entre outros setores.

Mas assim como acontece com os negócios que produzem soluções para as pessoas, as marcas que produzem para outras empresas também precisam se comunicar e divulgar o que fazem.

É justamente aqui que entra o marketing industrial e é fundamental entender um pouco mais sobre ele para colocar em prática.

Este artigo vai mostrar o conceito de marketing industrial, como funciona, quais são os benefícios que oferecem e dar algumas dicas para colocar em prática.

O que é marketing industrial?

Marketing industrial é o processo de promover e vender bens e serviços para empresas e organizações governamentais, como a venda de equipamentos, máquinas, matérias-primas e outros bens necessários para a operação da empresa.

Pode ser usado por um fabricante de letreiro alto relevo e a diferença entre ele e o marketing de varejo é que o primeiro vende bens e serviços para outras empresas, enquanto o segundo é voltado para a venda de bens e serviços para o consumidor final.

O marketing industrial é, geralmente, mais complexo do que o marketing de varejo, pois envolve uma variedade de decisões de compra e negociações, além de levar em conta fatores técnicos e logísticos.

As empresas que se dedicam ao marketing industrial precisam ter uma compreensão profunda dos processos e necessidades das indústrias para as quais estão vendendo.

A pesquisa de mercado é uma parte importante do processo, pois ajuda as companhias a entenderem as necessidades dos clientes e a desenvolverem produtos e serviços de acordo com essas necessidades.

Além disso, as corporações também precisam desenvolver estratégias de preços e promoções para competir eficazmente no mercado.

O marketing industrial também inclui a criação e manutenção de relacionamentos comerciais com os clientes, como no caso de visitas regulares aos clientes, participação em feiras e exposições e o fornecimento de suporte técnico e treinamento.

Para trabalhar com marketing industrial, um fabricante de mini troféu personalizado precisa investir em tecnologia porque ela desempenha um papel importante no marketing industrial.

Com a evolução da tecnologia, as companhias estão cada vez mais usando ferramentas digitais para gerenciar suas operações e se comunicar com os clientes.

Isso inclui a utilização de plataformas de e-commerce, ferramentas de automação de marketing e sistemas de CRM.

Em resumo, o marketing industrial é o processo de vender bens e serviços para empresas e organizações governamentais.

Ele envolve pesquisas de mercado, estratégias de preços e promoções, relacionamentos comerciais e o uso de tecnologia para gerenciar operações e comunicação.

As empresas precisam ter uma compreensão profunda dos processos e necessidades das indústrias para as quais estão vendendo para serem bem-sucedidas no marketing industrial.

Como funciona o marketing industrial

O marketing industrial é o processo de promover e vender produtos ou serviços para empresas e indústrias.

Como falado anteriormente, a principal diferença entre o marketing industrial e o marketing de varejo é que o primeiro se concentra em vendas para outras empresas, enquanto o segundo se concentra em vendas para os consumidores finais.

As estratégias de marketing industrial incluem a realização de pesquisas de mercado, o desenvolvimento de relacionamentos comerciais, a promoção de produtos e serviços, e a negociação e fechamento de contratos.

O marketing industrial também pode incluir a criação de programas de fidelidade e a oferta de suporte técnico e treinamento para os consumidores.

Uma empresa especializada em reteste cilindro gnv precisa contar com profissionais da área porque eles geralmente trabalham em equipe com engenheiros, gerentes de vendas e outros profissionais para desenvolver e implementar estratégias eficazes.

Além disso, eles podem trabalhar em estreita colaboração com os departamentos de desenvolvimento de produtos e de vendas para garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas.

O marketing industrial também pode incluir a criação de materiais de marketing, como folhetos, catálogos e apresentações de vendas, bem como a participação em feiras e exposições comerciais.

Estes eventos são uma excelente oportunidade para os profissionais de marketing industrial apresentarem seus produtos e serviços a potenciais clientes e estabelecerem novos contatos comerciais.

Para um fornecedor de sorvete em atacado, a grande vantagem é que, em geral, o marketing industrial é uma abordagem estratégica para promover e vender produtos e serviços para outras empresas, usando técnicas de pesquisa de mercado.

Ele é uma parte crucial do sucesso de qualquer empresa industrial e é geralmente trabalhado por equipes multidisciplinares.

Benefícios do marketing industrial

O marketing industrial traz diversos benefícios para as organizações e dentre aqueles que mais se destacam estão:

  • Aumento dos lucros;
  • Maior alcance para a marca;
  • Mais conhecimento sobre o público;
  • Acompanhamento da campanha.

Se for usado de maneira estratégica, aumenta consideravelmente os lucros da empresa, a marca consegue criar valor e gera impactos positivos perante os clientes.

O propósito é aproximar a organização do seu público, por meio de uma comunicação voltada para a garantia de desempenho e resultados. Para isso, uma empresa de retirada de entulho ensacado deve trabalhar com abordagem diferenciada.

A estratégia precisa ser bem racional e mostrar qual é o valor da solução para o potencial cliente. É uma prática que envolve embasamento quantitativo, mostrando todos os benefícios que a companhia oferece para o prospect.

Como implementar o marketing industrial na empresa

Para implementar o marketing industrial na empresa, a primeira coisa a ser feita é identificar o público-alvo do negócio, visto que todas as ações serão direcionadas para ele.

É importante saber o tipo de atividade que será beneficiada com a proposta e qual é a solução ideal para as organizações. Com base nas informações do público, a companhia vai definir sua persona.

A persona é o personagem semifictício do negócio e todas as ações serão focadas nela. É com base em sua persona que uma empresa de acabamento para borda de piscina de alvenaria vai escolher os canais de comunicação.

Os principais canais de marketing industrial são as redes sociais, Google Ads, produção de tráfego orgânico, entre outras estratégias conhecidas pela maioria das marcas.

É interessante trabalhar com ações de engajamento e relacionamento nas campanhas das redes sociais, sempre com foco no potencial do site e dos perfis no Facebook e Instagram.

Vale a pena criar campanhas por e-mail e investir em marketing de atração para agregar valor à marca e oferecer materiais de qualidade envolvendo as soluções oferecidas pela empresa.

Para potencializar ainda mais o valor de seus produtos e serviços, uma organização especializada em conserto de empilhadeira elétrica deve trabalhar seu pós-venda para melhorar o relacionamento e preservar o cliente por mais tempo.

O propósito das estratégias de pós-venda é fazer com que a pessoa vá além e estabeleça um relacionamento com a marca, comprando de maneira contínua.

O marketing industrial exige o trabalho de análise de rotina, sendo necessário verificar os indicadores de resultado para saber se está tudo de acordo com os propósitos estabelecidos no início.

Para fazer essa análise, na organização pode contar com ferramentas que ajudam nesse processo, facilitando o controle e acompanhamento de maneira sistemática, com mais rapidez e possibilitando intervenções.

Para qualquer tipo de negócio, como um fabricante de rastreador veicular com bloqueador via celular, as estratégias de marketing industrial são simples e trabalham muito a capacidade de gerar engajamento e controlar precisamente as ações.

Uma vez que é feito um planejamento em torno dele, a tendência é obter todas as vantagens e melhorar ainda mais a atuação da empresa em seu mercado.

Considerações finais

O marketing industrial é para os negócios que querem impactar outras empresas que pertencem ao seu público-alvo.

Esses negócios precisam trabalhar suas estratégias de marketing de maneira assertiva, uma vez que estão lidando com consumidores que compram com base em um planejamento e sem agir por impulso.

É algo completamente diferente de vender para o consumidor final, assim sendo, as estratégias de marketing também precisam ser diferenciadas para trazer os resultados esperados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus Carvalho: